segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Boicote.

Apenas os oposicionistas  foram ao plenário nesta segunda
Na primeira segunda-feira, dia de sessão, pós deflagração da greve dos guardas municipais iniciada na quinta-feira (07), os vereadores que seguem orientação politica do prefeito, Léo Coutinho, não compareceram e por falta de quorum não houve a realização dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal. 

No plenário, apenas os cinco vereadores da bancada oposicionista. Já ocorreu episódios similares nesta legislatura, quando parlamentares governistas boicotaram sessão no 1º semestre, no caso da descoberta da merenda escolar estragada.

A galeria foi lotada por guardas municipais do m. azul marinho
O Sindicato dos guardas municipais compareceu em peso na Casa do Povo nesta segunda-feira para assistir um possível embate entre parlamentares da situação e oposição, sobre o imbróglio praticamente instalado no Legislativo desde o inicio desta atual legislatura: o Plano de Cargos, Salários e Carreira da Guarda Municipal, reposição das perdas salariais e melhores condições de trabalho.  

Segundo algumas informações: a ala governista discorda do movimento paredista iniciado pelos guardas municipais na semana passada e ainda questionam a decisão tomada pelo Sindicato da categoria, na opinião de alguns edis o impasse deveria ser superado de outra forma, não com atitudes radicais. 

Um membro da diretoria do Sindicato, uma especie de líder do movimento grevista, reuniu-se com os companheiros de farda no pátio da Câmara, e convocou todos para fazerem uma manifestação na porta da prefeitura. Esperando com a decisão tomada serem recebidos em audiência pelo prefeito Léo Coutinho, para iniciarem as negociações.    

Humberto Coutinho! A luta agora é pela vida.


O ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, reuniu amigos, políticos, correligionários e religiosos (Pastor Adão e Padre Jan), e comunicou a todos que irá travar a luta pela vida a partir de amanhã no Hospital Sírio Libanês, quando sera submetido a exames mais detalhado para diagnosticar a gravidade de um câncer que está alojado no corpo do ex-mandatário caxiense. 

Em um comovente pronunciamento que emocionou a todos participantes da reunião, Humberto Coutinho, pediu orações e a corrente positiva de todos os caxienses pelo seu pronto restabelecimento a vida normal, na politica e empresarial. O ex-prefeito não revelou o local atingido pelo tumor.

Vitorioso na vida publica como politico e um dos mais bem sucedidos agropecuarista do Maranhão, o ex-prefeito, apesar da forte emoção que contagiou o ambiente, se mostra bastante confiante para vencer a batalha mais difícil da sua vida, a luta contra o câncer.

O titular do blog deseja saúde ao ex-prefeito de Caxias, rápida recuperação e que sua estadia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo,  seja bem sucedida.

- Boa sorte Doutor! Você é um vitorioso,  as adversidades ficam somente no campo da seara politica -  


Caso Décio Sá: TJ nega habeas corpus e mantém Gláucio e Miranda na prisão


A desembargadora Ângela Salazar negou hoje (11) mais um habeas corpus pedido pela defesa de Gláucio Alencar e de seu pai, José de Alencar Miranda, pronunciados a júri popular pelo assassinato do jornalista Décio Sá.
No despacho, ela rejeitou todos os argumentos do advogado dos acusados – de que a prisão configura “execução antecipada da pena” e “que os pacientes são primários e de excelentes antecedentes” – e decidiu mantê-los na prisão.
“Examinando-se os presentes autos, não se verifica, nesta fase inicial, o prefalado constrangimento ilegal, pois o impetrante assevera falta de fundamentação da decisão que manteve, quando da prolação da decisão de pronúncia, a prisão preventiva dos pacientes, o que, a priori, não se observa na referida deliberação. Assim, ausentes os requisitos autorizadores da medida de urgência, quais sejam, a possibilidade de lesão grave, de difícil ou impossível reparação, e a plausibilidade do direito subjetivo, INDEFIRO A MEDIDA LIMINAR requerida”, decidiu.
Mais uma traulitada nas pretensões dos acusados.
Blog do Gilberto Leda

Oposição deve manifestar apoio a greve dos guardas municipais.


Vereadores da bancada oposicionista na Câmara Municipal devem manifestar apoio ao movimento grevista dos guardas municipais na sessão ordinária desta segunda-feira. O vereador, Fabio Gentil, se esforçou bastante para que a situação não chegasse ao ponto que chegou, mas, foi difícil evitar o impasse da categoria com o prefeito, Léo Coutinho. 

Para o parlamentar não tem outra alternativa para a oposição senão apoiar a greve da Guarda Municipal, junto com os demais vereadores da bancada. O edil, classificou a atitude dos guardas como louvável, diante de um prefeito que se mostra irredutível nas questões reivindicadas pela categoria. 

Fabio Gentil sempre combateu o fato da folha de pagamento dos funcionários do gabinete do prefeito, ultrapassar a incrível quantia do valor de R$ 300 mil reais por mês, quando na verdade apenas 5 pessoas dão expediente normal no local de trabalho, localizado no prédio da prefeitura na Praça do Panteon. O restante, os servidores fantasmas, ninguém sabe informar onde dão expediente. Enquanto isso, os guardas padecem com o salário de miséria.


Vale também destacar à atenção especial da  vereadora, Taniery Cantalice a todos integrantes da corporação, sempre defendendo os direitos dos guardas municipais, que por cinco meses lutaram pelo Plano de Cargos, Salários e Carreira, e nunca tiveram suas solicitações atendidas pelo prefeito municipal. Optaram pela greve como a unica saída para o impasse. 

Com o desrespeito do gestor para com os guardas municipais, não tem outro caminho para a parlamentar seguir, que é apoiar o movimento grevista, pacifico e ficar na torcida para que o prefeito observe a verdadeira situação pela qual passam os guardas caxienses, e atender as reivindicações da classe.  

Antes da greve ser deflagrada, em vão, Taniery Cantalice se reuniu com a Comissão de Segurança da Casa, na tentativa de marcar uma audiência com o prefeito buscando solucionar o impasse. O chefe do executivo ofereceu  o silêncio como resposta. 

    
O vereador, Catulé, sempre incentivou a Guarda Municipal a paralisar suas atividades, de forma coerente, e não poderia jamais deixar de defender a luta do Sindicato da classe. Segundo, o parlamentar disse em certa oportunidade no plenário da Casa, os guardas municipais de Caxias recebem o pior salário da categoria, fazendo a comparação com outros municípios maranhenses.

A falta de uma boa aplicação dos recursos na gestão do atual prefeito, Léo Coutinho, impede a valorização dos guardas municipais por parte do poder publico municipal. Sempre contundente em seus pronunciamentos, Catulé, foi o primeiro oposicionista a usar a expressão que o gestor estaria querendo empurrar com a barriga o impasse criado entre o Sindicato da Guarda e o prefeito. 

Fazendo um resumo do assunto abordado, destaco que todos os vereadores da bancada de oposição empenharam e se esforçaram buscando a valorização dos guardas municipais. Eles esperam que o movimento grevista tragam bons resultados e no que for necessário estarão ao lado do Sindicato da categoria. 

Parada de ônibus irregular no centro da cidade.

A SMTT deveria fiscalizar as irregularidades existente em uma parada de transporte coletivo localizada na rua Coronel Libânio Lobo, próxima à antiga Maternidade Sinhá Castelo. Durante um período da  manhã desta segunda-feira o titular do blog presenciou e fotografou a falta de respeito com os usuários e de infraestrutura no local para ser um ponto de ônibus. Uma chuva fina caia na cidade e os passageiros buscavam proteção tentando improvisar abrigo de qualquer jeito. 
Na parada de ônibus da Cel. Libânio Lobo, usuários se protegem como pode.  
A parada não tem recuo para ônibus, os transportes coletivos param no meio da rua, prejudicando o fluxo de veículos em uma via bastante movimentada. Ressaltando que o recuo é impedido porquê o local também foi transformado em um ponto de moto-táxi, e não existe nenhuma sinalização indicando a liberação para mototaxistas exercerem sua atividades e nem tão pouco estacionar outro tipo de veiculo. 
Mototaxistas ocupam espaço destinado a parada de transporte coletivo
Na opinião de um comerciante que trabalha próximo da parada de ônibus, o local apropriado para o funcionamento das paradas para o embarque de passageiros dos diversos bairros da cidade seria a Praça do Panteon. O local é espaçoso, já possui abrigos e um pouco de estrutura para aglomeração de pessoas, muito diferente do mau posicionamento da Cel. Libânio Lobo. 
Micro-ônibus sem recuo, parado no meio da rua para o embarque de passageiros.  
O transito de Caxias é complicado, disso ninguém tem a menor duvida, falta disciplina, sinalização e nada é feito para o melhoramento. Recentemente foi realizada uma audiência publica na Câmara Municipal e nada do que foi debatido e discutido na reunião foi colocado em pratica.
Motorista fica irritado com micro-ônibus para impedindo o transito fluir.
Sem o recuo, ônibus parado no meio da rua para o embarque de passageiros. 

Luis Fernando prestigia aniversário de Bacabeira e anuncia obras de pavimentação


O secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, anunciou, no sábado (9), durante as comemorações dos 19 anos de emancipação política do município de Bacabeira, convênio com a prefeitura para pavimentar mais quatro quilômetros de ruas e avenidas na cidade, que fica a distante a aproximadamente 60 quilômetros de São Luís.

Acompanhado do secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, e do prefeito Alan Linhares, o secretário Luis Fernando participou da visita ao Centro de Capacitação Rui Barbosa, em fase de construção, e das inaugurações da Creche Cantinho do Saber e da Unidade Integrada Paulo Freire, construídas por meio da parceria entre a prefeitura de Bacabeira e a Petrobras.

“A cidade é um dos símbolos do crescimento do Maranhão e tem muito a comemorar nestes 19 anos de emancipação. Já comuniquei ao prefeito a decisão da governadora Roseana de fazer a pavimentação de ruas no município. Vamos fazer mais quatro quilômetros de ruas e avenidas asfaltadas dentro de Bacabeira”, afirmou Luis Fernando Silva.
Adicionar legenda
O prefeito Alan Linhares afirmou que a parceria com o governo tem sido fundamental para o desenvolvimento do município. “A cidade é que faz aniversário, mas o presente é para a população. Entregamos a creche Cantinho do Saber para crianças de 0 a 3 anos e inauguramos a escola para alunos do ensino fundamental. Além disso, o secretário Luis Fernando anunciou mais quatro quilômetros de pavimentação, o que vai melhorar ainda mais a vida da população”, ressaltou.

Já o secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, lembrou que o Governo do Estado tem feito parcerias nos 217 municípios, para realização de obras e serviços. “Aqui em Bacabeira temos parceria com a prefeitura na área de desenvolvimento urbano. O município recebeu recursos de 1milhão e 200 mil reais para pavimentar ruas novas e recuperar ruas existentes, que precisam ao longo do tempo ser restauradas”.

Bacabeira
O município de Bacabeira foi fundado em 10 de novembro de 1994, por meio da Lei 6.187. A cidade, que na época foi desmembrada do município de Rosário, se desenvolveu bastante nesses 19 anos em áreas como agricultura e prestação de serviços.

Raimundo Monteiro deve ser reeleito no PT

http://colunas.imirante.com/platb/files/228/2009/12/Raimundo-Monteiro-041109.jpg
Raimundo Monteiro: vitória encaminhada no PT
Com praticamente o dobro dos votos do principal concorrente, o presidente do PT maranhense, Raimundo Monteiro, deverá ser reeleito para o cargo.

Seja no primeiro ou no segundo turno.
Até o final da noite de ontem, Monteiro seguia à frente dos adversários, consolidado como primeiro colocado na disputa.

A tendência, àquelas alturas, era a de que ele fosse ao 2º turno da eleição petista contra o candidato Augusto Lobato, alinhado ao projeto do chefe comunista Flávio Dino.

A vitória de Monteiro foi costurada pelo vice-governador Washington Oliveira, e deve consolidar o projeto de aliança entre o PT e o PMDB para as eleições de 2014 no Maranhão.

Flávio Dino ainda resiste a ceder a vice de sua chapa ao PDT – como acordado em 2012 – por que acha que Lobato pode vencer o PED do PT e levar o partido para sua coligação.

Mas esta é uma outra história…

Blog do Marco Deça