quarta-feira, 9 de março de 2022

Dia Internacional da Mulher foi comemorado com muito glamour e sofisticação em Aldeias Altas 

A Prefeitura Municipal de Aldeias Altas, por meio da Secretaria da Mulher, ofereceu durante toda a manhã desta terça-feira 8, uma verdadeira homenagem regada à música ao vivo, rosas naturais, um requintado café da manhã e muitas mulheres bonitas, as homenageadas do dia.

Várias ações voltadas às mulheres foram oferecidas:

- Palestras;

- Ventosaterapia;

- Aulão de zumba;

- Limpeza de pele;

- Massagem corporal;

- Jogos com as equipes femininas locais e etc.

Autoridades presentes como o prefeito Kedson Lima, primeira dama e Articuladora Geral do Selo UNICEF, Francisca Leite, secretários, coordenadores, presidente da Câmara, vereadora Fernanda Bacelar e demais edis, Patrulha Maria da Penha, Gestores do Colégio Militar Tiradentes IX e demais convidados lotaram a plateia.

"C

"Como filho legítimo de Aldeias Altas e hoje, prefeito de minha terra, não poderia fazer diferente. Aproveito o ensejo para, em nome de Dona Raimunda Lima, minha amada mãe e da Primeira Dama, Francisca Leite, minha esposa, estendo aqui minha sincera e humilde homenagem a todas aquelas que sempre foram destaques especiais em nossas vidas, vocês mulheres. Recebam de todo coração essa singela homenagem, mas que preparamos de todo coração." Disse, Kedson Lima.

Diferença de Lula para Bolsonaro cai a 8 pontos, diz pesquisa 

Veja

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda lidera a corrida presidencial deste ano, mas a diferença dele para o seu principal perseguidor, o presidente Jair Bolsonaro, não supera nove pontos percentuais em nenhum dos quatro cenários pesquisados, inclusive em uma eventual disputa de segundo turno.

No principal cenário, Lula tem 38,9% das intenções de voto contra 30,9%, diferença de exatos oito pontos percentuais e fora da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Na sequência, aparecem empatados tecnicamente o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 7,4%, e o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 6,8% — veja o quadro completo abaixo.

Em um segundo cenário, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) no lugar do governador gaúcho Eduardo Leite, o petista tem 39% contra 31,1% do atual presidente — diferença de 7,9 pontos percentuais. 

No terceiro cenário de primeiro turno, com apenas cinco candidatos, Lula tem 39,5% contra 31,4% de Bolsonaro — diferença de 8,1 pontos percentuais.

Em um eventual segundo turno entre os dois, o petista teria 46% contra 37,3% de Bolsonaro, com a diferença entre ambos ficando em 8,7 pontos percentuais. Pesquisa feita pelo mesmo instituto em fevereiro apontava uma diferença de 14,4 pontos percentuais (48,8% a 34,4%).

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 8 de março em 164 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal por meio de entrevistas pessoais presenciais.

Amanda Gentil avança e ganha apoios pelo Maranhão 

Em Miranda do Norte a pré-candidata a deputada federal  e secretária de Governo de Caxias, engenheira Amanda Gentil conquistou o apoio do médico e diretor da UPA, Dr. Cardoso, que é oposição no município e teve uma expressiva votação nas eleições para prefeito em 2020.

Dr. Cardoso tem um grande trabalho social em Miranda do Norte e por pouco não se elegeu prefeito daquele município.

Por outro lado a pré-candidata Amanda Gentil segue conquistando apoios de muitas lideranças políticas dentre estes estão prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, suplentes de vereadores e ex-deputados.

Além desses citados anteriormente a jovem Amanda Gentil tem sua base política em Caxias que tem como prefeito o seu pai, Fábio Gentil. Ela tem conta com a simpatia do quase governador Carlos Brandão que por diversas vezes já demonstrou um carinho especial.

Deputadas são homenageadas durante sessão na Assembleia Legislativa do MA

O Dia Internacional da Mulher foi marcado por homenagens e entrega de flores às deputadas presentes à sessão da Assembleia Legislativa do Maranhão, ontem terça-feira (8). A mesa que conduziu os trabalhos foi composta somente por mulheres, sob a presidência da deputada Cleide Coutinho (PDT).

Houve ainda, manifestações de repúdio contra o deputado paulista Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como ‘Mamãe Falei’, pelas declarações machistas e preconceituosas às ucranianas.

A parlamentar pedetista Cleide Coutinho anunciou requerimento com manifestação de repúdio da bancada feminina da casa, contra o deputado estadual paulista, Arthur do Val. O documento será apreciado na sessão desta quarta-feira (9).

A deputada Socorro Waquim (MDB) também repudiou as declarações machistas de Arthur do Val e destacou que “as mulheres precisam, cada vez mais, participar da vida pública, porque elas fazem também a diferença”.

Arthur do Val, que estava na Ucrânia, país que está sob ataque da Rússia, afirmou, em áudios vazados para a imprensa, que refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”, entre outras mensagens machistas.

Mais homenagens

O parlamentar Zito Rolim (PDT) destacou a condição feminina de luta, sensibilidade e razão. “Que em todos os dias as mulheres sejam festejadas, contempladas e que sejam todos os dias o dia delas. Que as dificuldades possam fazer com que elas alimentem a esperança, e que a esperança seja, na concretude, a razão pela qual elas possam ter inspiração de vida”, frisou.

Adelmo Soares (PCdoB) se solidarizou com o segmento. “A todas as mulheres, do Maranhão, do Brasil e do mundo, a minha solidariedade, o meu abraço e meu desejo de que, não somente hoje, mas todos os dias da vida de vocês possam ser dias felizes, de muito respeito e de muita doação para que vocês continuem plantando muito amor nesse mundo que tanto precisa”.

Roberto Costa (MDB) ressaltou que a “Assembleia Legislativa também tem tido um papel preponderante na garantia dos direitos das mulheres maranhenses”.

Discursaram ainda sobre o Dia Internacional da Mulher, os deputados Zé Inácio (PT), Marco Aurélio (PSB), Antônio Pereira (PSB), Rildo Amaral (Solidariedade) e Fábio Braga (Solidariedade).

Josimar Maranhãozinho realizará pesquisa e tem meta antes de definir candidatura 

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) realizará duas pesquisas antes de definir se será candidato ao governo do Maranhão. 

Segundo uma fonte ouvida pelo blog, Josimar realizará duas pesquisas quantitativas e qualitativas com institutos de fora para ter um relatório eleitoral completo do estado.

“Se ele tiver 15% das intenções de voto, ele será candidato. Abaixo disso, ele não entrará na disputa”, confidenciou ao blog uma pessoa próxima a Josimar.

Em meados de abril, Josimar deverá fazer o anúncio.

O PL espera eleger seis deputados federais e doze estaduais.

Blog do John Cutrim 

São João do Sóter: Parabéns Julinha Magalhães!!! 


Hoje a secretária da Mulher de São João do Sóter, Julinha Magalhães (foto acima), está de aniversário! Gostaríamos de lhe parabenizar não somente nesta data, mas todos os dias. Guerreira e determinada, ela é exemplo de mulher, mãe, avó e esposa.

Nesta data especial Julinha recebe o carinho dos familiares, amigos e colaboradores da pasta que comanda na administração da prefeita Josa Silva. Ressaltando que a aniversariante já ocupou em duas oportunidades o posto de 1ª dama do município.   

Julinha é um ser humano incrível que se dedica e está sempre procurando fazer o melhor em São João do Sóter! Parabéns Julinha Magalhães. 

Disputa pelo Senado no Maranhão tem apenas uma mulher

Trata-se da lider quilombola Antonia Cariongo, pré-candidata pelo PSOL 

No ano em que a conquista do voto feminino no Brasil completa 90 anos, a disputa pelo Senado no Maranhão tem, até o momento, apenas uma mulher entre possíveis concorrentes.

Trata-se da liderança quilombola Antônia Cariongo (foto), pré-candidata pelo PSOL.

Demais nomes que têm se colocado pessoalmente na corrida são todos homens: o governador Flávio Dino (PSB), que deixa o Executivo no final de março para concorrer ao cargo; o sociólogo Paulo Romão (PT); o professor do Departamento de Matemática e Informática da Uema (universidade Estadual do Maranhão), Saulo Arcangeli (PSTU); o líder religioso Pastor Bel (PTB); e o vereador de São Luís Marquinhos Silva (União Brasil), que se colocou na disputa recentemente.

Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), referentes a fevereiro de 2022, as mulheres representam representam 52,46% do eleitorado maranhense.

Nas eleições de 2018, dois 11 concorrentes ao Senado, pelo menos duas eram mulheres: Preta Lu (PSTU) e Eliziane Gama (Cidadania), que conseguiu se eleger.