sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Deyavillas e Helena Dias convidam os caxienses para caminhada da vitoria de Catulé Junior 11888 

O advogado Deyavillas Dias e sua esposa enfermeira Helena Dias convidam os amigos para a caminhada da vitória do candidato a deputado estadual Catulé Junior 11888, neste sábado (1º), com concentração às 08h11 no Largo da Igreja da Catedral. (veja abaixo o convite). 

"Estamos em contagem regressiva, falta menos de 48h para o grande dia em que vamos escolher e com a nossa escolha certa vamos continuar avançando e no domingo elegeremos Catulé Junior para representar Caxias, São João do Sóter, Aldeias Altas e todo o Maranhão na Assembleia Legislativa do MA", disse o advogado Deyavillas Dias. 

Emoção: parceria entre Prefeitura de Aldeias Altas e Itapecuru Bioenergia entrega títulos de propriedades para famílias


Mais 300 famílias do Bairro Seca Litro,  da cidade de Aldeias Altas, agora têm garantido o direto de propriedade dos seus terrenos. A entrega aconteceu no último sábado (24), no próprio bairro, e foi motivo de muito comemoração.

A ação fez parte de uma parceria público/privado entre a Prefeitura de Aldeias Altas e a Itapecuru Bioenergia, que era a proprietária  dos lotes. Através do Programa Minha Casa Legal, a ItaBio, fez a doação oficial para o município, que pôde assim realizar a regularização fundiária e beneficiar as famílias. 

Representando a ItaBio e a família Costa Pinto, o Diretor Presidente Humberto Neto, participou do evento e junto com o Prefeito Kedson Lima, a Presidente da Câmara Fernanda Bacelar e outras autoridades, realizaram a entrega dos títulos aos aldeienses.

“Dia muito importante para o Bairro Seca Letra e para a cidade de Aldeias Altas, para a história dessa cidade tão querida e principalmente para a nossa família, é um dia muito importante. A entrega dos títulos de propriedade social para todas essas famílias nos enche de orgulho, poder firmar e realizar esse compromisso, por meio de ações concretas como essa, nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, afirmou o Diretor Presidente Humberto da Costa Pinto Neto.

Assista vídeo abaixo: 

Os 18 possíveis deputados federais eleitos neste domingo pelo Maranhão 

Faltando apenas dois dias para as eleições, o Blog do Domingos Costa faz o último prognóstico das eleições deste ano para a Câmara Federal no que diz respeito as 18 cadeiras pertencentes ao Maranhão.

Sem muito blá, blá, blá, pela análise do Blog do DC os eleitos serão:

Roseana Sarney e Hildo Rocha do MDB; Duarte Júnior e Clayton Noleto (PSB); Josimar, Detinha e Júnior Lourenço (PL); Márcio Honaiser (PDT); Cléber Verde (Republicanos); Edilázio Júnior (PSD); André Fufuca (Progressista); Pedro Lucas Fernandes (União Brasil); Márcio e Rubens Júnior (Federação); Fábio Macedo e Dr. Gonçalo (Podemos); Aluísio Mendes (PSC) e Marreca Filho.

A relação acima é baseada em quantidade de apoios espalhados pelo Maranhão e volume de campanha nas ruas da capital e das principais cidades do interior. O ponto de vista do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.

Agora é esperar as urnas abrirem…

Transcrito do Blog do DC 

Se eleito, Lula trabalhará para eleger Roseana Sarney presidente da Câmara 

Na costura por apoios nesta reta final da campanha, Lula já prometeu apoiar a reeleição de Rodrigo Pacheco no comando do Senado e a eleição de Roseana Sarney para presidir a Câmara.

Roseana foi uma imposição do próprio José Sarney e imediatamente acolhida.

O petista sabe que precisará de um Congresso amistoso para conseguir governar, especialmente se conseguir derrubar o orçamento secreto via Supremo.

A ideia é voltar ao modelo antigo de execução orçamentária via ministérios, entregando aos aliados as pastas com maior verba.

Lula também quer garantir o controle na elaboração da próxima LDO e prometeu a Renan Calheiros o comando da Comissão de Orçamento, além da Primeira Secretaria — que faz a supervisão geral do Senado.

O Antagonista

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Maior liderança do leste maranhense, Fábio Gentil convida para a Carreata da Vitoria de Amanda e Daniella, nesta sexta-feira (30), em Caxias  

Maior liderança política do leste maranhense, o prefeito Fábio Gentil convida toda a população para a maior carreata da história de Caxias, com a presença do governador Carlos Brandão, líder absoluto em todas as pesquisas de intenção de votos. O grandioso ato de campanha, que reafirmará a confiança nas vitórias da candidata a deputada federal Amanda Gentil 1100 e da deputada estadual Daniella 40258, que disputa a reeleição, será o maior já realizado na Princesa do Sertão em todas as eleições.

A concentração da carreata está marcada para as 16h, na Avenida Benjamin Constant, bairro COHAB (próximo à Igreja Nossa Senhora das Graças). Além de Amanda, Daniella, do prefeito Fábio Gentil, de Brandão e de lideranças políticas e populares da região, o cortejo motorizado reunirá milhares de apoiadores das duas candidatas, que vêm marchando juntos desde o início da campanha para elegê-las com votação consagradora na Região dos Cocais.

A expectativa é que a carreata mobilize a grande maioria do eleitorado caxiense e de municípios vizinhos em uma grande festa da democracia, fortalecendo ainda mais Amanda e Daniella rumo à vitória nas urnas no próximo domingo, dia 2 de outubro.

Disposto a retribuir as benfeitorias viabilizadas por Fábio Gentil, Amanda e Daniella, que juntos vêm trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento de Caxias, o povo manifestará todo o seu apoio nas ruas, durante a carreata, dois dias antes de retribuir nas urnas a dedicação do prefeito e das duas candidatas à cidade e à sua população.

Governo do MA envia tropas para reforçar segurança nas eleições em diversos municípios do estado 

Nesta quinta-feira (29), 2 mil policiais embarcaram para diversos municípios do interior do estado, onde permanecerão até a segunda-feira (3). O envio das tropas integra plano de ação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) para as eleições deste ano. A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) enviou um total de 5 mil militares do efetivo para operar durante o período eleitoral.

“Todo o efetivo militar está disponível para este período eleitoral, para que possamos garantir a segurança aos maranhenses que forem votar e exerçam sua cidadania com tranquilidade. Antecipamos nosso plano de ação e desde o mês de agosto há tropas militares em municípios do interior do Estado. E hoje, cumprimos mais uma etapa do planejamento com o envio de mais reforços. Tudo para que a votação ocorra dentro da normalidade”, pontuou o comandante geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra.

Os militares seguirão 21 rotas com destino às cidades do interior. Eles atuarão nos 217 municípios maranhenses e para cobrir todo o estado, a SSP-MA destacou 11 mil policiais militares, além de efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Polícia Civil e Centro Tático Aéreo (CTA), que atuará com aeronaves e viaturas, na capital e interior. A operação tem apoio das Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Antes do embarque, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra, vai orientar a tropa sobre procedimentos que deverão ser tomados para que o processo eleitoral ocorra dentro da normalidade.

Algumas cidades do interior do estado já receberam efetivos de tropas especiais. “Caso haja necessidade de permanência das tropas nas cidades destacadas, o efetivo será mantido nos locais”, ressaltou o coronel Emerson Bezerra.

Blog do Gilberto Leda 

Na reta final de campanha, David Pinheiro e grupo de apoiadores intensifica ações em Caxias em prol dos seus candidatos 


Faltando três dias para a realização do pleito eleitoral (primeiro turno), o articulador politico David Pinheiro e seu grupo grupo de apoiadores de Amanda Gentil (deputada federal), Daniella (deputada estadual)), Flávio Dino (senador) e Carlos Brandão (governador) fez mobilização em Caxias com intuito de intensificar o trabalho de panfletagem e disseminação dos nomes dos seus respectivos candidatos para conquistar o voto dos indecisos na reta final de campanha. 

Na manhã desta quinta-feira (29) o trabalho de panfletagem foi realizado no bairro Bela Vista visando conquistar, através de uma boa conversa, para seus candidatos os votos do eleitores indecisos. 

Assista no vídeo abaixo a equipe se mobilizando: 

MPF, MP Eleitoral e Exercito dialogam sobre logística e segurança na eleição no Maranhão 

Instituições discutiram ações de cooperação nas Eleições 2022 e a atuação do Exército no suporte à segurança, logística, transporte de urnas e no planejamento para a defesa da lei e da ordem

O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão recebeu, na manhã desta quarta-feira (28), visita de cortesia institucional do novo Comandante Militar do Norte, o General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves. O comandante foi recebido pelo Procurador-chefe do MPF/MA, Thiago Ferreira de Oliveira, e pelo Procurador Regional Eleitoral, Hilton Melo, na sede da Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA). O objetivo do encontro foi discutir a logística e segurança nas Eleições 2022.

Também estiveram presentes o procurador da República Juraci Guimarães Júnior, o general João Roberto Albim Gobert Damasceno, o comandante da 22° Brigada de Infantaria de Selva, o coronel Sérgio Henrique Lopes Rendeiro, comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, entre outros integrantes do Exército.

Com sede na cidade de Belém (PA), o Comando Militar do Norte engloba os estados do Maranhão, Pará, Amapá e Norte do Tocantins e é o mais novo Comando Militar, com nove anos de existência.

Entre os principais assuntos da reunião, foram discutidas a cooperação entre as instituições nas Eleições 2022, bem como a atuação do Exército no suporte à segurança, logística, transporte de urnas e no planejamento para a defesa da lei e da ordem.

O procurador-chefe do MPF no Maranhão, Thiago Ferreira de Oliveira, relata a importância do encontro para a instituição. “Momentos como esse estreitam os laços e reafirmam as parcerias entre os órgãos, especialmente, no compromisso em prestar o melhor serviço à sociedade no período eleitoral”, disse. 

Blog do Daniel Matos 

Prefeitura de Caxias e Governo do Estado vão entregar Casa da Mulher Maranhense em outubro de 2022 

A Prefeitura de Caxias (MA) e o Governo do Estado por meio da Assessoria Especial da Secretaria de Estado da Mulher, em reunião com o Prefeito de Caxias, Fábio Gentil; a secretária municipal de Políticas para as Mulheres e assessores da Secretaria Estadual da Mulher, definiram que a Casa da Mulher Maranhense será instalada em Caxias já no mês de outubro, no final da Campanha Outubro Rosa. Na ocasião estiveram presentes também: Delegacia da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Patrulha Maria da Penha.

A expectativa é que a Rede de Proteção a mulher comece a trabalhar em um local adequado. E, que essa mulher se sinta acolhida. E, sem dúvida, sendo um ambiente acolhedor, a mulher vai se sentir mais estimulada a procurar seu direitos e se informar, mesmo antes de sofrer uma violação”, lembra Marília Vasconcelos, delegada da mulher.

Ter mais um projeto que acolhe a mulher que sofre violência doméstica e familiar é um projeto importante, porque ele amplia as opções para a mulher. E, a Casa da Mulher Maranhense, vem para ser mais essa oportunidade. E, o Conselho está disposto a colaborar e acompanhar as políticas públicas em defesa da mulher”, disse Lígia Alves, 1ª secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

É um novo equipamento onde todos os serviços vão funcionar em um único lugar. Para que as mulheres não fiquem andando de um lugar para outro. A casa vai atender não apenas a mulher vítima de violência, mas a mulher terá acolhimento, orientações, trabalho preventivo a disposição dela. E, nós queremos expandir para outros serviços sociais. A previsão de entrega é no mês de outubro, e para nós será gratificante receber dentro da Campanha Outubro Rosa”, destaca Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

O espaço que vai funcionar no Conjunto Hélio Queiroz em Caxias, vai agregar vários serviços em um único lugar e vai possibilitar que a mulher tenha acesso à rede de proteção sem muitos esforços. Com isso, a política de prevenção a violência e defesa da mulher serão ainda mais reforçados, para Caxias e região.

Nós temos uma unidade em Imperatriz e agora vamos trazer uma Casa da Mulher Maranhense para Caxias, que é fruto do orçamento participativo. Dentro de alguns dias teremos a casa inaugurada. Dentro da Casa da Mulher Maranhense teremos: Delegacia Especializada, Vara, Defensoria, Atendimento Psicossocial, então, toda a rede de Proteção à Mulher vão estar em um só lugar. E, toda a região será assistida em Caxias, Caxias será o Centro. A previsão de entrega é para final de outubro. Hoje, assinamos o contrato com proprietário do Imóvel, vamos fazer adaptações, os móveis já foram comprados. E, estamos em fase de licitação de outros serviços“, disse Vitor Ataíde, chefe da Assessoria Especial da Secretaria de Estado da Mulher.

Essa obra está chegando a Caxias neste mês de outubro, dando uma qualidade maior para as as mulheres de Caxias e da região. Quando se tem o município trabalhando ladeado com o Governo do Estado, os resultados acontecem. E, a Casa da Mulher Maranhense vem no momento em que a mulher cada vez mais ganha protagonismo. A Casa da Mulher Maranhense vem valorizar ainda mais as mulheres . Nós conquistamos recentemente junto ao Governo a Patrulha Maria da Penha e agregando agora com mais esse serviço, tenho certeza que a mulher vai se sentir mais segura e protegida, afirma Fábio Gentil, Prefeito de Caxias(MA) e Governo do Estado definem instalação da Casa da Mulher Maranhense.(Ascom/PMC)

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Lei Seca: venda de bebidas alcoólicas é proibida no dia da eleição em todo o Maranhão  

Portaria expedida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) no dia 20 deste mês e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 22 proíbe a venda, o fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias que causem efeitos semelhantes em locais públicos ou de acesso público no próximo domingo, 2 de outubro, dia do 1º turno da eleição, em todo o Maranhão.

A medida tem como objetivo a preservação da ordem pública, da integridade da população e do patrimônio, além de manter a normalidade no processo eleitoral, sobretudo durante a votação.

A proibição determinada pela SSP estará em vigor de 0h às 22h e, em caso de violação da norma, o infrator será conduzido à unidade policial da circunscrição, para adoção das providências criminais.

Assina a portaria o secretário de Estado da Segurança Pública, Cel. Sílvio Carlos Leite Mesquita.

Abaixo, a portaria na íntegra:

 MP Eleitoral de olho em candidatos sujões

O Ministério Público Eleitoral (MPE) promoveu, na tarde de ontem (27), reunião com membros do Ministério Público, órgãos federais, estaduais e municipais de segurança e de transportes, com o objetivo discutir estratégias integradas de fiscalização para melhorar a segurança durante as eleições e inibir a prática de possíveis crimes eleitorais, como o derramamento de santinhos, também conhecido como “voo da madrugada”.

O encontro foi realizado na sede do Ministério Público Federal (MPF), localizada em São Luís, e contou com representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (CGPM/MA), Comando do Corpo de Bombeiros (CBMMA), Polícia Federal (PF), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), inclusive a Blitz Urbana, além de procuradores-regionais eleitorais auxiliares e promotores eleitorais da capital.

Recentemente, o MP Eleitoral expediu a Orientação Normativa PRE/MA nº03/2022 aos promotores eleitorais sobre o cumprimento da legislação eleitoral no que se refere à propaganda irregular nas Eleições Gerais de 2022. Segundo a orientação, o derramamento de santinhos gera impactos sociais e políticos, uma vez que pode influenciar o eleitor a votar no número que tem à vista.

Além disso, há também o impacto econômico, considerando o gasto – muitas vezes do fundo partidário – para impressão desses materiais, de modo que os que possuem maior capacidade econômica poderiam imprimir maior quantidade de santinhos. Assim, influenciariam maior proporção de eleitores, tendo em vista que seus nomes e números alcançariam maior visibilidade.

Espalhar em vias públicas material de campanha, como panfletos, santinhos e adesivos, é considerado propaganda irregular. O infrator e o candidato beneficiado estão sujeitos à multa, sem prejuízo da apuração de crime eleitoral, mesmo que a infração ocorra na véspera da eleição.

De acordo com o procurador regional Eleitoral, Hilton Araújo de Melo, “criar estratégias de atuação articulada para prevenir e reprimir eventuais ilícitos criminais no fim de semana das eleições, especialmente, em relação à prática de derrame de santinhos nos locais de votação, garante eleições mais igualitárias, beneficiando assim, a população maranhense”, disse.

O fato e a foto: o inimigo mora ao lado...

Blog do Sabá 

Equatorial Maranhão divulga o Plano Operacional para as Eleições 2022

O plano mobiliza mais de 1.300 profissionais e traz as ações estruturadas para máxima continuidade do fornecimento de energia no dia das eleições  


A Equatorial Maranhão estruturou o seu plano de operações para as Eleições 2022, com o objetivo de assegurar a continuidade do fornecimento de energia com qualidade e segurança, e dar agilidade ao restabelecimento do sistema caso ocorra alguma situação de falta de energia. A Distribuidora vai dar total apoio ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) durante este momento tão importante de exercício da cidadania.

A estratégia começou a ser organizada desde o mês de agosto e o trabalho em conjunto envolveu levantamento dos locais de votação e cartórios eleitorais, por parte do TRE-MA, e a realização de ações de manutenção preventiva e vistoria da rede elétrica, pela Equatorial, nos locais mapeados. Além disso, houve estruturação de canais de comunicação exclusivo entre Equatorial e o Tribunal e outras estratégias a fim de garantir que durante a votação o fornecimento de energia aconteça de forma plena, democrática e segura para todos os maranhenses. 

O plano contempla 1.376 profissionais, dentre engenheiros, líderes, analistas, técnicos, controladores e eletricistas mobilizados para garantir a eficácia do plano. Além disso, mais de 270 equipes estarão em campo, inclusive equipes mais estruturadas com linha viva (que realiza atividades sem precisar desligar a energia) e caminhões de manutenção que serão posicionados estrategicamente para atender eventuais ocorrências com maior agilidade. As equipes contam com tecnologia de última geração para garantir eficiência no processo de comunicação com o Centro de Operações Integradas (COI) e rapidez no atendimento. 

A Desembargadora do TRE-MA Ângela Salazar ressalta que é de grande relevância o alinhamento com a Equatorial. “A Equatorial é um parceiro importantíssimo para esse processo, pois é quem fornece energia e assegura o processo de desenvolvimento. Estamos contando com atendimento eficaz para qualquer intercorrência que possa ocorrer. Nosso plano está alinhado com o plano logístico da Equatorial e agradecemos desde já porque sabemos que seremos atendidos imediatamente se por acaso ocorrer alguma interrupção no fornecimento da energia durante as eleições ou pós eleições”, destacou a Desembargadora. 

Para a Gerente de Relacionamento com Clientes da Equatorial Maranhão, Francila Soares, as estratégias elaboradas no plano vão trazer mais confiabilidade para o processo de eleições. “Entregamos ao TRE o nosso plano operacional no dia 21/09, mas convém destacar que já está em operação há pelo menos 30 dias. Iniciamos com manutenções preventivas, identificando nos locais de votação as oportunidades de manutenção, trabalhando em conjunto com nossas superintendências em todo o estado, de forma que os locais tenham segurança e o fornecimento garantido no dia das eleições. Nós trabalhamos para que não falte energia, mas caso algum fenômeno da natureza aconteça ou acidentes com postes ocorram, estaremos com mais de mil profissionais em campo, para uma rápida atuação para que a eleição possa ocorrer da forma mais tranquila possível. O trabalho da Equatorial vai em todas as etapas, desde o início ao fim da apuração dos votos. E cabe destacar que o nosso Executivo de Operações estará dentro do TRE, das 7 h da manhã até a apuração dos votos por completo”, explicou Francila.

O Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão mantém contato contínuo com as equipes operacionais, e assim realizam os atendimentos necessários em menor tempo possível. E conta com um sistema automatizado que proporciona maior celeridade nas ações necessárias para manobras do sistema elétrico. O uso de equipamentos de automação permite que a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real diretamente do COI. 

Canais exclusivos entre Equatorial e TRE-MA - para o dia de eleição (02/10) haverá uma senha de acesso junto à Central de Atendimento 116, que foi divulgada exclusivamente ao TRE-MA, para que em uma eventual falta de energia o atendimento possa ser priorizado entre a Central de Atendimento e o Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Candidatos ao governo trocam acusações em debate na TV Mirante 

O debate na TV Mirante reuniu nesta terça-feira (27) os candidatos ao governo do Maranhão melhores colocados na pesquisa Ipec e com representação política no Congresso Nacional.

Participaram do debate os candidatos Carlos Brandão (PSB), Weverton Rocha (PDT), Edivaldo Holanda Júnior (PSD), Lahesio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade) e Enilton Rodrigues (PSOL)

O debate que teve a duração de 2 horas e foi mediado pelo jornalista Paulo Renato Soares, da TV Globo foi dividido em 4 blocos. O 1º e 3º blocos fora de temas livres. O 2º e o 4º bloco com temas determinados. No 4º bloco, os candidatos tiveram 2 minutos para suas considerações finais.

Análise – Os candidatos trocaram uma série de acusações e muitas questões ficaram sem respostas. Chamou a atenção a utilização excessiva da busca do Goocgle pelos candidatos em vários momentos do debate.

O candidato Carlos Brandão procurou mostrar com tranquilidade as ações do governo e aproveitou para destacar as parcerias com Lula e Flávio Dino. Só foi confrontado por Lahesio sobre o crime registrado no mês passado em São Luís e que o seu sobrinho aparece no local no momento do fato.

Lahesio Bonfim buscou mostrar que quatro candidatos presentes ao debates faziam parte de um consórcio e ficou desconfortável quando foi acusado de responder a processo. Acuou Simplício nos embates diretos.

Edivaldo Holanda Junior mostrou que tem experiência após ter sido prefeito da maior cidade do estado por duas vezes. Começou em um tom que não é o seu estilo habitual e levou desconforto ao senador Weverton Rocha ao buscar o debate sobre o Costa Rodrigues e outros processos. Acabou mais calmo no debate.

Weverton Rocha buscou um confronto inicial com Lahesio e não foi muito bem. Depois teve que explicar as questões levantadas por Edivaldo Holanda Junior, mas não soube aproveitar bem a regra. Buscou debate com Simplício, mas foi improdutivo. Não teve chance de debater com o governador Carlos Brandão.

Simplício Araújo escolheu como foco o governador Carlos Brandão e o governo de Flávio Dino para mostrar as contradições e problemas do Maranhão. Por três vezes teve que debater com Lahesio e acabou trocando acusações dos dois lados.

O candidato Enílton Rodrigues tratou dos temas do Maranhão, mas não se descuidou da realidade nacional. Até tentou mostrar propostas, mas sempre se voltava para as questões nacionais.

Foto: Matheus Soares

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Algoz do PT no mensalão, Joaquim Barbosa grava vídeo de apoio a Lula 

Relator da ação penal do mensalão, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa gravou um vídeo de apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O material foi gravado em Paris, onde Barbosa passa férias, e será divulgado por aliados de Lula nos próximos dias.

A intermediação para que Barbosa fizesse a gravação teve a participação do vice da chapa, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), para quem o vídeo foi encaminhado, e do coordenador do grupo de advogados Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho. O ex-ministro do STF foi filiado ao PSB e cogitou se candidatar à Presidência da República em 2018.

Além do apoio a Lula, Barbosa também fez ataques duros ao presidente Jair Bolsonaro (PL), principal adversário de Lula, nos vídeos gravados. As informações foram reveladas pelo portal Metrópoles e confirmadas pelo GLOBO.

Existe chance de a imagem do ex-ministro do Supremo ser usada no horário eleitoral. No segundo turno da eleição de 2018, Barbosa foi procurado diretamente pelo então candidato do PT, Fernando Haddad. O ex-ministro, no entanto, não ofereceu apoio imediato e só anunciou o seu voto no petista na véspera da votação em uma postagem no Twitter.

Barbosa deixou o Supremo em 2014, quando presidia a Corte. Antes, havia sido relator da ação penal do mensalão, que mandou para a cadeia dois ex-presidentes do PT: José Dirceu e José Genoino. Foi Lula que o nomeou para o STF, em 2003.

O ex-ministro engrossa a lista de críticos do PT que têm declarado apoio a Lula nos últimos dias. Fazem parte do grupo o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, autor do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, e o economista Paulo de Tarso Venceslau, que denunciou em 1997 o primeiro escândalo de corrupção do partido, o caso CPem. (O Globo)

Econométrica: Lahésio vira sobre Weverton 

A pesquisa Econométrica/O Imparcial divulgada nesta terça-feira, 27, confirma um prognóstico que já se fazia há semanas: uma virada do candidato do PSC, Lahesio Bonfim, sobre o senador Weverton Rocha, do PDT.

Segundo o levantamento, o ex-prefeito de São Pedro dos Crente já tem 21,9%, contra 18,2% do pedetistas.

Como a margem de erro é de e 2,5 pontos percentuais, ambos ainda estão tecnicamente empatados.

Mas está é a primeira vez que o instituto apresenta Lahesio nominalmente à frente de Weverton.

A pesquisa com o número de identificação: MA-04251/2022 com data de registro: 20/09/2022 e divulgação: 26/09/2022 foi realizada entre os dias 16 a 20 de Setembro de 2022. Foram realizadas 1.500 entrevistas. O erro amostral foi de 2,5 pontos percentuais com um intervalo de confiança de 95%.

Blog do Gilberto Leda 

IMPORTANTE!! Alteração em locais de votação - 04ª Zona Eleitoral - Caxias (MA)

O Juiz Eleitoral Dr. Paulo Afonso Vieira Gomes, comunica as eleitoras e aos eleitores da 04ª Zona Eleitoral de Caxias que, devido às obras de reforma nos locais de votação, algumas seções eleitorais foram alocadas provisoriamente para outros locais, conforme edital abaixo:

EDITAL Nº 47 - TRE-MA/ZE/ZE-04 

O Excelentíssimo Senhor Juiz Eleitoral da 4ª Zona, Dr. PAULO AFONSO VIEIRA GOMES, no uso de suas atribuições legais. 

TORNA PÚBLICO a todos quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, especialmente ao Ministério Público, à ordem dos Advogados do Brasil, aos partidos políticos, coligações e federações que, em complementos aos Editais n.º 31/2022, que por motivo de reformas em alguns locais de votação foram alterados para as eleições 2022 as mesas receptoras de votos da seções a seguir elencadas, todas pertencentes à 4ª Zona Eleitoral: 

1. As seções eleitorais 43, 44 e 280, da UIM JOAQUIM FRANCISCO DE SOUSA, localizado na Avenida da Independência, 1863, Centro, funcionarão na FUNDAÇÃO ESCOLAR COELHO NETO, localizado na Rua Cel. Libânio Lobo, 805, Centro, Caxias – MA. 

2. As seções eleitorais 381, 382 e 383, do INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DE CAXIAS, localizado na Esplanada da Estação, S/N, Galiana, funcionarão na FUNDAÇÃO ESCOLAR COELHO NETO, localizado na Rua Cel. Libânio Lobo, 805, Centro, Caxias – MA. 

3. As seções 329, 330, 331, 332, 333, 334 e 335, da CENTRO DE ENSINO SANTOS DUMONT, localizado na Avenida Santos Dumont, S/N, Bairro Seriema, funcionarão provisoriamente na C. E. I. ISABEL DOLORES LEÃO BRITO, localizado na Avenida Santos Dumont, s/n, Alto do IPEM, ao lado do Colégio Antenor Viana. 

4. As seções 46, 51, 52, 220 e 244, do C. E. THALES RIBEIRO GONÇALVES, localizado na Praça Coronel João Castelo, S/N, Centro, funcionarão no dia das eleições no COLÉGIO CAXIENSE, localizado na Rua Dr. Berredo, s/n, Centro e na Rua Aarão Reis, n.º 937, Centro, Caxias – MA. 

5. As seções 62, 63, 64 e 65, DA U. I. PROF.ª SUELY REIS, localizado na Rua Bom Jesus dos Passos, 1656, Bairro Castelo Branco, funcionarão no dia das eleições na U. I. M. JOÃO LOBO, localizado na Travessa Bela Vista, S/N, Bairro Castelo Branco, Caxias – MA. 

6. As seções 472, 473, 474 e 475, que funcionam na UEM MARCELO TADEU, localizado na Rua do Tamarineiro, s/n, Bairro Tamarineiro, funcionarão no dia das eleições na U. E. M. JOVEM THALES RIBEIRO GONÇALVES, localizado na Rua dos Caldeirões, S/N, Bairro Caldeirões, Caxias – MA. 

7. As seções 351, 352, 353, 354, da U. E. M. SÃO FRANCISCO, localizada na Rua São Francisco, S/N, Bairro São Francisco, funcionarão na U. E. M. MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA BEZERRA DE ALBUQUERQUE, localizado na Rua da Igreja, S/N, Bairro São Francisco, Caxias – MA. 

Dado e passado nesta cidade de Caxias, aos vinte e dois dias do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e dois (22/09/2022). Eu, , Jardel dos Santos Oliveira, Chefe de Cartório da 4ª Zona Eleitoral, o digitei e subscrevo.

Lahésio Bonfim faz carreata expressiva em Caxias sob sol escaldante 

O candidato ao governo do Maranhão pelo PSC Lahesio Bonfim visitou Caxias nessa segunda-feira (26), chegou por volta de 13h, vindo das cidades de Coelho Neto e Timon onde cumpriu agenda de campanha. Lahesio foi recebido na princesa do sertão por militantes do PSC, Agir36, e apoiadores, organizados pelos candidatos Clidenor Guimarães e Marcio Gaido, federal e estadual respectivamente. 

Presente também na chegada a candidata a deputada estadual Irmã Marlene Mascarenhas, representando o município de Buriticupu, além de representantes dos partidos (PSC e Agir36) de outros municípios da região e muitos moradores da cidade.

Lahésio cumprimentou eleitores que o aguardavam em frente o MIX Mateus e depois, debaixo de um sol escaldante, seguiu em carreata em carro aberto pelas ruas e avenidas de Caxias. Na oportunidade a comitiva, formada por motos e carros, passou em frente comitê de campanha, situado na Rua Cel. Libânio Lobo. 

Após participar desse grande ato politico em Caxias, Lahésio seguiu para os municípios de Codó, Timbiras e Alto Alegre. 


Eleitores não podem ser presos a partir de hoje 

A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável.

A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo conduto (direito de transitar) de outro cidadão, prejudicando assim o livre exercício do voto. Quem for pego praticando o delito poderá ser preso pela autoridade policial.

A regra e as exceções constam no Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). A lógica do dispositivo, herdado de normas eleitorais antigas, é impedir que alguma autoridade utilize seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições. O artigo é o mesmo que veda a prisão de candidatos, fiscais eleitorais, mesários e delegados de partidos nos 15 dias que antecedem o pleito.

A vedação não se aplica a quem for pego cometendo crime, ou logo depois de cometê-lo. Isso inclui crimes eleitorais. No dia da votação, por exemplo, poderá ser detido quem desrespeitar algumas proibições, como fazer propaganda de boca de urna, tentar arregimentar eleitores, usar equipamento de som na rua e promover comícios, entre outros.

Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu proibir a presença de armas de fogo num raio de 100 metros de qualquer seção eleitoral. As poucas exceções incluem apenas agentes de segurança. A regra vale mesmo para quem possui permissão para o porte e vigora nas 48 horas que antecedem o pleito até as 24 horas que o sucedem.

A polícia também não está impedida de prender quem já tenha sido condenado por crime hediondo – por exemplo, tráfico, homicídio qualificado, estupro, roubo a mão armada, entre outros (Lei 8.072/1990). A proibição de prisões também só atinge quem for eleitor, ou seja, quem tiver gozo do direito político de votar.

No caso de qualquer prisão, a partir desta terça-feira (26) a previsão é que o detido seja levado à presença de um juiz para que seja verificada a legalidade do ato. Caso seja constatada alguma ilegalidade, o responsável pela prisão pode ser responsabilizado. A pena prevista é de quatro anos de reclusão.

Prefeituras do Maranhão terão que gastar R$ 1,4 bilhão para cumprir decisão do STF sobre vagas em creches 

                                                                    (imagem ilustrativa) 

Os 217 municípios do Maranhão terão que gastar mais de R$ 1,4 bilhão por ano para cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que manda o poder público garantir vagas em creches e na pré-escola a crianças de 0 a 5 anos A quantia corresponde à garantia de matrículas em creches – ou educação infantil – (0 a 3 anos) e na pré-escola (4 e 5 anos).

Os 11 ministros da suprema corte analisaram um recurso apresentado pelo município de Criciúma (SC), que alegou não ter dinheiro para garantir creches a todas as crianças. O caso tem repercussão geral, o que significa que o entendimento adotado neste caso será aplicado em outros casos semelhantes.

De acordo com levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que demonstrou preocupação com os custos gerados pela decisão do STF para as prefeituras do Brasil e com o prejuízo que a medida causará às outras etapas do ensino, o Maranhão tem 470.586 crianças de 0 a 3 anos, ou seja, com idade para utilizar os serviços de creches. Desse total, 138.662 estão efetivamente matriculadas em creches, nas redes pública e privada. A grande maioria das crianças matriculadas em creches no estado, 113.387, estão absorvidas pelas prefeituras.

Exclusão

Levando em conta a obrigatoriedade da oferta de vagas a 100% dos maranhenses com idade de 0 a 3 anos, isto é, na faixa etária da educação infantil, o estado tem 332.245 crianças fora da creche. Tomando como referência a decisão do STF que definiu que “dentre as obrigações do poder público está o cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor, que propõe que, até 2024, 50% das crianças estejam na escola, o contingente é de 101.004.

Impacto financeiro

Quanto ao impacto financeiro causado pela obrigatoriedade da oferta de creches, determinada pelo STF, as 217 prefeituras do Maranhão terão que destinar, anualmente, R$ 4.784.328.000,00 (quatro bilhões, setecentos e oitenta e quatro milhões, trezentos e vinte e oito mil reais) para garantir vagas a 100% das crianças de 0 a 3 anos. No caso da absorção de 50% da demanda, os municípios maranhenses arcarão com um gasto de R$ 1.454.450.400,00 (um bilhão, quatrocentos e cinquenta e quatro milhões, quatrocentos e cinquenta mil e quatrocentos reais) por ano.

Em nota, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, mostrou preocupação com a decisão do STF. “A tese de repercussão geral aprovada pela Corte pode afetar os serviços prestados em todas as etapas da educação e totalizar R$ 120,5 bilhões aos Municípios, considerando-se o atendimento a todas as crianças entre 0 e 3 anos”, destacou.

Confira os números:

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Câmara de Vereadores de Caxias promove palestra alusiva à Campanha Setembro Amarelo 

Como tem feito nos últimos anos, a Câmara Municipal de Caxias (CMC) proporcionou à comunidade, na manhã desta segunda-feira (26), no plenário da casa legislativa, uma excelente palestra dentro do contexto da Campanha Setembro Amarelo, iniciativa que tem como protagonista a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, abordando com parceiros no Brasil inteiro a problemática do suicídio no país.

Atendendo a convite do presidente da CMC, vereador Teódulo Damasceno de Aragão (PP), a psicóloga Drª Zaira Mesquita Araújo, que também é professora universitária em Parnaíba (PI) e Teresina(PI) e já lecionou em Caxias (Unifacema), foi a palestrante da manhã e debateu com a concorrida plateia que esteve no plenário da casa.

A psicóloga abordou sua palestra tomando por base a expressão “Decido Viver!”, através da qual, utilizando do concurso de perguntas e respostas com os participantes, ressaltou a importância da solidariedade e do amor, tanto no ambiente familiar quanto no meio social e até mesmo nas redes sociais, para que sejam superadas situações de depressão que possam levar uma pessoa a atentar contra a própria vida.

A palestrante surpreendeu a plateia ao afirmar que a cada 40 minutos do dia uma pessoa tira a própria vida no Brasil. Deixou claro também que nada é mais importante para a pessoa do que a sua saúde mental, e que há sempre a necessidade de familiares e amigos estarem atentos ao menor sinal de que ela se mostra depressiva. Em razão de uma maior aproximação entre familiares, paradoxalmente, os números de suicídios decresceram quando a pandemia esteve mais acentuada no país.

Segundo ela, a melhor iniciativa para evitar o pior é orientar e insistir que o deprimido, ou deprimida, procure rapidamente a orientação de um profissional especializado da área médica para tratamento.

Zaira Mesquita assegurou que hoje a medicina, os medicamentos, evoluíram muito em relação à depressão, e informou que, às vezes, com tratamento adequado, no espaço de uma semana o deprimido já começa a sentir uma melhora substancial no seu quadro de saúde.

Na concepção da psicóloga, o caráter hereditário também pode favorecer ao aparecimento da doença, mas fatores externos, a exemplo de vivenciar o suicídio de uma pessoa da família, pode despertar a depressão no seio dessa própria família.

Comportamentos estranhos, como dificuldade em conciliar o sono, acordar repetidamente no meio da noite, se alimentar de modo inabitual ou dormir por períodos muito longos, também são indicativos da presença da doença. Os cyberbullyings, ou seja, a prática de bullying por meio de ambientes virtuais, como redes sociais e aplicativos de mensagem, que consiste em perseguição, humilhação, intimidação, agressão e difamação sistemática, são hoje as mais notórias agressões externas a uma pessoa que podem concorrer para o suicídio.

No evento, além da concorrida plateia que compareceu, também participaram o presidente Teódulo Aragão e as vereadoras Ângela Machado (PTC) e Gardênia Evangelista (PV), que elogiaram a clareza da exposição, em se tratando de problema tão sério que persiste na sociedade atual.(Ascom/CMC) 

Paulo Renato Soares, da TV Globo, será o mediador do debate da TV Mirante na noite desta terça-feira (27) 

Jornalista Paulo Renato Soares, da TV Globo, do Rio de Janeiro 

A TV Mirante, filial da TV Globo no Maranhão, realizará nesta terça-feira (27), a partir das 22h, o debate entre os candidatos ao Palácio dos Leões, que será exibido ao vivo na emissora.

As regras do debate foram enviadas e definidas pela TV Globo. Os representantes dos candidatos foram informados por meio de uma reunião realizada no último dia 12, na sede do Grupo Mirante, em São Luís.

Devem participar do debate, os seguintes candidatos ao governo do Maranhão:

Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Júnior (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Lahesio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade) e Weverton Rocha (PDT).

O mediador do debate será o jornalista Paulo Renato Soares, da TV Globo, do Rio de Janeiro. Toda a cobertura em tempo real e os bastidores do debate, será feita pelo g1 Maranhão.

– Como funciona

O debate terá quatro blocos e o último será reservado para as considerações finais dos candidatos. As perguntas serão feitas de candidato para candidato e haverá dois blocos com perguntas de tema livre e outros dois blocos com perguntas de temas determinados.

Veja, abaixo, como ficou definido, por sorteio, a ordem do debate:

Primeiro bloco (tema livre): O primeiro a perguntar será o candidato Simplício Araújo (Solidariedade).

Segundo bloco (tema determinado): O primeiro a perguntar será o candidato Lahesio Bonfim (PSC).

Terceiro bloco (tema livre): O primeiro a perguntar será o candidato Enilton Rodrigues (PSOL).

Quarto bloco (tema determinado): O primeiro a perguntar será o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PSD).

Considerações finais: primeiro – Carlos Brandão (PSB), segundo – Lahesio Bonfim (PSC), terceiro – Enilton Rodrigues (PSOL), quarto – Edivaldo Holanda (PSD), quinto – Simplício Araújo (Solidariedade) e sexto – Weverton Rocha (PDT).