segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Lixo toma conta da cidade de Tuntum

Tema. prefeito de Tuntum.
A população do município de Tuntum, um dos redutos eleitorais de Humberto Coutinho, distante 365 Km da capital maranhense, tem enfrentado uma série de problemas com relação ao lixão da cidade, que fica próximo à periferia, o que tem causado vários transtornos aos moradores.
A população alega que o lixão vem se estendendo, chegando a invadir o cemitério da Tangeria e algumas propriedades vizinhas. Alguns moradores reclamam ainda que não estão podendo utilizar a pastagem por causa do lixo amontoado e falam da preocupação com a contaminação do solo.
Outro transtorno também ocasionado pelo lixão é a presença constante de urubus no local. A população de Tuntum cobra uma posição do atual gestor do município, que desde que assumiu a prefeitura passa boa parte entre São Luís e Brasília.

O homem sério Humberto Coutinho.


A seriedade do ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, começa a ser desmascarada após o inicio das auditorias realizadas nas contas da prefeitura de Caxias, referente 2009/2012, pelo Tribunal de Contas da União - TCU e a Controladoria Geral da União - CGU.

Segundo apurou o TCU e a CGU, houve irregularidades nas prestações de contas dos convênios e consequentemente desvio de verbas durante o período em que Humberto Coutinho administrou o município de Caxias.  

O caso da comprovação das irregularidades, feita pelos órgãos federais, praticadas pelo ex-prefeito de Caxias e outros gestores, foi amplamente divulgado nas redes sociais através do jornalista Edgar Ribeiro. Os prefeitos maranhenses, inclui-se  - o homem sério -  Humberto Coutinho, com os nomes relacionados no relatório da CGU terão que devolver aos cofres públicos, corrigidos, os recursos desviados dos convênios.

Segundo apurou o TCU e a CGU, dos cofres da prefeitura de Caxias foram desviados  aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Não existe nenhuma duvida, apesar de existir provas contundentes quê o incriminam, o ex-prefeito de Caxias, mobilizara um exercito de advogados para defende-lo das acusações que trazem manchas ao seu curriculum de homem sério.   

A obsessão histórica de Flávio Dino pelo PT…


O PT é uma obsessão histórica do chefe comunista Flávio Dino.
Mesmo com a garantia de apoio de PDT, PSB e até PSDB – legendas que hoje fazem oposição à presidente Dilma Rousseff (PT) – Dino força a barra para ter os petistas em sua chapa.
E atua nisso tanto no Maranhão quanto em Brasília.
Essa obsessão já deixa desconfiados os aliados, que, por causa disso, já demonstram irritação com o comunista.
Mas a obsessão dele é incontrolável.
Nas duas vezes em que ensaiou disputar mandato eletivo, Dino o fez com interesse no PT.
Em 2003, ele chegou a anunciar intenção de deixar a magistratura para disputar a eleição no ano seguinte… pelo PT.
Foi vetado pela articulação de Domingos Dutra e Márcio Jardim, hoje seus aliados.
Em 2006, Dino decidiu finalmente deixar a carreira de juiz, com a garantia do então governador José de Reinaldo Tavares (PSB) de que seria eleito com a força da máquina do governo.
Sua primeira opção era o PT, mas foi novamente vetado por Dutra, e acabou optando pelo PCdoB.
Em 2008 conseguiu ter o PT em sua chapa de candidato a prefeito – com a anuência do grupo Sarney, que chegou a apoiá-lo no segundo turno contra João Castelo (PSDB).
Mas seu sonho maior é ter o PT em sua chapa de governador, nem que para isso perca alguns dos aliados.
Pelo PT, ele é capaz de tudo...

Blog do Marco Deça. 

A condição imposta aos garis de Caxias.

A pedido mais uma vez estamos noticiando e quem conhece as ações do blog sabe muito bem o que se está falando aqui. Muitas vezes o apelo chega a ser exagerado, mas é a única maneira de chamar a atenção das autoridades responsáveis e da sociedade para a questão. Nessa oportunidade destacaremos a situação em que trabalham os profissionais de limpeza de Caxias, os garis principalmente. 

O gari é o profissional responsável pela limpeza das ruas, praças, parques e vias públicas. Esse profissional é muito importante dentro da sociedade, pois é o ele quem faz com que o lixo não se acumule nas ruas e nos bueiros, causando enchentes (no período das chuvas) e permitindo a proliferação de bichos e doenças.

Manter a higiene e limpeza pública de uma cidade é responsabilidade do executivo municipal. É um trabalho árduo que depende de profissionais dispostos a enfrentar sol e chuva, além de uma jornada de trabalho exaustiva, já que varrer ruas, praças e avenidas, exige coragem, determinação e o desejo de mudar o aspecto de áreas urbanas onde diariamente são jogados lixos domésticos e comerciais. Vale ressaltar que a limpeza pública de uma cidade não depende apenas do executivo e dos garis, depende da consciência de cada um dos moradores para que se tenha uma cidade com suas ruas limpas e bonitas. 

Por ser um serviço de utilidade social e de saúde pública deveria ser mais incentivado e alvo de maiores investimentos por parte da administração municipal, coisa que não acontece na cidade de Caxias. Hoje, os garis estão largados a própria sorte e sem nenhuma representação que garanta ou zele por seus direitos. No município os Martins atuam no comando da Secretaria Municipal da Limpeza Publica há 8 anos. É uma família  de  políticos que usam a SAMAL para fazer de cabide de emprego com o único propósito eleitoreiro. 

São notórias as péssimas condições de trabalho dos garis caxienses, que trabalham sem nenhum tipo de equipamentos de proteção individual (EPI). É público usarem roupas próprias do dia-a-dia, alguns calçarem sapatos, tênis ou sandálias comuns, fazerem a varredura com vassouras domésticas, alguns colocam pano no rosto por causa da poeira e da fedentina. Além de todas essas desatenções, outro fato lamentável, trabalham em uma atividade de insalubridade sem receber nenhum adicional no salário minimo que é pago pela prefeitura municipal.

Devido ao alto índice de desemprego em Caxias, há um grande numero de pessoas que se sujeitam a qualquer tipo de serviço no intuito de prover o próprio sustento e de seus familiares. 

O pulo do Lobo


Quem acompanhou o noticiário político local na semana passada certamente der ter lido em algum lugar uma informação intrigante: o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), deixaria de lado o projeto de candidatura ao Governo do Maranhão para assumir o Ministério dos Esportes – com uma possível saída de Aldo Rebelo (PCdoB) para disputar o Governo de São Paulo.
Bem, os fatos mostraram que a articulação revelou-se nada mais que mera “fagulha”, mas anda longe de estar certo quem acha que tudo não passou de factoide.
A verdade sobre o caso é mais uma amostra de como o ministro das Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB-MA), ainda sonha com a possibilidade de entrar na disputa maranhense pelo Governo do Estado.
Foi dele a ideia, segundo contam fontes bem situadas do blog em Brasília. E, caso se confirmasse, seria o verdadeiro “pulo do Lobo”.
O que tentou o ministro foi o seguinte: convencer Dilma a apoiar Aldo Rebelo em São Paulo para contemplar o PCdoB sobre sua demanda de ter o apoio do PT a pelo menos um candidato a governador viável – atualmente, Flávio Dino representa isso, por isso tanto apelo dos comunistas por uma aliança com os petistas no Maranhão.
Com os desejos eleitorais do PCdoB contemplados – e muito melhor contemplados, diga-se de passagem, já que o Estado de São Paulo é muito maior (política e economicamente) do que o Maranhão -, Lobão passou ao atendimento dos interesses pessoais de Flávio Dino. E tentou costurar a sua nomeação como substituto de Rebelo no Ministério dos Esportes.
Nesse cenário, com Flávio Dino fora, Luis Fernando, pré-candidato do PMDB, seria convencido a também deixar a corrida eleitoral de 2014, para Lobão ser candidato praticamente único.
Flávio, contam as mesmas fontes, teria topado deixar para depois uma candidatura a governador para ser “o cara” da Copa do Mundo no Brasil. Mas o “acordão” não vingou, porque Dilma e o PT têm outros planos para São Paulo. Aldo Rebelo acabou sendo convencido a permanecer no Ministério e o PCdoB, então, não aceitou a jogada.
Encerrando em nada mais que um pequeno salto o que seria o  verdadeiro “pulo do Lobo”.
Blog do Gilberto Leda

Novo secretário de Estado da Juventude.

Paulo Marinho JR é o novo secretário da Juventude.
Logo mais as 10h tomara posse como novo secretário de Estado da Juventude, o suplente de deputado Federal, Paulo Marinho Junior. A cerimônia acontecera no Palácio dos Leões.

O atual secretário da Juventude, Carlos Filho, deputado estadual licenciado, volta a ocupar a cadeira na Assembléia Legislativa do Maranhão.

Filho do casal de ex-prefeitos de Caxias, Paulo e Márcia Marinho, Paulinho como é carinhosamente conhecido, atualmente exercia o cargo de deputado na Câmara Federal, direito adquirido como suplente por ter obtido mais de 50 mil  votos na eleição de 2010, sendo aquele pleito o primeiro a ser disputado pelo jovem e promissor politico caxiense. 

Atuando na Câmara Federal desenvolveu diversos projetos, sempre buscando melhorias na qualidade de vida da população maranhense, em especial, os caxienses que depositam na sua pessoas a esperança de ver uma Caxias mais digna e justa. Com mais saúde, educação e segurança. 

Dino continua recebendo salário como professor

Flavio Dino cumprimenta reitor da UFMA em 2011.
Enquanto servidores brigam por reajustes, concursados para serem chamados e alunos por professores em sala de aula, o ainda presidente da Embratur e pré-candidato ao governo estadual por uma parte da oposição, Flávio Dino de Castro e Costa (PCdoB), continua embolsando mensalmente o salário de professor do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mesmo sem pisar na sala de aula há mais de dois anos.
Uma investigação feita pelo Atual7 descobriu que Dino recebe os proventos como um professor que mantém a carga horária de 20 horas-aula mensais, embora esteja na condição de ‘cedido’ ao Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), desde o dia 29 de junho de 2011.
A ‘sinecura’ tem o meio-aval do Regimento Interno da UFMA, que considera ‘no efetivo exercício de suas funções na universidade o docente que se encontre na condição de cedido a órgão público federal, estadual ou municipal’.
Ocorre que, para continuar com a remuneração da universidade federal, ainda pelo Regimento Interno, seria necessário que Flávio Dino não gerasse prejuízo às suas atividades acadêmicas no Campus, ou seja, lecionasse as aulas que é pago para fazer.
FICHA CORRIDA Atuais cargos ‘exercídos’ por Flávio Dino; pré-candidato recebe salários da Embratur e da UFMA, mesmo sem trabalhar. Foto: Reprodução / Portal da Transparência
FICHA CORRIDA Atuais cargos ‘exercídos’ por Flávio Dino; pré-candidato recebe salários da Embratur e da UFMA, mesmo sem trabalhar. Foto: Reprodução / Portal da Transparência
O Atual 7 apurou ainda que, lotado no Departamento de Direito do Centro de Ciências Sociais (DEDIR/CCSO) da Universidade Federal do Maranhão desde 1994, o ex-juiz federal acumula, sem trabalhar, R$ R$ 8.049,77 por mês como professor adjunto, e engorda a renda com mais R$ 12.500,34 que recebe como presidente da Embratur, perfazendo um total de R$ 20.550,11 / mês.
Atuais cargos ‘exercídos’ por Flávio Dino; pré-candidato recebe salários da Embratur e da UFMA, mesmo sem trabalhar. Foto: Reprodução / Portal da Transparência
Só com o salário que continua recendo da UFMA sem trabalhar, Flávio Dino já levou o valor exato de R$ 217.343,79 até agora. Somando com os R$ 337.509,18 da Embratur, durante todo esse tempo, o comunista já levou o valor exato de R$ 554.852,97.
Usurpador da moral, da ética e do já enfadonho discurso do ‘libertador’ e do ‘novo’, em 2011 – mesmo ano em que declarou apoio à reeleição de Natalino Salgado, o jurista chegou a negociar com a direção da UFMA uma forma viável de cumprir pela carga-horária a qual recebe para trabalhar. A promessa, porém, até hoje não foi cumprida.
Com informações do Atual 7

PRB lança pré-candidatura de Luis Fernando


O PRB (Partido Republicano Brasileiro) lançou oficialmente o nome do secretário estadual de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, como pré candidato a governador do Maranhão. É o primeiro partido do grupo de 13 legendas a lançar o nome do peemedebista ao governo.
O lançamento aconteceu no Encontro Estadual do PRB, realizado no auditório do Rio Poty Hotel, em São Luís.
Além do secretário Luis Fernando, participaram do encontro a principal liderança do partido no estado, o deputado federal Cleber Verde, os 24 prefeitos do PRB no estado, a principal referência da legenda no cenário nacional, o ministro da Pesca e Aquicultura, senador Marcelo Crivella, além do vice-governador Washington Oliveira (PT).
Em seu pronunciamento, o ministro Crivella destacou o fato de o partido ser o primeiro a lançar oficialmente o nome de Luis Fernando para governador.
luis fernando fala aos republicanos
- O nosso partido está no rumo certo aqui no Maranhão e saiu na frente até do próprio PMDB lançando o nome do nosso grande secretário Luis Fernando como candidato a governador – disse o ministro Marcelo Crivella.
Para o deputado federal Cleber Verde, a decisão, é uma demonstração da certeza de que com Luis Fernando o Maranhão viverá o maior momento administrativo de sua história. Ele fez questão de relatar aos quase dois mil presentes a qualidade do trabalho do secretário, tanto na condição de comandante da secretaria de Infraestrutura do Estado como na condição de prefeito de São José de Ribamar.
Para Luis Fernando Silva, a relação dele com o PRB não é fruto de conveniências políticas, mas de convergência de propósitos.
Ele destacou os objetivos do partido com relação às políticas de inclusão sócio produtiva do pequeno pescador e aquicultor e os programas e projetos que foram implantados em São José de Ribamar, quando de sua gestão – ao instalar a fábrica de beneficiamento de pescado e a decisão de tirar centenas de pescadores da clandestinidade, entre outras ações, no setor da pesca e aqüicultura – como ideais e práticas comuns aos dois.
Luis Fernando agradeceu a iniciativa do partido de  lançar oficialmente seu nome como pré-candidato e garantiu que de mãos dadas com todos os prefeitos e os demais partidos que integram o grupo que defende o seu nome para o governo será construída uma candidatura forte e propositiva.
- Quero fazer com que cada prefeito do Maranhão, não só do PRB, mais dos 217 municípios, tenham políticas públicas ligadas à inclusão sócio-produtiva do pescador artesanal e do aquicultor. Vamos garantir que o governo do Maranhão a partir de 2015 dê as condições para que todos os municípios do Maranhão realize os mesmos sonhos que foram realizados em São José de Ribamar, promovendo uma vida digna para cada pescador e aquicultor com assistência técnica e incentivo à produção e que toda a família desse trabalhador seja contemplado com educação e saúde pública de primeira qualidade – garantiu o pré-candidato.

Fonte GI

Agências bancárias abrem as portas às 9h durante o Horário de Verão no Maranhão

Por causa do Horário Brasileiro de Verão, o expediente em agências bancárias no Maranhão se iniciará às 9h e se encerrará às 14h. A alteração seguirá até o dia 16 de fevereiro de 2014, quando termina o horário, e os bancos funcionarão novamente das 10h às 15h. O tempo de funcionamento das agências dos Correios não será alterado e continuará de 8h às 17h. Os postos localizados em shoppings e no aeroporto da capital funcionam de 9h às 18h.
Os horários de voos também seguem a hora de Brasília. Portanto, se uma pessoa comprou a passagem antecipada, é possível que haja modificações no horário de embarque e desembarque. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta os passageiros, em especial aqueles com voos programados com origem ou destino no estado onde está em vigência o horário de verão, a entrar em contato com a empresa aérea antes de ir ao aeroporto, para confirmar os horários de decolagem e evitar transtornos.
As companhias também deverão orientar os passageiros quanto a eventuais alterações nos horários programados. Em caso de dúvidas sobre os horários de embarque, os passageiros devem procurar as empresas aéreas.