quinta-feira, 21 de março de 2013

PROCISSÃO DO FOGARÉU: O ORGULHO DA CIDADE DE CAXIAS – MA




A procissão do fogaréu completa sua 10 edição, tornando-se tradição na cidade de Caxias (MA). Evento de cunho religioso cultural que reúne mais de vinte mil pessoas na noite de quarta-feira santa – esse ano dia 27 de março. Um grande espetáculo onde as luzes da cidade se apagam, dando lugar as tochas, e milhares de fiéis percorrem  e vivem o drama da paixão de Cristo.
Do adro da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, às estreitas ruas do centro de nossa cidade, expectativa ao som dos tambores que mantém  a ordem e remontam a tradição espanhola do século XVII, adrenalina e emoção tomam  conta do público presente.
O evento tem inicio as 21hrs, com apresentação dos atos da vida de JESUS, terminando com sua venda, feita por Judas. Às 23hrs farricocos  e soldados romanos convocam a população ir a caça de Jesus. Descendo as escadarias da Catedral de N Senhora dos Remédios, passando pela igreja da Matriz de N Sra. da Conceição, seguindo em direção a Igreja do Rosário, neste local encontram a mesa da ultima ceia. Logo depois seguem em direção da igreja de São Benedito, Largo de Santa Luzia, até  o morro da Igreja de Nossa Senhora do Sorriso que simboliza o Jardim das Oliveiras, onde meia-noite acontece a prisão de Jesus. Este ato é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces, obra do artístico plástico Guilherme Veiga.
Às 00h30, o estandarte segue em procissão para igreja de N Sra. da Assunção onde é guardado. 



FAMILIA SANTOS MAGALHÃES MANTÉM TRADIÇÃO QUE DURA 42




Uma tradição quê teve inicio no ano de 1971 e se realiza uma semana antes do encerramento da quaresma, foi mantida nesta quarta-feira (20/03) pela família Magalhães. Tudo começou pela matriarca da família Dona Antonia Magalhães, que fez uma promessa e alcançou a benção.
Na promessa Dona Antonia intercedeu a Deus pedindo para que seu esposo Raimundo Magalhães (o patriarca da família), deixasse a bebida alcoólica e a graça foi alcançada. No pedido feito ela confirmou que distribuiria alimentos e refeições para pessoas carentes de Caxias. E a data escolhida foi à quarta-feira da semana caçadeira, uma semana antes do encerramento da semana santa.
O casal protagonista do evento, Raimundo e Antonia Magalhães, já não mais estão em nosso convívio, deram continuidade a este ato de fé, os filhos, genros, noras e netos. O ex-prefeito de São João do Soter, IVAN MAGALHÃES falou da grande satisfação que tem em manter viva esta iniciativa de dona Antonia, pois ele sabe do grande prazer que tinha em agradecer a Deus e São Francisco pela benção recebida, e diminuir um pouco do sofrimento dos mais carentes.
E nesta quarta-feira foi oferecido um almoço e depois foi distribuída cestas básicas para pessoas humildes que agradecem muito a Deus, Dona Antonia (in memória) e a família Magalhães que mantém viva esta tradição religiosa de muita fé, caridade e amor ao próximo.