terça-feira, 22 de junho de 2021

COVID-19: Caxias registra uma morte nesta terça-feira (22) e 20 novos casos da doença 

Município contabiliza, ao todo, 380 óbitos e 13.201 casos desde o inicio da pandemia 

Caxias registrou uma morte por Covid-19 nesta terça-feira (22), segundo boletim diário da Secretaria Municipal de Saúde. Desde o começo da pandemia são 380 vítimas fatais no município. 

A única morte contabilizada no sistema nesta terça é de uma mulher de aproximadamente 35 anos de idade. Ela era aluna do Centro Técnico Nossa Senhora das Graças. 

Nas últimas 24 horas, o município também teve 20 diagnósticos positivos para o coronavírus. Somados os casos desde abril do ano passado, já são 13.201 infecções. 

De acordo com o boletim, Caxias também tem:

12.313 pacientes recuperados

56 pessoas internadas com a doença; 


Prefeito Kedson Lima acompanha entrega de EPIs aos novos contratados pela Itapecuru Bionergia em Aldeias Altas 

O prefeito de Aldeias Altas, Kedson Lima (PL), juntamente com o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda do município, Batista Lopes, acompanharam na manhã da ultima sexta-feira (18) a entrega dos EPI’s (equipamento de proteção individual) para os novos colaboradores da Empresa Itapecuru Bioenergia. A entrega aconteceu no Ginásio de Esporte da Escola Antonieta Castelo. “Mais uma parceria importante do Governo Municipal com a Itapecuru Bioenergia, dessa vez na geração de emprego para Aldeias Altas e renda para a nossa população. E Vamos seguir em busca de mais parcerias”, disse o gestor Kedson Lima.

São mil e quinhentos novos empregos gerados pela empresa, que fortalece a economia do município e melhora o comércio local e da região.“O prefeito Kedson Lima está sempre preocupado com a geração de emprego e renda, nessa parceria a Secretaria deu todo o suporte necessário para que aconteça o que está sendo feito hoje, geração de emprego para a população.”, destacou na oportunidade o secretário Batista Lopes.

Ascom/PMAA

Vereador Gentil Oliveira recebe a primeira dose da vacina contra a Covid-19 

Vereador Gentil Oliveira recebe a 1ª dose da vacina contra a Covid-19
(foto reprodução Facebook) 

O vereador Gentil Oliveira (PV) recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (22) em Caxias. Em uma publicação em uma rede social, Oliveira escreveu que recebeu o imunizante da Pfizer e que a vacina chegará para todos. 

"Mesmo nos momentos mais sombrios, nunca perdi a esperança de que esse momento chegaria para mim, e estou confiante de que, em breve, também chegará para todos".


O vereador tem 35 e faz parte do grupo que passou a ser vacinado nesta terça-feira, de pessoas com 35 anos. 

DHPP e Denarc prendem em flagrante autor de homicídio em Caxias 


Polícia Civil, através da DHPP e DENARC de Caxias, efetuaram a prisão em flagrante do nacional R.M.S, 53 anos, autor da morte de Vitor Manoel da Silva Medeiros (foto), 21 anos, fato ocorrido na noite do ultimo domingo (20/06/21), na localidade Bom Jardim (zona rural de Caxias), distante cerca de 20 km da sede do município. A equipe conjunta também apreendeu a arma utilizada no crime, uma espingarda cartucheira cal 28, e 03 cartuchos intactos.


R.M.S foi autuado em flagrante delito pelo Del Jair Paiva, e encaminhado a UPR Caxias. O conduzido negou a autoria, mas ciente dos elementos de prova arrecadados contra sua pessoa, resolveu confessar o crime.

Fonte:R10 Maranhão

Carlos Brandão agradece Sargento Moisés pela indicação para receber o titulo de cidadão caxiense 

Foi realizada na manhã dessa segunda-feira (21) a sessão solene de entrega de título de cidadania honorária caxiense ao vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão. O Projeto de Decreto Legislativo que concede a honraria foi aprovado ainda na legislatura passada, por iniciativa do então vereador Sargento Moisés.

Carlos Brandão agradeceu a indicação de Sargento Moisés na solenidade e reforçou a mensagem em suas redes sociais: “Agradeço imensamente à Câmara Municipal de Caxias por esse título e pelo reconhecimento. Em especial ao ex-vereador Sargento Moisés pela proposição”.


Para o homenageado, “o sentimento é de alegria e de honra, após receber da Câmara Municipal o título de cidadão caxiense. Mesmo sendo de Colinas, sempre tive relação muito próxima com a cidade, tanto pela infraestrutura como pelo vínculo familiar. Por Caxias sempre ter sido a nossa capital, muitos da minha família foram em busca de melhores oportunidades e acabaram ficando, em razão da boa estada e receptividade. Agradeço a todos pelo carinho e pelo reconhecimento que só nos motiva a continuar trabalhando cada vez mais por todo o Maranhão”.


Segundo Sargento Moisés, hoje Secretário de Articulação Política, a sugestão de indicar o título para Carlos Brandão partiu do saudoso deputado José Gentil, a quem rendeu homenagem póstuma.

"Um dos respaldos para esta Casa Legislativa conferir à vossa excelência o título de Cidadão Honorário Caxiense se dá pela sua luta em estreitar as relações institucionais e políticas entre o Governo do Estado e o Governo Municipal. O que vemos hoje materializa-se em obras, programas e ações governamentais, com a cooperação e parceria de fundamental importância, não só para Caxias, mas também para a região do Leste Maranhense”, declarou Sargento Moisés.

Covid: Presidente do Conass diz que Brasil já está 'diante da 3ª onda' 

O presidente do  Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula (foto), disse nesta segunda-feira que a contínua aceleração no número de casos de Covid-19 aponta que  estamos “diante de uma terceira onda” da pandemia no país. Segundo ele, está começando” a escalada da montanha”.

Lula justifica que o número de casos ativos, diários, não diminuiu desde março. O avanço da vacinação ajudou a diminuir o número de óbitos em março e abril, no entanto agora está sendo registrado um aumento no número de mortes. Neste último fim de semana, 12 estados tiveram óbitos em alta.

Agora, com a contínua aceleração do número de casos, isso deixa claro que a gente já está diante de uma terceira onda — afirmou o presidente do Conass ao GLOBO.

O patamar da média móvel de óbitos voltou ficar acima de 2 mil. O país ultrapassou a marca de 500 mil mortes pela doença neste sábadao. E, ao longo dos últimos sete dias, o Brasil também foi o segundo país com mais mortos pelo coronavírus, atrás apenas da Índia.

Além disso, hoje é o primeiro dia de inverno no país. Com o início do período mais frio no Sul e no Sudeste, é esperado um aumento de casos de pacientes com problemas respiratórios.

A gente já vai ter um incremento também de problemas respiratórios que devem aumentar o número de casos. De modo que eu quero acreditar que, sim, a gente está subindo a montanha. Está começando a escalada da montanha da terceira onda — disse Lula.

O Conass tem pontuado que é preciso acelerar a vacinação no país. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda que toda a população adulta brasileira deve estar vacinada com a primeira dose até setembro.

Dados do Ministério da Saúde mostram que até o momento cerca de 58,8 milhões de pessoas foram imunizadas com a primeira dose no país. Inicialmente, setembro era a previsão da pasta para que fosse concluída a vacinação dos grupos prioritários. O Globo