domingo, 22 de dezembro de 2013

Funcionários fazem enterro simbólico da gestão Edivaldo Holanda em São Luis.

Cooperados do Município fizeram enterro simbólico em frente à Prefeitura de São Luís, eles estão acampados em protesto por falta do pagamento de 20 meses de salários atrasados.
Há alguns meses, a Secretaria Municipal de Educação formalizou um acordo com os representantes da categoria e assinou documento que prometia o pagamento destes salários.
Cansados da espera, os trabalhadores realizaram o protesto com faixas e um caixão simbolizando o enterro do prefeito a fim de sensibilizar de uma vez por todas ele e a Secretaria pelos pagamentos.
É mais uma mostra do descaso da gestão Edivaldo Holanda Junior com o funcionalismo municipal.
blog do Marco Deça

Ponte que liga Campo de Belém ao bairro Trizidela ameaça cair e deixar comunidade isolada.

A ponte de madeira localizada na rua Aniceto Cruz principal via de acesso do Campo de Belém ao bairro Trizidela, construída há mais de 15 anos sobre um córrego, está com sua estrutura comprometida e pode desabar a qualquer momento. De acordo com os moradores, a madeira usada na construção da ponte está apodrecida, o que coloca em risco a vida dos transeuntes do local todos os dias
.
No local só passa carro pequeno e moto, e mesmo assim é um perigo. Partes das madeiras estão se desprendendo da estrutura.

A comunidade já organizou um abaixo-assinado para trocar a ponte de madeira, por uma de concreto, mas, segundo eles, nunca receberam qualquer resposta da Prefeitura de Caxias através da Secretaria de Infraestrutura. 


Dona Lucia Pereira, atualmente  reside em Brasília, e veio visitar os familiares que moram na comunidade e ficou revoltada com a situação. Segundo ela, a sujeita próximo ao córrego e o excesso de mato, representam perigo à segurança e risco à saúde dos moradores.

"Jogam animais mortos aí no riacho, as crianças brincam nesta água poluída. Os políticos só vem aqui quando querem o voto, e votar em político sem compromisso só dá nisso", desabafou a dona de casa.

O córrego na verdade é um canal de esgoto e no período das chuvas, a situação piora, por conta do aumento do volume de água, que além de invadir áreas de algumas residências, transmite diversas doenças.

Motoqueiro se arrisca ao atravessar a decadente ponte de madeira.
( fonte e foto Mano Santos)
Além da ponte, os moradores reivindicam também que a obra de pavimentação da Rua Aniceto Cruz seja concluída e pedem melhorias no sistema de iluminação publica. "Aqui à noite é um problema. Fica tudo às escuras. No projeto até esta ponte já esta feita, mas, como vocês estão vendo aí, a situação é outra", disse Gilson de Sousa, morador do local
(fonte e foto Mano Santos) 




Presos policial e vigilante que facilitaram fuga de empresário suspeito de ter encomendado a morte do jornalista Décio Sá.

A delegada geral da Polícia Civil do Maranhão, Cristina Meneses, confirmou hoje (22) que o agente José de Ribamar Martins, 55, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), e o vigilante Reginaldo Nunes da Silva foram presos acusados de facilitar uma saída de Júnior Bolinha da cadeia.
Ele foi preso ontem (21), depois que, liberado pelos dois suspeitos, sequestrou um empresário que lhe devia R$ 180 mil. O vigilante confirmou ter recebido R$ 150 para deixar o agiota – que vai a júri popular pela participação no assassinato do jornalista Décio Sá – sair por um dia.
Segundo comentários dão conta de quê Bolinha estava desde cedo fora da cadeia e já havia promovido um churrasco num sítio na Pirâmide – o mesmo onde promovera orgias com a participação do pistoleiro Johnatan de Souza, contratado para executar Décio Sá.
A delegada-geral confirmou a informação de que a Seic já sabia que ele sairia da prisão neste sábado e havia monitorado toda a ação. Segundo ela “a Polícia Civil não pode compactuar com irregularidades dentro da corporação”.
“Os maus policiais serão advertidos quando suspeitos ou envolvidos em crimes. Nós queremos uma polícia fortalecida e de credibilidade junto à sociedade”, disse.
Autuado em flagrante por sequestro e corrupção ativa, Bolinha foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP), em Pedrinhas. O vigilante também seguiu para lá, depois de ser autuado por corrupção passiva, mesmo crime pelo qual foi autuado o policial civil.

Luis Fernando recebe apoio de prefeitos do PCdoB; dois deles até deixaram a legenda…


Dos cinco eleitos em 2012 pelo partido, apenas Hernando Macêdo, de Dom Pedro, mantém-se alinhado ao projeto de Flávio Dino, mas deixa claro que não pretende cortar relações com PMDB


edson_lajeado
Luis Fernando, em discurso ao lado do prefeito Edson santos
O pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Luis Fernando Silva, fechará o ano de 2013 com o apoio público de pelo menos quatro dos cinco prefeitos eleitos em 2012 pelo PCdoB – partido do seu adversário Flávio Dino. Dois deles – Bruno do Breado, de Igarapé Grande, e Nonato Silva, de Cajapió – decidiram deixar a legenda para se dedicar à aliança com o peemedebista. O secretário mantém intensa articulação também com lideranças de outros partidos da oposição, como PSB, PSDB, PPS e PDT e espera tê-los em seu palanque no ano que vem.
Em 2012, os comunistas elegeram prefeitos em cinco municípios maranhenses – Lajeado Novo, Gonçalves Dias, Cajapió, Igarapé Grande e Dom Pedro. Chegaram a comemorar vitória do partido nas urnas. Mas todos os prefeitos eleitos – inclusive Hernando Macêdo, de Dom Pedro, único a ainda se manter alinhado ao projeto de Flávio Dino – tinham ligações políticas históricas com os partidos da base do governo Roseana Sarney (PMDB), o que os levou a se aproximar de Luis Fernando.
Edison Santos, de Lajeado Novo, tem participado de todos os eventos do pré-candidato peemedebista na região tocantina. Em pelo menos duas oportunidades fez questão de aparecer na foto ao lado do candidato. Vilson Andrade, de Gonçalves Dias, também participa dos eventos de Luis Fernando, embora se mantenha filiado à legenda.
O primeiro a decidir deixar o PCdoB – após patrulhamento dos correligionários comunistas – foi Bruno Costa Galvão, o Bruno do Breado, prefeito de Igarapé Grande. No início de outubro, ele e seu pai, Edvaldo Lopes Galvão, o Breado, uma das principais lideranças da região do Médio-Mearim, anunciaram a saída das hostes comunistas.
Dias antes, em evento do chefe comunista na região, a ausência dos dois foi comentada, até que eles informaram que não acreditavam no projeto comunista para o Governo do Estado.
Na semana que passou, foi a vez do prefeito de Cajapió, Nonato Silva. Ele veio a São Luís para comunicar que também estava deixando o PCdoB para apoiar oficialmente a campanha de Luis Fernando Silva.
Cajapió é uma espécie de feudo eleitoral da família do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB). Sua irmã, Ana Sílvia, é a vice de Nonato Silva. Por conta disso, os Tavares tentavam controlar a prefeitura para entregar ao afilhado comunista do ex-governador. O prefeito decidiu se afastar deles e buscar apoio no grupo do peemedebista. Vai se filiar ao DEM e apoiar os candidatos a deputado César Pires (DEM) e Júnior Marreca (PV).
Único remanescente dos prefeitos eleitos em 2012 pelo PCdoB, Hernando Macedo deixa claro que mantém relação amigável e próxima com seus ex-aliados de PMDB. Deverá permanecer com Flávio Dino até a campanha, mas sem quebrar lanças que impeçam a relação cordial com o Governo do Estado.
E principalmente com os peemedebistas…
blog do Marco Deça

Tópicos

Bom dia ou boa tarde
De um correligionário politico das - antigas - do ex-prefeito Humberto Coutinho: - Não tenho e não quero nenhum negócio com este rapaz que o Doutor colocou na prefeitura. Meu compromisso politico é com o Humberto. Com o Léo é apenas cumprimento, bom dia ou boa tarde, isso quando nos encontramos casualmente - confidenciou. O correligionário faz parte da base de apoio do ex-prefeito em um dos municípios da região dos cocais. 

Cidade suja

Enquanto algumas pessoas criticam o secretário de Cultura, Léo Barata pela falta da ornamentação natalina na cidade como nos anos passados. Poucos observam a sujeira na cidade e não tecem comentários contra o secretário de Limpeza Publica, Edilson Martins que responde pela pasta, mas quem manda é o todo poderoso Junior Martins. É ele quem compra, transgride a Lei de Responsabilidade Fiscal, enfim é quem da as ordens em tudo. Os críticos do Baratinha esquecem que nas administrações passadas a pasta da Cultura era ocupada pela prima-irmã  do ex-prefeito Humberto Coutinho e o apoio era maciço. 

Presente de grego
Os guardas municipais receberam do prefeito Léo Coutinho na sexta-feira (20) um presente de grego. O corte nos salários relacionado aos 24 dias de greve prejudicará muito o natal da categoria. Para alguns analistas e pessoas de dentro do próprio governo municipal o prefeito foi além dos seus limites e impiedoso com a classe. Poderá pagar muito caro pela drástica atitude que tomou. Gestor que persegue funcionário, dificilmente tem uma carreira longa na politica. 

Nada oficial
Comenta-se que o ex-prefeito Humberto Coutinho deverá passar por um processo cirúrgico para a retirada do tumor localizado no intestino grosso. Diagnosticado em novembro, o câncer no ex-prefeito vem sendo combatido com sessões de quimioterapia realizadas no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Caso seja confirmada a cirurgia, resta a nós caxienses rezar e orar pedindo a Deus para quê tudo dê certo, e a saúde do líder politico seja restabelecida o mais rápido possível. 

Copa São Paulo 
O time de juniores do Sabiá segue para São Paulo no inicio de janeiro será  um dos representantes do futebol maranhense na 45ª edição da - copinha - Grande jogadores do futebol brasileiro surgiram neste campeonato que é disputado durante as férias dos clubes. Na bagagem da garotada caxiense a esperança de  um bom desempenho para quem sabe, serem aproveitados pelos grandes clubes do Pais. 

UPA - Unidade de Pronto Atendimento  
Um amigo jornalista disse que os vereadores de Caxias criticam o sistema de Saúde no Maranhão porquê gostam mesmo de criticar. Semana passada na capital maranhense, ele teve um mal estar altas horas da noite, levado as pressas para uma UPA mais próxima, chegando lá disse que foi muito bem atendido e medicado pelo médico plantonista. Pediu para eu divulgar e disse que o atendimento na Saúde maranhense não é nada do que falam aqueles que nada fazem e querem o atraso para o Estado.  

Consciência ecológica


22 de dezembro é comemorado o Dia da Consciência Ecológica, que pode ser retratado o dia da luta pela preservação da natureza. 

A consciência ecológica é um dos temas de maior evidência nos últimos anos. Seja derramamento, aquecimento global ou lixões a céu aberto, precisamos preservar a natureza e lutar contra todas as formas de agressão a ela.

Independentemente da idade, ser consciente é perceber que pequenos atos podem ajudar nesta luta. Um papel que é jogado no lixo, a coleta seletiva dos lixos domésticos ou uma manifestação para a preservação de uma reserva ambiental, embora envolva uma série de questões diferentes, representa um ato em favor da consciência ecológica. 

A consciência ecológica é fundamental nos dias de hoje. Aprendemos muito, porém aplicamos pouco. Quando o ser humano tiver mais consciência disso, viveremos um pouco melhor. Não vai doer nossa consciência ecológica.