Após receber fortes críticas nas redes sociais pela distância que sempre manteve em relação às manifestações culturais do Maranhão, eis que o chefão comunista Flávio Dino aparece no último dia de Carnaval tentando passar a imagem de um boieiro que nunca foi. Mas é visível o desconforto no figurino que sua equipe de marketing tentou vestir-lhe. Fica evidente até o mal jeito de segurar a matraca, se é que ele sabe o que é isso. Ninguém pode querer ser o que não é apenas em troca de votos. A atitude do chefão chega a ser até um desrespeito à opinião pública. E ele nem precisa disso…
quarta-feira, 5 de março de 2014
Filho do vereador Nonato de Deus (São João do Sóter) é assassinado dormindo na casa do irmão.
Paulo Erick da Costa Mendes, 32 anos, filho do vereador da Câmara Municipal de São João Sóter, Nonato de Deus, e da funcionária publica estadual, Francisca, mais conhecida por Chiquinha, foi assassinado na madrugada desta quarta-feira de cinzas dormindo na casa do irmão na sede do município de São João do Sóter.
Segundo informações preliminares da Policia, o homicida, ainda não identificado, adentrou na residência e se dirigiu até o quarto onde a vitima estava dormindo, quando avistou Paulo Erick, o criminoso efetuou dois disparos de revolver calibre 38.
Atingindo na cabeça pelos disparos, a vitima foi socorrida pelo irmão, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no interior de um veiculo de propriedade da família, quando se deslocava para Caxias.
A Policia está investigando o caso e não descarta a possibilidade do crime estar relacionado a acerto de contas, já que a vitima, segundo informações era usuário de drogas.
O governo e os votos da eleição indireta...
O governo Roseana Sarney (PMDB) trabalha com um grupo de 15 deputados para formar a base inicial com a qual pretende eleger o secretário Luis Fernando Silva (PMDB) governador indireto, após renúncia da governadora.
E a partir deste grupo tem um trabalho de articulação que pode garantir até 27 votos para o peemedebista.
Alguns são fechados com o governo em qualquer circunstância – como Max Barros (PMDB), Victor Mendes (PV), Manoel Ribeiro (PTB), Graça Paz (PSL), Ricardo Murad (PMDB) e Carlos Filho (PV).
Outros fecham com o projeto de Luis Fernando por ver nele a única alternativa para vencer as eleições de outubro; ou por não ter simpatia pelo projeto oposicionista de Flávio Dino (PCdoB).
Estão nesta lista Eduardo Braide (PMN), Zé Carlos da Caixa (PT), Neto Evangelista (PSDB), Raimundo Louro (PRP), Antonio Pereira (DEM), Rigo Teles (PV), Edison Araújo (PSL), e os imperatrizenes Léo Cunha (PSC) e Dr. Pádua (PRB), mais ligados ao prefeito Sebastião Madeira (PSDB).
Estes formam a base dos 15 que poderão dar o suporte para a maioria dos votos.
Detalhe: o governo nem inclui nesta conta os líderes do governo, César Pires (DEM), e dos blocos governistas , Roberto Costa (PMDB), Edilázio Júnior (PV), Marcos Caldas (PRB) e Alexandre Almeida (PTN), que ainda não sentaram com a governadora.
Além deles, o governo pretende conversar, já após o Carnaval, com Stênio Rezende (PMDB), André Fufuca (PEN), Francisca Primo (PT) e Vianey Bringel (PMDB).
Com estes votos, o governador indireto já estaria eleito com folga.
Mas o governo ainda vê com bons olhos uma aproximação com pelo menos dois membros da oposição: Carlinhos Amorim (PDT) e Gardênia Castelo (PSDB).
Já seriam 26 votos, suficientes para eleger o governador.
A partir daí, é a conversa com o presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), que definirá os demais votos, buscando o apoio dos que se alinham incondicionalmente a ele: Jota Pinto (PEN), Hélio Soares (PMDB), Camilo Figueiredo (PR), Rogério Cafeteira (PSC), Hemetério Weba (PV), Carlinhos Florêncio (PHS) e Afonso Manoel (PMDB).
E assim se fará a eleição indireta na Assembleia…
PS 1.: Ricardo Murad e Victor Mendes são citados por que eles são titulares do mandato, e devem assumir para votar na indireta;
PS 2.: Apenas os nomes grifados dão uma cota de 21 votos ao candidato do governo, sem incluir os líderes dos blocos e o grupo mais ligado a Arnaldo Melo.
blog do Marco Deça
Policia Civil investiga tentativa de homicídio em Pedreiras
Foto: Reprodução TV Mirante
Hilton Costa Brito
A Polícia Civil já está investigando a tentativa de homicídio ocorrida no fim da tarde dessa terça-feira (4), no município de Pedreiras, que teve como vítima Hilton Brito Costa, de 36 anos, cinegrafista de uma afiliada da TV Bandeirantes. Neste momento, a delegada Silvana Carvalho Prazeres, titular da Delegacia Regional de Pedreiras, está tomando o depoimento de colegas de trabalho da vítima.
A delegada-geral da Polícia Civil, Cristina Resende disse que está acompanhando o ocorrido e que a Polícia Judiciária não vai descartar nenhuma linha de investigação. Ela informou, ainda, que a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) está dando apoio nas ações policiais e vai encaminhar uma equipe para reforçar os trabalhos.
Segundo levantamentos da polícia, Hilton Brito estava fazendo a cobertura do Carnaval em Pedreiras. Atualmente, ele trabalhava em Chapadinha, já havia estado antes em Pedreiras e voltou àquela cidade para trabalhar durante o período carnavalesco.
No momento do fato, o cinegrafista se encontrava nas proximidades da emissora, aguardando a passagem dos blocos para fazer as imagens, quando um homem se aproximou efetuou três disparos, que o atingiram nas pernas e abdômen. Testemunhas disseram que o criminoso se evadiu do local em um veículo Pálio preto.
A delegada Silvana Prazeres informou que desde ontem (4) as polícias Civil e Militar de toda a região foram comunicadas e estão fazendo diligências para localizar o veículo e chegar até os envolvidos. Ao longo do dia, familiares e colegas de trabalho devem comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos. Após ser atingido, Hilton foi imediatamente levado para o Hospital Geral de Pedreiras, submetido à cirurgia e permanece internado. Seu quadro é estável.
Repúdio
Nesta quarta-feira (5),a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) – que representa três mil emissoras privadas de rádio e televisão no país – manifestou, por meio de nota, repúdio ao atentado contra o cinegrafista. "É extremamente preocupante a escalada de violência contra jornalistas que, desde o início deste ano, vitimou seis profissionais", diz trecho do documento.
Leia, abaixo, a íntegra da nota da Abert:
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) manifesta seu repúdio ao atentado contra o cinegrafista Hilton Costa Brito, da TV Atenas, afiliada da TV Bandeirantes no Maranhão. O crime ocorreu na tarde desta terça-feira, 4, em Pedreiras.
Brito foi atingido por três tiros enquanto aguardava, em frente à emissora, para fazer o registro de imagens de blocos de carnaval. De acordo com a polícia, um veículo estacionou próximo ao local, e um dos três ocupantes saiu do carro e efetuou os disparos.
Brito foi ferido em uma das pernas e no abdômen e encaminhado para o Hospital Nossa Senhora das Graças em estado grave.
É extremamente preocupante a escalada de violência contra jornalistas que, desde o início deste ano, vitimou seis profissionais.
A Abert apela às autoridades do estado do Maranhão para que apurem mais este crime, que não pode ficar impune.
DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente
Presidente
Mulheres são presas com 51 pedras de crack
Jéssica Lorraine Conceição dos Santos, 21 anos e Lucimar da Silva Leite, 49 anos, foram presas na segunda-feira de carnaval (3) pelo Grupo de Operações Especiais do 2º BPM por tráfico de drogas.
De acordo com informações, a Polícia chegou às acusadas depois de uma denúncia, através do telefone 190, de que uma mulher estava traficando drogas na Rua 13 de Maio no José Castro, no centro.
A equipe do GOE se deslocou para atender à o ocorrência e flagrou Jéssica comercializando drogas em uma residência.
Com ela os PMs encontraram 51 pedras de crack; a quanta de R$ 80, além de dois celulares e um relógio de pulso sem comprovação de origem.
Após ser presa, Jessica informou aos policiais militares que não era a dona da droga e que a mesma tinha ficado encarregada apenas de fazer a venda. Ele confessou aos PM"s que a droga pertencia a uma mulher conhecida como Lucimar, residente no Eugênio Coutinho.
Com base nas informações o GOE conseguiu localizar Lucimar. As duas foram apresentadas no 1º DP, juntamente com a droga, onde foram tomadas as providências legais.
fonte Mano Santos/Noca
Luis Fernando não é um Sarney...
Um dos incômodos da oposição maranhense em relação ao pré-candidato Luis Fernando Silva (PMDB), é o fato de ele não ser, nem de longe, um membro orgânico do grupo Sarney.
Luis Fernando não tem as relações, os contatos e os apoios que o próprio chefão comunista Flávio Dino já teve, tem e tende a ter no grupo Sarney.
Tanto que o peemedebista sofre rejeição aberta da parte mais fisiológica deste grupo.
E é exatamente por isso que a oposição fica perdida, sem ter como vinculá-lo àquilo que eles pretendem usar como mote de campanha.
Flávio Dino cresceu às expensas do que ele chama oligarquia. Luís Fernando, não.
Enquanto o Flavio Dino fazia política em escolas particulares, viajando para estudar fora, às custas do apoio da família à oligarquia, Luis Fernando ajudava o pai, comerciante, para garantir os mesmos estudos.
Mesmo com as diferenças de criação, Luis Fernando se preparou tanto quanto o comunista – e sem as mesmas condições – e chegou à universidade, foi auditor fiscal e é professor universitário.
Curiosamente, a parte do grupo Sarney que mais rejeita Luis Fernando é exatamente aquela que já demonstrou simpatia por Flávio Dino em alguns momentos da política maranhense.
É gente que se resigna com a sentença segundo a qual “ele (o Dino) será governador cedo ou tarde”.
Por outro lado, a parte da oposição mais histórica é a que mais simpatia tem por Luis Fernando na comparação com o próprio Flávio Dino.
Gente que cresceu e acompanhou Jackson Lago, fortaleceu o PDT, o PT, o PSB e o PCdoB; gente que chegou às universidades fortalecendo o discurso ideológico, é que mais tem convicção nas diferenças doutrinárias e programáticas que põem o peemedebista a quilômetros do comunista em termos de preparo.
E é isso que os que gravitam em torno do Dino não conseguem eliminar.
Por isso torcem para tirar Luis Fernando Silva do páreo de outubro.
E com o apoio sistemático da parte mais fisiológica dos seus próprios adversários…
blog do Marco Deça
CNBB abre Campanha da Fraternidade 2014
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre hoje (5) a Campanha da Fraternidade de 2014, com o tema Fraternidade e Tráfico Humano e o lema É para a liberdade que Cristo nos libertou. A solenidade será às 14h, na sede da CNBB, em Brasília.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidirá a cerimônia, na qual será divulgada mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcello Lavenère e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke, confirmaram presença na solenidade.
Primeiro dia da Quaresma (período do ano litúrgico que antecede a Páscoa), a Quarta-feira de Cinzas simboliza, para os cristãos, o dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte, explica o arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. A data coincide com o dia seguinte à terça-feira de carnaval e é o primeiro dos 40 dias do período da Quaresma.
De acordo com dom Orani, nesse período recomendam-se os grandes exercícios quaresmais: a prática da caridade e as obras de misericórdia. O jejum, a esmola e a oração são exercícios bíblicos até hoje praticados pelos cristãos. No Brasil, a CNBB promove todos os anos a Campanha da Fraternidade, que focaliza sempre um tema da vida social, tem o objetivo de ajudar as pessoas e é considerada um instrumento de evangelização.
Segundo dom Orani, a origem do nome Quarta-Feira de Cinzas é puramente religiosa. Neste dia, celebra-se a Missa das Cinzas – as cinzas usadas no ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A essas cinzas, mistura-se água benta. Conforme a tradição, o celebrante da missa usa as cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na testa de cada fiel, proferindo uma dessas duas frases: "Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás" ou "Convertei-vos e crede no Evangelho".
Na Quarta-feira de Cinzas, assim como na Sexta-Feira Santa, a Igreja Católica recomenda o jejum, para os que têm de 18 a 59 anos, e a abstinência de carne, a partir dos 14 anos. Além disso, incentiva-se a prática de dar esmolas. O tema da pobreza é a mensagem do papa Francisco para esta Quaresma: "Fez-se pobre para nos enriquecer", lembra dom Orani.
*Com informações da CNBB e da Rádio Vaticano
Desorganizada, Banda do Mocotó encerra o carnaval caxiense 2014
Na falta do Trio elétrico da F. Humberto Coutinho, este carro de som tentou animar os foliões do Bando do Mocotó |
Foi encerrado na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, com o desfile da tradicional Banda do Mocotó pelas principais ruas da cidade, o carnaval caxiense 2014. Desorganizado, à apresentação do Bloco, sob coordenação do Fábio Helal, não teve o mesmo brilho e animação de outros carnavais. Os problemas foram muitos: na concentração a praça do Colégio Thales Ribeiro estava completamente as escuras, sem iluminação; a falta de um Trio elétrico para puxar o cordão da Banda; motoqueiros (acompanhados a distância pela Policia Militar) circulando livremente no trajeto no meio dos foliões, com o risco de alguém ser atropelado, o que dispersou as poucas pessoas que acompanharam o cortejo de encerramento das festividades de Momo.
Motoqueiros ajudaram a dispersar os foliões da Banda do Mocotó. |
Na distribuição do caldo de mocotó o empurra-empurra por muito pouco não provocou uma briga generalizada, e durante o percurso, pessoas urinavam nas ruas, durante o desfile, sem serem incomodados pela equipe de seguranças que acompanhava a Banda.
A Banda do Mocotó foi criada no carnaval do ano de 1992. Indiano, seu idealizador faleceu, mas o cunhado Fabio Helal, com muito esforço e pouco apoio, mantém ainda viva a tradição da quarta-feira de cinzas com a apresentação da Banda do Mocotó no encerramento de cada carnaval caxiense.
Foliões disputando o caldo do mocotó. |
Neste carnaval a Banda do Mocotó não teve o cordão puxado pelo Trio elétrico da F. Humberto Coutinho. |
Muita animação, tranquilidade e paz marcam o carnaval de Aldeias Altas
Publico se fez presente durante os 6 dias de folia (foto Aldeiasflash) |
De 27 de fevereiro a 04 de março foi realizada a segunda edição do carnaval Daqui Pra Melhor na cidade de Aldeias Altas. A programação agitou os foliões e captou muitos visitantes ao vizinho município.
O segundo carnaval Daqui Pra Melhor regressou com força total e foi vivido por milhares de pessoas que caíram na folia ao som de diversificadas Bandas, todas com repertórios atualizados que agradou os foliões aldeias-altense.
A arrancada oficial do carnaval de Aldeias Altas aconteceu na noite de quinta-feira (27) com a Banda Solteirões do Forró, em show adiado do dia 11 de fevereiro, aniversário da cidade. Com a presença de um grande publico, a Banda Solteirões do Forró marcou o inicio do segundo festejos de Momo Daqui Pra Melhor.
A alegria continuou nos dias seguintes: sexta; sábado; domingo; segunda e terça-feira de carnaval com as apresentações no circuito carnavalesco das Bandas: Mala sem Alça; Balança Neném; Forrozão Tropikalia; Noda de Caju; Forró Tatuagem e Companhia do Forró, contratadas exclusivamente pela Prefeitura de Aldeias Altas, através do prefeito Tinoco e da organização da festa.
- Estou feliz por mais este sucesso que foi o carnaval de Aldeias Altas e também pela oportunidade de poder proporcionar aos meus irmãos aldeias-altense uma festa com muita diversão, tranquilidade e sobretudo marcada pela paz que reinou durante todo o período carnavalesco em nosso município - ressaltou o prefeito Tinoco.
Durante as festas de Momo, nenhum incidente grave foi registrado pelos plantonistas da segurança e da saúde.. O que vale destacar este importante ponto obtido pela organização e sucesso do segundo carnaval Daqui Pra Melhor.
Prefeito Tinoco ao lado da primeira dama Socorro Tinoco. (foto Aldeiasflash) |
Prefeito Tinoco, vice-prefeito Gênio, vereador Beto Carneiro ao lado dos vocalistas. (foto Aldeiasflahs) |