quarta-feira, 9 de setembro de 2020

PF cumpre mandados no MA e PI por uso de documentos falsos para compra de armas 

A ação contou com as policias Civil do MA e do PI, além do Ministério Publico
do Maranhão 
Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal em Teresina-PI e Timon contra um suspeito de falsificação de documentos em processo de aquisição de arma de fogo. O investigado – que não teve o nome revelado – teria ocultado uma condenação por tráfico de drogas no Maranhão para dar entrada no processo.
Das ordens judiciais, seis foram cumpridas em Timon e uma em Teresina na manhã desta quarta-feira (09) durante a operação Integração. A ação contou com as polícias Civil do Piauí e do Maranhão, além do Ministério Público do Maranhão. Participam da operação 60 policiais e dois membros do Ministério Público.
“O investigado inseriu declaração falsa em documento público, falsificou documentos e os utilizou para instruir processo de aquisição de arma de fogo protocolado na Polícia Federal em Teresina. Os documentos e as declarações falsas tinham como propósito ocultar a real condição do requerente, condenado em primeira instância na Justiça Estadual do Maranhão pelo crime de tráfico de drogas. Tal registro impede a aquisição de armas de fogo pela via lícita”, informou a nota da PF.
Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara da Seção Judiciária Federal em Teresina. Na operação não há mandado de prisão.
“No âmbito da Justiça Federal, o investigado pode responder por falsidade ideológica e documental, cujas penas somam até cinco anos de reclusão. A Polícia Federal está atenta a todos os processos de porte e registro de arma de fogo, todos os documentos são rigorosamente analisados e qualquer situação de fraude com o propósito de desvirtuar as normas do estatuto do desarmamento será objeto de investigação prioritária na PF, uma vez que todo esse processo e política de armamento é atribuição da PF”, enfatiza o delegado  Albert Paulo Sérvio de Moura, chefe da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF no Piauí. Do Cidade Verde.
Vereador Tevi homologa candidatura à reeleição 

Vereador Tevi (no centro), com Thais Coutinho e Adelmo Soares
O vereador Tevi, oficializou sua candidatura à reeleição na tarde/noite do feriado do dia 07 de Setembro, em convenção do PDT, que aconteceu no bairro Seriema junto com os partidos PCdoB, Solidariedade, PROS, Cidadania e PSL. Tevi durante seu primeiro mandato atuou forte na oposição, cobrando ações do Executivo municipal principalmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. 

Durante a convenção, o vereador foi recepcionado pelo candidato a prefeito Adelmo Soares e pela sua colega de parlamento vereadora Thais Coutinho (PSL), candidata a vice-prefeita. Correligionários e amigos também fizeram questão de prestigiar a homologação de sua candidatura. Ao redator do blog Tevi disse que o momento é de conclusão do trabalho realizado nos últimos quatro anos e de início de um novo planejamento para continuar atuando para melhorar as condições de vida dos caxienses. 

“A população de Caxias está calejada de político que só trabalha em época de eleição. Ela vai escolher aquele que sabe que pode confiar, que todos os dias trabalha, por isso, acredito na minha reeleição e na eleição do deputado Adelmo Soares para administrar nossa cidade como prefeito municipal”, disse o vereador. 
Pesquisa aponta empate técnico em São João do Sóter 


O Instituto MBO realizou pesquisa no município de São João do Sóter para saber como está a corrida eleitoral pela prefeitura municipal e constatou empate técnico entre a atual prefeita Josa Silva e o pré-candidato Wellington Moura.
De acordo com o resultado do levantamento no cenário induzido, se a eleição fosse hoje, obedecendo a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, Josa Silva estaria com 41,76% das intenções de votos. Empatado tecnicamente, aparece Welington Moura com 40,18%, diferença de apenas 1,58%.
Bem distante, em terceiro lugar, aparece o Dr. Tairo Rocha com apenas 11,83% das intenções de votos. 6,23% não sabem ou não quiseram responder.
Já no quesito rejeição, quando o eleitor diz em quem não votaria de jeito nenhum, Dr. Tairo Rocha lidera com 38,46% de rejeição. 27,81 afirmam que não votariam em Welington Moura e 26,92% garantem que não votariam na atual prefeita Josa Silva. 6,81% não sabem ou não quiseram responder.
O Instituto também quis saber como está a gestão da prefeita Josa Silva, e constatou que para 10,79% dos entrevistas, a prefeita está realizando um ótimo trabalho; 20,71% acham a gestão boa; 25,94% consideram regular; 30,61% avaliam como ruim e 11,95% consideram a gestão péssima.
O levantamento foi feito pelo M R Borges Serviços / MBO Publicidade, Marketing e Pesquisa, ouviu 446 pessoas entre os dias 04 e 06 de setembro, está inscrito com número MA-05799/2020, tem margem de erro de 3,5% para cima ou para baixo e taxa de confiabilidade de 96,5%.
Vai ser dia 15 


A convenção municipal do partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro) vai ser realizada no próximo dia 15. O evento acontecerá  na sede do partido, que fica na rua Cel. João da Cruz, 191, próximo a loja de móveis usados do Armazém Paraíba. O acontecimento  marcará o lançamento dos empresários  César Sabá e Pedro Barros  como candidatos a prefeito  e vice respectivamente,  além de dezenas de candidatos  a vereador. "O dia 15 entrará para a história como o inicio da mudança política do nosso município. Caxias será a grande vitoriosa com a nossa candidatura" afirmou César Sabá.

Abaixo o edital: 


Paulo Roberto confirma candidatura a Vereador em convenção municipal do PCdoB 

Candidato a Prefeito Adelmo Soares (PCdoB) com o candidato a Vereador
Paulo Roberto durante a convenção 
O servidor publico licenciado da SSP/MA, Paulo Roberto (PDT) teve sua candidatura a Vereador homologada pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista) juntamente com outros nomes filiados na sigla formando assim a chapa proporcional para o Poder Legislativo Municipal.

Além do PCdoB, que homologou o nome do Deputado Adelmo Soares para prefeito de Caxias, e do PDT, também estiveram presentes na convenção os integrantes dos partidos Cidadania, PROS, SOLIDARIEDADE e PSL, que indicou a Vereadora Thais Coutinho como candidata  vice-prefeita. 


Perfil – Paulo Roberto nasceu em Caxias, no Bairro Tamarineiro. Será a primeira vez que disputará um cargo eletivo. Ele é formado em Matemática pela UEMA. É Bacharel em Direito pela FAI e atualmente desempenha a função de investigador da Policia Civil no Estado do Maranhão.
Indagado pelo titular do Blog como serão as suas estratégias de campanha, Paulo Roberto respondeu: 

"Minha estratégia é muito simples. Quero ser verdadeiro com eleitor, não fazer promessas. O eleitor está cansado de promessas de candidato no período eleitoral. O que estou fazendo é focando no meu histórico de serviços prestados a sociedade caxiense em todas as áreas que atuei e nas minhas principais bandeiras que é a transparência, anticorrupção e responsabilidade com a coisa pública. Meu nome está sendo bem difundido entre os eleitores e graças a Deus por onde tenho andado estou sendo muito bem recebido", pontuou o candidato do PDT.