quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Duas mil habitações são entregues na Vila Paraiso 


A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e a Prefeitura de Caxias, entregaram na manhã desta quinta-feira (9), as duas mil casas restantes referentes aos blocos A, B, E e F do Residencial Vila Paraíso. As habitações fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e vai beneficiar mais de 8 mil pessoas.

Dentre as autoridades presentes na solenidade, o prefeito Leo Coutinho e o presidente do Banco do Brasil, Alexandre Abreu.


“A casa própria é um dos maiores sonhos de uma família. Na véspera do Natal, poder realizar o sonho dessas 2 mil famílias faz esse momento mais especial ainda. Ficamos muito felizes em terminar o terceiro ano de gestão com 3 mil casas entregues, mesmo diante da crise. Avançamos muito em habitação e isso mostra nosso compromisso, dedicação e que estamos no caminho certo”, declarou o prefeito municipal.


O presidente do BB, Alexandre Abreu, frisou que a diferença que os contemplados pagam com aluguel e que vão pagar nessas casas é muito significativa. "Essa grande mobilização que houve para o programa é uma coisa inédita neste país. Nunca se fez tantas moradias para pessoas que de fato precisam, em condições que elas possam pagar essa moradia. É importante dizer que esse tipo de sonho só é possível graças à união de governos federais, estado, prefeituras e câmaras municipais”.


Antes da solenidade de entrega, o prefeito Leo Coutinho, juntamente com outras autoridades visitaram as unidades habitacionais; entre elas, a casa de Ilzimar da Silva, que foi contemplada com toda mobília. “Eu morava na casa da minha mãe com os meus dois filhos. A sorte bateu na minha porta e agora com a casa própria realizo um sonho antigo e isso eu devo ao prefeito e à presidente”.

No palco, representando os demais contemplados, a beneficiária Antônia de Jesus recebeu as chaves da mão do prefeito. “Essa casa chegou em boa hora. Eu, meu esposo e três filhos morávamos em casa de aluguel. Mas pagar por algo que é seu é muito melhor”.

as informações são da ASCOM 
Relatório do Ministério da Saúde aponta 37 casos de microcefalia no Maranhão  


O Ministério da Saúde divulgou ontem novo relatório sobre casos suspeitos já registrados de microcefalia no país. Em relação ao Maranhão, o sinal continua em alerta.

Até o dia 5 deste mês, segundo o novo relatório, foram 37 os casos registrados no estado e 1.761 em todo o país.

Para se ter ideia do grau de preocupação que os números representam no Maranhão, basta comparar os dados deste ano, com os anos anteriores.

Em 2010, por exemplo, foram apenas 3 os casos; em 2011, 2; em 2012, 6 casos; em 2013, 2 casos e em 2014 outros 2 casos.


No ranking negativo do Ministério da Saúde sobre o registro de casos, o Maranhão ocupa a 8ª colocação. Pernambuco, Paraíba e Bahia, todos do Nordeste, são os estados com o maior quantitativo de casos apontados: 804, 316 e 180 respectivamente.

Os dados, do Ministério da Saúde, são alarmantes.

O Ministério da Saúde elaborou um protocolo emergencial de vigilância e resposta aos casos de microcefalia relacionados à infecção pelo Zika. O objetivo do protocolo é passar informações, orientações técnicas e diretrizes aos profissionais de saúde e equipes de vigilância. O material foi elaborado a partir das discussões entre o Ministério da Saúde e especialistas de diversas áreas da medicina, epidemiologia, estatística, geografia, laboratório, além de representantes das Secretarias de Saúde de Estados e Municípios afetados.
Prefeitura de Caxias começa a pagar 2ª parcela do 13º salário 


A Prefeitura de Caxias informa que começou a pagar a segunda parcela do 13º salário nesta quarta-feira (09). A primeira Secretaria a ser beneficiada foi a da Educação, a partir de amanhã o 13º começará a ser liberado para os servidores das demais secretarias.

A Prefeitura informa também que começará a pagar a folha de pagamento de dezembro a partir da próxima semana, começando pelos aposentados e pensionistas, dia 17, logo na sequência os servidores da ativa serão beneficiados.

Segundo um assessor do secretário de Fazenda do município, a Prefeitura vem sempre pagando seus colaboradores dentro do mês trabalhado, e neste mês então não poderia ser diferente. A iniciativa serve como forma de aquecer o comércio local neste período de festas.
Humberto Coutinho prepara volta ao batente 

do Repórter Tempo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), deve retornar ao batente no Palácio Manoel Bequimão na próxima segunda-feira (14), depois de duas semanas recuperando-se de uma cirurgia para a retirada de uma lesão cancerígena. É esse o seu roteiro cujo primeiro passo deve ser a alta hospitalar prevista para amanhã. Se confirmada, ele deixará o Hospital Sírio Libanês, seguirá para um hotel e embarcará para São Luís na sexta-feira, para descansar no fim de semana e retomar as atividades de chefe do Poder Legislativo logo na manhã de segunda-feira.

Ele informou à coluna que, apesar dos incômodos como dores, o pós-operatório “foi excelente”, o que o deixou mais confiante a cada dia. Além da recuperação animadora, contribuiu para melhorar o seu estado de ânimo as inúmeras visitas que recebeu nesse período. Lá estiveram o governador Flávio Dino, desembargador Jamil Gedeon, o conselheiro do Tribunal de Contas Edmar Cutrim, o deputado federal Weverton Rocha (PDT) e vários deputados estaduais, entre eles Roberto Costa (PMDB), Marco Aurélio (PCdoB) e Rigo Teles (PV), com os quais conversou muito sobre política.

Médico por formação, Coutinho sabe como poucos a importância de uma convalescença feita rigorosamente dentro das regras. Mas sabe também que é desanimador ficar longe do trabalho, principalmente quando alguém que, como ele, faz o que mais gosta, que é articulação política.
PM prende homem e recupera moto roubada 

Alex Barbosa Monteiro, 26 anos.
Policiais da VTR Triton do 2º BPM detiveram na noite desta terça-feira (08), um homem enquanto tentava vender pelo valor de R$ 700,00 uma moto Honda FAN  125 cilindradas, com registro de roubo/furto, na cidade de Teresina. O suspeito foi identificado como Alex Barbosa Monteiro, de 26 anos. 

Seguido por um popular, que ligou para a Central de Operações do 2º BPM, através do nº 190, o condutor foi detido próximo ao Posto Veneza em Caxias, onde a motocicleta foi recuperada.

O veículo foi encaminhado para o pátio da Delegacia Regional de Caxias juntamente com o acusado para os procedimentos cabíveis. 







Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa foi assaltado em São Luis

por Carlos Alberto
C. Alberto - diretor de C. da AL
Fui assaltado na tarde de hoje. Na ocasião, estava apresentando a praça Gonçalves Dias a uma amiga do Espírito Santo que passa alguns dias em São Luís, quando dois sujeitos desarmados, porém simulando portar armas, se aproximaram e anunciaram o assalto. Reagimos com tranquilidade e entregamos nossos celulares. Não sofremos qualquer tipo de violência.

Cinco minutos após o assalto, os dois delinquentes foram interceptados por policiais da MOTO DO CENTRO, foram presos e os celulares recuperados.

Neste triste episódio do qual fomos vítimas, faço questão de destacar a presteza e a eficiência dos policiais militares que imediatamente se juntaram em quatro motos para pegar os assaltantes.

Logo após, encostou uma viatura que levou os delinquentes ao plantao central, localizada no Parque do Bom Menino. Registro que toda a operação aconteceu de forma rápida e sem violência.

Parabenizo a atuação dos policiais soldados PM Welerson, Serra, Delmaro e Maia, bem como a atenção que nos foi dispensada pelo delegado Luís Carlos. Registro o meu reconhecimento público à eficiência da polícia do governador Flávio Dino, que neste episodio, comprovou aptidão para dar segurança à população com presteza e agindo como uma verdadeira polícia cidadã.
Deputada Valéria Macedo participa do Programa Mais Produção 

Agencia Assembleia

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) representou a Assembleia Legislativa no lançamento do Programa Mais Produção, no Palácio Henrique de La Rocque.  O programa define 10 cadeias produtivas prioritárias a serem trabalhadas com foco no abastecimento do estado e na busca pela autossuficiência.

O objetivo do programa é o de promover o adensamento de cada cadeia e dos arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes), agregando valor aos produtos maranhenses, gerando mais riqueza, emprego e renda.

O termo cadeias produtivas refere-se a um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais, os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado.

Na ocasião, Valéria destacou a importância do Programa para os produtores que passam a receber assistência técnica e apoio para a produção local. “É extremamente importante o Programa Mais Produção para a melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores e consequentemente para a economia do nosso estado”, disse a deputada.