quarta-feira, 17 de março de 2021

TCE-MA adia prazo para prefeitos entregarem prestação de contas referentes a 2020 


No contexto das medidas de enfrentamento do novo coronavírus (covid-19) no âmbito do controle externo maranhense, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) editou nesta semana duas novas portarias, que prorrogam, respectivamente, o prazo para apresentação das prestações de contas relativas a 2020, e o regime de teletrabalho para os servidores do órgão.


A Portaria nº 240, estende até o dia 03 de maio de 2021, o prazo para apresentação tempestiva das prestações e tomadas de contas referentes ao exercício financeiro de 2020 à corte de contas.


A medida leva em consideração a evolução do quadro da pandemia no Estado e as ações adotadas diante do quadro, em especial o Decreto Estadual nº 36.582, de 12 de março de 2021, que altera o Decreto Estadual nº 36.531, de 03 de março de 2021, dispondo sobre o funcionamento do Poder Executivo Estadual.


Pelas mesmas razões, a Portaria nº 239 prorroga o prazo final de teletrabalho obrigatório previsto na Portaria nº 209, de 03 de março de 2021, para o dia 31/03/2021.

Aldeias Altas: Prefeitura articula cursos profissionalizantes para mulheres do município

O prefeito Kedson Lima (PL), buscando melhorias para às mulheres do município, se reuniu com membros da diretoria do Senac/Caxias para alinhar a realização de cursos profissionalizantes. A  ação é por meio da Secretaria Municipal da Mulher.

A parceria da prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC) é um trabalho conjunto para trazer projetos inovadores e qualificar as aldeenses em vários segmentos profissionais.

Participou do encontro a diretora do Senac/Caxias Rosy Bonfim, secretário de Administração e Finanças Sebastião Almeida, o procurador jurídico do Município Dr. Francisco Neto e a secretária municipal da Mulher Keylla Xavier.

Ascom/PMAA

Maranhão recebe sétimo lote com mais de 166 mil doses da vacina coronavac

São mais 116.800 doses do imunizante contra o novo coronavírus

O Governo do Maranhão recebeu, na tarde desta terça-feira (16), o sétimo lote da vacina CoronaVac. São mais 116.800 doses do imunizante contra o novo coronavírus, enviadas pelo Ministério Saúde e que terão como público-alvo trabalhadores da saúde e pessoas de 75 a 79 anos residentes nos 217 municípios do estado.

“A dispensação será feita em parceria com o Centro Tático Aéreo, por meio de dois helicópteros, um avião e de vans refrigeradas. Neste momento, nós iremos começar a contagem, separação e ao passo em que os municípios forem atingindo o índice de 70%, conforme decreto do Governo do Estado, as doses serão enviadas aos seus destinos”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

O penúltimo lote recebido da CoronaVac chegou ao Maranhão na última quarta-feira (10), com 66.800 doses que, além de também alcançar profissionais de saúde, teve como destino final a proteção de idosos com idade de 75 a 84 anos.

Com o lote recebido nesta terça-feira, o Maranhão já recebeu 631.640 doses recebidas, sendo 98 mil da AstraZeneca e 533.640 da CoronaVac.

Decreto

O envio do lote da Coronavac recebido na última quarta-feira (10) esteve condicionado ao Decreto nº 36.531, de 4 de março, que estipulava a cobertura vacinal de 60% por parte dos municípios para recebimento de novas doses.

A partir de 12 de março, conforme o novo Decreto nº 36.582, o envio das 116.800 novas doses que chegaram ao estado está condicionado à aplicação de 70% das doses já distribuídas.

Bolsonaro decide se vacinar contra a Covid-19 


O presidente Jair Bolsonaro decidiu se vacinar contra a Covid-19 e entrará na fila para receber a imunização de acordo com a sua idade.

No próximo dia 21, Bolsonaro completa 66 anos. No Distrito Federal, a previsão é que a vacinação de pessoas entre 72 e 73 anos comece na próxima quinta-feira (18).

Vereador Charles James emite Nota de Pesar pela morte de Raimundo Carema 

Através de Nota de Pesar (ver abaixo), o vereador Charles James se solidariza com a família e amigos pelo falecimento do senhor Raimundo Nonato Pinheiro dos Santos, conhecido popularmente como Carema, 65 anos, ocorrido na noite dessa terça-feira (16), em Caxias. Carema era avô de Wildy Sandy, assessora de Charles James. 

Mais - Carema foi vitima da covid-19. Ele era muito conhecido na cidade de Caxias, na região da Trizidela, pela forma cordial e alegre de tratar as pessoas. Homem dedicado ao trabalho, deixa uma trajetória de vida marcada pelas muitas amizades e pelo respeito com todos. 


Eu e minha família lamentamos profundamente o falecimento do Sr. Raimundo Nonato dos Santos Pinheiro, nosso amigo de lutas e Avô de nossa assessora Wildy Aragão.
Externo à família enlutada os meus mais sinceros sentimentos de pesar neste momento de perda e dor.
Que Deus conforte os corações de todos e a receba em Sua Eterna Glória Celestial.

Charles James
Vereador/Solidariedade

UPA divide responsabilidade para desafogar Hospital Gentil Filho 

A Unidade de Pronto Atendimento de Caxias (UPA), no bairro Pirajá, estar dando suporte ao Complexo Hospitalar Gentil Filho, devido a grande demanda de pacientes que estão dando entrada no mesmo. Assim como outros profissionais de saúde, o diretor da UPA solicita que a população ajude no enfrentamento ao novo coronavírus.

“Antes de falar da UPA, queremos pedir que as pessoas não promovam aglomerações. Mais do que nunca eu peço a população de Caxias, que nos ajude nesse sentido. Dê um reforço na máscara e álcool em gel. Já diz o ditado, que uma andorinha só não faz verão. Está na hora de ajudarmos uns aos outros, consequentemente nós vamos ajudar nossos pais e nossos avós. É uma doença que em mim age de um jeito, e em outra pessoa age de outra forma. Infelizmente agora a doença se intensificou e até crianças está sendo atingida”, destaca Leosk Pinto, diretor da UPA.

Trabalho em rede
A UPA embora não esteja mais recebendo internação de pacientes para casos de covid-19, realiza outros atendimentos de urgência, que ajudam a estabilizar o paciente, até que ele seja encaminhando para o atendimento mais adequado, no Complexo Hospitalar.

“Uma gestão de saúde para dar certo tem que se trabalhar em rede. Se todos trabalham juntos tem tudo para dar certo, e todo mundo ganhar juntos. Então, devido a alta de casos de covid-19 no Complexo Hospitalar a UPA vem dando suporte, mas agora, mais do que nunca a população conta com a ajuda da UPA. Aqui nós contamos com enfermeiros, médicos, e outros profissionais, onde nós atendemos pequenos casos, nós vamos atender os caxienses, deixando o Complexo Hospitalar para esses casos mais graves. Nós temos uma equipe multidisciplinar, preparada para receber vocês. E, ainda que ainda não façamos internação, ou algo relacionado ao covid-19, se você passar mal, nós fazemos os primeiros atendimentos e depois encaminhamos para o complexo hospitalar”, destaca Leosk Pinto, diretor da UPA.

A UPA conta com mais de 100 profissionais à disposição dos caxienses, que mesmo em tempo de pandemia, estão trabalhando para bem prestar atendimento aos caxienses, ou as pessoas que mesmo sendo de outros municípios procuram a cidade para receberem atendimento. Atualmente várias situações estão sendo atendidas.

“Desde dor de cabeça, até uma dor na unha, no dente, estamos aqui para atender à todos vocês”, destaca Leosk Pinto, diretor da UPA.