Vereadora Irmã Nelzir participa do lançamento dos programas Cartão do Servidor e do Mais Renda Mulher
quarta-feira, 25 de setembro de 2019
Eleições 2020: Candidato a prefeito do grupo Coutinho deve ser escolhido através de pesquisa
Durante reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira (04), a deputada estadual Dra. Cleide Coutinho deixou claro que seu grupo politico estará unido nas eleições municipais lançando a candidatura de um nome para a Prefeitura de Caxias.
Dos três pré-candidatos a prefeito, Magno Chaves, Thais Coutinho e Junior Martins, que até então lançaram suas pré-candidaturas, um será o escolhido.
A escolha do candidato a prefeito e vice do grupo comandado pela deputada Dra. Cleide acontecerá por meio de pesquisa que será realizada nos próximos dias. O candidato melhor pontuado na pesquisa encabeçará a chapa para pleitear o cargo de prefeito; o segundo colocado será o candidato a vice-prefeito; e, o terceiro colocado participará das eleições como apoiador.
É aguardar e conferir.
Reunião do Grupo Coutinho logo mais às 17h
Deputada Dra. Cleide Coutinho, na foto de arquivo com os vereadores Edílson Martins, Tevi, Thais Coutinho e o diretor regional da Saúde, Daniel Barros |
Por: Jotônio Vianna
Confirmada para hoje, às 17 horas, a reunião do grupo Coutinho em Caxias. Fontes da coluna adiantaram que o propósito principal seria pôr à mesa de discussões a pré-candidatura da vereadora Thais Coutinho… Apresentar a mesma como futura candidata…
Outras questões
…O que, naturalmente, deverá estimular outras questões, como a viabilidade da parlamentar no processo eleitoral e sua decorrente competitividade…
Divisão interna
…Como já registrado aqui na coluna, internamente, as forças que compõem o grupo político estão divididas quanto à capacidade de Thais Coutinho de arregimentar todos os aliados em prol da luta pela retomada do poder municipal!…
Para depois
…O caso da escolha do nome do vice ou da vice na chapa de oposição deverá ficar para mais adiante.
Operação da PF combate extração ilegal de madeira no Maranhão
A Polícia Federal deflagrou ontem, com ações que se estenderam até hoje (dias 24 e 25/9), a Operação “Ybyra Cicue”, com a cooperação do MPF, IBAMA e Polícia Ambiental da PMMA, na Terra Indígena Araribóia, localizada nos municípios de Amarante do Maranhão/MA e Arame/MA, com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado em extração ilegal de madeira.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz da 8ª Vara Federal do Maranhão.
A ação, desenvolvida pela superintendência regional da Polícia Federal no Maranhão, contou com o apoio das superintendências regionais do Ceará, Piauí, Tocantins, Pará, Amapá, com o objetivo de colher provas da materialidade do crime e subsidiar as investigações.
As equipes efetuaram apreensões de diversos maquinários em duas serrarias, que foram embargadas e multadas pelo IBAMA, além de destruir dois caminhões “toreiros” que se encontravam no interior da Terra Indígena Araribóia, sendo utilizados na extração ilegal de madeira.
Os envolvidos foram conduzidos para Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz/MA, onde serão indiciados pelos crimes previstos nos artigos 40 e 46 da Lei 9.605/1998, sem prejuízo de outras infrações penais apuradas no inquérito policial em curso, tais como: ameaça a indígenas e associação criminosa.
A expressão “Ybyra Cicue” vem do tupi-guarani e significa “árvore viva”.
Corpo de Bombeiros interdita Ginásio de Esportes João Castelo
O 5º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) interditou totalmente o Ginásio de Esportes Governador João Castelo, em Caxias. A informação é do Blog do Marco Silva e confirmada pelo comandante da corporação, Major Frazão.
Um relatório produzido pelo 5° Batalhão de Bombeiros Militar revela que o local não possui nenhuma segurança e é altamente perigoso para desportistas e torcedores.
“A edificação apresenta locais colapsados, rachaduras nas paredes das arquibancadas, ferragens expostas e ferragens da cobertura comprometidas”, relata o documento.
No relatório, encaminhado ao Promotor de Justiça André Luís Lopes Rocha, o Corpo de Bombeiros também mostra que a praça esportiva não dispõe das medidas de proteção estabelecidas pelo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Maranhão (COSCIP/MA).
“Observa-se que a edificação não possui o Certificado de Aprovação de Projeto e nem o Certificado de Aprovação, documentos que comprovam a regularização das edificações perante o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão. E mais, o local não dispõe visualmente de todas as medidas de proteção ativa e passivas instaladas conforme estabelece o COSCIP-MA. Também é valido destacar a necessidade de manifestação da Defesa Civil Municipal, visto que a edificação apresenta visualmente patologias estruturais”, descreve.
Para que o local seja liberado para a pratica de esportes e lazer, a Prefeitura Municipal de Caxias terá até o dia 23 de outubro de 2019 para cumprir as exigências estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros (veja abaixo o que está sendo cobrado).
➢ Apresentar Projeto de Combate a Incêndio e Pânico;
➢ Apresentar laudo estrutural de todo o complexo esportivo, emitido
por responsável técnico;
➢ Dispor Luminária de Emergência, Sinalização de Orientação e Salvamento, Extintor ABC de 6 kg próximo às saídas de emergências, nas salas administrativas, próximo à cantina e na escola de música;
➢ Isolamento da área colapsada na parte externa do ginásio.
Blog do Marco Silva
Policia Federal faz busca e apreensão na sede do Governo do Piaui
Batizada de Satélite, ação é um desdobramento da Operação Topique, contra desvios de recursos do transporte escolar
A Polícia Federal cumpre, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira 25, mandados de busca e apreensão no Palácio de Karnak, sede do Governo do Piaui, localizado no centro de Teresina.
Batizada de Operação Satélite, a ação policial é um desdobramento da Operação Topique, que investiga o desvio de recursos no transporte escolar.
Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nas secretarias estaduais da Fazenda e de Educação do Piauí, e na sede da empresa LC Veículos.
Esta publicação está sendo atualizada. Aguarde mais informações.
foto: Bruno Suênio/G1
Lançamento do Cartão do Servidor acontece nesta quarta-feira (25)
Vai acontecer nesta quarta-feira (25), a partir das 8h, no Ginásio de Esporte Governador João Castelo, a solenidade de lançamento do Cartão do Servidor. Os cartões serão entregues tanto aos servidores efetivos quanto aos contratados da Prefeitura Municipal de Caxias.
“Nós iremos entregar os cartões a todos os servidores efetivos ou não, todos terão acesso. Nós aproveitamos para convidar para nesta quarta-feira todos virem receber os seus cartões. Nós convidamos os vereadores, os secretários, a todos os servidores e, principalmente, a todos os empresários. O cartão só servirá no comércio de Caxias, e aí pode ser em qualquer comércio, basta ser credenciado. Para aqueles que não fizeram o cadastro, os comerciantes podem fazer o seu cadastro para ser um dos beneficiados. Serão mais de 6 milhões de reais que vão circular no comércio local”, disse o prefeito Fábio Gentil durante entrevista na Rádio Guanaré.
O Cartão do Servidor será entregue para os mais de 11 mil servidores públicos municipais. A entrega será realizada entre os dias 25 de setembro e 20 de outubro de 2019, dividida por etapas, seguindo a sequência abaixo:
De 25 de setembro a 02 de outubro – profissionais da Secretaria de Administração e Finanças.
De 03 a 10 de outubro – servidores da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).
De 11 a 18 de outubro – servidores da Secretaria Municipal de Saúde.
A entrega será realizada das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira, no Ginásio de Esporte Governador João Castelo.
Com o Cartão do Servidor, o funcionário público municipal poderá comprar somente no comércio local, podendo antecipar até 30% do salário. O servidor também não pagará anuidade pelo uso do cartão, apenas o valor consumido. Os empresários têm a garantia de que vão receber o dinheiro das compras realizadas nos cartões, pois o desconto será na folha de pagamento, sendo que toda a parte burocrática será administrada pela Prefeitura de Caxias junto com a empresa contratada para prestar o serviço.
“Nós iremos entregar a todos os servidores um cartão com limite de compra, onde ele só poderá comprar dentro do município de Caxias. O nosso objetivo é dar esse poder de compra e beneficiar o comércio local. A Prefeitura de Caxias assumirá o compromisso de manter tudo isso em dia. Vale ressaltar que nenhum portador do cartão terá anuidade ou taxa de manutenção. O mais importante é a valorização do funcionário público”, explica o prefeito de Caxias.
fonte: Ascom/PMC