domingo, 19 de julho de 2020

Luiz Carlos Moura fala sobre suas propostas e campanha eleitoral em tempos de pandemia 

                                                                                          (foto reprodução Facebook) 
Advogado e observador da cena política de Caxias, Luiz Carlos Moura lançou seu nome em pré-candidatura à Prefeitura pelo PMB. 

Na semana passada, em um bate-papo com este redator, Luiz Carlos Moura enfatizou que está absolutamente tranquilo com sua decisão de concorrer ao cargo de prefeito, apesar de ressaltar que o momento atual não é propicio a temas políticos, face à pandemia do coronavírus, que preocupa a todos. 

Abaixo os principais tópicos do bate-papo. 

As principais bandeiras e pautas de sua pré-campanha
Indagado sobre as principais bandeiras e pautas de sua pré-campanha. Luis Carlos Moura disse que a principal bandeira de sua pré-campanha vai ser a luta contra os políticos profissionais que dominam o município de Caxias há décadas. Educação e Saúde também serão pautas da campanha eleitoral do pré-candidato do PMB. 

Sobre a campanha nestes tempos de pandemia
"Vamos fazer nossa campanha pelas redes sociais por onde divulgaremos nossas propostas. Os políticos profissionais também vão usar as redes sociais, mas terão dificuldades em convencer a população, já que não fizeram nada por ela". Disse o candidato do PMB. Acrescentou ainda que com relação ás novas propostas, a maior dificuldade que ele vai ter será fazer o povo acreditar, uma vez que já foram enganados milhares de vezes.

Se eleito prefeito
"Não haverá negociatas com políticos e principalmente, diminuirei o custo da máquina pública para que o valor economizado, seja revertido para a população, nos primeiros trinta dias, o povo já notará a seriedade da administração no uso do dinheiro público", 
Preso todos os acusados da morte dos pais do deputado Cléber Verde 


Neste fim de semana, na cidade de Turilândia, a polícia concluiu a prisão de todos os supostos envolvidos na morte dos pais do deputado federal Cléber Verde, que foram brutalmente assassinados na semana passada.
Logo no dia seguinte a execução dos pais do deputado, vítimas de latrocínio, A polícia agiu rápido e cercou três elementos apontados como suspeitos do crime. Um dos elementos, conhecido como Fabinho, entrou em confronto com a polícia e morreu. Um segundo suspeito, conhecido como Daniel foi preso e um terceiro, que seria um menor, foi apreendido.
Já na sexta-feira (17), no bairro do Araçagy, a polícia já havia prendido um homem E.P.C., de 19 anos, suspeito de participar do crime, mas faltava ainda a prisão de um casal, que acabou acontecendo no fim de semana, em Turilândia.
A mãe do parlamentar, Maria da Graça Cordeiro Mendes, foi assassinada dentro da fazenda no povoado Limão, em Turiaçu. Ela foi vítima de pauladas e arma branca. Já o pai de Cléber Verde, Jesuino Mendes, também foi assassinado a tiros próximo a fazenda.
Os animais e as plantas



Rosângela da Cruz 
Terapeuta Holísticas e Acupunturista
Ac de Farmácia


Nossos maiores aliados em tempos de “Isolamento Social” “O que mais me atrai nos animais, é que eles não usam palavras, eles usam sentimentos” (Chico Xavier)

No momento atual não está sendo fácil e nem simples; cuidar do corpo não é só físico e orgânico, mas mental, emocional e espiritual, ainda que estejamos na mesma tempestade perante ao vírus, mais uma coisa é certa, estamos em barcos diferentes. Superar é uma arte a cada dia, e sob pressão de uma carga emocional desafiadora é fundamental procurar manter o equilíbrio e a harmonia da paz interior. A busca do alivio a partir das Terapias Alternativas e Complementares, é compreender que o ser humano é um organismo interligado, um todo, e não fragmentado. As Terapias Alternativas valoriza, respeita, reconhece a subjetividade interior, as emoções e pensamentos que podem afetar a saúde do corpo a qual estão intimamente ligados, o certo é que como ferramenta complementares de cuidado com a saúde é inquestionável: A Organização Mundial da Saúde(OMS), Ministério da Saúde(MS), e o Sistema Único de Saúde(SUS), ás define como Práticas Integrativas e Complementares (PICs), mas que não substituem o tratamento tradicional. 

Muitos, já são os estudos que demostram que a companhia, o afeto e cuidados no momento em que a pandemia do coronavírus (Covid-19), espalha a sensação de medo e pânico pelo contágio, o “Isolamento Social” é ainda a melhor solução para evitar o contágio, os Pets e as Plantas podem ser ótimos aliados dentro de uma casa, faz toda a diferencia, além de acalmar os momentos de aflições, o receio do desconhecido, do inevitável a da imprevisibilidade, o convívio com os animais de estimação, eleva a qualidade de vida, melhora os sintomas da ansiedade e da depressão. Pesquisadores mostram que essa convivência harmoniosa com os Pets e as Plantas, aumenta a concentração em nosso sangue, de uma substância chamada serotonina, já chamada de “Hormônio da Felicidade” desse modo, os animais e as plantas, podem nos auxiliar a enfrentar o estresse do “Isolamento Social” e isso vale sobre tudo para as crianças e idosos, e os que estão no grupo de risco. Para retribuirmos o carinho e os benefícios da companhias de nossos Pets, não podemos esquecer dos cuidados básicos com os animais nesse momento tais como: manter o estoque de ração, medicamentos, manter as vacinas em dia, oferecer brinquedos e petiscos para diverti o pet junto com a família dentro de casa, para exercitá-lo a troca de carinho, e essas energias vai ajudar a amenizar esse período difícil para todos. Além de trazer beleza, harmonia e vida ao lar, o ato de cuidar das plantas promovem bem-estar, principalmente no que diz respeito á saúde mental, o” Cuidar das Plantas” é visto como terapêutico, ajudando a estabilizar o humor, distraindo a mente e tirando o foco dos problemas. Portanto colocar algo vivo dentro da nossa casa, dar atenção ajuda a relaxar e nos conectar ao Divino, em um sentido inconsciente, ainda mais nesse momento atual, elas dão um tom especial, alegram os espaços internos e externos trazendo paz e harmonia: Mas é preciso ficar atento na escolha das plantas e suas espécies, já que a maioria delas gostam de espaços com boa claridade e um pouco de ventilação tais como: 

Em varandas aberta, vale apena apostar em plantas do sol, como a Flor do Deserto, Espada Larga, Agave, Clúsia, Bulbine e os Cactos. 

Em varandas envidraçadas e salas iluminadas a Pleomele – Dracena Reflexa, é uma planta muito vistosa de crescimento moderado, é rústicas e purifica o ar em interiores 

A Natureza e os seres humanos, tem um poder indiscutível, a prática de regar, mexer nas plantas, na terra, cuidar e observar o ciclo da, nos traz uma sensação de Bem-Estar, de relaxamento, e isso acontece justamente porque retornamos a nossa essência. 

REFERÊNCIAS: 

1 - Aquietar Terapias Holísticas – Harmonização de Ambientes 
2 - Aquietar Plantas e Ornamentações
Maranhão ultrapassa 90 mil recuperados da Covid-19 


O boletim deste sábado (18), da Secretaria de Saúde do Maranhão, confirmou que o estado ultrapassou a barreira de 90mil recuperados da Covid-19.
Além disso, tivemos 36 novos óbitos (11 na Região Metropolitana e 25 no interior maranhense), mais 909 novos casos (90 na Região Metropolitana e 819 no interior maranhense).
Com isso, o balanço atual do coronavírus no Maranhão é o seguinte: 106.092 casos, com 2.676 mortes, 90.360 pessoas recuperadas, 5.940 suspeitos e todos os municípios do Maranhão possuem registro da doença.
Sobre os leitos, atualmente a ocupação de leitos de UTI na capital é de 60,37%, já de leitos clínicos é de 23,30%. No interior, com exceção de Imperatriz, a ocupação de leitos de UTI está em 40,18% e leitos clínicos em 25,40%. Já em Imperatriz, a ocupação de leitos de UTI alcançou 64,81%, já de leitos clínicos, a taxa é de 61,73%.
Vale destacar ainda que, até o momento, já tivemos 2.758 profissionais da Saúde infectados, mas com 2.679 recuperados e, infelizmente, 52 óbitos durante toda a pandemia.
Os 36 novos óbitos vieram: Bom Jesus das Selvas (01); Carolina (01); Coroatá (01); Imperatriz (01); Paulo Ramos (01); Pedreiras (01); Porto Franco (01); Presidente Dutra (01); Santa Quitéria (01); São Luiz Gonzaga do Maranhão (01); Zé Doca (01); Chapadinha (02); Santa Inês (02); Açailândia (03); Timon (03); Caxias (04); São Luís (11).