quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Voltou a chover nesta quinta-feira em Caxias 

A cidade de Caxias voltou a registrar chuvas  na tarde desta quinta-feira (7). Durante a manhã, também choveu, mas com pouca intensidade.

Hoje o tempo mudou e a cidade amanheceu com nebulosidade, chuviscos em alguns pontos e declínio de temperatura.

A chuva registrada nesta quinta-feira é insuficiente para amenizar a estiagem prolongada na região, mas anima os lavradores que mantém a fé que dias melhores e mais chuvas cairão. 







Sabiá encerra Copinha com vitória sobre o Desportiva Aliança-AL 


O Sabiá fechou a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016 com vitória. Na tarde desta quinta-feira, 7, no estádio do Joaquinzão, pela última rodada da primeira fase do torneio, a equipe maranhense de Caxias bateu a Desportiva Aliança-AL por 3 a 1 e termina a competição na terceira colocação do Grupo 21, com três pontos. Os alagoanos terminaram na última colocação da chave, sem pontuar. As duas entraram em campo já eliminadas. 

Resta agora a delegação caxiense encarar a volta pra casa enfrentando às 57 horas de viagem que separa São Paulo da Princesa do Sertão.  
Paulo Marinho Junior será candidato a prefeito e Fábio Gentil o vice?

Paulo Marinho Junior e Fábio Gentil quem será o traidor??
Já circula nos bastidores da política caxiense desde ontem (06) uma foto da provável definição da união do ex-deputado Paulo Marinho Jr. (PMDB) com o vereador Fábio Gentil (PSDC) sobre o caminho que ambos vão seguir nas eleições de 2016.

Na postagem nas redes sociais nenhum dos dois anunciou ou comentou, ambos comentaram apenas em deixar a vaidade de lado,  quem vai encabeçar a chapa e como será feito o processo de escolha do cabeça que disputará a eleição para prefeito concorrendo com o atual gestor Léo Coutinho. 

Se os dois selaram o pacto da "união" por Caxias, então um vai ter que desistir da pré campanha de prefeito para que a população comece a tomar conhecimento de quem vai encabeçar a chapa da oposição na corrida sucessória pela cadeira nº 1 do Palácio da Cidade. 

São muitos os comentários sobre esta união. Mas, o principal comentário feito por uma pessoa próxima do ex-gestor, é de que o ex-prefeito Paulo Marinho, detentor de aproximadamente 25 mil votos do eleitorado caxiense em qualquer disputa eleitoral, jamais aceitará que o filho PM Jr. seja candidato a vice-prefeito na chapa de quem quer que seja o cabeça na chapa da oposição. 

Resumindo: ao que parece Paulo Marinho Junior e Fábio Gentil, um dos dois vai ter que dar uma facada nas costas do outro primeiro. Portanto resta aguardar para ver quem será o traidor da oposição.




Paciente é transportado na carroceria de caminhonete da guarda municipal 


Um flagrante registrado no fim da tarde desta quarta-feira (6) em um trecho da BR-222, que fica entre os municípios de Arari e Miranda do Norte, mostra um homem sendo atendido e transportado na carroceria de uma caminhonete da Guarda Municipal de Arari.

A imagem registrada por internauta mostra outros três homens prestando atendimento ao paciente, dois deles segurando as bolsas com soro com muita dificuldade. Todos que estavam sendo transportado na carroceria da caminhonete não possuíam qualquer conforto e segurança.

Segundo o autor da fotografia, o veículo seguia em direção ao município de Miranda e chegou a realizar algumas ultrapassagens perigosas no trajeto. Ele contou ainda que o paciente estava deitado na carroceria, aparentemente muito debilitado e com dois soros ligados nele.


“Os caras que, aparentemente, eram profissionais da saúde tinham a maior dificuldade de manter o soro no alto. Em alguns momentos quase caíram por conta dos buracos na BR e da velocidade em que o carro estava”, disse o internauta que resolveu enviar a foto para mostrar o desrespeito com a população.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir pessoas, animais ou cargas na parte externa do veículo é considerado infração gravíssima. A multa é de R$ 191,51, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo consta no artigo 230 do CTB.

Estelionatários aplicam golpes em pacientes do Hospital Geral 


Uma quadrilha de estelionatários estaria aplicando golpes em familiares de pacientes internados no Hospital Geral. Pelo menos três Boletins de Ocorrências já foram registrados na Central de Flagrantes com o mesmo teor.

A última vítima foi a senhora Antonia Patrícia Assunção da Silva, residente no Povoado Cajazeiras, Zona Rural de São João do Sóter. Ela tem um irmão internado no HGM e os estelionatários teriam conseguido informações pessoais sobre o paciente.

De acordo com a senhora, uma ligação com voz feminina fez o contato, informando que a família teria que depositar certa quantia para cobrir os custos com alguns exames que o SUS não cobre.

Preocupada, Antonia Patrícia arrecadou com demais familiares e depositou na conta indicada pela estelionatária a quantia de R$ 1.200, ela (Patricia) só se deu conta do golpe quando retornou à Caxias e procurou informações no próprio HGM.

O número da conta, a agência e em nome de quem o dinheiro foi depositado está sob sigilo da polícia para não atrapalhar as investigações.
 
fonte: Mano Santos 
Levantamento divulgado pelo Tribunal de Justiça mostra que politico no MA não vai pra cadeia 

Atual 7

Em tempos de julgamentos televisionados ao vivo e de grandes empresários nacionais indo parar no xilindró por ação e força da Polícia Federal, no velho e bom estado do Maranhão, o Tribunal de Justiça local divulgou um levantamento, nessa segunda-feira 4, que reaviva um dos comentários mais enraizados entre os maranhenses: ladrões de galinha, sim, mas político, aqui, não entra na cadeia de jeito nenhum.

De acordo com o levantamento, de janeiro de 2012 a dezembro de 2015, 74 prefeitos e ex-prefeitos foram condenados pelo Pode Judiciário maranhense, por envolvimento em algum tipo de crime no exercício do cargo. Apesar da diversidade de maracutaias aplicadas – atraso ou fraude na prestação de contas, lesão ao erário, desvio de verbas, falsidade ideológica, contratação de servidores sem concurso, fraude em licitações, falta de comprovação de aplicação de recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS), má aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), fragmentação de despesas e dispensa irregular de licitações – todos conseguiram escapar das grades.

As penas aplicadas – se é que se pode chamar de penas mesmo, já que alguns ainda permanecem no cargo – não passam de simples cassação de mandato, bloqueio de repasses estaduais e federais; afastamento; pagamento de multa de cinco vezes o valor da remuneração; e a inabilitação ao exercício de cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos. Além da possibilidade dos larápios voltarem a concorrer ao cargo e cometerem as mesmas atrocidades com os cofres públicos após esse prazo de cinco anos, das poucas condenações de detenção em regime aberto, o TJ-MA tratou de converter a pena em prestação de serviços à comunidade.

Pelo levantamento do TJ-MA, em 2012, foram condenados – mas livrados da cadeia – os prefeitos Raimundo Galdino Leite (São João do Paraíso), Mercial Lima de Arruda (Grajaú), João Batista Freitas (São Vicente Férrer), Agamenon Lima Milhomem (Peritoró), Lenoílson Passos da Silva (Pedreiras), Antonio Marcos de Oliveira (Buriticupu), Lourêncio de Moraes (Governador Edison Lobão), Rivalmar Luís Gonçalves Moraes (Viana), Cleomaltina Moreira (Anapurus), Socorro Waquim (Timon), José Ribamar Rodrigues (Vitorino Freire), Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin (Barra do Corda), João Alberto Martins Silva (Carolina), José Francisco dos Santos (Capinzal do Norte) e Ilzemar Oliveira Dutra (Santa Luzia).

Na lista dos condenados que também não sabem como funciona o sistema no Complexo Penitenciário de Pedrinhas constam ainda os ex-prefeitos Raimundo Nonato Jansen Veloso (Pio XII), José Reinaldo Calvet (Bacabeira), Francisco Rodrigues de Sousa (Timon) e Jomar Fernandes (Imperatriz), além de Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio (Paço do Lumiar) e Francisco Xavier Silva Neto (Cajapió), que foram apenas cassados por improbidade administrativa, apesar de terem ficado com parte ou tudo daquilo que deveria ser convertido em serviços e obras para a população.

Já no ano de 2013, a relação de gestores e ex-gestores que afanaram os cofres públicos mas não foram parar na cadeia é formada por Francisco Xavier Silva Neto (Cajapió), Deusdedith Sampaio (Açailândia), Ademar Alves de Oliveira (Olho D’água das Cunhãs), Zé Vieira (Bacabal), Francisco Rodrigues de Sousa, o “Chico Leitoa” (Timon), Cláudio Vale de Arruda (Formosa de Serra Negra), Ilzemar Oliveira Dutra (Santa Luzia), Maria José Gama Alhadef (Penalva), Raimundo Nonato Jansen Veloso (Pio XII) e Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues (Riachão).

Em 2014, poderiam ter ido para as grades, mas foram apenas condenados a pequenos tipos de sanções penais os prefeitos Atenir Ribeiro Marques (Alto Alegre do Pindaré), Marcos Robert Silva Costa (Matinha), Antonio Reinaldo Sousa (Passagem Franca), Raimundo Nonato Borba Sales (Cantanhede), Jomar Fernandes (Imperatriz), Manoel Albino Lopes (Altamira do Maranhão), Nerias Teixeira de Sousa (São Pedro da Água Branca), José Miranda Almeida (Brejo de Areia), Alcir Mendonça da Silva (Zé Doca), Adail Albuquerque de Sousa (Montes Altos), Glorismar Rosa Venâncio (Paço do Lumiar), Antonio de Castro Nogueira (São Domingos do Maranhão), Aluísio Holanda Lima (Olho D´Água das Cunhãs) e Francisco Alves de Holanda (João Lisboa).

Formam a lista da facção criminosa que escapou da cadeia, em 2015, os prefeitos João Cândido Carvalho Neto (Magalhães de Almeida), Cleomaltina Moreira Monteles (Anapurus) e Gleide Lima Santos (Açailândia); e os ex-prefeitos Jânio de Sousa Freitas (Trizidela do Vale), Benedito Francisco da Silveira Figueiredo, o Biné Figueiredo (Codó), Francisco Rodrigues de Sousa, o Chico Leitoa (Timon), Jonatas Alves de Almeida (São Francisco do Maranhão), Tadeu Palácio (São Luís), Ilzemar Oliveira Dutra (Santa Luzia), Ivaldo Antonio Cavalcante (Rosário), José Cardoso da Silva Filho (São Domingos do Azeitão), Sebastião Fernandes Barros (São Domingos do Azeitão), José Nilton Marreiros Ferraz (Santa Luzia do Paruá), Mábenes Fonseca (Paço do Lumiar), Maria José Gama Alhadef (Penalva), Nauro Sérgio Muniz Mendes (Penalva), Manoel Albino Lopes (Altamira do Maranhão), José Miranda Almeida (Brejo de Areia), Juscelino Martins de Oliveira (Formosa da Serra Negra), Rivalmar Luis Gonçalves Moraes (Viana), Lourival de Nazaré Vieira Gama (Penalva), João Batista Freitas (São Vicente de Férrer), Ildézio Gonçalves de Oliveira (São Pedro da Água Branca), Dirce Maria Coelho Xavier Araújo (Timbiras), Carlos Gustavo Ribeiro Guimarães (Nova Iorque), Coriolano Almeida (São Bernardo), Luiz Feitosa da Silva, o Luiz do Cinema (Governador Luiz Rocha) e José Reinaldo Silva Calvet (Bacabeira).
Rastreador auxilia Policia Militar na recuperação de moto roubada


Uma moto (foto) que havia sido furtada algumas horas antes na cidade de Timon foi recuperada em Caxias, na tarde desta terça-feira (05). 

O veículo possui um sistema de rastreamento, o que os criminosos não se deram conta. Com a localização enviada pelo aparelho de que a motocicleta trafegava pela rua Saturnino Belo, no bairro São Francisco, policiais militares do 2º BPM se deslocaram até o local indicado e fizeram a apreensão do veiculo no momento em que os suspeitos abasteciam a moto em um posto de combustivél.

A moto foi recuperada e devolvida ao legitimo proprietário, que é um policial militar lotado em Timon e os dois suspeitos foram conduzidos até o 1º DP para que fosse tomada as devidas providencias cabíveis.

Os suspeitos foram identificados como Wesley Soares Carvalho, de 23 anos, e Max da Silva Santos, de 22 anos, ambos residentes no bairro Castelo Branco em Caxias.