Léo Barata, secretário de Cultura (arquivo) |
Em sessão especial que marcou a reabertura dos trabalhos legislativos realizada nesta segunda-feira (17), na Câmara Municipal, o secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Leonardo Barata, prestou contas das atividades da pasta ao poder legislativo, referentes ao ano de 2013 e o planejamento das ações a serem desenvolvidas em 2014.
Léo Barata iniciou sua prestação de contas ressaltando o árduo trabalho que tem realizado a frente da Secretaria de Cultura, enfatizando que o município de Caxias é rico em cultura, prometeu ainda na gestão a frente da pasta, resgatar a importância do centro histórico caxiense, e lamentou a falta de zelo dos proprietários de prédios e casarões antigos com o patrimônio que é tombado.
Baseado numa lista contendo as ações que pretende desenvolver elaborada pelo próprio, destacamos a realização do Carnaval 2014, que terá inicio na próxima semana. O concurso de marchinhas, e o Corso, que pela 1ª vez será introduzido no carnaval caxiense, serão as novidades a serem apresentadas pela Secretaria de Cultura, e ainda está previsto o resgate dos velhos carnavais da Praça Gonçalves Dias.
No mês de junho, com a realização da Copa do Mundo, o secretário Barata, mais uma vez irá inovar, com o concurso - Meu bairro vive a Copa - onde as comunidades ornamentarão as ruas dos bairros onde residem, a mais bela ornamentação vencerá o concurso e receberá um prêmio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico.
O secretario Léo Barata finalizou lembrando a todos os que estavam presentes na sessão, que no próximo dia 25, a data marca os 150 anos de nascimento do poeta e escritor caxiense Henrique Maximiano Coelho Neto, e nada mais justo o município prestar uma homenagem a este ilustre filho de Caxias.