quarta-feira, 12 de junho de 2019

Pesquisa Eleitoral 


Por: Mário Assunção
Faltando mais de um ano para a eleição municipal, qual a importância de pesquisas nesse momento? As pesquisas são formas científicas para avaliar a intenção das pessoas sobre determinado tema, e vem sendo bastante utilizadas para balizar as estratégias políticas das pessoas e partidos. 
Faltando bastante tempo para as eleições e com cenário eleitoral bastante indefinido, as pesquisas que importam são as qualitativas, que irão apresentar um perfil de candidato que a população vislumbra e quais as principais áreas que o eleitor necessita de intervenção do Poder Público para o futuro candidato montar sua plataforma de governo.
Como dizem os mais experientes na política, uma pesquisa reflete a fotografia do momento e, faltando muito tempo para a eleição, medir a intenção de voto não irá, em hipótese alguma, refletir a vontade do eleitorado em outubro de 2020.
Por conseguinte, outra informação importante na pesquisa é a rejeição do pretenso candidato, que impede sua ascensão no decorrer do período eleitoral. Voltaremos a tratar desse tema nas próximas colunas!

Edílson Martins: pacientes diabéticos estão sem medicamentos há 60 dias 


O vereador Edílson Martins (PSDB), na Sessão da Câmara Municipal de Caxias da última segunda-feira (10), denunciou a falta do medicamento Meteformina, do qual depende pacientes diabéticos crônicos que vivem na cidade.
Segundo ele, usando a palavra no pequeno expediente, o prefeito Fábio Gentil não tá cumprindo com o termo de ajuste de conduta assinado há exatamente um mês atrás e os munícipes estão sem receber o medicamento. 
“Pessoas com problemas de diabetes tem que gastar dinheiro do próprio bolso, a maioria sem ter condição financeira, para comprar remédio que o poder público deveria fornecer, onde há quase um mês o prefeito firmou até compromisso com os pacientes ao assinar o termo de ajuste de conduta com o Ministério Publico para beneficiar a associação dos diabéticos, dando garantias que não ia faltar medicamentos. Não podemos deixar essa situação, a falta do remédio Meteformina,  prejudicar ainda mais quem sofre com os problemas ocasionados pela diabete”, criticou 
Em contato com o titular do Blog, o vereador Edílson Martins disse que tem vários amigos com problemas de diabetes e que a partir de agora será na Câmara um dos principais defensores dos pacientes que tem a doença, mas infelizmente estão esquecidos pelo poder publico. 
Sergio Moro fica isolado e Lava Jato prova do seu próprio veneno 


Folha - Os primeiros movimentos sísmicos do mundo político após a revelação das conversas atribuídas a Sergio Moro, Deltan Dallagnol e outros lava-jatistas sugerem que o ex-juiz e atual ministro da Justiça não terá apoio irrestrito fora das redes sociais nesta crise.
O silêncio do chefe, Jair Bolsonaro (PSL), foi o mais eloquente. Um fator que pode mudar isso é o comportamento das redes sociais.
Moro só pôde contar com manifestações de militares com assento no governo, que sempre o apoiaram. Angariou apoio do vice Hamilton Mourão e de Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). Fora disso, o que mais se ouviu foram sussurros incomodados.
Não é nada desprezível o dado de que Bolsonaro queixou-se a pelo menos dois interlocutores sobre o que considerava apetite de Moro por sua cadeira em 2022.
A exposição pública que fez do acordo entre os dois, visando dar uma vaga no STF, pode ser vista como um tiro de advertência claro.
No campo da teoria conspiratória, fertilíssimo, sempre é lembrado que o ministro tem as chaves que regem o inquérito que apura se há envolvimento entre milícias e a família do presidente.
Fora do governo, Moro ainda nada bem na espuma da onda que levou o chefe ao Planalto. Ali, recebeu apoio dos filhos da primeira-família mais ativos virtualmente, Eduardo e Carlos. Não haveria de ser diferente: o espírito da Lava Jato estava no centro da insatisfação popular que ajudou a eleger Bolsonaro.
Mas mesmo o bolsonarista mais empedernido deve saber que a vida real não se resume a likes, e a revelação do teor das conversas até aqui atiçou adversários de Moro que nada têm a ver com a campanha Lula Livre.
Além da situação no Congresso, a disputa no Supremo entre os chamados legalistas e aqueles que aprovam a Lava Jato tende a pegar fogo.
É uma briga que remonta a debates sobre a Operação Satiagraha na década passada.
Ainda que as coisas se acomodem, as chances de o ministro ir para a corte parecem bastante reduzidas agora.
É importante ressaltar também o “agora”. A ameaça feita pelo The Intercept Brasil de revelar mais episódios comprometedores a conta-gotas deixa qualquer avaliação ao sabor dos acontecimentos.
Criticado pelos apoiadores de Moro, o modus operandi é irrelevante dado que ninguém contestou o conteúdo do que foi exposto até aqui.

Nesse quesito, aliás, há alguma ironia histórica. Moro sempre gostou de ser associado à Lava Jato, mesmo como seu líder, o que não lhe garantiu muito prestígio na Polícia Federal, por exemplo.
Daí toda a revolta dos expostos contra o vazamento ser intrinsecamente risível: o argumento de criminalizar a revelação foi usado por todos os afetados pela operação desde seu começo em 2014, culpados ou não.
Se é fato que qualquer ascensorista de tribunal sabe que juízes trocam impressões com procuradores ao longo de processos, por errado que seja, ao fim a Lava Jato está provando de seu próprio veneno.
Vereador Catulé prestigia inauguração da nova sede da Procuradoria da Republica em Caxias 


Foi inaugurada, nessa terça-feira (11), a nova sede da Procuradoria da República no município de Caxias, na Cidade Judiciária. Entre as autoridades convidadas à prestigiar o evento, esteve presente o presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé.

“A Cidade Judiciária foi idealizada pelo ex-ministro do STJ Edson Vidigal para acomodar os órgãos de justiça e do Ministério Público federal e estadual, e hoje a Região Leste Maranhense recebe esse novo prédio, com conforto e segurança para servir à população. A Câmara Municipal aplaude essa atitude e parabeniza o Ministério Público Federal pela iniciativa”, declarou o vereador Catulé.
Segundo o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Maranhão, José Leite Filho, “após os últimos e necessários cortes feitos no âmbito da PGR (Procuradoria-Geral da República) no final do ano passado, somente duas obras do Ministério Público Federal tiveram prosseguimento no Brasil, a Escola Superior do Ministério Público da União em Brasília e esta unidade em Caxias. Isto graças à confiança que o secretário geral teve na gestão na capacidade de concluir uma obra”.

O secretário de estado do Turismo, Catulé Júnior, esteve no ato representando o governador Flávio Dino. “Como caxiense fico satisfeito e feliz em estar nessa inauguração que agrega mais valor ainda a esse conjunto de órgãos que temos na Cidade Judiciária, e que garante maior acessibilidade ao cidadão à justiça”, disse o secretário.

Para o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, “essa proximidade dos órgãos da justiça na Cidade Judiciária é importante e salutar, pois as pessoas têm a flexibilidade da justiça bem mais próxima. E é isso que temos que fazer dentro de um município, de um estado e de um país, facilitar os acessos àqueles que procuram os seus direitos”.

Mais

A PRM/Caxias foi criada em 2005 e atuava na antiga sede, no Centro, há seis anos. Os treze servidores, dois procuradores, quatro estagiários e onze terceirizados terão um enorme ganho em espaço de trabalho, já que o espaço anterior era de 522 m² e a nova área é de 3000 m² com 960 m construídos.
O prédio foi construído na Cidade Judiciária, próximo à Justiça Federal, é acessível e amplo para atender cada vez melhor os vinte municípios da área de abrangência, com os Ofícios Criminal e Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) de forma universal.
Os municípios atendidos pela PRM/Caxias são: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Coelho Neto, Duque Bacelar, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Lagoa do Mato, Matões, Parnarama, Passagem Franca, São Francisco do Maranhão, São João do Sóter, Senador Alexandre Costa, Sucupira do Riachão, Timbiras e Timon.
Ascom/CMC
Flávio Dino anuncia pagamento da primeira parcela do 13º salário


O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou, em sua conta no Twitter, que o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro servidores públicos será pago dia 15 de junho.

“13º salário dos servidores do Governo do Maranhão: pagaremos metade referente a 2019 no dia 15 de junho”, escreveu Flávio.
A exemplo do que ocorreu nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018, a determinação do governador Flávio Dino é que, havendo viabilidade financeira, o pagamento seja sempre antecipado.
Com esse anúncio, Flávio Dino mostra que o Estado continua honrando com seus compromissos e que vive uma situação tranquila, mesmo com toda a recessão vivida por todo o país.
Prefeitura de Aldeias Altas divulga programação do São João do Povo 2019 
Festejos juninos vão acontecer de 24 a 29 de junho 


A Prefeitura de Aldeias Altas divulgou a programação de mais uma edição das festividades juninas da cidade, denominada de São João do Povo. Os festejos vão acontecer de 24 a 29 de junho. 

A programação conta com apresentações culturais, feiras de comidas tipicas, shows com atrações locais e regionais e apresentação de quadrilhas juninas. 

"Uma das festas mais esperadas do ano chegou meus irmãos aldeienses, é o São João do Povo 2019, que promete fazer todo mundo cair curtir o forrozinho danado de bom. Estamos preparando uma festa linda para você vir prestigiar com sua família, são danças típicas, barracas com comida da época, parque de diversão e super atrações musicais. Então a gente espera por você no São João do Povo 2019", postou nas redes sociais o prefeito Zé Reis..