quinta-feira, 8 de julho de 2021

Aldeias Altas recebe equipamentos agrícolas pelo programa Maranhão Forte 

A patrulha, composta de trator, grade e carreta, sendo embarcada para Aldeias Altas 

O município de Aldeias Altas foi contemplado com equipamentos agrícolas do programa Maranhão Forte. Em sua segunda etapa, a iniciativa do Governo do Estado é coordenada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). O objetivo é impulsionar a agricultura familiar, gerar emprego e reforçar a economia do estado com a promoção do desenvolvimento. Além de Aldeias Altas, outros 18 municípios foram comtemplados com os equipamentos. Os kits foram entregues nesta quinta-feira (8), pelo governador Flávio Dino, em solenidade no Palácio dos Leões.

O kits é composto de trator, grade e carreta, a patrulha será um instrumento importante para o fortalecimento da produção do município. O prefeito Kedson Lima (PL), que ontem (07) estava aniversariando, considerou que recebeu o kits como um presente de aniversário. “Hoje é o meu aniversário e considero ter ganho um presente que vamos levar a toda a população da nossa cidade. Esses equipamentos vão contribuir muito para o desenvolvimento do nosso município. O governador Flávio Dino sempre olhando os que nunca foram vistos. Só tenho a agradecer e parabenizar”, enfatizou.


Mais 

Com a entrega, o Governo do Estado pretende valorizar a atividade rural e fortalecer as cadeias produtivas, por meio de programas como o Mais Pescado e Mais Produção. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop), cujo investimento foi de R$ 4 milhões.

Vereadora Cynthia Lucena assume Corregedoria do Legislativo Municipal no biênio 2021/2022

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias (CMC), nessa quarta-feira (7), a vereadora Cynthia Lucena (PP) foi eleita para o cargo de Corregedora da Casa, no biênio 2021/2022, e o vereador Ricardo Rodrigues (PT), segundo colocado no escrutínio feito entre os parlamentares, será o seu substituto (sub-corregedor), em caso de impedimento da titular da função que será responsável por promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito do legislativo caxiense.

A eleição da Corregedoria ocorreu após o cumprimento da ordem do dia da sessão, quando os parlamentares apreciaram e aprovaram indicações de projetos de lei, projetos de lei e requerimentos propostos na reunião. Inicialmente, cinco parlamentares estavam inscritos para o cargo, mas somente quatro permaneceram no páreo, após o vereador Júnior Barros (PMN) haver decidido não mais participar da disputa.

O presidente da CMC, vereador Teódulo Aragão (PP), informado pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Professor Chiquinho (PRB), que os parlamentares Cynthia Lucena (PP), Ricardo Rodrigues (PT), Daniel Barros (PDT) e Charles James (SD) se mantinham no pleito, deu seguimento à votação, ficando decidido que os dois parlamentares mais votados, respectivamente, seriam os escolhidos para a titularidade e a subtitularidade da Corregedoria.

Em escrutínio realizado por votação aberta, na qual cada parlamentar expressou o nome em quem votava, a vereadora Cynthia Lucena recebeu 09 votos, contra 06 dados ao vereador Ricardo Rodrigues.

A Corregedoria da Câmara de Vereadores de Caxias trabalha sobre 15 princípios baixados pela Resolução Nº 015/2013, que dispõe sobre a criação do Código de Ética Parlamentar, da Corregedoria e da Comissão de Ética do Poder Legislativo Municipal.

Cabe a ela, por exemplo, supervisionar a proibição de porte de arma, com poderes para revistar e desarmar; fazer sindicância sobre denúncia de atos ilícitos no âmbito da Câmara Municipal; instruir processos contra vereadores e elaborar projetos de resolução que importem em sanções éticas que devam ser submetidas em plenário; opinar sobre o cabimento das sanções éticas que devam ser impostas de ofício, pela Mesa Diretora; receber denúncias contra vereadores; emitir relatório de parecer prévio em caso de denúncias contra vereadores; dar parecer nos pedidos de licença para processar vereador; e presidir a Comissão de Ética Parlamentar, formada por cinco parlamentares.

Ascom/CMC

Férias e bandeira vermelha: como utilizar a energia de forma consciente para evitar desperdícios e diminuir o valor da conta

As férias chegaram! As aulas dão uma pausa e muitos pais optam por também entrarem de férias em julho para assim passarem mais tempo com a família. Com mais gente em casa, aumenta o uso da energia elétrica e, consequentemente, o valor da conta no fim do mês. Além disso, com a bandeira vermelha, patamar 2, determinada pela ANEEL para o mês de julho, o uso consciente da energia é fundamental para que não se tenha um custo ainda maior.

Nesse período, a criançada dorme até mais tarde com o ventilador ou o ar condicionado ligado, passam mais tempo vendo TV e, muitas vezes, acabam dormindo e a televisão permanece ligada durante a madrugada. Aumenta também a utilização do vídeo game, de celulares e tablets, o que faz com que os aparelhos sejam carregados mais vezes e até passam a abrir e fechar a geladeira com mais frequência.

Nesse cenário, simples ações diárias podem minimizar os impactos do aumento na conta de energia. Aproveitar mais a iluminação natural do sol no lugar das lâmpadas e o uso inteligente de eletrodomésticos estão entre as dicas importantes que Equatorial Maranhão traz e que farão diferença no consumo de energia das famílias.

Ar-condicionado

•       Ao ligar o aparelho coloque em 23 graus, pois é que mais se aproxima da temperatura ambiente;

•       Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;

•       Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver ligado

•       Limpe os filtros periodicamente. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a consumir mais energia.

Lâmpadas e iluminação

•       Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas;

•       Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados;

•       Dê preferência ao uso de lâmpadas de LED, além de mais duradouras elas também são mais econômicas.

Televisão

•       Desligue o aparelho se não houver ninguém assistindo;

•       Não deixe a televisão no modo standby 

•       Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer.

Celular

•       Evite deixar o aparelho carregando ao longo da noite. Retire da tomada quando a bateria estiver carregada.

Geladeira e freezer

•       Não deixe a porta aberta sem necessidade ou por tempo prolongado. Antes de abrir, pense no que vai precisar.

•       Verifique se a borracha de vedação da porta está em bom estado como forma de evitar a fuga de ar frio do aparelho. Caso necessário, faça a troca.

•       Não coloque alimentos quentes dentro da geladeira.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

PSB deve ter disputa acirrada para deputado estadual

O Governador do Maranhão, Flávio Dino, quando assumiu a presidência do Partido Socialista Brasileiro (PSB), cuidou logo de convidar grande parte dos seus secretários e auxiliares para filiarem-se ao partido, visando as eleições de 2022.

Como uma espécie de “revoada”, os secretários e pré-candidatos a deputado estadual e federal estão indo para a legenda socialista. Acontece que já são 6 secretários. É pouco provável um único partido fazer uma bancada tão grande na Assembleia Legislativa, pela regra de hoje, sem coligação.

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula se filia, nesta quinta-feira (8), ao PSB. Além dele, também passarão a integrar as fileiras do partido os secretários Catulé Jr (Turismo), Jefferson Portela (Segurança), Rogério Cafeteira (Esporte) e Marcos Pacheco (Políticas Públicas), além da presidente do Procon, Karen Barros. O esposo, deputado Duarte Jr., se filiou na legenda socialista na semana passada.

Entre eles, Jefferson deve disputar uma vaga de federal, ao lado de Duarte e Bira do Pindaré. Os demais, disputarão vagas de deputado estadual, ou seja, muita gente para poucas vagas.

Carlos Lula é o nome mais forte nome entre os novos socialistas com plenas condições de se eleger, em função do excelente desempenho que tem à frente da SES, sobretudo no período da pandemia.

Os demais brigarão muito. A legenda já possui o deputado de mandato Edson Araújo.

Blog do Clodoaldo 

PF realiza Operação Alinhavado no MA sobre eventuais fraudes Saúde  

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 08/07/2021, nas cidades de Codó/MA, Brasília/DF e Boa Vista/RR, a Operação Alinhavado, com a finalidade de desarticular grupo criminoso estruturado para promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís/MA, envolvendo verbas federais que seriam utilizadas no combate à pandemia COVID-19.

Inicialmente, foi constatada a “montagem” em, ao menos, quatro processos licitatórios instaurados, em 2020, pela Secretaria de Saúde de São Luís para a contratação de insumos destinados ao combate à COVID-19. Restou constatado que o grupo criminoso utilizou diversos mecanismos de fraudes para maquiar as irregularidades dos certames licitatórios, que teriam sido deflagrados com o ajuste prévio das empresas vencedoras.

Além da frustração do caráter competitivo dos procedimentos licitatórios, de acordo com análises da Controladoria Geral da União – CGU, evidenciaram-se superfaturamentos contratuais e simulação de vendas, gerando prejuízo milionário aos cofres públicos.

Diante desses fatos, 30 (trinta) policiais federais cumpriram 05 (cinco) Mandados de Busca e Apreensão e 05 (cinco) Mandados de Constrição Patrimonial expedidos pela 1ª Vara Federal de São Luís/MA, que decorreram de uma representação elaborada pela Polícia Federal.

Com o cumprimento da Constrição Patrimonial almeja-se a apreensão e o sequestro de bens (ativos financeiros, veículos e imóveis) num valor total de até 3,2 milhões de reais, quantia identificada como tendo sido recebida ilicitamente.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação (Art. 90, Lei 8.666/93), simulação de compra e venda (Art. 96, I e V, Lei 8.666/93), peculato (Art. 312 do Código Penal) e associação criminosa (Art. 288 do Código Penal). Somadas, as penas podem chegar a 21 (vinte e um) anos de prisão.

A denominação “Alinhavado”, do verbo “alinhavar”, significa “costurar provisoriamente”, fazendo referência aos processos licitatórios fraudados, que teriam sido “alinhavados” para, ao final, “costurar a contratação” de empresas previamente ajustadas.

Missa de sétimo dia de falecimento do advogado Samuel Sousa 

Familiares e amigos do advogado Samuel Pereira Sousa, convidam para missa de sétimo dia do seu falecimento, que será celebrada nesta quinta-feira (8), às 19h, na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, na Trizidela. 

Desde já a família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã. 

Maranhão ultrapassa marca de 35% da população vacinada com primeira dose 

O Maranhão atingiu a marca de 35,03% da população vacinada com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19. Os dados são do consórcio de veículos de comunicação divulgados, nesta quarta-feira (7).

O número de quem vacinou com a segunda dose, ou com a dose única, representa 10% da população maranhense.

Vale lembrar que, para a imunização completa, a pessoa precisa tomar as duas doses.

Veja a porcentagem de alguns estados: São Paulo 44,86%; Rio Grande do Sul 44,74%; Mato Grosso do Sul 43,39%; Espírito Santo 42,34%; Paraná 40,52%; Santa Catarina 39,71%; Amazonas 37,85%; Ceará 37,39%; Sergipe 37,01%; Rio Grande do Norte 35,82%; Minas Gerais 35,67%; Rio de Janeiro 35,27%; Bahia 35,13%; Maranhão 35,03%; Goiás 34,76%.