sábado, 21 de agosto de 2021

Bolsonaro protocola pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes do STF 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, protocolou, nesta sexta-feira (20), o pedido de impeachment ao Senado Federal do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O documento foi oficializado por um auxiliar do mandatário no final da tarde.

No último dia 14, Bolsonaro subiu o tom dos ataques à cúpula do Judiciário depois da prisão do aliado Roberto Jefferson (PTB) por ordem de Moraes. Por meio das redes sociais, ele prometeu, na data, que apresentaria ao Senado, nesta semana, um pedido de abertura de processos contra os magistrados.

Na publicação, Bolsonaro voltou a fazer ameaças contra a democracia. “Todos sabem das consequências, internas e externas, de uma ruptura institucional, a qual não provocamos ou desejamos. De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais”, afirmou.

O artigo 52 atribui ao Senado a competência para julgar crimes de responsabilidade de ministros do Supremo, o que pode levar à perda dos seus cargos por impeachment. Desde a promulgação da Constituição, esse dispositivo nunca foi aplicado pela Casa.

Ainda em meio à crise entre os poderes, ao desembarcar em Brasília ontem após Cuiabá, o mandatário se reuniu ontem com o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Bruno Bianco, no Palácio do Planalto para acertar os detalhes dos pedidos de impeachment de Barroso e de Moraes. O encontro não estava previsto na agenda dos dois.

No último dia 19, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que não é recomendável neste momento de retomada para o Brasil um pedido de impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal ou de presidente da República.

Blog da S Tereza 

Prefeitura de Aldeias Altas antecipa o pagamento de salário dos servidores 

Compromisso do prefeito Kedson Lima vem do inicio da sua administração em janeiro desse ano

Nesse final de semana, os servidores municipais de Aldeias Altas têm motivo de sobra para comemorar mais uma vez o pagamento salarial antecipado em atendimento a compromisso do prefeito Kedson Lima (PL) com o funcionalismo desde o inicio do mandato em janeiro.

O parágrafo 1º do artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho, CLT, estipula o pagamento mensal de servidores, até, o quinto dia útil de cada mês, mas no caso de Aldeias Altas, os depósitos em conta do funcionalismo acontecem dentro do mês e antes da data, dia 22, estipulada para a quitação.

Com o pagamento efetuado, a Prefeitura de Aldeias Altas possibilita a injeção de recursos na economia da cidade, o que representa muito em um cenário de pandemia e adversidades econômicas.

O secretário de Administração, Sebastião Almeida, explica que o pagamento antecipado significa o compromisso do prefeito em sempre garantir o salário do servidor rigorosamente em dia, ou até antes do vencimento, como vem fazendo. 

“É uma obrigação, mas também, uma forma de valorizar o servidor, honrando aquilo que achamos ser sagrado, o salário, que é a recompensa pelo bom trabalho executado, servindo bem a população de Aldeias Altas”, diz o titular da Secretaria de Administração. 

Se vivo estivesse, Humberto Ivar Araújo Coutinho completaria 75 anos neste sábado

Um dos grandes políticos da história de Caxias estaria completando 75 anos de idade neste sábado, 21 de agosto. É a data que marca o aniversário de Humberto Ivar Araújo Coutinho, ex-vereador, deputado estadual e prefeito de Caxias.

Nasceu em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreira, município de Matões. HC casou com a médica Cleide Barroso Coutinho, que atualmente é deputada estadual. Tiveram dois filhos: George e Geórgia.

Biografia

Formado em medicina, em 1970, pela Universidade Federal da Bahia, começou a exercer a profissão de médico, pelo INSS de Caxias, na Casa de Saúde e Maternidade de Caxias, hospital que criou, junto com sua esposa, Cleide Coutinho.

Carreira politica e empresarial

Ingressou na política, em 1988, pelo PFL, ao ser eleito vereador de Caxias como o mais votado daquele pleito. Em 1990, foi eleito deputado estadual. Em 1994 e 1998 foi reeleito deputado estadual.

Em 2000, candidatou-se, a prefeito de Caxias, sendo derrotado pela ex-deputada federal Marcia Marinho. Em 2002, foi reeleito deputado estadual. Em 2004, foi eleito prefeito de Caxias. Em 2008, foi reeleito prefeito de Caxias, o primeiro na historia politica da Princesa do Sertão. 

Em 2014, já enfrentando o problema de saúde que ceifaria sua vida no dia 1° de janeiro de 2018, foi eleito deputado estadual com 67.982 (2,13%). Foi eleito por unanimidade pelos seus pares para presidir a Assembleia Legislativa do MA, biênio 2015/17. 

Além da politica, Humberto Coutinho se destacou como um grande empresário e agropecuarista.