domingo, 20 de março de 2016

Periodo eleitoral é transformador 


Eleição é algo transformador: quem era deixa de ser, quem não era passa a ser.  Comportamentos antes incompreensíveis passam a fazer algum sentido. Atitudes causam estranheza porque antes não existiam e, depois, existem como a abertura de um casulo, que guardava as mais incríveis surpresas.

No período eleitoral tudo se transforma: gente que não fala, abre a boca. Quem não cumprimenta, anda de mão dolorida. Quem não mostra os dentes, antes nunca vistos, passa a mostrar a beleza do sorriso. A vida parece ficar mais bela, mais emocionante.

É um período de descobertas: antes ou depois de sete anos, ou mais ou menos, se beneficiando de alguém, ou de uma estrutura se chega à conclusão que aquilo tudo não prestava, que não tinha nenhum valor. Os valores passam a serem outros, outros mais fortes. Tudo muda faltando poucos meses para uma eleição.

Bom seria se eleição fosse todo dia, todo mês, todo ano. Ficaria fácil para descobrir quem são as pessoas, as suas personalidades, vontades e desejos. Quem era diabo vira santo; quem era ruim passa a ser alma generosa; que era triste fica alegre; quem via o certo passa a ver o errado. A vida passa a ser contagiante, cheia de arroubos ideológicos.

Oh, tempo bom! Tudo muda, tudo se transforma! Viva o período que antecede uma eleição!
Eleitor de Caxias deve fazer o recadastramento biométrico até o dia 30 de março  

Desde o dia 30 de novembro de 2015, a Justiça Eleitoral disponibilizou aos eleitores caxienses o recadastramento biométrico.

O recadastramento biométrico dos eleitores acontece em dois pontos: Centro de Cultura e Fórum da Cidade Judiciária, no bairro Campo de Belém. 

Com dada já marcada para o encerramento, próximo dia 30 de Março, foi organizado um roteiro para atender os eleitores ainda pendentes. 

Confira abaixo data e local de cada atendimento:

18 e 19- Povoado Chapada 3° distrito
21 a 23- Povoado Caiçara 2º distrito
28 e 29- Povoado Brejinho 1° distrito
19 à 23- Centro de Cultura e Fórum das 8:00 da manhã até as 17:00 horas
24- Fórum da cidade Judiciaria de 8:00 horas ao 12:00

Documentação necessária e procedimentos

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver) e, ainda, comprovante de endereço, para que comprove seu vínculo com o município onde vota. Os maiores de 18 anos que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez podem fazê-lo durante o recadastramento biométrico. Nesse caso, os eleitores do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

O procedimento de recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.
PMDB já tem data para rompimento com Dilma...