sexta-feira, 13 de março de 2020

Josimar do Maranhãozinho e Kedson Lima se reúnem e conversam sobre as eleições em Aldeias Altas 


O ex-vereador de Aldeias Altas Kedson Lima esteve reunido com o presidente estadual do PL, deputado federal licenciado Josimar do Maranhãozinho. A reunião, que contou com a presença do secretario de Estado do Turismo, Catulé Junior, aconteceu em São Luis e foi divulgada nas redes sociais por Maranhãozinho. Durante o encontro o assunto tratado foi a filiação de Kedson Lima ao PL e consequentemente sua pré-candidatura a prefeito de Aldeias Altas pelo PL.   

"Estive com o presidente do PL, deputado Josimar do Maranhãozinho, e conversamos sobre nosso projeto para Aldeias Altas e iremos em breve divulgar uma grande agenda politica para nossa cidade", disse Kedson Lima ao blog na manhã desta sexta-feira (13). 

No post (ver print acima) Josimar demonstra otimismo pelo diálogo que manteve com o ex-vereador aldeiense.  
Dono de farmácia é morto com disparo de arma de fogo dentro do estabelecimento em Caxias

Igor Cardoso foi morto dentro do seu estabelecimento comercial 
O comerciante Igor Cardoso foi morto com disparos de arma de fogo dentro da própria farmácia, localizada na Avenida Volta Redonda. Crime aconteceu no inicio da tarde desta sexta-feira (13). 

A vitima não resistiu e morreu no local antes da chegada do SAMU. Segundo informações de testemunhas, Igor foi atingido na cabeça. 

O Blog se solidariza com a família enlutada neste momento de grande dor e tristeza. 

E fica a pergunta: Onde vamos parar com essa onda de violência que só aumenta a cada dia em Caxias?!? 

Câmeras de segurança registraram a chegada do assassino. 

Assista o vídeo abaixo:






Jair Bolsonaro não tem infecção por coronavírus


Os exames para coronavírus para toda a comitiva do presidente Jair Bolsonaro deram negativo. A informação foi confirmada por fontes do Planalto nesta sexta-feira (13). 

Além de Bolsonaro, também foram testados a primeira-dama Michelle e toda a equipe do governo que foi para os Estados Unidos e está em Brasília. A solicitação do teste aconteceu depois da confirmação da doença no secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, que está em quarentena domiciliar, e só retornará ao trabalho quando não houver risco de transmissão da doença.

Integrantes da comitiva que o acompanhou a Miami estão sendo monitorados desde a quarta-feira (11). Também participaram da comitiva aos Estados Unidos os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Também viajaram os senadores Nelsinho Trad (PTB-MS) e Jorginho Mello (PL-SC); os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Daniel Freitas (PSL-SC), o assessor especial Filipe Martins, o presidente da Embratur, Gilson Machado, o secretário especial de Pesca, Jorge Seif Jr, entre outros.

O presidente norte-americano Donald Trump teve contato com a comitiva brasileira nos Estados Unidos, mas não foi testado para o coronavírus. A porta-voz da Casa Branca Stephanie Grisham disse, em comunicado, que “tanto o presidente quanto o vice-presidente quase não tiveram interações com o indivíduo que deu positivo e não precisam ser testados no momento”.
Realizada assembléia extraordinária do Instituto Berço de Heróis (IBH)  


Aconteceu na ultima sexta-feira (06), na sede do Instituto Berço de Heróis (IBH), localizada no Bairro Seriema, nesta sexta-feira, 06/03/2020, a reunião extraordinária do instituto. O principal objetivo da reunião foi organizar e conscientizar os 168 pais inscritos no Programa Bombeiros Mirins de Caxias-PBMC em 2020, visando orientar a participação deles no programa e a refletirem suas atitudes junto aos seus filhos. 

Como coordenador pedagógico do IBH, o subtenente Oliveira explicou as posturas a serem adotadas pelos pais, mães e responsáveis para o sucesso do programa, a importância da hierarquia, da disciplina nas atividades e do apoio destes, no cumprimento dos horários e demais regras estabelecidas. 

"É a partir da disciplina consciente dos adultos que se espera atingir a autodisciplina dos jovens alunos, tornando-os cidadãos autênticos e prontos para colaborar de forma positiva no meio que os cercam, começando por suas famílias e consequentemente, na sociedade caxiense", disse Oliveira.  




Jovem sofre tentativa de homicídio no centro de Caxias 



Um jovem, identificado como Bruno, residente no Bairro Castelo Branco, sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada desta sexta-feira (13) no centro de Caxias. De acordo com informações de um grupo de WhatsApp, o rapaz (foto acima) estava em um estabelecimento comercial de venda de combustíveis, juntamente com outros jovens, quando um homem chegou e fez os disparos. 

Ainda de acordo com informações do grupo, a vitima foi baleada no peito e na virilha, mas conseguiu escapar e as pessoas que estavam no local acionaram o SAMU. Ele foi encaminhado a UPA, mas não há informações do estado de saúde dele. 

A PM esteve no local fazendo os procedimentos, mas ninguém foi preso.  

fotos: WhatsApp 
Filiação partidária 
Da coluna do Mário Assunção (Portal Noca) 



Dizem os mais antigos que a eleição proporcional (de vereadores) começa a ser definida no momento da formação das coligações partidárias, que aconteciam no momento das convenções em agosto do ano da eleição. Com o advento da reforma política, uma das mudanças foi o fim das coligações proporcionais. Então, cada partido deverá montar seus times de candidatos para tentar ocupar vagas na Câmara Municipal.

A decisão de qual partido escolher para ser candidato passou a ser uma credencial fortíssima para o sucesso do pleito vindouro. Muitos partidos não disputaram vagas legislativas e os candidatos devem se distribuir em torno de 9 partidos, sendo 4 de situação e 5 de oposição, se mantiverem as candidaturas os 5 pré-candidatos a prefeitos anunciados. 

Por outro lado, a decisão prematura da filiação precisa levar em consideração a qualidade dos partidos e a proporcionalidade (serão 3 candidatos homens para cada mulher candidata no partido). Assim, cada partido poderá ter no máximo 20 candidatos homens e 9 mulheres. Esse time será responsável por angariar a maior quantidade de votos na tentativa de romper a barreira do coeficiente eleitoral para ter direito a cadeiras no legislativo. Portanto, faz-se necessário mesclar os candidatos com os puxadores de votos e os medianos para tentar a maior quantidade possível de votos. 

Engana-se quem pensar que um candidato com menos de 600 votos terá capacidade de se eleger nessa próxima eleição. Portanto, vamos colocar a cabeça para pensar, fazer cálculos e buscar um grupo forte para ter êxito para se tornar vereador a partir de 2021.

Outra mudança importante que aconteceu é que só participava da divisão das sobras as coligações que atingissem o coeficiente eleitoral. Com a nova lei, todos os partidos poderão participar da divisão das sobras das vagas remanescentes. Com a proximidade do fim do prazo de transferência e emissão de novos títulos eleitorais, os caxienses aptos a votar ficaram em torno de 110 mil eleitores, elevando o coeficiente eleitoral próximo a casa dos 5 mil votos para partido ter direito a uma das 19 vagas disponíveis no parlamento caxiense.
Vereadores discutem problemas no fornecimento de energia elétrica de Caxias com diretores e técnicos da Equatorial Maranhão   


Diversos problemas ligados ao fornecimento de energia elétrica no município de Caxias foram discutidos na tarde desta quinta-feira (12) na Câmara Municipal, durante reunião no gabinete da presidência, da qual participaram o presidente da CMC, vereador Catulé (Republicanos), os vereadores Mário Assunção (Cidadania) e Antonio Ramos (SD), e os diretores da Equatorial Energia Maranhão, Sérgio Melo, do setor de Operações, e José Jorge Leite Soares, da área de Atendimento Interinstitucional, além de engenheiros do corpo técnico da gerência da empresa sediada em Timon.
Ao receber os dois diretores e os técnicos da empresa, o presidente Catulé disse que a Câmara, ao iniciar nos últimos meses uma campanha para pressionar a Equatorial a ouvir e respeitar a população caxiense, estava naquele momento participando de uma reunião que já deveria ter acontecido em outro momento, quando a Equatorial foi convidada e não compareceu a uma audiência pública para que se discutisse e buscasse encontrar soluções para os problemas que só vêm crescendo em Caxias, tanto na cidade, mas muito mais na zona rural, principalmente no 2º Distrito, região onde está localizado o povoado Nazaré do Bruno, a maior e mais estruturada localidade do interior do município.
"As reclamações da população contra a energia da Equatorial chegam até nós, insistentemente, todos os dias. O serviço que nos oferecem é péssimo e temos a energia mais cara do país. Então, não podíamos suportar isso calados, uma vez que a Câmara Municipal é a representação legítima do povo caxiense e, em decorrência disso, vínhamos batendo forte contra a Equatorial. E assim, nós queríamos, não só, essa gerência regional nos ouvindo, mas nos avistarmos com a direção, os diretores que comandam a empresa, que têm o real poder de decisão para garantir um serviço melhor de energia à nossa cidade", destacou depois da reunião.

O diretor de Operações da Equatorial Energia, Sérgio Melo, ressaltou durante o encontro com os vereadores que a empresa veio a Caxias, trazendo membros da sua diretoria, para conferir de perto a extensão das demandas que estão partindo da população, muitas das quais transmitidas pelos vereadores locais, que são os representantes do povo em suas reivindicações.
"Os vereadores e a população têm todo o direito de reclamar, e nós, com um pedido de desculpas, temos a obrigação de oferecer o melhor para nossos clientes. Somos uma empresa privada que realiza a prestação de serviço público, e quando nosso consumidor reclama, acha que algo não está certo, que está ocorrendo algumas falhas, nossa obrigação é atendê-lo com a maior presteza possível. Passamos o dia no município, já identificamos as falhas que precisamos aperfeiçoar e já estamos trabalhando de forma continuada para, com uma série de ações, inclusive realização de algumas obras, passarmos a ofertar energia com mais qualidade no município", assegurou na oportunidade.
Segundo o diretor de Relações Interinstitucionais da Equatorial, José Jorge Leite Soares, a presença da diretoria da empresa na cidade é para garantir a prestação de um bom serviço a toda a população, principalmente porque é do fornecimento de energia que a empresa sobrevive. "Hoje tivemos uma reunião bastante produtiva. Pela manhã, estivemos no Balneário Veneza, que é uma região de grande demanda de energia intermitente, sobretudo nos finais de semana, onde já estamos restaurando os equipamentos, para que não ocorram mais a falhas que eventualmente vinham ocorrendo. Fomos também visitar um ponto de suprimento que está sendo construído por uma empresa que participou do leilão para instalar mais uma substação muito importante para o desenvolvimento de Caxias, que vai permitir que o município possa crescer e a se desenvolver mais, fazer uma distribuição melhor", assegurou.
José Jorge afirmou que, além de ouvir as reivindicações dos vereadores, a viagem serviu também atender a uma solicitação do prefeito Fábio Gentil, no sentido de que possa ser oferecido um bom suprimento de energia para a área onde está sendo edificado o futuro Shopping do Cidadão, na avenida Otávio Passos. "Nossa equipe nesta região é competente, dedicada, mas tem suas limitações, e é por isso que nós estamos aqui, para assegurar e garantir o atendimento das demandas da população caxiense, e os senhores vereadores não tenham receio de reclamar nossos serviços", disse.
Os diretores garantiram que um equipamento especial para podas de árvores, problema que ocasiona muitas interrupções de energia, principalmente na zona rural, permanecerá em Caxias até que todas as demandas sejam atendidas. Ambos pediram que os vereadores sejam os intermediários diretos do povo com a empresa para solucionar mais rapidamente as demandas que partem de todas as comunidades. Segundo eles, a Equatorial funciona com uma linha de trabalho com determinados pontos de decisão. Assim, uma reivindicação, em chegando à gerência de Timon, imediatamente será repassada para o setor que tem a qualificação para decidir o serviço.
Os vereadores Mário Assunção e Antonio Ramos apresentaram à equipe da Equatorial diversas situações que prejudicam o serviço de energia na zona rural. As povoações que costumam ficar sem energia por causa de transformadores que se tornaram ineficientes para suprir as necessidades com o aumento de moradias, por exemplo, foi uma delas. Outra reivindicação foi pedir o aumento das ligações do programa de ligações sociais de baixa renda na zona rural.

Ambos diretores da Equatorial asseguraram que os problemas de queda de energia nas povoações rurais devem ser resolvidos com novos investimentos que a empresa pretende realizar ainda este ano no município, e que estão previstas também cerca de 10 mil novas ligações para o programa da taxa social de baixa renda. A Equatorial, na avaliação dos dois, não tem interesse em desperdiçar clientes, bastando que os vereadores e a prefeitura, através da área de assistência social, regularize o cadastramento das famílias que serão beneficiadas. "Sabemos da importância que representa uma energia de mais baixo custo na zona rural, pois uma conta de energia mais cara prejudica o desenvolvimento da economia do município", ressaltou o diretor de operações Sérgio Melo.
Quanto às povoações que passaram por crescimento e, por conta disso, sofrem com a baixa oferta de energia, ocasionando quedas no fornecimento, basta que os vereadores ajudem a equipe que a empresa irá demandar para região, com a finalidade de realizar um novo recadastramento de consumidores, trabalho que será importante para o redimensionamento dos equipamentos que serão substituídos na zona rural, de modo a assegurar uma oferta de energia de qualidade.

A questão da empresa que invadiu a área de proteção ambiental do Inhamum, para instalar uma subestação de energia a ser utilizada pela Equatorial em Caxias, também mereceu algumas considerações durante o encontro. O vereador Catulé disse que a subestação será bem recebida e é importante para Caxias se desenvolver. "Só não podemos aceitar é que ela seja construída numa área de proteção ambiental. A empresa Arteon Energia Z2 já foi inclusive autuada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de sorte que lá, no Inhamum, ela não poderá fazer nada. Temos amparo da lei e vamos discutir esse assunto brevemente numa audiência com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente", garantiu aos diretores da Equatorial.
No fim da reunião, ao dizer que ficou satisfeito com o encontro, o presidente Catulé fez, no entanto, a seguinte observação: "Eles disseram que vão dar atenção especial à cidade de Caxias. Não só à cidade, como também à zona rural. Eles nos disseram que já começaram a desenvolver um trabalho. Mas nós vamos continuar vigilantes, aguardando eles cumprirem o que aqui prometeram na presidência desta casa", destacou.