quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Guarda Municipal inicia movimento paredista.


Guardas municipais de Caxias  foram as ruas para para protestar e reivindicar melhores salários, condições de trabalho e o Plano de Cargos, Salários e Carreira da categoria. Em face do não cumprimento por parte do prefeito, Léo Coutinho, decretaram greve por tempo indeterminado.

Todos os prazos estipulados se esgotaram e a categoria não teve outra alternativa. Iniciaram o movimento paredista, cruzaram os braços e esperam agora o prefeito e sua equipe, encontrar diante da pressão, uma saída para enviar à Câmara Municipal o Plano de Cargos e Salários da classe.

Demonstrando ser um prefeito ruim para o diálogo e ouvindo aconselhamento do pai e dos tios para não ceder as pressões do Sindicato, Léo Coutinho, prepara mais um motivo para afundar ainda mais sua administração. Uma das mais impopulares dos últimos 20 anos perdendo até para a do  ex-prefeito, Eziquio Barros. 

Portando cartazes e fazendo um apitaço pelas principais ruas do centro de Caxias, o Sindicato da categoria recebeu o apoio da sociedade nesta importante luta de uma classe de servidores municipais que desempenham uma importante função no dia a dia da vida de cada cidadão desta terra. 

Um leitor do blog soube do movimento paredista, telefonou e fez a seguinte declaração: - resolveram comer a farinha com rapadura - Foi esta a expressão usada pelo vereador, Elias do Gesso, governista roxo, durante uma sessão na Câmara Municipal. Para um bom entendedor, o parlamentar quis dizer que os guardas se contentassem com o misero salário que todo o dia 20 é - religiosamente - depositado pela Prefeitura de Caxias. Não é este o discurso dos Coutinho?

90% dos guardas municipais aderiram ao movimento grevista. Ressaltando que a manifestação foi pacifica. Indagado caso sofram algum tipo de represália por parte da família ocupante da prefeitura no momento, o presidente do Sindicato, Saulo Coelho, foi categórico e afirmou nada temer, neste inicio de uma paralisação, que almeja buscar os direitos da categoria perdido ao longo desses 10 anos.   

Encontro com prefeitos.


Um total de 722 prefeitos, prefeitas, vices, secretários municipais, entre outras autoridades, tiveram nesta quinta-feira (7), no Espaço Renascença, a oportunidade de obter informações sobre execução de programas federais e financiamentos para projetos. Eles participaram do Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas do Maranhão, aberto pela governadora Roseana Sarney e pelos ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Edison Lobão (Minas e Energia) e Gastão Vieira (Turismo).
“Este é um encontro de trabalho de todos nós. Por isso que estão aqui prefeitos, prefeitas, secretários, lideranças e também nossos ministros, que estão aqui em recomendação expressa da presidente Dilma Rousseff. Eles vieram para dar mais celeridade às ações e programas federais que estão sendo implementados aqui no estado”, disse a governadora Roseana Sarney.
A parceria foi a palavra de ordem entre os participantes do evento, que contou com presença de 138 prefeitos do Maranhão. Na ocasião, os gestores tiraram dúvidas sobre investimentos em seus municípios em áreas como agricultura familiar, saúde, educação, social, infraestrutura, saneamento básico e habitação.
Presentes, também, o vice-governador Washington Luiz Oliveira; o senador João Alberto; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo; os deputados federais Francisco Escórcio e Lourival Mendes; o diretor-geral da Federação Maranhense dos Municípios (Famem), Fredson Fróz; prefeitos, entre eles o de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; o de Imperatriz, Sebastião Madeira; e o de Balsas, Luiz Rocha Filho; além de secretários de Estado, entre eles Hildo Rocha (Assuntos Políticos), Luis Fernando Silva (Infraestrutura) e Clodomir Paz (Programas Especiais), secretários municipais, vereadores e representantes de órgãos federais.
A governadora destacou a importância de aproveitar o momento para reforçar as parcerias entre os governos, federal, estadual e municipal. “É uma oportunidade única para os nossos prefeitos discutirem, aproximarem e aprofundarem as relações de trabalho com a União”, destacou Roseana Sarney. Ela também ressaltou ações realizadas pelo governo. “Estamos concluindo o programa Saúde é Vida e interligando todos os municípios por asfalto”, disse a governadora destacando as muitas ações que estão sendo realizadas pelo governo.

- Situação - inexpressiva.


Nunca antes na história da Câmara Municipal de Caxias, a situação, mesmo sendo maioria absoluta, foi tão inexpressiva quanto agora, diante de fatos estarrecedores, como o caso das cotas de cirurgias eletivas destinadas para vereadores. O vereador, Antonio Luis, foi o autor da denuncia que já deveria ter sido apurada pelos parlamentares, da base aliada ou oposição, dispostos a cumprir o verdadeiro papel do legislador, que é de fiscalizar o que acontece em todos os setores da administração municipal e consequentemente a atuação do Executivo.

Após a denuncia da existência das cotas de cirurgias para vereador, o que se viu nas sessões do Legislativo foi à afirmação dos vereadores governistas em dizer que o problema é grave e merece uma ação enérgica por parte dos parlamentares da Casa. Cada edil da base aliada relatou um episódio que aconteceu com um compadre, comadre ou mesmo com um parente. Que precisa passar por um procedimento cirúrgico  e o mesmo só pode ser feito em 2014.

Lamentavelmente é triste a situação de precariedade que se encontra a Saúde Publica de Caxias. A maioria dos parlamentares da base aliada não enviam um requerimento ao chefe do Executivo, solicitando melhorias no atendimento a população, nos postos médicos dos bairros e nos Hospitais. O que assistimos e ouvimos durante as sessões legislativa, é o 1º secretário da Casa, lendo oficio de vereador aliado do prefeito, Léo Coutinho,  pedindo construção de quebra-molas ou o piçarramento de uma rua, seja qual for a solicitação. Menos se ouve é pedido em prol da saúde do caxiense.  

O Executivo doa benesses para cada parlamentar integrante da sua base aliada, não venham dizer que não, pouco esta preocupado com o que acontece na Saúde do município. podemos dizer que está livre das pressões. Deveriam falar para o gestor, ao invés de dizerem - amém  e o  sim senhor - do problema de saúde das comadres e dos amigos que estão correndo sério risco de vida, com suas cirurgias marcadas para meados de 2014, sem saberem se irão conseguir sobreviver até lá. 


Governo amplia parceria com municípios


O Governo do Estado assinou ontem parcerias com mais três municípios do interior chegando a 72 cidades onde a administração estadual trabalha em conjunto com a prefeitura para levar obras de infraestrutura. A meta até dezembro deste ano é fechar parcerias com outros 28 municípios.
Seis parcerias foram fechadas ontem com as prefeituras de São João do Sóter, Jenipapo dos Vieiras e Cedral. Segundo o secretário de Estado de Cidades, Hildo Rocha, São João do Sóter fechou quatro parcerias nas áreas de saneamento básico, pavimentação e abastecimento de água.
O destaque deste trabalho será o de saneamento básico com a disponibilidade de esgotamento sanitário para comunidades dos municípios onde o índice de doenças relacionadas com contaminação hídrica estava elevado.
Em Cedral a parceria resultará na melhoria da infraestrutura da Avenida Beira-Mar, ponto turístico da cidade. “Nessa obra vamos revitalizar o local urbanizando a Avenida Beira-Mar, local de lazer para moradores e visitantes”, disse Rocha.
Na cidade de Jenipapo dos Vieiras, o governo do estado e a prefeitura construirão uma praça. No total, as seis parcerias somam R$ 2 milhões incluindo a contrapartida das administrações municipais.

Em defesa do Ministério Publico.


A artilharia disparada na direção do Ministério Publico pelo líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Estadual, Rubens Junior, foi o tema do pronunciamento do vereador, Catulé, da tribuna na Câmara Municipal na sessão de quarta-feira (06). Antes, utilizando o pequeno expediente, o oposicionista classificou de vergonhoso para a Casa, o assunto das cotas de cirurgias rateadas entre os próprios vereadores, conforme denunciou o governista, Antonio Luis. O edil disse que o caso é de Policia e pediu a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para que todas as denuncias sejam apuradas. 

Voltando ao assunto do Ministério Publico, Catulé disse não ter nenhuma duvida de que as denuncias contra o ex-prefeito, Humberto Coutinho, por desvio de  recursos públicos, são todas evidentes e acompanhada de envergadura moral. Nada há indícios para o contestamento das denúncias por partes dos envolvidos. 

Aparteado pelo vereador, Fábio Gentil, que acrescentou no discurso do colega de bancada, dizendo que todas as denuncias  já foram  comprovadas e o Ministério Publico agiu com coerência na apuração dos fatos. Gentil, espera somente o momento que a sentença contra o ex-prefeito seja executada pela justiça.

Os governistas, Mario Assunção e Ronaldo Chaves saíram em defesa, mesmo sem convicção, do aliado que vai enfrentar as barras da justiça e terá que responder processo pela má aplicação dos recursos federais, destinados para aquisição de kits sanitários. Caso seja condenado, o ex-prefeito, poderá ficar inelegível por 3 ou mais anos. O prazo será determinado pela justiça que irá julga-lo culpado ou inocente.    

Drama de quem precisa ir ao banco

Clientes aguardam abertura de agência bancaria em fila kilometrica em Caxias. 
Todo inicio de mês, intermináveis filas se formam nas primeiras horas da manhã nas portas das  agências bancarias de Caxias. Clientes aguardam debaixo de um sol forte o horário de abertura das agências em busca de um atendimento: receber o cartão magnético, cadastrar e revalidar senha, são os serviços mais procurados pelos clientes.

É um verdadeiro desrespeito para os clientes que enfrentam um verdadeiro drama, quando o assunto é relacionado a procurar uma agência bancaria em Caxias para resolver pendências. 

E pelo visto, este tipo de situação permanecerá por muito tempo. Por mais que os Gerentes das agências, Procon e a Câmara Municipal, tentam resolver a questão a solução ainda não foi encontrada.

E haja sofrimento nas filas!

“As pesquisas estão boas”, diz Roseana sobre desempenho de Luis Fernando.


A governadora Roseana Sarney (PMDB) mostrou otimismo, ontem (6), ao comentar o desempenho do secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (foto), pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado.
Segundo ela, “as pesquisas estão boas” e o peemedebista está cada vez mais conhecido em todo o estado, o que credencia sua pré-candidatura a alcançar patamares cada vez mais competitivos.
Para a governadora, “o clima é de total confiança”.
“Ele [Luis Fernando] está muito bem. As pesquisas estão boas e cada vez mais ele está sendo conhecido e as pessoas estão vendo o trabalho que ele já fez e que ele tem condições de fazer no futuro pelo nosso estado. O clima é de total confiança”

Com informações do blog do Gilberto Leda. 

Taniery Cantalice disse na sessão que prefeito esta mais difícil do que encontrar água nas torneiras de Caxias.


Diante dos inúmeros problemas injustificáveis por parte do prefeito, Léo Coutinho, a vereadora, Taniery Cantalice, utilizando o pequeno expediente na sessão de quarta-feira (06), voltou a repudiar a demora do gestor em enviar a Câmara Municipal o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos guardas municipais.

Durante a sessão ordinária, a vereadora demonstrou mais uma vez que esta ao lado da categoria a apóia a reivindicação da classe e condenou com veemência à administração municipal que se apresenta incapacitada para elaborar a tabela com as reivindicações do Sindicato da Guarda Municipal. 

Segundo a parlamentar, muitos pedidos já foram solicitados, prazos esgotados e o prefeito parece estar de brincadeira com os guardas municipais. 

- Após a sessão de segunda-feira (04), a Comissão de Segurança da Câmara se reuniu e nada foi resolvido. Tentamos marcar uma audiência com o prefeito, ele sumiu, viajou e ninguém sabe dizer quando vai voltar. Aliás, ele ta mais difícil do que encontrar água nas torneiras de Caxias. O jeito mais fácil para resolver a reposição salarial que os guardas reivindicam, seria o Sr. Léo Coutinho demitir os funcionários fantasmas do seu gabinete, com a sobra do dinheiro no caixa, pago para os apaniguados do prefeito que não trabalham, seria suficiente para repor as perdas salariais ao longo de 10 anos e pagar um salário digno para estes pais de família - explanou Taniery. 

Ao final do seu pronunciamento no pequeno expediente, Taniery Cantalice foi aplaudida pelos guardas municipais presentes na galeria e que estão dando demonstração de força e perseverança em busca dos seus direitos.  

Governadora Roseana Sarney reforça Saúde com entrega de 81 novos leitos no HCM e mais 50 ambulâncias.


Inaugurados pela governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, novos 81 leitos clínicos no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís. A solenidade, realizada quarta-feira (6), marcou, ainda, a entrega de 50 ambulâncias  para a rede estadual de saúde. “Estamos praticamente dobrando a capacidade de leitos de alta complexidade, o que vai melhorar o atendimento em todas as unidades de saúde”, declarou a governadora Roseana Sarney.
Ela disse que o Programa Saúde é Vida garante atendimento médico de qualidade para todos. “O mais importante é o povo maranhense demonstrar confiança na nossa rede de saúde assim como nós acreditamos e realizamos esse investimento e confiamos nos profissionais que integram as unidades de saúde”, destacou.
A solenidade contou com a presença do deputado federal Sarney Filho e do vereador Fábio Câmara, além de médicos, enfermeiros e equipe de servidores da unidade se saúde. “O governo tem feito um excelente trabalho na área da saúde, avançando em número de leitos, saindo de um patamar mínimo, em 2009, para alcançar o estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é garantir 2,3 leitos por mil habitantes”, declarou o deputado federal Sarney Filho.
Com cinco andares, o Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), construído há 30 anos, passa por uma ampla reforma, realizada em etapas. Já foram concluídos e inaugurados os setores instalados no térreo, no segundo, no terceiro e no quinto andares, em pleno funcionamento, com leitos clínicos e de UTI. Mesmo em obras, as atividades na unidade de saúde nunca foram paralisadas.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, o Hospital Carlos Macieira passa a contar com 172 leitos, aumentando a capacidade da UTI de 39 para 57 leitos. “Os novos leitos vão atender as demandas de alta complexidades dos hospitais regionais, UPAs, unidades municipais, permitindo abrir novas vagas para atendimento geral”, declarou. Ele agradeceu à governadora Roseana pelo investimento de mais de R$ 1 bilhão no Programa Saúde é Vida. “Hoje, demonstramos capacidade profissional e competência para melhor atender à população”, acrescentou, revelando que são gastos R$ 60 mi/mês para manter a rede funcionando.
“Estamos felizes por oferecer um atendimento de qualidade para a população”, revelou a diretora médica do HCM, Giselle Boumann. O diretor do Hospital, Benedito Saback, afirmou que os novos leitos vão se refletir em mais pessoas atendidas. “Cada vez mais estamos aumentando a nossa capacidade para tornar a unidade referência no Maranhão, graças ao investimento do governo
A nova frota de ambulâncias será colocada em operação de imediato para atender a demanda de transporte de pacientes entre as unidades de saúde da rede estadual. Do total de 50, 33 ficarão atuando em São Luís enquanto as outras 17 serão enviadas para UPAs e hospitais no interior do estado.

Ambulâncias
“Não estamos fazendo a substituição da frota, mas reforçando a cobertura”, revelou a governadora. Ele disse que as ambulâncias vão atender diretamente as unidades da rede estadual.
Roseana Sarney destacou que, dentro do Programa Saúde é Vida, já foram entregues 10 UPAS, seis hospitais de 50 leitos (outros dois serão inaugurados em breve), e 28 de 20 leitos (outros três já estão prontos para serem entregues). “Nossa meta é encerrar o governo entregando uma rede de saúde de referência para todo o país”, destacou a governadora.