quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Eduardo Cunha telefonou para Michel Temer minutos antes do anuncio 

por Lauro Jardim/O Globo 

Eduardo Cunha não ligou para o Palácio do Planalto para avisar que deflagraria o processo de impeachment.

Mas telefonou para Michel Temer, comunicando o vice da decisão, minutos antes de anunciar publicamente o fato em entrevista coletiva.

Temer reagiu como Temer: não fez qualquer comentário de incentivo ou reprovação.

Presidente da Câmara dos Deputados abre processo de impeachment contra Dilma Rousseff 


O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu hoje (2) autorizar a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT), a partir do pedido protocolado pelos advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Junior e Janaína Paschoal.

“Quanto ao pedido mais comentado por vocês proferi a decisão com o acolhimento da denúncia. Ele traz a edição de decretos editados em descumprimento com a lei. Consequentemente mesmo a votação do PLN 5 não supre a irregularidade”, disse Cunha em entrevista coletiva na Câmara.


A decisão ocorreu no mesmo dia em que a bancada do PT na Câmara anunciou que vai votar pela continuidade do processo de cassação de Eduardo Cunha no Conselho de Ética.

O pedido dos advogados (baixe aqui a íntegra) apresenta como argumentos para o impeachment as chamadas “pedaladas fiscais” de 2014, a continuidade da prática em 2015 e o relatório do TCU pela rejeição das contas do governo relativas ao exercício financeiro de 2014.
Policia descobre ponto de desmanche de motos roubadas no bairro Antenor Viana 


Os policiais do Serviço de Inteligência do 2º BPM localizaram na rua Mocambinho, no bairro Antenor Viana, um ponto de desmanche de motos roubadas (foto). A operação policial ocorreu na tarde desta terça-feira (01).

De acordo com um policial que participou da operação, várias peças de motocicletas foram encontradas no local.

O policial revelou ainda que o morador da casa onde as motos eram desmanchadas conseguiu fugir do cerco policial.  

As peças encontradas na residência foram recolhidas e apresentadas no 1º DP. 

fotos: Portal Noca
Fernando Sarney é empossado oficialmente na FIFA durante cerimônia em Zurique, na Suíça

Fernando Sarney é recebido na Fifa pelo presidente interino da entidade, Issa Hayatou
Fernando Sarney é recebido na Fifa pelo presidente interino da entidade, Issa Hayatou (Foto: Divulgação )
Fernando Sarney, que é o atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi empossado oficialmente, nesta quarta-feira, em Zurique, na Suíça, como membro do Comitê Executivo da Fédération Internationale de Football Association (Fifa). O maranhense foi condecorado pelo presidente interino da entidade internacional, o camaronês Issa Hayatou, que é também presidente da Confederação Africana de Futebol.

Fernando Sarney assumiu o cargo no lugar do presidente da CBF, Marco Polo del Nero, que decidiu renunciar ao cargo. A entidade continental aceitou, por unanimidade, o pedido do dirigente e ao mesmo tempo também acatou a nomeação de Fernando Sarney.
Avenida da Independência ganha reforço na segurança com novas faixas de pedestre 


Mais um ponto de Caxias recebeu importante reforço na segurança para pedestres e condutores. Novas faixas de pedestre, com cores brancas foram pintadas em alguns pontos da Avenida da Independência, principal via de acesso ao bairro Ponte, aumentando a visibilidade da sinalização no local.

Vários locais já receberam as novas faixas de pedestre e redutores de velocidade. O reforço está sendo realizado nos principais pontos localizados em diversos bairros da cidade. 


“Estamos implantando esse sistema em locais que possuem alto índice de travessia e trânsito de automóveis, para evitar acidentes”, afirmou o secretário de Transporte e Trânsito, Junior Martins. 

As melhorias no transito fazem parte de um grande pacote de obras do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, que está sendo realizado pela Prefeitura de Caxias. Essas ações visam melhorar o trânsito, reduzir gargalos e garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Fotos: Secretaria de Transito e Transporte/Caxias  
Realizado o I Seminário de Língua Portuguesa 


No sentido de divulgar e valorizar as práticas pedagógicas realizadas pelos professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano das escolas municipais, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeduc), promove o I Seminário de Língua Portuguesa.

O seminário teve início nesta terça-feira (1º), no auditório da Prefeitura. Durante dois dias, dezenas de professores das zonas urbana e rural irão relatar experiências positivas do Ensino de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano das escolas públicas municipais de Caxias, tendo como base os eixos da Leitura, da Escrita, da Oralidade e da Análise Linguística.

“Queremos dizer que é um prazer e uma sensação de dever quase cumprido, considerando que só estamos iniciando”, declarou a coordenadora pedagógica de Língua Portuguesa da Semeduc, professora Yolauda Maria, na abertura da solenidade.


Ainda na abertura, a palestra magna com a professora doutora Franc-Lane Sousa sobre “Professoras e Professores bem sucedidos: saberes e práticas significativas”. “Nossa temática trata do professor real, que trabalha nas mais diversas situações possíveis levando em considerações situações climáticas, de materiais didáticos, mas ainda assim ele consegue fazer uma prática pedagógica que influencia o estudante, que o transforma”.

as informações são da ASCOM 
Governo Flávio Dino é aprovado por 65% dos maranhenses 


A aprovação do governo Flávio Dino chegou à casa dos 65% no início do mês de dezembro, é o que revela pesquisa realizada pelo Instituto Exata. No primeiro ano à frente do Governo do Estado, Flávio Dino chega ao último mês do ano com alto índice de aprovação, enquanto 30% dos entrevistados disseram não aprovar sua administração. 5% preferiram não responder.

A pesquisa também avaliou o grau de satisfação das expectativas dos maranhenses em relação ao Governo. Para 72% dos entrevistados, a administração de Flávio Dino está sendo igual ou melhor ao que esperavam, enquanto 22% responderam que ele está “pior do que esperavam”. 6% não responderam ao quesito.

O desempenho pessoal do governador Flávio Dino também foi avaliado. Perguntados sobre o tema, 64% dos entrevistados responderam que aprovar, contra 28% que disseram não aprovar. 8% dos entrevistados não responderam.

Os questionários foram aplicados em 6 regiões do Maranhão e atingiram 1.400 pessoas. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Índices comparativos

O Instituto Exata revela os números de avaliação do Governo do Estado no último mês sob administração do governador eleito pela oposição ao grupo Sarney, que havia dominado o Poder Executivo estadual durante os 50 anos anteriores.

Comparados com o resultado da eleição, que resultou com vitória do então candidato do PCdoB com 64% dos votos válidos, a avaliação mostra que a aprovação do governador mantêm-se alta e percentualmente superior ao apurado ao fim do pleito.