terça-feira, 5 de maio de 2020

LUTO - Deputado Zé Gentil lamenta morte do seu amigo Wilson Holanda 

J.Wilson Holanda Dias Carneiro - *18/07/1939
+05/05/2020
Foi com profunda tristeza e imenso pesar que o deputado estadual Zé Gentil (Republicanos), lamentou (ver nota de pesar abaixo) a morte do seu grande amigo de longas datas José Wilson Holanda Dias Carneiro que ocorreu nesta terça-feira (05). 

Holanda tinha 80 anos e era aposentado do extinto BEM (Banco do Estado do Maranhão). Ele vinha enfrentando problemas de saúde. Wilson Holanda deixa viúva, filhos e netos.  

Meios de hospedagem na Grande São Luis são inclusos como atividades essenciais durante lockdown 
Solicitação foi do secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior 

Hospedagem atende profissionais de saúde e trabalhadores de empresas privadas
(foto Divulgação) 
Por solicitação do secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, o governador Flávio Dino determinou, na segunda-feira (4), a inclusão dos serviços de hospedagens nos itens de atividades essenciais no Decreto 35.784, que estabelece medidas preventivas e restritivas a serem aplicadas nos municípios localizados na Ilha de São Luís em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19).
Apesar de o setor hoteleiro ter sido um dos mais afetados, neste período de pandemia, atualmente, em São Luís, oito hotéis e cinco pousadas estão em funcionamento atendendo, em sua grande maioria, profissionais da área da saúde e hospedando trabalhadores de empresas privadas que estão prestando serviços temporários e não dispõem de moradia no estado.
“O governador Flávio Dino atendeu prontamente o pedido para que esses poucos empreendimentos, que ainda estão em funcionamento, possam continuar operando seguindo normas sanitárias. Importante também ressaltarmos que, em abril, o Governo do Estado antecipou as compras de diárias de hospedagem, na capital e no interior, como forma de auxílio ao setor”, revelou o secretário Catulé Júnior.  
O Decreto Estadual Nº 35.7849, que atende a uma determinação judicial para lockdown, passa a valer, a partir dessa terça-feira (5), com prazo de 10 dias e abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Hospedagem para médicos
Em apoio às ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Setur está patrocinando a hospedagem de mais de 40 médicos que chegaram a São Luís para reforçar a rede de saúde estadual.
Sectu
Aldeias Altas: Prefeitura instala estruturas de tendas e cadeiras próxima a casa lotérica da cidade
Medida foi tomada para organizar as grandes filas e a propagação do novo coronavírus


A Prefeitura de Aldeias Altas instalou ontem (04) uma estrutura de tendas e cadeiras próxima a casa lotérica da cidade. 

A medida foi tomada visando evitar que as pessoas fiquem tumultuadas em filas, além de dar maior conforto a todos. As cadeiras foram colocadas de maneira estratégica, em locais marcados valorizando assim as medidas de distanciamento social.organizar as grandes filas e controlar a aglomeração de pessoas durante o período do novo coronavírus.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, cuidar das pessoas, e proteger a saúde de todos, tem sido a principal preocupação do Governo Forte é o Povo em Aldeias Altas


Pesquisador aponta que isolamento social ajudou conter disseminação do coronavírus no Brasil

O engenheiro colocou em um gráfico os casos confirmados da Covid-19 entre os dias
25 de fevereiro e 29 de abril, fornecidos pelo Ministério da Saúde, e explica como a curva
 do crescimento da pandemia no Brasil tem desacelerado
Os efeitos do isolamento social na contenção do coronavírus podem ser visualizados em gráficos, segundo aponta um vídeo feito pelo engenheiro Maurício Feo, que faz doutorado em física de partículas em Genebra, na Suíça.
O engenheiro colocou em um gráfico os casos confirmados da Covid-19 entre os dias 25 de fevereiro e 29 de abril, fornecidos pelo Ministério da Saúde, e explica como a curva do crescimento da pandemia no Brasil tem desacelerado (veja detalhamento no vídeo acima).
“O Brasil não está mais seguindo uma curva exponencial perfeita”, afirma Feo no vídeo ao mostrar como a curva de novos casos confirmados começou a “achatar” em 23 de março.
O crescimento exponencial é aquele em que o valor inicial de um evento é multiplicado por um mesmo número a cada período de tempo. Ao longo do tempo, este crescimento alcança valores assustadores quando comparado com o valor que se tinha inicialmente.
O vídeo mostra que o crescimento da curva do coronavírus no Brasil mudou de comportamento em dois momentos, tomando inclinação menos acentuadas. “Embora os casos ainda venham crescendo, eles não estão mais seguindo uma trajetória exponencial como estavam antes”, comenta o pesquisador.
Em entrevista ao G1, o engenheiro explica que, ao afirmar que o coronavírus não está mais seguindo uma curva exponencial perfeita, é o mesmo que dizer que o vírus não está se espalhando “na proporção que era esperada inicialmente porque algo interferiu no crescimento e causou uma mudança positiva”, diz.
Como ainda não temos uma vacina contra a Covid-19, Feo atribui ao isolamento social e medidas de quarentena adotadas pelos estados como o fator capaz de frear o crescimento de novos infectados. “Mas a história poderia ter sido diferente se nada tivesse feito”, afirma o engenheiro.
A curva exponencial dos gráficos sobre a pandemia representa o número de novas infecções ao longo do tempo. Por isso, o formato da curva pode indicar dois padrões: Quanto maior o número de novos casos em um menor intervalo de tempo, mais acentuada a subida da linha; Quanto menor o número de novos casos em um maior intervalo de tempo, menos acentuada a subida.
Feo ressalta que a análise apresentada em seu vídeo considera dados nacionais. “Mas temos vários surtos ocorrendo em paralelo, pois há diferentes estágios da evolução da epidemia em cada estado. O correto seria avaliar cada região individualmente de acordo com suas características. Por isso, minha análise é apenas educativa e serve para ilustrar que o isolamento surte efeito”, diz.
Caxias registra primeira morte por Covid-19 
Vitima tinha 94 anos e tava internado na UPA desde domingo (03). Ele morava na Volta Redonda

O prefeito Fábio Gentil informou nas suas redes sociais na manhã desta terça-feira (05) que o município registrou o primeiro óbito por Covid-19. 

Segundo o gestor, a vitima é um idoso de 94 anos e estava internado na UPA desde domingo (03). Fábio Gentil não informou quais os tipos de doenças que ele tinha.

O prefeito reforça o pedido das autoridades em saúde para que se mantenha em isolamento. POR FAVOR FIQUEM EM CASA.  


Duplo assassinato é registrado durante a madrugada na Cohab

                                                                                               (foto Diário de Caxias) 
Duplo homicídio foi registrado na madrugada desta terça-feira (5), na Avenida VII, no Conjunto da COHAB.  .
De acordo com informações do boletim de ocorrência, as vítimas foram identificadas como Fábio e Geovane. Uma das vitimas residia próximo do local onde ocorreu o duplo assassinato.
Os policiais foram acionados por uma testemunha que afirmou ter ouvido vários disparos de arma de fogo, próximo de uma farmácia. . 
Lá os corpos estavam caídos no chão ensanguentados. As vitimas morreram no local. 
A motivação dos crimes são desconhecidas.
Os corpos foram removidos para o IML. 
Câmara de Caxias realiza primeira sessão remota na historia do parlamento municipal  


Os vereadores e vereadoras de Caxias participaram, nesta segunda-feira (4), de uma sessão ordinária histórica no parlamento municipal. Pela primeira vez, ao longo de 1h e 54 m, ocorreu uma reunião de caráter remoto, virtual, onde no plenário da Casa estiveram os três membros titulares da Mesa Diretora, os vereadores Catulé (Republicanos), presidente, Mário Assunção (Republicanos), 1º secretário, e Sargento Moisés (PL), 2º secretário, enquanto o restante da bancada participou de casa ou de seus escritórios de trabalho.
A iniciativa, aprovada pela maioria da bancada e depois muito elogiada pelos espectadores que acompanharam essa participação pioneira dos vereadores caxienses, principalmente nas redes sociais ou através do próprio site da CMC na internet, foi do presidente Catulé. Ao abrir a sessão, o presidente justificou a adoção da medida como uma iniciativa de sua autoria para o parlamento caxiense se adequar e conviver com a pandemia do novo coronavírus já presente no município, ao mesmo tempo em que é cumprida a política de distanciamento social que vigora presentemente em Caxias.
"Nós entendemos que uma Câmara Municipal de uma cidade do porte de Caxias, ou de qualquer outra cidade, ela não pode ficar parada. Ela tem que enfrentar, ela tem que dar respostas à sociedade, principalmente num momento como esse em nós vivemos, não só aqui, mas em todo o planeta, nós, usando estes instrumentos modernos ao nosso alcance, procuramos fazer com que esta casa continuasse produzindo e dando respostas à sociedade caxiense. Aqui nós planejamos e conduzimos a primeira sessão remota desta casa", destacou em entrevista o vereador Catulé, após o final dos trabalhos.
Na avaliação do presidente do parlamento caxiense, foi uma satisfação contar com a participação de todos os 19 vereadores que compõem a bancada da CMC na primeira sessão ordinária remota. "Todos participaram e tiveram visibilidade ativa, o que é muito bom. Todos companheiros entenderam que esta casa, neste momento, não pode ser situação ou oposição. Esta casa é brasileira, esta casa é humana, e precisa unir as forças para que se possa colaborar com a Organização Mundial de Saúde e, sobretudo, com as autoridades sanitárias do nosso país", ressaltou em seguida.
Também por ensejo do próprio presidente Catulé, o Regimento Interno da CMC, que disciplina a realização das sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e especiais, inclusive situações em que a edilidade pode se reunir fora das dependências da sede do parlamento, desde que dentro do território do município, agora foi acrescido de mais um artigo também regulamentando a possibilidade de ocorrerem sessões remotas, a exemplo da primeira que ocorreu nesta segunda-feira. Estas sessões poderão ser reeditadas enquanto durar a pandemia do novo coronavírus ou noutro caso de calamidade que impeça o encontro presencial e regular dos vereadores caxienses.
Ascom/CMC