terça-feira, 11 de setembro de 2018

Aureamélia Soares destaca funcionamento do serviço de transporte gratuito do Projeto Travessia em Caxias 


O ‘Projeto Travessia’, executado por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), oferece transporte especial gratuito para idosos, pessoas com deficiência, usuários de cadeira de rodas. A vereadora Aureamélia Soares (PC do B), na sessão de segunda-feira (10), deu destaque para o funcionamento do serviço em Caxias.

A vereadora lembrou uma audiência pública realizada há meses onde foi discutida a implantação do Projeto Travessia em Caxias. “E hoje, através do comprometimento do governador Flávio Dino (PC do B) com o município, foram entregues duas vans que irão atender a melhor idade e os deficientes físicos”, disse.
“Sabemos que Flávio Dino governa para todos e ele tem um olhar especial, uma sensibilidade para as pessoas que mais precisam do serviço. Tanto que o projeto já está implantando em algumas cidades, inclusive em São Luís; hoje aconteceu na cidade de Timon, depois a equipe se deslocou para Caxias e logo em seguida foram para Presidente Dutra”, informou a parlamentar.
Aureamélia concluiu o seu pronunciamento agradecendo pela iniciativa, além do governador Flávio Dino, ao presidente da MOB, Lawrence Melo.
Segundo o presidente em exercício Neto do Sindicato (PC do B), com o Projeto Travessia, “o governador Flávio Dino demonstra mais uma vez que está realmente cumprindo com as promessas de campanha, olhando para as pessoas mais necessitadas. Diga-se de passagem, um dos governadores deste país que mais cumpre com a palavra”.
ASCOM/CMC
PT anuncia candidatura de Fernando Haddad à Presidência no lugar de Lula 

O anuncio foi feito em Curitiba onde Lula está preso desde 7 de abril 
O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou nesta terça-feira (11) que Fernando Haddad concorrerá à Presidência da República pela legenda no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve o registro de candidatura rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prazo dado pelo TSE para o partido apresentar à Justiça Eleitoral o substituto de Lula terminava às 19h desta terça-feira. Na chapa original, Haddad era o vice de Lula. Na nova formação, a candidata à vice-presidência será Manuela D’Ávila, do PCdoB.
O anúncio foi feito em Curitiba, onde Lula está preso desde 7 de abril, cumprindo pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso da Lava Jato envolvendo o triplex em Guarujá (SP).
Pela manhã, a executiva nacional do partido se reuniu em um hotel na capital paranaense. Haddad participou do encontro e chegou à Superintendência da PF, onde Lula está preso, às 15h30.
Após se reunir com o ex-presidente, Haddad deixou o prédio da PF por volta das 17h15 e falou para a militância que esperava do lado de fora. Subiram o palanque com ele a candidata a vice Manuela D’Ávila, a ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman e outros membros do partido.
Gleisi apresentou Haddad como candidato a presidente pelo PT e “representante de Lula” na eleição e Manuela como vice. Segundo Gleisi, Lula afirmou que “o PT, mesmo sem ele, deveria apresentar um candidato à presidente da República”. Luiz Eduardo Greenhalgh, um dos fundadores do partido, leu uma carta de Lula.
Prazo
Os ministros do TSE rejeitaram a candidatura Lula em 1º de setembro e deram 10 dias para o PT substituir o candidato – prazo que terminava nesta terça.
Na segunda (10), a defesa do ex-presidente havia recorrido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ampliar o prazo até 17 de setembro. O recurso, entretanto, não chegou a ser analisado até esta terça, e o partido acabou decidindo por anunciar a substituição de Lula por Haddad.
Os advogados tinham feito o mesmo pedido ao TSE, que foi rejeitado pela presidente do tribunal, ministra Rosa Weber.
Caso o partido não apresentasse o substituto na chapa, de acordo com entendimento da Justiça Eleitoral, ficaria de fora da corrida presidencial, e o tempo de propaganda na TV seria redistribuído entre os demais partidos.
Perfil de Haddad
Filho de comerciantes do Bom Retiro, na região central de São Paulo, aos 18 anos Haddad entrou para a faculdade de direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo de São Francisco. Formou-se bacharel em 1985.
Também pela USP, tornou-se mestre em Economia com especialização em economia política, em 1990, e doutor em Filosofia em 1996.
Foi professor de Teoria Política Contemporânea no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP, analista de investimento do Unibanco e consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Em 2001, assumiu a chefia de gabinete da secretaria municipal de Finanças de São Paulo na gestão da prefeita Marta Suplicy. Dois anos depois, se tornou assessor especial do ministro do Planejamento, Guido Mantega. Depois, foi secretário Executivo do Ministério da Educação e se tornou ministro da pasta durante a gestão Lula.
Em 2012, deixou o cargo para disputar as eleições municipais de São Paulo. Foi prefeito da capital paulista de 2012 a 2016, e candidato do PT à reeleição, mas perdeu para o tucano João Doria.

Povoado Brejinho abraça a candidatura de Cleide Coutinho 


Os moradores do povoado Brejinho (2º Distrito de Caxias), prepararam uma grande festa no domingo, 09, para receber a candidata a deputada estadual Cleide Coutinho (PDT), Ela estava acompanhado da liderança politica Edval do Brejinho e dos vereadores Tevi, Edilson Martins e Thais Coutinho. Em carreata a candidata foi seguida por dezenas de carros e motos e percorreu as principais ruas do povoado. 


No trajeto, Drª Cleide que do veículo comandava a carreata cumprimentava os moradores que aplaudiam a passagem da carreata da verdade. Após a carreata, dezenas de moradores se reuniram para ouvir a candidata que garantiu, que Caxias e toda região  terá uma deputada estadual para representa-los na Assembleia Legislativa.






Em reunião, Flávio Dino consolida apoio de 190 prefeitos 


Dos 217 municípios, 190 prefeitos confirmam apoio à reeleição do governador Flávio Dino. O comunista recebeu 150 prefeitos e mais representantes dos outros que não puderam comparecer na noite desta segunda-feira (10).
A reunião com a presença de prefeitos e lideranças políticas demonstrou a força de Flávio Dino.
“Temos prefeitos que viajaram 600, 700 quilômetros para estar aqui nesta noite, e esta é uma prova de carinho, de apreço e consideração. Quero agradecer tanto aos que vieram de perto quanto os que vieram de mais longe, e que estão aqui unidos”, afirmou o governador.
Os prefeitos destacaram as múltiplas ações de Flávio Dino nos municípios. “É o governador dos menos favorecidos” disse Cleomar Tema, prefeito de Tuntum. “Alguma dúvida sobre quem é o melhor candidato para o governo do Maranhão? Claro que não. Vamos juntos. Unidos pela vitória no 1º turno. É 65.”
Campanhas de Maura Jorge e Roberto Rocha praticamente só existem no horário eleitoral  


Não fosse o horário da propaganda eleitoral, certamente os eleitores maranhenses não tomariam conhecimento que Maura Jorge (PSL) e Roberto Rocha (PSDB) estão em campanhas pelo Governo do Estado. Apontados como fatores que poderia ajudar a candidata Roseana (MDB) a levar a eleição para um improvável segundo turno, os dois linha auxiliares da oligarquia Sarney, pelo visto, jogaram a toalha, sucumbiram e se mostram insignificantes no processo eleitoral. Para se ter uma ideia, no final de semana o PSL fez bandeiraço por Bolsonaro sem um único cartaz ou faixa lembrando que Maura é candidata.
A situação dos dois candidatos é tão crítica que não se vê uma única atividade de campanha que lembre o eficiente corpo a corpo com a população, o que leva a imaginar que estariam receosos de buscar o contato direto com o eleitor, principalmente de São Luís, maior colégio eleitoral do Maranhão. A candidata Maura Jorge sofre mais ainda por conta do reduzidíssimo tempo de televisão.
Para completar o quadro de abandono dos representantes do PSL e PSDB, os candidatos a deputados federal e estadual estão simplesmente ignorando a existência dos dois candidatos ao governo e deixando de pedir de votos; o candidato ao Senado pelos tucanos, deputado federal José Reinaldo Tavares, inclusive, participou no final de semana de atividade política com o governador Flávio Dino, em Pinheiro.
Da ex-prefeita de Lago da Pedra não se poderia esperar performance melhor, a final possui uma liderança restrita a Lago da Pedra, mas o que chama atenção mesmo é o desprezo da população pelo candidato do PSDB, Roberto Rocha, que conseguiu em 2014, na sombra do governador Flávio Dino, se eleger senador, mas que em algumas pesquisas aparece atrás de Maura Jorge e sem qualquer esperança de conquistar a simpatia dos eleitores.
Por conta do pífio desempenho, principalmente de Roberto Rocha, as apostas nos bastidores da sucessão é que o representante dos tucanos deve sair menor do que entrou na campanha e sem perspectiva para 2022.
Câmara de Caxias emite moção de pesar pelo falecimento da mãe do vereador Durval Junior 


O Poder Legislativo Municipal, por intermédio da Mesa Diretora e demais vereadores, solidariza-se com os familiares do vereador Durval Júnior (PSB), em razão do falecimento de sua genitora, no último dia 6.
Mensagem
Faleceu no dia 06 de setembro de 2018, dona Maria do Socorro Protasio Almeida Castro, era enfermeira, foi diretora da Escola Alexandre Costa, viúva do falecido médico Dr. Valter, deixa cinco filhos e quatro netos. Pessoa bastante conhecida e respeitada por sua conduta e dedicação à família. Sua ausência deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos, nos deixando como exemplo seu modelo de vida enquanto cidadã de bem, mulher de fé e alicerce da família.
Aos seus familiares, principalmente aos seus filhos e netos, nossas sinceras condolências, reiterando que esta Câmara não poderia deixar de se associar ao seu pesar. Manifestamos nosso profundo respeito e rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas para que a dona Maria do Socorro Protasio Almeida Castro descanse em paz.
Mais
Na sessão desta segunda-feira (10), após leitura da Moção de Pesar, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em homenagem à Maria do Socorro, a pedido do líder do governo, vereador Sargento Moisés (PSD).
No pronunciamento de Darlan (PHS), o vereador prestou condolências, além da família de Durval Júnior, à família enlutada do líder comunitário Zé Canário, do povoado Estiva.
Também em solidariedade ao vereador Durval, Neto do Sindicato (PC do B) desejou “que a família possa encontrar um grande conforto”.
ASCOM/CMC