sábado, 21 de novembro de 2020

Eleições 2020: Extraordinário nas urnas em 2016, Repórter Puliça tem menos de 200 votos e não conseguiu se reeleger  


O popular e conhecido vereador Repórter Puliça (Republicanos), que em 2016 foi extraordinário nas urnas, obtendo naquele pleito 1.274 votos, não conseguiu em 2020 garantir a continuidade do seu mandato e viu que o que ocorreu há quatro anos, parece ter sido “apenas um momento passageiro”.

Além de não conseguir se reeleger, Puliça teve uma votação muito inferior a que teve em 2016, sinal que seu eleitorado não se agradou da forma como o vereador conduziu suas ações. Nas urnas, no ultimo domingo (15), o vereador recebeu apenas 170 votos.  

Em 2016, a expressiva votação de Repórter Puliça foi interpretada por alguns como voto de protesto. O parlamentar se elegeu na oposição, sendo um dos mais ferrenhos críticos da administração do ex-prefeito Léo Coutinho. 

O trabalho que Repórter Puliça fazia como repórter e apresentador na TV Band colaborou muito para à ascensão do então vereador Fábio Gentil ao cargo de prefeito de Caxias naquele ano. 

Resta agora ao Repórter Puliça, nesses últimos dias de mandato, como tá eternizado num dos maiores sucessos do samba brasileiro:"reconhecer a queda, não desanimar, levantar e sacudir a poeira e dá a volta por cima em 2024". 

Ranking de Competitividade dos Municípios 2020: Santa Inês e Bacabal entre os piores 


O CLP (Centro de Liderança Pública) promoveu na quinta-feira, 19/11, um webinar que apresentou os resultados da primeira edição do Ranking de Competitividades dos Municípios 2020. O levantamento tem o objetivo de mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios para garantir serviços públicos de mais qualidade à população.

Realizado em parceria com a Gove Digital e o Sebrae, o evento foi transmitido pelas redes sociais da TV Estadão e da TV Cultura.

Nesta primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, foram avaliados os municípios brasileiros com população superior a 80.000 habitantes pela estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019. Neste cenário, 405 cidades compõem o levantamento, correspondendo a 59,45% da população brasileira (124,94 milhões de habitantes).

Região Nordeste

O município mais bem colocado do Nordeste é João Pessoa (PB), na 70ª colocação, seguido por Recife (PE), na 100ª posição. Na sequência, aparecem duas cidades do Ceará e uma do Piauí: Sobral, Fortaleza e Teresina, nas 121ª, 153ª e 182ª colocações, respectivamente. Entretanto, o estado do Maranhão conta com quatro dos cinco piores municípios da região: Barra da Corda (390ª), Santa Inês (391ª ), Bacabal (394ª) e Pinheiro (396ª). A cidade de Simões Filho, na Bahia, completa a lista na 393ª posição.

Confira aqui a posição geral de todos os 405 municípios.