sábado, 18 de dezembro de 2021

Bolsonaro mantém reprovação de 53%, diz Datafolha 

Pesquisa Datafolha aponta que 53% dos brasileiros reprovam a forma como o presidente Jair Bolsonaro (PL) administra o país. Ele segue com o pior nível de avaliação entre a população, mostrando estabilidade em relação à última pesquisa, divulgada em setembro passado. Apenas 22% do total dos entrevistados avaliaram o governo como bom ou ótimo. Já 24% responderam que é regular.

A baixa aprovação do governo do presidente, segundo o instituto, fica entre os 51% da parcela que ganha até dois salários mínimos, onde ele consegue 17% de avaliação bom/ótimo. No Nordeste, a rejeição é ainda mair. Ele tem 58% de ruim/péssimo. Também entre jovens de 16 a 24 anos o porcentual de reprovação chega a 59%.

A situação financeira influencia na aceitação de Bolsonato. O Datafolha mostra que, à medida em que a renda aumenta, a avaliação dele melhora. O único segmento em que sua aprovação supera a desaprovação, é o dos que se declaram empresários. Nesse nicho, o governo do atual presidente consegue 50% de bom/ótimo contra 36% de ruim/péssimo. Na base evangélica, ele tem 33% de aprovação e 39% de reprovação.

Lula x Moro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém liderança na corrida presidencial e tem 48% das intenções de voto. Bolsonaro tem 22%, Sérgio Moro (Podemos), 9%, Ciro Gomes (PDT), 7%, e João Doria (PSDB), 4%. Segundo o levantamento, a vantagem do petista seria suficiente para uma vitória no primeiro tuno. A entrada do ex-juiz na eleição embolou a disputa pela chamada terceira via. Brancos e nulos somam 8%. Outros 2% disseram não saber em quem votar.

Lula vence também em uma disputa com mais nomes. Ele chega a 47%, Bolsonaro, 21%, Moro, 9%, Ciro, 7% e Doria, 3%. Neste cenário, a senadora Simone Tebet (MDB) aparece com 1%, mesmo número do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). O ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido), o senador Alessandro Vieira (Cidadania) e o cientista político Luiz Felipe d’Avila (Novo) não pontuaram.

Vereadores Mario Assunção e Thyago Vilanova acompanham inicio das obras da nova escola do povoado Babu 

Na manhã da ultima terça-feira (14), os vereadores Mario Assunção e Thyago Vilanova acompanharam o inicio das obras para a construção da nova escola do povoado Babu. A ação da Prefeitura de Caxias faz parte do projeto de substituição da escola de taipa por alvenaria. Os dois edis solicitaram a construção da nova escola e foram atendidos pelo Executivo Municipal. 


Casal recebe Comenda Gonçalves Dias em Aldeias Altas 

O casal Abílio Alves de Araújo (in memoriam) e Carmelita Sampaio de Araújo (90 anos) foi agraciado em sessão solene realizada na ultima quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Aldeias Altas com a Comenda Gonçalves Dias. 

Falecido em junho de 2011, Abílio Araújo foi homenageado por ter sido o primeiro prefeito de Aldeias Altas e, sua esposa Carmelita Araújo (foto abaixo) que no ultimo dia 05 de dezembro completou 90 anos de idade, além de ter sido a primeira dama do município, foi também a primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora no parlamento aldeias-altense. No ato o casal foi representado pela senhora Tânia Barros, que vem ser sobrinha dos homenageados.

Abílio e Carmelita Araújo foram casados por mais de 50 anos. O casal teve três filhos, cinco netos e vários bisnetos. Eles residiram durante muito anos em Caxias, nas imediações da Praça da Chapada. Atualmente Dona Carmelita mora em São Luis. 

Comenda Gonçalves Dias - A homenagem é concedida a pessoas que se destacaram e se destacam na área de cidadania, democracia, direitos humanos e também pelos relevantes serviços prestados a comunidade aldeias-altense.