terça-feira, 21 de agosto de 2018

Vereador Darlan critica atendimento oferecido pela agencia da Caixa Econômica em Caxias 


Insatisfeito com o atendimento oferecido pela agencia Caixa Econômica Federal em Caxias, o vereador Darlan (PHS) usou o pequeno expediente, na sessão de segunda-feira (20), para criticar a agência bancária e sugerir a realização de uma audiência pública para discutir o assunto.

O parlamentar iniciou o seu pronunciamento questionando como uma cidade do porte de Caxias, tão importante economicamente, historicamente, turisticamente e culturalmente, possui somente uma agência da Caixa para atender quase 500 mil habitantes, por também receber cidades vizinhas, como Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto e Senador Alexandre Costa.
Darlan relatou que no dia levou a sua mãe, cadeirante, para fazer a prova de vida na agência bancária e quase não conseguiu entrar. “A fila, por volta das 9h da manhã, estava próxima ao Banco do Brasil. E aquelas pessoas estão ali nem é para entrar no banco, é para pegar uma senha, e segundo alguns só tem 10 senhas para atendimento na mesa. Então, as pessoas estão madrugando”, disse.
Lembrando o caso da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), também denunciada anteriormente na Câmara, que procurou recentemente o presidente da Casa, vereador Catulé (PRB), com o fim de prestar esclarecimentos dos serviços prestados na região, Darlan propôs uma audiência pública com os bancos de Caxias, em especial, com a Caixa Econômica, “porque o que tem feito com a cidade é desumano”.
Recuperação de estrada vicinal
Darlan agradeceu ao prefeito Fábio Gentil (PRB) e o apoio dos colegas de parlamento em um requerimento de sua autoria que atende demanda do 1º Distrito, do povoado Fumo Verde até o povoado Buenos Aires, com a recuperação da estrada vicinal, que inclusive já chegou no povoado Esperança.
ASCOM/CMC 
Folha de São Paulo: Roseana Sarney representa "o velho de novo" no Maranhão


Editorial do jornal Folha de São Paulo desta terça-feira (21), trouxe um dado interessante sobre as eleições desse ano: apesar do desastre econômico e dos inúmeros escândalos de corrupção, que ensejaram o desejo de renovação na política brasileira, o cenário eleitoral mostra que ainda há “grande resistência dos nichos tradicionais de poder”.
A Folha aponta que no Maranhão a representação mor da insistência da velha política se manter viva, figura na candidatura da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), que busca um quinto mandato como governadora. Além disso, o clã político liderado pelo pai de Roseana, José Sarney, exerceu esmagadora influência política no Maranhão por quase 50 anos.
A Folha de São Paulo avalia que, “dado o nível precário de informação do eleitorado, as apostas tendem a se concentrar em figuras conhecidas”, como os candidatos do grupo Sarney.
Clã Sarney desgastado
Mas ainda que Roseana e seu grupo persistam na luta para retomar o poder, a oligarquia Sarney dá fortes sinais de desgaste. Prova disso são os pífios eventos que Roseana vem conduzindo logo no início da campanha e os resultados desfavoráveis nas pesquisas de intenções de votos.
Só para se ter uma ideia, na última projeção divulgada pelo Instituto DataIlha, Roseana aparece com apenas 32,93% das intenções de votos, enquanto seu adversário, Flávio Dino, tem quase o dobro de votos e venceria as eleições no primeiro turno com 61,76%.
Zé Reinaldo emite comunicado a Caxias para explicar mudança na suplência...

Candidato a senador pelo PSDB diz que foi obrigado pela legenda a abrir mão das duas suplências, o que sacrificou a candidatura do advogado Catulé Junior, que já havia sido apresentado em sua chapa  


O deputado federal José Reinaldo Tavares, candidato a senador pelo PSDB, divulgou um comunicado dirigido à população de Caxias.
Na nota, com o título “Por respeito a Caxias”, o ex-governador do Maranhão explica como ocorreu, na véspera da convenção do PSDB, foi pego de surpresa com a exigência partidária de que ele teria que abrir mão do primeiro e do segundo suplente.
A decisão sacrificou a candidatura do advogado caxiense Catulé Júnior.
Fui avisado pelas lideranças locais de que o partido exigia a minha primeira suplência e que isso não era negociável, independente dos meus protestos e da minha indignação. Ou seja, eu teria que desfazer todo o acordo e compromisso firmado com o Catulé Júnior  explicou.
Leia a íntegra da nota:
POR RESPEITO A CAXIAS
Tenho ligações profundas com a cidade de Caxias e sua gente. Ao longo dos anos de experiência pública acumulada, sempre deixei minha contribuição ao município, seja como governador, ministro ou deputado federal.
Foi com muita alegria que participei, no início do mês de junho, de uma grande festa em Caxias para anúncio de Catulé Júnior como o meu primeiro suplente para o Senado Federal. O acordo foi fechado e comunicado oficialmente a toda a população em um evento que marcou a minha trajetória política. Na ocasião, tive o imenso prazer de ver todo o grupo do prefeito Fábio Gentil, os vereadores e muitos secretários presentes, além do próprio Catulé, que é meu amigo de longas datas, além de Paulo Marinho, Zé Gentil, os amigos Luís Fernando, prefeito de São José de Ribamar e Biné Figueiredo, de Codó, muitos aliados que adquiri pelos laços do trabalho sério que sempre dediquei a Caxias, notadamente quando fui governador.
A política é uma atividade extremamente realizadora, sobretudo quando existe reconhecimento público do trabalho em prol de uma vida melhor à população. Mas há muitos dissabores que desafiam a serenidade e grandeza de espírito daqueles que a exercem. Todos acompanharam o que se sucedeu com a minha candidatura. Fui vítima de constantes boatarias de que não sairia candidato, que não teria legenda para concorrer pelo PSDB, partido que me convidou para ser candidato ao Senado. Finalmente minha candidatura foi confirmada, com o apoio total do presidente nacional do PSDB, nosso candidato a presidente da República, Geraldo Alckmin.
Aparentemente, estava tudo resolvido. Mas, na véspera da Convenção do PSDB fui avisado pelas lideranças locais de que o partido exigia a minha primeira suplência e que isso não era negociável, independente dos meus protestos e da minha indignação. Ou seja, eu teria que desfazer todo o acordo e compromisso firmado com o Catulé Júnior. Ainda ofereci a segunda suplência, mas ele, com toda a razão – reconheço – não aceitou.
Tenho uma admiração profunda pelo Catulé Junior, pela sua seriedade e pela firmeza de seu caráter e inteligência.  Essa admiração é permanente e nada mudará isso. Espero que a população de Caxias consiga compreender o que houve, uma imposição partidária que não concordei e que quase me leva desistir de concorrer ao Senado, o que fui aconselhado a prosseguir.
Reafirmo que irei continuar a conseguir benefícios para o Caxias. Com a vontade de Deus e do voto do povo caxiense vou buscar viabilizar os projetos que já tracei para defender no Senado Federal, visando ao desenvolvimento social e econômico de Caxias, Região do Cocais e do Maranhão.
Estou à disposição, amigos.
Conto com o apoio de Caxias para consolidar esta nossa vitória!
Zé Reinaldo Tavares
deputado federal e candidato ao Senado (PSDB)
Paço do Lumiar e São Luis abraçam a candidatura de Adelmo Soares 

O candidato a deputado estadual pelo PCdoB foi muito bem recebido na Grande Ilha durante lançamento da campanha neste fim de semana 


A caravana Adelmo Soares segue visitando cidades e povoados de todo o Maranhão. Este final de semana foi a vez de encontrar aliados, parceiros e grandes amigos nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Ao todo foram mais de 500 pessoas acompanhando as reuniões e apoiando o candidato. 

“A recepção que a gente teve na grande ilha foi muito boa. Emocionante ver que o povo maranhense conhece o nosso trabalho, sabe do nosso compromisso em continuar transformando a vida das pessoas por um Maranhão de todos. Somamos forças ao grande projeto de vida digna que o governador Flávio Dino iniciou. Sigo acreditando que a política é o melhor mecanismo para se fazer o bem comum”, comentou Adelmo Soares. 


O candidato, que comandou a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) entre os anos de 2015 e 2018, e que já exerceu dois mandatos como vereador da cidade de Caxias, segue dialogando com os trabalhadores e trabalhadoras rurais, ouvindo anseios e necessidades, para poder fazer aquilo que sabe melhor: representar o povo maranhense, desta vez na Assembleia Legislativa.  

A caminhada do final de semana contou com o apoio de aliados muito importantes como a vice-prefeita de Paço do Lumiar, Maria Paula Azevedo, e o candidato a deputado federal Bira do Pindaré, que lançou sua campanha na capital junto com Adelmo Soares nas cidades de São Luís e São José de Ribamar. 


Por falar em aliados, neste final de semana, Adelmo Soares percorreu a região do médio sertão maranhense, encontrando amigos como Jorge Oliveira, prefeito de Duque Bacelar; Chico Miguel, presidente da FETAEMA e vice-prefeito de Peritoró; Antonio Pires, vice-prefeito de Coelho Neto e o investigador da Polícia Civil, Albino, grande nome da região; lideranças importantes e salutares que tem abraçado a causa. 


Nessas andanças o candidato tem constantemente reforçado seus laços de parceria com a FETAEMA e o MST, e recebido a confiança dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais por todo o estado. Com a declaração dos sindicalistas de Aldeias Altas, Adelmo já conta com a parceria de 127 STTR.

O Maranhão vive um dos momentos políticos mais importantes da história, a batalha começou, a onda vermelha não pode parar. Chegou a vez do povo do campo ser ouvido, chegou a vez dos agricultores e agricultoras familiares, chegou a vez de Adelmo Soares para deputado estadual.


Dra. Cleide Coutinho lança hoje oficialmente sua candidatura para deputada estadual  


A médica Cleide Coutinho (foto) lança oficialmente nesta terça-feira ((21) sua candidatura para deputada estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). O evento esta marcado para ter inicio às 19h e acontecerá no Espaço Assunção Eventos.

A candidata é viúva do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho. Segundo a organização do evento, a data para a largada da campanha foi escolhida por ser dia do aniversário do saudoso Humberto Coutinho, que se vivo estivesse estaria completando 72 anos. 

Aos 71 anos de idade, Cleide Coutinho retorna à disputa estadual depois de dois mandatos como deputada estadual.

Noca
TRE julga registros de candidatura; veja quem está na expectativa 


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começa a julgar hoje (21) os pedidos de registro de candidatura dos postulantes a cargos eletivos no Maranhão. Não há previsão de quais são os registros que serão julgados já que não há pauta definida.
No total, o TRE do Maranhão tem 714 pedidos de registros de candidatura. São seis de candidato ao governo e seus vices, 11 candidatos ao Senado e mais 22 a suplente (sendo 11 primeiro suplente e 11 para segundo suplente), 197 para deputado federal e 472 para deputado estadual.
Os julgamentos geram mais expectativas nos candidatos já impugnados. Dentre eles, o governador Flávio Dino (PCdoB), o vice-governador, Carlos Brandão (PRB), a candidata a suplente de Weverton Rocha (PDT) Suely Pereira (PSB), além de candidatos a deputado como Júnior Lourenço (PR), Rosângela Curado (PEN) e Detinha (PR).
O ex-deputado Ricardo Murad (PRP) teve duas impugnações: uma da PRE-MA e outra do ex-secretário Márcio Jerry.
No caso da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), a única contestação à candidatura da emedebista foi oposta pelo deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), inicialmente em forma de notícia de inelegibilidade protocolada no Ministério Público Eleitoral (MPE), que ainda não decidiu se proporá ação de impugnação.
Na noite de ontem (20), o parlamentar desistiu de aguardar o posicionamento do procurador eleitoral e decidiu ele mesmo impugnar o registro de candidatura da ex-governadora.
Todos os registros devem ser julgados até o próximo dia 17 de setembro, conforme estabelecido no calendário eleitoral.
O TRE realizará ainda seis sessões no mês de agosto que deverão ser voltadas para o julgamento dos pedidos de registro.
Nesta terça-feira, as sessões ocorrem às 9h e às 15h. Amanhã (22) às 16h, na quinta-feira (23) às 9h; e no dia  28, às 9h e às 15h.
Blog do Gilberto Leda