quarta-feira, 5 de junho de 2013

SENSAÇÃO DE ALIVIO ERA VISÍVEL NO SEMBLANTE DOS VEREADORES GOVERNISTAS COM AS AUSÊNCIAS DOS PARLAMENTARES DE OPOSIÇÃO.

Quem compareceu na Câmara Municipal para acompanhar a sessão ordinária desta quarta-feira notaram a sensação de alivio no semblante de cada parlamentar situacionista com as ausência dos colegas de oposição. Todos estavam bem a vontade, falaram o quê quiseram, pois não tinha ninguém para interpelar o que eles falavam. De segunda-feira até hoje tudo mudou no município de Caxias, de ruim para melhor na mente de 14 vereadores subservientes a oligarquia dos Coutinho.
Quase 50 dias após usar o pequeno expediente na sessão do dia 17 de Abril, uma quarta-feira como esta, o vereador Durval Junior detonou o atendimento na Maternidade Carmosina Coutinho, quando a paciente estava em risco de morte, pela falta de medicamento, a mesma precisava ser submetida a uma cesariana,e na unidade hospitalar faltava anestesia. Até aquela data tudo estava errado na atual administração Léo Coutinho. O edil afirmou naquela noite sentir falta de estimulo no inicio da carreira politica, pelas coisas maléficas que presenciava todos os dias no município. 
Hoje 5 de Junho, passados 50 dias após aquele discurso demagogo, e sem a presença no Plenário dos vereadores oposicionistas, o mesmo Durval Junior disse no pequeno expediente da sessão de hoje," tudo vai bem na Saúde, estou com fotografias(não exibiu as fotos) das UTI,s, esta tudo em ordem na Maternidade Carmosina Coutinho," e ainda tentou se justificar com os problemas da Saúde no município de Caxias, dizendo ser geral o descaso do SUS com os pacientes que precisam de atendimento médico hospitalar, segundo o edil isto vem ocorrendo em todo o Brasil.
Mas a platéia ficou impressionada foi com a coragem da vereadora Irmã Nelzir, em sessões passadas,nos debates bastante acalorados, a parlamentar em nenhum momento sequer se manisfestou. Diferente dos outros dias, a parlamentar evangélica, usou hoje o pequeno expediente e soltou o verbo: " Moro vizinha a Maternidade Carmosina Coutinho e afirmo que o atendimento médico é de primeira, já levei várias pacientes e ninguém reclamou de nada. Quanto ao prefeito Léo, não podemos cobrar muito dele, pois esta apenas há 6 meses na prefeitura." concluiu.
E foi assim durante toda a sessão, tem parlamentar que se preocupa somente com o nosso trabalho em divulgar os fatos, a palavra SENSACIONALISMO virou um doce na boca de muitos deles da Casa do Povo, já DESCASO ADMINISTRATIVO não existe no vocabulário de nenhum edil governista.  

SESSÃO SERA REALIZADA HOJE SOMENTE COM VEREADORES GOVERNISTAS.

A sessão deverá ser realizada hoje somente com a participação dos vereadores da situação, pois os cincos da oposição se encontram em São Luis e serão recebidos as 17 hrs pelo secretário de Segurança Publica do Estado, Aluizio Mendes.
Na pauta do encontro os vereadores Fabio Gentil, Benvinda, Catulé, Luis Carlos e Taniery Cantalice, irão reivindicar proteção de vida e segurança, em especial o edil FG, quê quando anunciou o rompimento com o ex-prefeito Humberto Coutinho, recebeu ameças enviadas em mensagens de telefone celular  por pessoas ligadas a família Coutinho, que foram ao plenário da Câmara na tentativa de consumar o fato. O acontecimento deixou o parlamentar muito assustado e receoso quanto a sua integridade física e da sua família
Então não há muito o que esperar da sessão ordinária de logo mais. Os governistas com argumentações poucas convincentes,  não terão muito trabalho pela frente. Peçamos a Deus que a paz volte a reinar no parlamento municipal. Vivemos em uma democracia, os oposicionistas estão minuciados de fartos documentos comprovando que houve irregularidades na administração de Humberto Coutinho, a solução dos situacionistas é apresentar provas, apresentar a verdade e provar a inocência do ex-prefeito. 
Nada de brigas, acompanhamos o discurso do vereador quê constantemente vem dizendo que é hoje o vereador paz e amor. E de muita paz e amor é que estão precisando os legisladores caxienses.

O ROMPIMENTO DE FABIO GENTIL COM O GRUPO COUTINHO E APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE REGULAMENTA A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS FORTALECE EDVAL DO BREJINHO.

Em face dos últimos acontecimentos políticos em Caxias, o líder dos "nanicos" Edval do Brejinho fica fortalecido, e habilitado politicamente para ser o 1º prefeito do Brejinho, caso o povoado venha a ser emancipado, conforme o projeto da lei complementar PLP 416/08, aprovado ontem na Câmara dos Deputados, que regulamenta a criação de novos municípios.
Nas ultimas eleições municipais Edval do Brejinho e Fabio Gentil estavam no mesmo palanque para eleger o prefeito Léo Coutinho, mas eram algozes na disputa dos votos da comunidade pra vereador Um acusava o outro de nunca ter feito nada em benefício dos moradores da localidade.
Com a saída do vereador Fabio Gentil do grupo Coutinho o caminho fica desimpedido para Edval transitar com calma. Oportunidade para emplacar "apaniguados" em alguns contratos não vai faltar. Isso porquê os emplacados por FG não resistirão a guilhotina do governo Municipal e terão que seguir o parlamentar nesse novo caminho. Na eleição de 2012, a ex-vereadora Tânia Cantalice apoiou FG pedindo votos para o parlamentar, que na ocasião foi o mais votado daquele pleito. 
Edval tem uma historia de luta no povoado Brejinho, tem participado intensamente do processo para a emancipação do povoado, já esteve em Brasilia participando com caravanas de todo o Brasil, lutando pela criações de novos municípios.O líder politico vai aguardar a tramitação do projeto de lei da Câmara Federal, aprovado, passar por outras esferas, para enfim ver realizado seu grande sonho, o povoado Brejinho ser desmembrado de Caxias e tornando-se mais um município maranhense.     

BOA NOTICIA PARA OS MORADORES DOS POVOADOS BREJINHO E NAZARÉ DO BRUNO. CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PROJETO QUE REGULAMENTA CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem o projeto de lei complementar 416/08 que regulamenta a criação de novos municípios. Os critérios estabelecidos para criar e emancipar um novo município são: viabilidade financeira, população minima e plebiscito, do qual terá a participação de toda a população. O placar da aprovação foi 319 votos a favor, contra 32.
Caso seja aprovado nas Assembleias Legislativas dos Estados, sera providenciado o plebiscito por meio de solicitação aos TRE,s, com preferência para a realização em conjunto com as eleições gerais seguintes.
Esta noticia sera bem vinda pelos moradores de vários povoados maranhenses quê vivem a expectativa de serem emancipados. Em nossa região, Brejinho e Nazaré do Bruno estão aptos, acreditam os moradores destes lugares, haver suporte populacional e a viabilidade financeira principais critérios para a emancipação.
A aprovação do projeto pelos Deputados no Congresso Nacional foi um grande avanço, mas até a emancipação ainda vai ser preciso percorrer um longo caminho. Haverá os dilemas, no caso, Caxias vai suportar duas divisões de uma só canetada?