quinta-feira, 30 de julho de 2020

Educação em tempos de pandemia 
Coluna do Mário Assunção (Portal Noca) 


Com a redução da curva de mortes e o contágio da pandemia do coronavírus, começa-se a perceber os problemas deixados, que necessitam urgente de soluções. Um grande desafio é a educação em tempos de pandemia. 

Foram criadas ferramentas que ajudam bastante a superar o obstáculo da presença do estudante no colégio. As aulas remotas, ou mediadas por tecnologia, vieram para ajudar o estudante a continuar os estudos à distância, mas com acompanhamento dos professores e respeitando uma pedagogia própria. 

Os estudantes dos ensinos Superior, Médio e Fundamental do 5º ao 9º ano, tiveram seus prejuízos minimizados. O que preocupa bastante são os ensinos Infantil, Fundamental e o do campo. As crianças não possuem capacidade e disciplina de acompanhar o ensino remoto e precisam de um acompanhamento muito próximo, com pedagogia própria dos seus professores. A mesma coisa se observa no Ensino Fundamental, onde o acompanhamento deve ser feito pelos pais ou responsáveis, que muitas vezes não possuem capacidade pedagógica para fazê-lo. 

Mas, o mais preocupante é o ensino da zona rural. A grande maioria dos estudantes da zona rural não possui acesso à tecnologia para poder acompanhar as aulas, tão pouco possui internet ou sinal de celular para tal finalidade. 

Outro fato importante é a escolaridade dos pais ou responsáveis, que não possuem muitas vezes a formação básica para poder acompanhar os seus filhos. Muitas vezes os pais não têm condições nem de ir à escola buscar as atividades dos seus filhos. Assim, faz-se necessária uma ação energética do Poder Público da seguinte forma: 

1 - Imprimir as atividades para os alunos poderem ter acesso; 

2- Colocar plantões com os professores na escola para tirar dúvidas dos pais e alunos; 

3-Colocar os professores para explicarem o desenvolvimento da atividade de forma presencial na escola para os pais ou responsáveis; 

4-Colocar os transportes escolares para levarem os pais dos alunos para a escola para recolherem as atividades, tirarem dúvidas e receberem orientação pedagógica dos professores e da coordenação pedagógica do desenvolvimento das tarefas. 

Dessa forma, a prefeitura irá diminuir o impacto negativo da falta de aulas presenciais nas escolas de nível Infantil e Fundamental e estará salvando a educação de uma geração inteira de caxienses.
Fábio Gentil nomeia o novo Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico
  

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, nomeou o licenciado em Geografia Leonardo Cardoso Lima (foto) como secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira, dia 29 de julho.

Com a desincompatibilização do cargo em abril do ex-secretário Arthur Quirino, que vai concorrer nas eleições desse ano a uma cadeira na Câmara Municipal, a pasta ficou sem secretário durante três meses.

DE COORDENADOR A SECRETÁRIO

Leonardo Lima fazia parte da pasta atuando como coordenador do Mirante da Balaiada. Aos 25 anos, talvez o secretário mais jovem do Governo Gentil, o novo secretário é formado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão. 
Câmara Municipal de Caxias retomará sessões presenciais no mês de agosto


O presidente da Câmara Municipal de Caxias (CMC) e vice-prefeito, vereador Catulé (Republicanos) declarou na manhã desta quinta-feira (30), após se reunir com a bancada de vereadores e vereadoras para deliberação de diversos assuntos de interesse do município, que o legislativo municipal voltará a ter sessões presenciais no decorrer do próximo mês de agosto.

Segundo o presidente Catulé, as sessões ordinárias serão retomadas normalmente no plenário da casa, às 18h, mas sem a presença de público, em decorrência da pandemia que ainda está presente no município. Todos os vereadores e funcionários trabalharão seguindo rigidamente um protocolo de segurança, fazendo uso de máscara, álcool em gel e guardando distanciamento social.
"Para que as reuniões funcionem a contento, vamos reorganizar as acomodações do plenário, afim de que nossos parlamentares trabalhem distanciados. Muitos colegas estavam tendo problemas de comunicação. Por isso, a maioria decidiu retomar os trabalhos presencialmente. É lamentável, mas por causa da pandemia, ainda não poderemos abrir as galerias da Câmara Municipal para receber o público", explicou.
Catulé ressaltou que Caxias está passando por um momento muito difícil e, para ele, é hora de todos os seus parlamentares se mostrarem mais presentes e atuantes para lidar com os inúmeros problemas que estão surgindo a todo momento.
A problemática da saúde foi o assunto mais debatido na reunião de hoje. Contudo, os parlamentares conversaram sobre muitos temas diversos, dentre eles, a distribuição da merenda escolar e o transporte coletivo da cidade.
Ascom/CMC 
Clientes de Caxias e Timon podem solicitar pagamento delivery de conta de energia 



Em tempos de distanciamento social, o melhor é buscar possibilidades de fazer tudo de casa. E foi pensando nisso, que a Equatorial Maranhão desenvolveu o Pagamento Delivery, para que você não precise se expor e nem enfrentar filas.

Essa modalidade permite que os clientes paguem por meio do cartão de débito ou crédito parcelado e está disponível nas seguintes localidades:

- São Luís

- Raposa

- São José de Ribamar

- Paço do Lumiar

- Pinheiro

- Imperatriz

- Bacabal

- Caxias

- Timon

- Presidente Dutra

Para solicitar o Pagamento Delivery, o cliente deve ligar gratuitamente para o 0800 025 0116 e agendar a visita do agente de relacionamento da Equatorial Maranhão em sua residência.

O pagamento pode ser feito por cartão de débito (ou cartão do Bolsa Família) e também pelos cartões de crédito Visa, Master, Maestro, Elo, American Express e Hipercard, parcelado em até 12x (se houver mais de uma conta em aberto e valores em que a prestação mínima seja de R$ 7,00).

Vale ressaltar que o agente de relacionamento está totalmente equipado com álcool em gel, máscara e seguindo as orientações dos órgãos de saúde, além disso estará munido do crachá de identificação e fardamento com o logo da Equatorial. Lembre-se: os agentes não recebem dinheiro em espécie, os pagamentos são apenas no cartão de crédito ou débito.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Corpo de Ricardo Archer será cremado nesta quinta-feira em São Luis 


O corpo do empresário e ex-prefeito de Codó Ricardo Archer (foto), que morreu ontem (29), será cremado nesta quinta-feira (30), às 09h da manhã no crematório do Cemitério da Pax União em São Luis. Familiares informaram que a cremação do corpo foi um pedido que o ex-prefeito fez em vida. 
Ricardo Archer morreu na manhã desta quarta-feira, vitima da Covid-19. Ele estava internado no Hospital UDI na capital maranhense. Archer tinha 68 anos e foi diagnosticado com o novo coronavírus no final do mês de junho. Filiado ao PSL, ele pretendia novamente disputar o cargo de prefeito de Codó nas eleições desse ano.