sábado, 31 de janeiro de 2015

Secretaria de Limpeza Publica executa ações nos bairros, população precisa colaborar...
 
A Secretaria de Limpeza Publica continua executando serviços de limpeza nas ruas da cidade. Nessa semana um verdadeiro mutirão abrangeu as principais vias do centro.  Ontem (30)  a operação aconteceu na Travessa da Aroeira, área da Praça da Chapada.
 
O trabalho de capinação e limpeza em alguns locais do centro de Caxias, teve inicio desde a última segunda-feira (26). Homens e maquinas trabalharam  para manter vias e becos limpos. 

No entanto, é importante ressaltar, que mesmo a Prefeitura, através da Secretaria de Limpeza intensifique a limpeza da cidade e dos espaços públicos municipais, a população precisa colaborar, fazendo a sua parte, não jogando lixo  e entulho nas ruas, a fim de manter a cidade limpa e livre  do mosquito da dengue e de animais  peçonhentos.
 
A população precisa manter limpos seus quintais, não jogar lixo em áreas proibidas, em calçadas e acostamentos. Além disso, a comunidade pode e deve informar a equipe da Secretaria de Limpeza os locais e terrenos baldios, para que os proprietários sejam notificados quanto à limpeza e conservação do local.
Tudo pronto para eleição e posse na Assembleia Legislativa 
por Jorge Aragão
 
Está tudo pronto para a solenidade de posse dos deputados que vão ocupar as 42 cadeiras da Assembleia Legislativa do Maranhão. A cerimônia será neste domingo, dia 1º de fevereiro, às 9h30, no Plenário Nagib Haickel.
 
A sessão será presidida pelo deputado Rigo Teles (PV) – o mais antigo na Casa e com maior número de mandatos. Ele proclamará o nome dos eleitos e diplomados e, em seguida, será tomado o compromisso solene dos empossados.
 
Neste mesmo domingo (dia 1º), às 11h30, será realizada a sessão preparatória para a eleição da nova composição da Mesa Diretora da Casa, atualmente presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PMDB).

 
Até o momento, apenas dois deputados eleitos confirmaram interesse em disputar a eleição da Mesa Diretora, Humberto Coutinho (PDT) e Andrea Murad (PMDB). O pedetista é franco favorito e conta com apoio de 40 deputados.
 
A abertura dos trabalhos legislativos ocorrerá no dia 2 de fevereiro (segunda-feira), em sessão solene no Plenário Nagib Haickel, marcada para as 16 horas. Antes, às 15h30, haverá a cerimônia de hasteamento das bandeiras e desfile de tropa.
 
A sessão solene será iniciada com execução do Hino Nacional, seguida do pronunciamento do governador do Maranhão, Flávio Dino. Em seguida, será proferido o discurso do novo presidente da Assembleia Legislativa e, no encerramento da sessão, haverá a execução do Hino Maranhense.
 
Eleitos – Eleitos nas urnas de 5 de outubro de 2014, os 42 deputados estaduais do Maranhão foram diplomados, em 19 de dezembro do ano passado, em solenidade realizada em São Luís, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). São estes os parlamentares que serão empossados no próximo dia 1º de fevereiro:
 
Pela coligação Pra Frente Maranhão 2 (PMDB, DEM, PTB, PV, PT do B, PSC, PRTB e PR – 16 diplomados): Josimar Cunha Rodrigues, Andréa Trovão Murad Barros, Antônio Pereira Filho, Roberto Costa Santos, Edilázio Gomes da Silva Júnior, Nina Ceres Couto de Melo, Leo Túlio de Sousa Cunha, Max Pereira Barros, José Adriano Cordeiro Sarney, Stênio dos Santos Rezende, Rigo Alberto Teles de Sousa, Rogério Rodrigues Lima, César Henrique Santos Pires, Marcus Vinícius de Oliveira Pereira, Fábio Henrique Ramos Braga e Hemetério Weba Filho.
 
Pela coligação Todos Pelo Maranhão 4 (PSB, PDT, PC do B, PSDB – 9 diplomados): Humberto Ivar Araújo Coutinho, Ubirajara do Pindaré Almeida Sousa, José Arimatéa Lima Neto Evangelista, Fábio Henrique Dias de Macedo, Raimundo Soares Cutrim, Valéria Maria Santos Macedo, Marco Aurélio da Silva Azevedo, Sérgio Barbosa Frota e Othelino Nova Alves Neto.
 
Pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB – 3 diplomados): Glalbert Nascimento Cutrim, Ana de Nazaré Pereira Silva Macedo Mendonça e Jesuíno Cordeiro Mendes Junior.
 
Pela coligação Força Jovem (PRP, PSDC e PTN – 3 diplomados): Francisco de Sousa Dias Neto, Alexandre Vicente de Paula Almeida e Paulo Roberto Almeida Neto.
 
Pela coligação Vamos Juntos Maranhão (PEN, PMN, PHS e PSD – 3 diplomados): Eduardo Salim Braide, José Carlos Nobre Monteiro e Ricardo Tadeu Ribeiro Pearce.
 
Pela coligação Mudança Para Um Novo Maranhão (PP, PROS, SD e PPS – 3 diplomados): Carlos Wellington de Castro Bezerra, Levi Pontes de Aguiar e Roberto Campos Filho.
 
Pelo Partido Social Liberal (PSL – 2 diplomados): Edson Cunha de Araújo e Maria da Graça Fonseca Paz.
 
Pelo Partido dos Trabalhadores (PT – 2 diplomados): José Inácio Sodré
Professor divulga post nas redes sociais contra Prefeitura de Aldeias Altas
por Arimatéa Rocha
 
O gestor de Aldeias Altas, Benedito Tinoco, não respeita as Leis vigentes, principalmente a Lei Nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, no seu Art. 8O É dever dos Órgãos e Entidades Públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. 
  
§ 1o na divulgação das informações a que se refere o caput, deverão constar, no mínimo:
 
I - registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público;
 
II - registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros;
 
III - registros das despesas;
 
IV - informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados;
 
V - dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; e
 
VI - respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.
 
§ 2o Para cumprimento do disposto no caput, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet).
 
O prefeito  e seu grupo não informa a nenhuma Entidade que fim levou os recursos que chegaram em Aldeias Altas para fazer poços artesianos, quadra poliesportivas, uma creche e outras obras, mas teve “CORAGEM” de inaugurar em 2014 todas essas obras citadas sem nenhuma funcionar, outras nem existem, se alguém perguntar ou escrever sobre esses assuntos, é agredido ou ameaçado de morte.
 
Neste ano o Prefeito vai querer fazer outras inaugurações no aniversário da cidade 11/02, mas não há nenhuma obra em construção em Aldeias Altas feita pelo Prefeito Tinoco. Salvo se ele voltar a inaugurar as mesmas construções do ano passado.
 
Por fazer irregularidades e não ser punido ou processado, o prefeito agora comprou uma briga com os professores municipais, no ano passado ele prometeu repassar aos educadores todos os recursos do FUNDEB que ultrapassasse de 8,32%, ultrapassou 6,58% que representa em R$ 1.227.346,13 e quando os professores em reunião lhes perguntaram sobre o abono, ele falou que o dinheiro foi gasto com professores contratados, professor pergunta: quantos professores foram contratados? Tinoco olhou para a secretária de educação e perguntou: tu sabes Edivana quantos foram contratados? ela respondeu não. Professor pergunta cadê a folha de pagamento da educação? Nesta hora o prefeito se levantou e quis agredir o professor que fez a pergunta, mas outro professor cortou-lhe o caminho e disse: estamos em reunião de adultos e no professor ninguém o agride.
 
O abono não saiu, alguns membros do grupo do governo ainda achincalharam os professores, mas saiu o pagamento de dezembro/2014. Em 2015 os professores se reuniram e se uniram para lutar em favor da classe, já foi protocolado nas secretarias do governo a pauta de reivindicação para todas as classes de trabalhadores públicos municipais, o reajuste de 13,01% para os professores e fizeram um manifesto com carro de som, tv, blog, facebook e outros diante da creche que fez 04 anos e não funciona, embora o gestor a tenha inaugurada, com isto o prefeito zangou e para se vingar dos professores, não pagou o mês de janeiro mesmo tendo recebido neste ano do FUNDEB R$ 1.770.765,06.
 
O prefeito Tinoco está pisoteando e desrespeitando os professores, faz o pagamento quando bem entende, mas vamos lhe adverti: o Paulo Marinho era e é amado por muitos caxienses, agora ele não ganha mais eleições. Imagine o atual gestor aldeense que foi colocado na prefeitura pelos votos do Zé Reis. Será  que Dr. Tinoco se reelege em Aldeias Altas?
Comandante Geral da PM-MA visita sistema de videomonitoramento de Caxias  

Após participar da solenidade de troca de comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Coronel Marco Antônio, visitou o Centro Integrado de Monitoramento de Caxias - CIMCA.

Segundo ele, o videomonitoramento é um mecanismo que contribui significativamente para a Segurança Pública do município. “Aproveitamos a oportunidade apresentada pelo prefeito da cidade de Caxias com relação ao videomonitoramento como uma ferramenta extremamente importante. É a tecnologia a favor da segurança pública, pois é uma vigilância 24 horas. E a nossa vinda aqui é para estreitar essa relação. Portanto, esse laço que já é bastante sólido, no que diz respeito à participação, ajuda, afim de que esse projeto seja ampliado", disse.

 
O comandante mostrou-se surpreso com a equipagem do CIMCA em comparação com a capital do Estado, pois somente as duas cidades possuem. “Nós temos uma estrutura muito boa na capital maranhense, onde são 162 câmeras monitoradas, inclusive com um aplicativo de voz. Para a cidade de Caxias, de fato nos surpreende essa tecnologia. Parabéns pela iniciativa do prefeito Léo Coutinho e todo o seu quadro de profissionais que estão trabalhando nessa linha. Entendemos que todo esforço é bem vindo para melhorar a Segurança. Ele é extremamente exitoso e aqui nós temos a atividade da inteligência ou da tecnologia da informação”, ressaltou o coronel Marco Antônio.

O secretário municipal de Segurança Pública, capitão Silvínio Rocha, acompanhou a visita do comandante geral da PM. “O nosso comandante-geral mostrou-se inclinado e apto à realização da parceria. O pensamento do prefeito é no sentido da integração, de trabalho conjunto entre todas as forças de segurança e tudo o que estiver ao nosso alcance será feito para a concretização disto, afinal, missão dada é missão cumprida”, destacou ele.

as informações são da ASCOM