sábado, 10 de maio de 2014
Mensagem do prefeito Benedito Tinoco para as mães de Aldeias Altas
“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem teus dias sobre a terra que o Senhor, teu Deus, vai te dar” (Êxodo, 20,12). Acreditamos estar contida neste mandamento uma mensagem de recompensa, uma promessa de longevidade, de paz e prosperidade que nasce da família. Neste 2º de maio, Dia das Mães, desejamos que em todas as nossas famílias seja enaltecido ao máximo o papel que as mães ocupam, seja nas funções do lar, de esposa, de trabalhadora e atuante em seu meio político, social e religioso. Um grande abraço a todas as Mães da nossa querida Aldeias Altas por esse tão especial dia.
Parabéns a todas as Mães aldeias-altenses!
Prefeito Tinoco
Salve o Dia das Mães!
APEM promove exposição sobre escravidão no Maranhão
Começa no próximo dia 13, às 9h, na sede do Arquivo Público do Estado do Maranhão, a exposição “Mostra de documentos relativos à escravidão negra”, como parte das celebrações dos 126 anos da Abolição da Escravidão no Brasil. Constituída de manuscritos originais e publicações acerca da política escravocrata, da extinção da escravidão e sua repercussão na sociedade maranhense, a mostra integra um conjunto de atos do Arquivo Público para conhecimento público desse momento histórico.
foto ilustrativa |
Como prática de rotina, no que diz respeito à divulgação do acervo, a instituição vem, periodicamente, fazendo exposições de seus documentos, dentro dos mais variados temas.
Entre os documentos do acervo estarão expostas correspondências enviadas pelo governo do Maranhão a várias autoridades relacionadas às exigências das leis de abolição do tráfico, aos problemas dos escravos e às festividades pela Abolição da Escravidão, além de correspondências para o os chefes de governo e de polícia sobre a manutenção da ordem, em virtude dos libertos amotinados e, também, sobre as festividades da Abolição; e livros de autores maranhenses sobre a escravidão e os movimentos que antecederam o fim da escravatura.
O Arquivo Público vem se empenhando em levantar e divulgar fontes documentais referentes ao tema da Escravidão Negra no Maranhão, seja através de publicação de instrumentos de pesquisa, ou realizando exposições. Devido ao grande volume de documentos sobre o assunto, o APEM publicou, em 2012, o primeiro volume do Repertório de Documentos para a História da Escravidão no Maranhão (1754-1840); estando já em execução o segundo volume, cuja publicação acontecerá em breve.
Esse trabalho tem como finalidade oferecer à sociedade maranhense informações e indicação de fontes relacionadas à escravidão negra no Maranhão, tais como a origem dos escravos, suas atividades econômicas e culturais, suas características peculiares e suas ações e reações aos tratamentos que lhes eram dispensados.
imirante
Atual legislatura da Câmara Municipal de
Caxias é a mais feminina da historia
Homenagem do blog as vereadoras caxienses - Feliz Dia das Mães -
Ana Lucia Ximenes - presidente. |
No segundo domingo de maio comemoramos o Dias das Mães e pela primeira vez na história, a Câmara Municipal de Caxias tem cinco mulheres vereadoras, e é presidida por uma delas, Ana Lucia Ximenes. Para elas, que são mães e donas de casa, o número representa o momento político nacional e a confiança em um jeito diferente de trabalhar. O aumento de mulheres ocupando cadeiras no Legislativo da cidade é o reflexo do que ocorre em todo o país nos parlamentos: federal; estadual e municipal.
Para a vereadora Taniery Cantalice (PRTB), a mulher tem uma forma diferente de avaliar determinados pontos e isso tem conquistado os eleitores. "A mulher tem um olhar diferenciado, mais humano. Isso faz muita diferença", considerou
Vereadora Taniery Cantalice |
O interesse de Taniery pela política está no sangue e apareceu cedo. Filha da ex-vereadora Tânia Cantalice, em 2012 disputou pela primeira vez uma cadeira no legislativo e conseguiu a vitória, que, segundo a vereadora, foi por defender o propósito de legislar de forma mais humana. "Uma política mais próxima com o ser humano, mais olho no olho, ter o contato com as pessoas foi e está sendo o meu propósito", afirmou.
Com a carreira politica já bastante consolidada e com um grande destaque pelo trabalho social que exerceu e desenvolveu quando esteve a frente da Secretaria Municipal da Mulher, a presidente Ana Lucia (PT do B) sempre encarou a politica como um desafio e como mais uma oportunidade de ampliar seu trabalho social. "Gosto muito do trabalho social. A possibilidade de ampliá-lo enche meu coração de alegria e vontade de fazer mais", reforça.
Vereadora Thais Coutinho |
Pela segunda vez ocupando uma cadeira na Câmara Municipal, a vereadora Thais Coutinho (PSB) é enfermeira, portanto pertence à área da saúde e se sente recompensada pelos mais de 40 anos de trabalhos dedicados e desenvolvido na saúde pela família no município: "Isso mostra através da nossa ação a capacidade de intervenção, de política, de cuidar e de representar", afirmou.
As vereadoras, irmã Nelzir Costa (PP) e Benvinda Almeida (PMDB) completam a bancada feminina na Câmara Municipal de Caxias. As duas tem experiência na politica, pois seus respectivos maridos: Assis Alder (Irmã Nelzir) e Zé Raimundo (Benvinda ) já ocuparam assentos no legislativo municipal caxiense.
Cinco mulheres, mães e algumas delas avós, dando um toque feminino e marcando na maior bancada feminina da historia da Câmara Municipal de Caxias.
Vereadora Irmã Nelzir |
Vereadora Benvinda Almeida |