quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Professor: a profissão que forma profissionais 
Da coluna do Mário Assunção (Portal Noca) 


Quando se fala na palavra “Professor” pensa-se logo em uma pessoa que ensina alguma coisa. Para tudo na vida precisamos de professores, professor para nos permitir descobrir o mundo das letras nos ensinando a ler, professor para nos ensinar o infinito dos números para poder calcular, professor para entender o desenvolvimento do corpo de forma biológica. 

Existem os professores dos esportes, das artes do nível superior e das pós-graduações. Porém, não conseguimos entender ou visualizar que estas pessoas tem um dom em comum: repassar o conhecimento adquirido e tentar, sempre, formar pessoas críticas, educadas, dedicadas e que querem um país melhor. 

Estatisticamente, está comprovado que as grandes potências começaram a se desenvolver quando decidiram investir maciçamente em uma formação escolar completa e digna para as suas crianças. Essas crianças, educadas em um ambiente adequado, formam jovens críticos e dedicados na construção de um país melhor. Esses jovens se transformam em adultos trabalhadores, inventores e dotados de um espírito coletivo e patriótico que permite ao país um crescimento exponencial de todos os seus indicadores. 

O grande problema para a política é que os resultados necessitam de décadas para aparecer. Porém, tem um alicerce tão sólido que nunca mais será destruído. Maior exemplo disso é a colônia de Hong Kong, que não aceita, em hipótese alguma, os desmandos autoritários da ditadura chinesa e luta para derrubar esse pensamento. Outro exemplo, no continente americano, é o Chile, que possui um ensino de qualidade e forma pessoas capacitadas e éticas para comandar o país. No Brasil, existem exemplos esporádicos, como as escolas de tempo integral que caminham para uma formação melhor para as nossas crianças e jovens. 

Assim, todo governante precisa ter um plano de governo sólido para desenvolvimento de uma educação que busque a formação de pessoas preparadas para encarar as dificuldades da vida e possam, sempre, buscar soluções coerentes para os problemas. Viva a educação e viva o professor!!