terça-feira, 31 de março de 2020

Irmão da ex-vereadora Fátima da Baixinha morre após infarto 


Morreu na tarde desta terça-feira (31) devido a um infarto, Evandro Rocha, mais conhecido como Pinto da Granja (foto acima). Ele era irmão da ex-vereadora Fátima da Baixinha.

Pinto tinha diabetes e problemas no coração. Recentemente ele passou por cirurgia cardíaca em um hospital de São Luis, mas não resistiu, vindo a falecer hoje a tarde na capital maranhense..  

Ainda não há informações do local onde acontecerá o velório. 

O Blog manifesta a família enlutada os mais sinceros votos de pesar. 
Vereador Neto do Sindicato pede desfiliação do PCdoB 


O vereador e candidato a reeleição Neto do Sindicato (foto) protocolou nesta terça-feira (31) no TRE-MA sua desfiliação do PCdoB. Ele deverá se filiar num partido que fará parte do arco de aliança de apoio ao prefeito Fábio Gentil que vai tentar se reeleger. Não há informações sobre o nome do partido para onde migrará o edil governista. 

Neto foi eleito para o 1º mandato de vereador em 2012 pelo PT. Em 2016 se reelegeu pelo PCdoB.

O ex-comunista tem até sexta-feira (03) para ingressar numa nova sigla e assim ficar apto para buscar o 3º mandato na Casa do Povo. 

Ao que tudo indica, baseado nas movimentações dos partidos chamados de nanicos, o destino de Neto do Sindicato deve ser o Republicanos do prefeito Fábio Gentil. A nanicada não quer dar guarida a nenhum vereador da atual legislatura.  

É aguardar e conferir. 
Professor Arimatéa se desfilia do PSL e filia-se ao MDB de Cesar Sabá 


O professor Arimatéa (foto), militar reformado da Marinha Brasileira, nesta terça-feira (31) se desfiliou do PSL e filiou-se ao MDB de Cesar Sabá. 

O educador chegou a lançar sua pré-candidatura a prefeito de Caxias pelo PSL, mas diante da mudança repentina nos rumos do partido, o agora pré-candidato a vereador decidiu reforçar o grupo do MDB que tem o empresário Cesar Sabá como candidato a prefeito de Caxias pelo sigla emedebista. "Único partido que tem idéias definidas para Caxias é o MDB", disse o professor Arimatéa. 

Flávio Dino: 'o governante já não consegue demitir seus ministros'


Para o governador do Maranhão, Flávio Dino, já não há dúvida que o País enfrenta uma “crise de governabilidade”. Para ele, uma das evidências do problema é a contestação aberta entre as posições defendidas por Jair Bolsonaro para lidar com o coronavírus que são contrariadas pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com apoio de outros ministros expressivos como Sérgio Moro e Paulo Guedes.
Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outras autoridades médicas, Mandea tem defendido a adoção do maior isolamento possível para deter o avanço do coronavírus e recebeu apoio maciço dos governadores e prefeitos. Bolsonaro, ao contrário, ficou praticamente sozinho na defesa do relaxamento da quarentena. E mesmo contrariado pela linha adotada por seu subordinado Mandetta sabe que seria um desastre político demiti-lo nessa situação.
“Mais um grande sinal de crise de governabilidade: o governante já não consegue demitir seus próprios ministros. Não os coordena, não os suporta, mas não tem força para fazer substituições. Passada a crise sanitária, Brasil vai ter que encontrar saída para a crise instucional”, afirma Flávio Dino.
Do BR Político
Só alegria...


Subtenente Oliveira (2ºBPM) e Francisco Santana 
Quem anda sorrindo à toa é o senhor Francisco Santana, que teve sua motocicleta CG 150, cor preta,  tomada de assalto no dia 25/03/2020, por volta do meio-dia, quando o referido veiculo era conduzido pela irmã do proprietário e vítima. Para piorar ainda mais a situação os meliantes também levaram o CRLV. Mas, a providência divina não falha, através da brilhante atuação dos Policiais Militares do 2° BPM, a motocicleta do cidadão Francisco Santana foi recuperada e tirado de circulação mais um meliante, graças ao trabalho incansável de abordagens realizadas pela Polícia Militar. A recuperação da motocicleta aconteceu nas imediações do condomínio Village, no bairro Itapecuruzinho, por volta das 16 horas do dia 28/03/2020, praticamente 72 horas após ser roubada, segundo informações da vítima.

Esta foi mais uma das atuações dos agentes de Segurança Pública da Polícia Militar, que, bem como os Bombeiros Militares e demais funcionários públicos que atuam na saúde, educação, entre outros órgãos das áreas essenciais, que batalham dia e noite, faça sol ou faça chuva, para cuidar e proteger a sociedade brasileira, seja qual for o Estado da Federação. 


As vezes incompreendidos pelos governos nas três esferas e dos três poderes e até pela sociedade que juramos defender com risco da nossa própria vida! Infelizmente, somos poucos compreendidos e valorizados, quando não, somos acusados de onerar as contas do Estado. Precisamos reconhecer a importância dos funcionários públicos, sobretudo da segurança e saúde, com o perigo de se infectar com o Covid-19, que continuam seu trabalho de salvaguarda da população.  

É bom lembrar, o caso da antiga reivindicação do piso salarial nacional, quando nós da PMMA (Caxias), eu liderando a AMAIC-PMBM, junto a outros Polícias Militares e Corpo de Bombeiros dos 27 Estados, em 2013, no Governo Dilma, ocupamos o Salão Verde do Congresso Nacional em Brasília, no movimento PEC-300. Se neste e em outros momentos de tensão histórica entre o capital e o trabalho tivéssemos o apoio da sociedade que protegemos e servimos, teríamos êxito em nosso movimentos por direitos trabalhistas e quem sabe, viveríamos momentos de mais educação, saúde e segurança, ou seja, menos violência. Continuaremos a luta para ver respeitados nossos direitos e conquista por melhores condições de trabalho e salários, enfim, de vida. Pra frente e sempre! 

Subtenente Oliveira (2ºBPM) 
Cuidados com a energia devem ser redobrados durante a pandemia do coronavírus 


Energia é um item indispensável na vida dos maranhenses, especialmente nesse momento de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. A energia elétrica é necessária para que as pessoas consigam trabalhar, entreter as crianças e se manter informado.  E nesse período em que a melhor forma de combater a disseminação da COVID-19 é evitar espaços com aglomeração de pessoas e permanecer mais tempo em casa, é importante seguir algumas dicas da Equatorial Maranhão sobre como utilizar a energia de forma segura para todos.

Para o executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Francisco Ferreira, “’os cuidados no uso da energia elétrica devem ser mantidos sempre. As suas instalações elétricas devem estar em boas condições. É importante evitar improvisos e ter o cuidado de não ligar muitos aparelhos na mesma tomada, e nem ao mesmo tempo. Lembre-se de não utilizar o celular enquanto o carregador estiver ligado à tomada, ” enfatiza Francisco.

Confira abaixo as orientações para utilizar a energia de forma segura:

Água e energia

A água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar o contato com equipamentos elétricos com as mãos e/ou pés molhados e realizar consertos em instalações elétricas em locais úmidos e molhados;

Para trocar a temperatura do chuveiro é importante que ele esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança;

É preciso cuidado em relação a resistências dos chuveiros elétricos. Nunca altere o tamanho nem reaproveite resistências queimadas.

Lâmpadas e tomadas

Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor. Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão;

Atenção ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;

Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à energia. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.

Instalações de antena e reformas

Não instalar antenas próximo à rede elétrica, pois há risco de contato na fiação e consequente choque;

Ao fazer pequenos reparos, também é necessária atenção e respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial. Dessa forma é possível evitar contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.

Francisco ressalta ainda sobre o uso racional de energia elétrica. “Lembre-se: é importante economizar energia neste período para não ter surpresas desagradáveis quando a conta chegar”, destaca Francisco.

A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a carga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão
Maranhão alcança 31 casos de coronavírus 


O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, nas redes sociais, confirmou na noite de ontem, 30, que o número de casos do novo coronavírus voltaram a subir no estado.

O Maranhão já soma 31 casos. Somente nesta segunda-feira foram 206 casos descartados e mais 8 confirmados.
Todos os oito novos casos foram registrados em São Luís. São eles: homem, 48 anos; mulher, 43 anos; mulher, 60 anos; homem, 35 anos; mulher, 27 anos; mulher, 33 anos; homem, 41 anos, e mulher, 35 anos. Dos novos casos confirmados nesta segunda (30), dois estão internados. Os demais seguem em isolamento domiciliar.

segunda-feira, 30 de março de 2020

Aldeias Altas segue sem nenhum caso do Coronavírus 
Após o posicionamento da OMS em anunciar a Pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Aldeias Altas tem orientado os moradores que, diante de qualquer sintoma da doença, procurem o posto médico ou o hospital. Até o momento, a cidade não tem nenhum registro do Covid-19, mas está preparada para lidar com essa questão e reforça que os moradores FIQUE EM CASA!
A população deve ficar atenta às orientações repassadas pelos canais oficiais, tanto pela Prefeitura, como pelos Governos Estadual e Federal.
A Prefeitura está acompanhando rigorosamente a situação do Coronavírus e disponibilizará, sempre que houver, informações sobre os casos e as medidas a serem tomadas, seguindo as determinações preconizadas por esferas superiores, como a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério. 
Veja abaixo o boletim desta segunda-feira (30) atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Aldeias Altas. 


"Bolsonaro precisa ser contido", dizem presidenciáveis...

Em documento conjunto divulgado nesta segunda-feira 30, o governador Flávio Dino e os ex-candidatos a presidente Ciro Gomes, Guilherme Boulos e Fernando Haddad pregaram a necessidade de renúncia do presidente

Para os quatro presidenciáveis, Bolsonaro precisa ser contido em seus crimes
contra o povo brasileiro 
Os pré-candidatos a presidente da República Flávio Dino (PCdoB), Guilherme Boulos (PSOL), Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) emitiram nota nesta segunda-feira, 30, em que pregam a necessidade de de o presidente Jair Bolsonaro ser contido e,m suia ações contra a população do país.
Bolsonaro é mais que um problema político, tornou-se um problema de saúde pública. Falta a Bolsonaro grandeza. Deveria renunciar, que seria o gesto menos custoso para permitir uma saída democrática ao país. Ele precisa ser urgentemente contido e responder pelos crimes que está cometendo contra nosso povo  afirmam os presidenciáveis.
Na avaliação de Dino, Haddad, Boulos e Gomes, Bolsonaro atrapalha todas as ações no Brasil contra o coronavírus.
Jair Bolsonaro é o maior obstáculo à tomada de decisões urgentes para reduzir a evolução do contágio, salvar vidas e garantir a renda das famílias, o emprego e as empresas. Atenta contra a saúde pública, desconsiderando determinações técnicas e as experiências de outros países  afirmaram.
Irresponsável, Bolsonaro circulou por Brasilia, desrespeitando determinação
de quarentena e estimulando bolsominions à desobediência civil 
Para os quatro presidenciáveis, as ações de Bolsonaro forçam o Congresso Nacional a legislar em meio á emergência. Ele pregam também ações conjuntas e coordenadas dos governadores para evitar o caos gerado pela irresponsabilidade do presidente, criticado no mundo inteiro.
Abaixo, a íntegra da nota dos quatro presidenciáveis:
O BRASIL NÃO PODE SER DESTRUÍDO POR BOLSONARO
O Brasil e o mundo enfrentam uma emergência sem precedentes na história moderna, a pandemia do coronavírus, de gravíssimas consequências para a vida humana, a saúde pública e a atividade econômica. Em nosso país a emergência é agravada por um presidente da República irresponsável. Jair Bolsonaro é o maior obstáculo à tomada de decisões urgentes para reduzir a evolução do contágio, salvar vidas e garantir a renda das famílias, o emprego e as empresas.
Atenta contra a saúde pública, desconsiderando determinações técnicas e as experiências de outros países. Antes mesmo da chegada do vírus, os serviços públicos e a economia brasileira já estavam dramaticamente debilitados pela agenda neoliberal que vem sendo imposta ao país. Neste momento é preciso mobilizar, sem limites, todos os recursos públicos necessários para salvar vidas.
Bolsonaro não tem condições de seguir governando o Brasil e de enfrentar essa crise, que compromete a saúde e a economia. Comete crimes, frauda informações, mente e incentiva o caos, aproveitando-se do desespero da população mais vulnerável. Precisamos de união e entendimento para enfrentar a pandemia, não de um presidente que contraria as autoridades de Saúde Pública e submete a vida de todos aos seus interesses políticos autoritários. Basta! Bolsonaro é mais que um problema político, tornou-se um problema de saúde pública. Falta a Bolsonaro grandeza. Deveria renunciar, que seria o gesto menos custoso para permitir uma saída democrática ao país. Ele precisa ser urgentemente contido e responder pelos crimes que está cometendo contra nosso povo.
Ao mesmo tempo, ao contrário de seu governo – que anuncia medidas tardias e erráticas – temos compromisso com o Brasil. Por isso chamamos a unidade das forças políticas populares e democráticas em torno de um Plano de Emergência Nacional para implantar as seguintes ações:
– Manter e qualificar as medidas de redução do contato social enquanto forem necessárias, de acordo com critérios científicos;
– Criação de leitos de UTI provisórios e importação massiva de testes e equipamentos de proteção para profissionais e para a população;
– Implementação urgente da Renda Básica permanente para desempregados e trabalhadores informais, de acordo com o PL aprovado pela Câmara dos Deputados, e com olhar especial aos povos indígenas, quilombolas e aos sem-teto, que estão em maior vulnerabilidade;
– Suspensão da cobrança das tarifas de serviços básicos para os mais pobres enquanto dure a crise;
– Proibição de demissões, com auxílio do Estado no pagamento do salário aos setores mais afetados e socorro em forma de financiamento subsidiado, aos médios, pequenos e micro empresários;
– Regulamentação imediata de tributos sobre grandes fortunas, lucros e dividendos; empréstimo compulsório a ser pago pelos bancos privados e utilização do Tesouro Nacional para arcar com os gastos de saúde e seguro social, além da previsão de revisão seletiva e criteriosa das renunciais fiscais, quando a economia for normalizada.
Frente a um governo que aposta irresponsavelmente no caos social, econômico e político, é obrigação do Congresso Nacional legislar na emergência, para proteger o povo e o país da pandemia. É dever de governadores e prefeitos zelarem pela saúde pública, atuando de forma coordenada, como muitos têm feito de forma louvável. É também obrigação do Ministério Público e do Judiciário deter prontamente as iniciativas criminosas de um Executivo que transgride as garantias constitucionais à vida humana. É dever de todos atuar com responsabilidade e patriotismo. 
transcrito do Blog do Marco D'Eça 
Presidente Bolsonaro não pode demitir o ministro Mandetta 


Aliados de Luiz Henrique Mandetta disseram para a Crusoé que Jair Bolsonaro não tem “condições políticas” para demitir o ministro da Saúde.

Um deles explicou:

“Bolsonaro não possui nenhum nome com as qualidades do Mandetta para o lugar. Além disso, o Mandetta conquistou a confiança da família brasileira com as posições técnicas e embasadas na ciência.

transcrito do Blog do Ludwig 
Flávio Dino alfineta Bolsonaro: "não estamos perdendo tempo com passeios dominicais" 


O presidente Jair Bolsonaro fez um passeio pelas ruas de Brasília na manhã deste domingo (29). Ele foi a uma farmácia e a uma padaria no bairro Sudoeste, na capital federal. Nas ruas, a presença do presidente provocou pequenas aglomerações, contrariando as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Depois foi ao centro de Ceilândia, onde uma aglomeração maior se juntou. A saída de Bolsonaro aconteceu um dia depois do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, dizer que as pessoas devem permanecer em casa, em isolamento social.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, deu uma indireta ao passeio do presidente em meio à crise da pandemia do coronavírus. Ao comentar notícia sobre a falta de médicos no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, porque 90 profissionais foram afastados por estarem com coronavírus, o governador afirmou que “todos devemos olhar para esse perigo derivado da multiplicação muito rápida de casos de Coronavírus, ou seja, além de não haver leitos, não haver profissionais de saúde disponíveis. Por isso que estamos adotando medidas efetivas, não perdendo tempo com passeios dominicais”.
Blog do Clodoaldo 
João Alberto fecha MDB, entra em isolamento e acha que eleições serão adiadas 

João Alberto, presidente estadual do MDB, se isolou. Na foto o ex-senador aparece
com o pré-candidato a prefeito de Caxias, Cesar Sabá, e com os deputados
federais Baleia Rossi (pres. nacional do MDB) e João Marcelo (arquivo blog) 
Presidente do MDB do Maranhão, o ex-senador João Alberto, 84 anos, está convencido de que as eleições municipais marcadas para outubro serão adiadas. Não para uma data distante, no ano que vem, mas para dezembro. Ele não vê como realizar articulações partidárias, montagem de chapas, realizar convenções e realizar campanha com o eleitorado em estado de guerra contra um vírus letal. E baseia suas impressões no seu próprio exemplo,: na sexta-feira (20), há 10 dias, suspendeu o serviço de atendimento a lideranças da Capital e do interior, dispensou os funcionários, trancou a sede do partido, foi para casa e entrou em isolamento, que vem cumprindo com determinação e disciplina.

domingo, 29 de março de 2020

Vitima de Covid-19 no Maranhão morreu na UPA da Cidade Operária, em São Luis 


Morreu na tarde deste domingo (29), na UPA da Cidade Operária, em São Luis, a primeira vítima maranhense do novo coronavírus.
A morte foi confirmada pelo secretário de Saúde, Carlos Lula. 
Segundo apurou o blog do Gilberto Leda, o paciente já chegou na unidade com graves sintomas de insuficiência respiratória.
Ele seira transferido para o Hospital Carlos Macieira, mas não houve tempo.
Dra. Cleide vota em ações do governo estadual para enfrentar a pandemia 


Em duas sessões por videoconferência – na terça (24) e sexta-feira (27) da semana que passou, a deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) votou favoravelmente uma série de medidas tomadas pelo governador Flávio Dino para o enfrentamento do Corona Vírus.

As medidas que alteram dispositivos legais para facilitar o enfrentamento da pandemia, vão desde ações de perícia de natureza na área criminal; de abastecimento de bens de primeira necessidade; redução de impostos para insumos fundamentais no combate da Covid-19, como luvas, álcool gel, máscaras médicas e reconhecimento de calamidade pública no município de São Luís.

Mesmo cumprindo rigorosamente o protocolo de isolamento social, recomendado pelas autoridades sanitárias do estado e do país, Dra. Cleide manteve seu trabalho de médica e deputada estadual com o entusiasmo que caracteriza sua responsabilidade social e política.

“Estou inteiramente comprometida com os esforços do governador Flávio Dino no enfrentamento desta pandemia, e votarei em todos os projetos que ele enviar para assembleia, seja por vídeo conferencia enquanto for necessário. Quando tudo isto passar, voltaremos com nossa presença física para ajudar o governador na preservação da saúde de todos os maranhenses”, afirmou Dra. Cleide.
Padre que foi missionário em Caxias está internado na Itália suspeito de ter contraído o novo coronavírus 
Em Caxias, padre Ézio Saviólo trabalhou na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Ele está hospitalizado suspeito de ter contraído a Covid-19 


O padre Ézio Saviólo (foto acima), de 76 anos, que foi missionário no Brasil por 30 anos, 18 deles em Caxias, está internado em um hospital da cidade Biela, na Itália, com suspeita de ter contraído o novo coronavírus. O missionário foi hospitalizado devido ao agravamento dos sintomas. 

"Nós te amamos Padre Ézio e precisamos de suas orações. Que Deus restabeleça sua saúde e que Nossa Senhora de Nazaré nossa mãezinha lhe cubra com o seu santo manto de amor e proteção", escreveu em suas redes sociais o internauta Éder Miranda e na mesma postagem ele pede aos caxienses que rezem pelo pronto restabelecimento da saúde do religioso. "Vamos rezar pela saúde deste grande servo de Deus que muito fez por nosso Brasil, nosso Maranhão e nossa Caxias como missionário por 30 anos. O senhor vai ficar bom em nome de Jesus pois eu ainda vou lhe visitar e dá o meu abraço".

Fica aqui nossas orações pelo restabelecimento da saúde do padre Ézio. 

Mais - Antes de desembarcar no Maranhão, Padre Ézio passou pelo estado de Alagoas. Em nosso estado, além da cidade de Caxias, onde ele dedicou 18 anos de sua vida sacerdotal como Paroco da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e reitor do seminário São José da Diocese de Caxias, o religioso serviu a Deus nas cidades de São Domingos e São Luis. 
Aniversário da guarda municipal Allanessa Vieira 

Alanessa Vieira, aniversariante do dia, ao lado do marido Paulo Oliveira 
Hoje, domingo (29), comemora um novo aniversário minha dileta amiga, a guarda-municipal Allanessa Vieira, que é implacável no zelo do Patrimônio Publico. Além da função publica que exerce com muita dedicação e orgulho, Allanessa é formada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão/Campus Caxias.  

Allanessa recebe os parabéns do seu amado esposo, o enfermeiro Paulo Oliveira, dos filhos Liana Paula e Paulo Emanoel, demais familiares e do redator deste blog.

Parabéns!! 


Caxiense que mora na Itália testa positivo para o Covid-19 


A caxiense Francisca Rodrigues (foto), mora na cidade italiana de Belluno, localizada na região Norte da Itália, comunicou, via telefone, na manhã deste domingo (29) para seus familiares de Caxias que foi contaminada pelo Novo Coronavírus.

Francisca Rodrigues, de 44 anos, têm recebido toda a atenção das autoridades médicas italiana, pois os cuidados foram reforçados para evitar mais contágio entre seus familiares, onde também existe a suspeita que seu filho de 19 anos tenha sido também contaminado pelo Covid-19. 

Francisca: relatou à sua família que essa enfermidade não é brincadeira e pede aos brasileiros muito cuidado para não contraírem o coronavírus, seguindo sempre todas as orientações de higienização e também não acreditarem nessa história de uma gripezinha que só mata idosos e pessoas com doenças crônicas.

"Estou me sentindo muito mal, é uma sensação horrível. Tenho medo do que o pior possa acontecer, pois tenho dois filhos pra criar. Recomendo que as pessoas aí no Brasil fiquem em casa. Espero que as autoridades brasileiras não cometam os mesmos erros que cometeram as autoridades italianas", relatou Francisca Rodrigues aos seus familiares. 

Francisca Rodrigues mora na Itália desde 1996. Ela é irmã do pré-candidato a prefeito de Caxias pelo PSOL, professor Arnaldo Rodrigues. 

O Blog deseja força e rápidas melhoras a conterrânea Francisca Rodrigues. 
Estado envia pouca quantidade de vacinas contra influenza para Caxias 
Causa preocupação na Vigilância Epidemiológica de Caxias com a quantidade de doses de vacina para combater o influenza. São apenas mil doses que será enviada pela Regional de Saúde do Estado para dá continuidade à campanha de vacinação, poucas doses diante do número de pessoas que faltam ser vacinadas.

                                                                                        (imagem ilustrativa) 
Informações da Vigilância Epidemiológica de Caxias causa preocupação, é que a continuidade da campanha de vacinação contra o influenza no município depende do recebimento das vacinas através da Regional de Saúde do Estado.

Segundo consta, o município de Caxias só recebeu 13.450 doses da vacina e o público alvo na primeira etapa da vacinação está assim divido:

- 16.599 é a população de idosos. Foram aplicadas 7.527 doses e falta vacinar ainda 9.072 idosos.

- 16.013 é a população de crianças. Foram aplicadas 3.113 doses e falta ainda 12.900 crianças.

- 3.573 é a população de trabalhadores da Saúde.  Foram aplicadas 2.817 doses e falta 756 trabalhadores.

No total são 36.185 pessoas só na primeira etapa em Caxias e só foi enviado apenas 13.450  doses de vacina.

Algo muito preocupante neste momento....

sábado, 28 de março de 2020

Em plena quarentena, bandidos explodem banco em Pindaré 


Pelo visto nem todos estão respeitando a determinação de quarenta. Um grupo de criminosos, em plena quarentena, resolveu na madruga deste sábado (28), explodir a agencia bancária da cidade de Pindaré Mirim.
Segundo a Polícia Militar do Maranhão, dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil foram explodidos por volta das 3h. O curioso é que os quatro bandidos ainda estavam utilizando máscaras de proteção contra o coronavírus.
Depois da explosão, que destruiu parte da agência bancária, os criminosos fugiram no sentido da cidade de Santa Inês. Apesar da polícia ter montado até uma barreira policial, os criminosos, até o momento, não foram presos.
Blog do Jorge Aragão 
Irmã Nelzir comenta medidas tomadas em Caxias no combate ao coronavírus 

Irmã Nelzir, vereadora e missionária da Igreja Assembleia de Deus 
Em contato com este redator por telefone, a vereadora Irmã Nelzir falou sobre as medidas tomadas pelo prefeito Fábio Gentil e pelo presidente da Câmara, vereador Catulé, visando combater a proliferação do novo coronavírus na cidade de Caxias. 

Vale ressaltar que no município ainda não existe nenhum caso confirmado de Covid-19. 

"O presidente Catulé suspendeu as sessões até que tudo volte a normalidade, antes mesmo de haver qualquer decreto suspendendo reuniões com aglomerações de pessoas. Uma decisão acertada, assim como foi a antecipação do pagamento da 1ª parcela do 13º salários dos funcionários da Casa", afirmou. 

Durante a conversa, como todo povo brasileiro, maranhense e caxiense, a parlamentar da base governista na Câmara, mostrou-se preocupada com a situação, elogiou o prefeito Fábio Gentil, a secretária de Saúde, Socorro Melo, e todos os servidores municipais que estão empenhados na missão de combate ao coronavírus. 

"O prefeito Fábio Gentil tem sido um lutador incansável, visitou a UPA e através dos meios de comunicação vem orientando e pedindo aos caxienses que fique em casa", disse Irmã Nelzir. 

Irmã Nelzir na oportunidade agradeceu aos lideres de todas as denominações religiosas de Caxias que estão em campanha de oração rogando a Deus para que essa peste não se alastre mais no meio da humanidade. 

"Neste momento difícil pelo qual todos nós estamos passando temos que ter força e fé em Deus, pois Ele vai está sempre ao nosso lado para que consigamos vencer esse mal. Deus é mais e sua grandiosidade é maior que tudo", concluiu. a vereadora que deixou (ver abaixo) dois versículos da Palavra de Deus para meditação.  

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7:14

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Jeremias 29:13

PSB tem novo diretório em Caxias 


Deputado federal Paulo Marinho Junior assumiu o controle do PSB em Caxias e região. 
O PSB começa a ter novos rostos em Caxias. Segundo informações do jornalista Jotônio Viana, publicada em seu site, toda a diretoria municipal do PSB foi renovada com pessoas simpáticas ao deputado federal Paulo Marinho Junior (foto), que assumiu o controle do partido na região. O grupo antigo que coordenava a sigla, formado por membros do grupo politico da deputada estadual Dra. Cleide Coutinho, a essa altura já migrou para outros partidos. 

Segundo escreveu Jotônio Viana, a mudança no comando do PSB caxiense foi uma grande surpresa, isso talvez pelo fato de que há muito tempo a sigla socialista era controlada na região pelo grupo politico da deputada Cleide Coutinho. 

Teremos muitas novidades em breve, com certeza. 

Mais - Somente a titulo de registro, o PSB na eleição de 2016 elegeu a maior bancada de vereadores da atual legislatura. O partido, que tinha o ex-prefeito Léo Coutinho como cabeça da chapa tentando, fez parte do temido "chapão" e três vereadores alcançaram a vitória: Thais Coutinho, Durval Junior e Irmã Nelzir.  
Justiça proíbe carreata de bolsominions pelo fim do isolamento no Maranhão  


A Justiça proibiu nesta sexta-feira (27) a realização no Estado das carreatas marcadas para pedir que os moradores desrespeitem as medidas de prevenção e isolamento contra o coronavírus. Um dos atos estava marcado para a próxima segunda-feira (30), na Litorânea, e já vinha sendo batizado de Carreata do Coronavírus.
A decisão, dada pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos a pedido do Ministério Público, determinou a identificação dos organizadores do ato, que responderão por crime de exposição a contágio de moléstia grave.
Os organizadores queriam repetir na capital maranhense as carreatas que foram às ruas em algumas cidades do Brasil nesta sexta.
Os atos seguiram pedido do presidente Jair Bolsonaro para que a população desrespeite o isolamento social, mesmo com múltiplos estudos internacionais comprovando que ir às ruas e manter contato com outras pessoas aumenta o número de contagiados e de mortes
Na decisão, o juiz Douglas de Melo Martins afirma que “as medidas de isolamento social e de proibição temporária de atividades que possibilitem aglomeração de pessoas, conforme autoridades sanitárias, órgãos e entidades representativas de técnicos da área da saúde, são as mais adequadas para o momento e têm a finalidade de retardar o crescimento da curva de disseminação do vírus”.
Ele ainda ressalta “o risco decorrente da realização do evento, que provocará a aglomeração de pessoas, em total desconformidade com as recomendações e medidas adotadas pelas autoridades sanitárias, podendo ser foco de disseminação do vírus causador da doença”.
Além de determinar a identificação dos responsáveis pela organização, o juiz decidiu pelo acionamento dos órgãos de segurança, apreensão de veículos e materiais eventualmente utilizados no evento e elaboração de relatório sobre os danos causados.
Blog do Clodoaldo 

sexta-feira, 27 de março de 2020

Adelmo Soares protocola indicação para fortalecer agricultura familiar no Maranhão neste momento de crise 
A indicação poderá injetar cerca de R$ 3 milhões na economia local 


A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta sexta-feira, 27, a segunda Sessão Extraordinária com Votação Remota por Videoconferência, que debateu duas Medidas Provisórias do Governo do Estado. Uma delas deliberou sobre a inclusão do álcool gel na cesta básica, com redução do ICMS do produto, e outra dispondo sobre a Perícia Oficial de Natureza Criminal.
As matérias foram aprovadas e promulgadas pelo presidente do Parlamento Estadual, Othelino Neto.
O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) votou de acordo com os interesses da população e aproveitou para protocolar uma indicação ao governador do Maranhão, Flávio Dino, solicitando chamada pública extra para a compra de produtos da agricultura familiar, por meio do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf).
A solicitação surge como alternativa para fortalecer e garantir renda aos agricultores e agricultoras familiares maranhenses, neste momento em que o Brasil vivencia o isolamento social e maiores medidas sanitárias em combate à pandemia do novo coronavírus.
A indicação poderá injetar cerca de R$ 3.000.000,00 (três milhões do reais) na economia local.
“Temos acompanhado em todo o Brasil movimentos de fortalecimento da nossa economia, mesmo em contraste com as medidas do governo federal, que insiste em tomar medidas para retirar direitos dos brasileiros. Enquanto parlamentar, sei a necessidade de ouvirmos a nossa população. Essa indicação nasce para fazer ouvir os nossos agricultores e agricultoras e dizer que iremos juntos superar essa crise”, pontuou Adelmo Soares.
A medida de caráter emergencial irá impactar diretamente na vida dos que sofrem vulnerabilidade social neste momento de crise. Além de atuar como um equilíbrio na balança, comprando do pequeno produtor e entregando para aqueles que neste momento têm sofrido também com a falta de alimentação saudável e de qualidade.

Agencia Assembleia 
Bonege do Hamburgão deixa oposição e adere ao grupo do prefeito Fábio Gentil 

Bonege do Hamburgão com o prefeito Fábio Gentil 
A cada dia que passa o grupo do prefeito Fábio Gentil vem se fortalecendo e somando apoios políticos no município de Caxias. Na manhã desta sexta-feira (27), o Partido Republicanos recebeu mais um membro para compor o grupo de filiados do (10), que foi o comerciante Edson Silva dos Santos, mais conhecido como Bonege do Hamburgão, ex-candidato a vereador na última eleição pelo PSD. 
De acordo com Bonege, a adesão ao grupo do prefeito Fábio Gentil foi de livre espontânea vontade. O comerciante disse que veio para somar e que torce pela continuidade do desenvolvimento da cidade sob o comando do Cabeludo.