segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Maranhão está em alerta máximo para calor e seca
 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje (19) à tarde alerta vermelho para as regiões norte, leste e sul de Goiás, incluindo o Distrito Federal, metade sul de Tocantins, além do oeste, noroeste e norte de Minas Gerais. Nesses locais, a umidade relativa do ar ficou abaixo de 12%.

O alerta vermelho é o mais alto e representa risco extremo de incêndios florestais e à saúde da população. Nos Estados de Mato Grosso, Maranhão, Piauí, leste da Bahia e na região central de Minas, o alerta é laranja, com forte calor e a umidade variando entre 12% e 20%.

Municípios do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco seguem em alerta amarelo, com registro de índices de umidade entre 25% e 30%.

De acordo com a Defesa Civil do Distrito Federal, os moradores das regiões afetadas pela onda de seca e calor devem evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.

A Defesa Civil também recomenda a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, o uso de umidificadores de ar, bacias com água ou toalhas molhadas em ambientes da casa, protetor solar e creme hidratante, refeições leves e cuidados especiais com crianças e idosos.

Para o Rio Grande do Sul, o Inmet lançou alerta amarelo, para o risco potencial de novas enchentes na região e de queda de árvores. O volume mais forte de chuva deve se concentrar no extremo sul do país.

O nível do Rio Guaíba, que, no sábado (17), subiu 2,94m acima do normal, o maior desde 1941, caiu para 2,71m na medição eletrônica realizada na manhã desta segunda-feira. De acordo com a Defesa Civil estadual, mais de 140 mil gaúchos já foram afetados pela chuva
Ex-prefeita de Bom Jardim já articula com vereadores seu retorno para a prefeitura 

por Marco Aurélio D'eça

A ex-prefeita de Bom jardim, Lidiane Leite, tem recebido vereadores do município em uma casa em São Luís, ao que tudo indica para tentar retornar ao comando do município.

Lidiane foi afastada por decisão judicial, após ter a prisão decretada em investigação da Polícia Federal.

Após quase 40 dias foragida, ela se entregou e passou 11 dias “hospedada” em um alojamento do Corpo de Bombeiros, em articulação negociada diretamente pelo seu advogado Sérgio Muniz.

E foi o próprio Muniz quem declarou estar disposto a requerer o mandato de sua cliente, segundo ele tomado indevidamente.

Desde que foi solta – ainda usando tornozeleira eletrônica – Lidiane tem recebido vereadores na capital maranhense.

A possibilidade de seu retorno ao comando de Bom Jardim, porém, assusta tanto a classe política quanto a população do municípios.
Mutirão Rosa atende centenas de mulheres na Praça do Panteon 


A Prefeitura de Caxias, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres e em parceria com o Governo do Estado, realizou nesta segunda-feira (19) o Mutirão Rosa, na Praça do Pantheon. O evento se estende até terça-feira (20), às 18h. Centenas de mulheres participaram dos atendimentos.

Estão sendo oferecidos exames de mamografia; citológicos e papanicolau; ultrassonografia mamária; teste de glaucoma; emissão do cartão SUS e marcação de exames; vacinação; distribuição de medicamento; fisioterapia; oftalmologia; palestra sobre câncer de mama; ouvidoria da mulher; nutricionista; saúde bucal; planejamento familiar; e distribuição de preservativos.

“Nossa meta é melhorar a cada ano. Este ano, graças ao Governo Estadual, recebemos duas carretas, que disponibilizam serviços de mamografias. A estimativa é atender 60 mulheres por dia. O resultado do exame sairá em dois dias e a atendida poderá receber o resultado no Centro de Especialidade em Assistência Materno Infantil (Ceami)”, disse a secretária de Políticas para as Mulheres, Liana Coutinho.


 Prevenção é tudo 

A dona de casa Marinalva de Oliveira, que foi atendida pelo mutirão, estava há um ano sem fazer exames e viu no evento uma boa oportunidade de pôr a prevenção em dia. "Um exame que iria pagar, agora, estou fazendo de graça. Esta campanha é bastante importante para nós mulheres. Estou muito feliz”.

O prefeito Leo Coutinho destacou a do apoio do Governo do Estado. “O Outubro Rosa tem vários momentos. Esta é a fase que disponibilizamos à sociedade vários atendimentos. Gostaria de parabenizar a Secretária de Políticas para as Mulheres pela belíssima campanha e ao Governo do Estado, que está nos apoiando incondicionalmente para que este ano".


A ex-deputada e madrinha da campanha, Cleide Coutinho, também fez questão de agradecer o apoio do governo estadual. "Este é um momento de conscientização do combate ao câncer de mama. Estaremos disponibilizando os exames efetivos para detectar esse mal. E isso só é possível graças à parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caxias”.

Saiba mais

Durante o evento, a entidade Amigos na Luta Contra o Câncer (Anlucc) e equipe de voluntários farão exposição de camisetas da campanha de prevenção ao câncer de mama. O produto poderá ser adquirido por R$ 18. A arrecadação será destinada aos pacientes de da instituição.

A campanha Outubro Rosa 2015 será encerrada dia 31 com shows das cantoras Tori Huang e Wanessa Camargo, na avenida Senador Alexandre Costa.

as informações são da ASCOM 





Dilma Rousseff não quer acreditar em 'ruptura institucional' 


Em entrevista coletiva na Suécia, onde faz visita oficial, a presidente Dilma Rousseff comentou nesta segunda-feira sobre os pedidos de impeachment que estão sendo protocolados na Câmara para tirá-la do cargo. Ela disse que o país está em busca de estabilidade política e não acreditar numa “ruptura institucional”.
 
- Sobre as questões política, te asseguro que o Brasil está em busca de uma estabilidade política e não acreditamos que haja qualquer processo de ruptura institucional. Nós somos uma democracia e temos tanto um Legislativo, como também um Executivo e um Judiciário independentes e que funcionam em autonomia, mas também com harmonia. Não acreditamos que haja nenhum risco de crise política mais acentuada - afirmou a presidente.

Ontem, Dilma já havia conversado com jornalistas e lamentou que o escândalo das contas secretas na Suíça mantidas pelo presidente da Câmara,  deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), envolva um brasileiro.

Nesta segunda-feira, a presidente também falou sobre economia. Afirmou, em evento com empresários durante visita à Suécia, que o Mercosul está pronto para apresentar sua proposta à União Europeia para um acordo comercial entre os dois blocos, e reiterou o compromisso do governo com o ajuste fiscal. 

fonte: O Globo

A golpes de facão homem é degolado na Nova Caxias 

            (foto iCaxias/Mano Santos)
Um homem  identificado como Gilcimar Santos da Silva, de 24 anos, foi morto na noite deste domingo (18) a golpes de facão na Avenida Frei Serafim no bairro Nova Caxias. 

De acordo com informações repassadas à polícia militar, Gilcimar estava em casa quando três homens chegaram em um veículo, modelo não identificado, de cor vermelha e  o chamaram pelo seu nome. A vitima foi ao encontro dos elementos e acabou sendo surpreendido com golpes fatais de facão. Ele morreu no local.
 
Uma moradora do bairro Zé Castro, que não quis se identificar, nos informou que os homens executaram a pessoa errada. A vitima morreu inocentemente. 
 
A polícia não descarta nenhuma linha de investigação do crime. O caso está sob os cuidados da Delegacia de Homicídios, que tem à frente o delegado Dr. Veloso.
Deputados participam da posse do Conselho Consultivo do Fundo Estadual de Combate ao Câncer
Agencia Assembleia


Os membros do Conselho Consultivo do Fundo Estadual de Combate ao Câncer foram empossados pelo governador Flavio Dino (PCdoB) na ultima quinta-feira (15), em uma solenidade que aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, sede do Executivo Estadual. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT) e outros deputados estaduais prestigiaram a posse dos conselheiros, consolidando mais um passo para a melhoria do Sistema de Saúde do Maranhão.

O Fundo de Combate ao Câncer foi regulamentado pela Assembleia Legislativa em novembro de 2014, por meio de Projeto de Lei de autoria do deputado Eduardo Braide (PMN). De acordo com o texto, 5% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado com as vendas de cigarros e derivados do tabaco e 3% da comercialização de bebidas alcoólicas serão destinados ao fundo.

“O Maranhão se torna agora um farol para todo o país, pois esse é o primeiro fundo especificamente voltado para o tratamento de câncer. Vale frisar que esse é um projeto da AL e essa emenda constitucional foi promulgada em 2011, se passaram quatro anos que ela poderia ter sido usada, mas não foi”, ressaltou Eduardo Braide.

O parlamentar também explicou que o fundo se manterá por meio de doações, repasses, transferências de pessoas físicas ou jurídicas – nacional ou internacional –, verbas de convênio e quaisquer outras destinações que venham a colaborar com o fundo. “Essa é uma luta que precisa ser de todos”, completou o deputado.

Os dez conselheiros (cinco titulares e cinco suplentes) foram empossados para o mandato de dois anos. Eles são representantes de órgãos estaduais como a Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento; o Ministério Público do Maranhão; o Conselho Regional de Medicina; e a Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer. O titular do conselho é o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco.

O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho, fez questão de acompanhar o ato de posse dos novos conselheiros. Ele destacou a sua satisfação tanto como médico, quanto como parlamentar, em ver a concretização de uma iniciativa que só tem a beneficiar a população maranhense.

“Há uma dificuldade muito grande para esse tratamento no Maranhão. Hoje, com esse decreto, que terá recursos próprios, vamos ter condições de ampliar a oferta desse tratamento, para aliviarmos o sofrimento dessa doença que acomete muitas pessoas”, assinalou Humberto Coutinho.

DEPUTADOS PRESENTES
Humberto Coutinho (PDT); Eduardo Braide (PMN); Othelino Neto (PCdoB); Rafael Leitoa (PDT); Professor Marco Aurélio (PCdoB); Fábio Braga (PTdoB); Antônio Pereira (DEM); Toca Serra (PTC); Valéria Macedo (PDT); Rogério Cafeteira (PSC); Fábio Macedo (PDT); Vinicius Louro (PR); Cristovam Filho (PSL); Levi Pontes (SD); Zé Inácio (PT).