sexta-feira, 8 de abril de 2022

Jair Paiva é o novo delegado-geral da Policia Civil do MA  

Está definido o novo delegado-geral da Polícia do Maranhão. Jair Paiva Lima (foto) é o escolhido.

Ele substitui André Gossain.

Lima é muito bem visto pela corporação. Atualmente ele chefiava a Denarc em Caxias, onde também já atuou como delegado. 

O blog deseja boa sorte ao novo comandante da PC do MA. 

Lahésio Bonfim e Josimar Maranhãozinho são condenados por propaganda eleitoral antecipada 

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), ambos pré-candidatos ao Governo, foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão por propaganda eleitoral antecipada.

A Justiça Eleitoral acatou representações formuladas contra os dois políticos pelo Ministério Público Eleitoral.

De acordo com as representações, no dia 04 de setembro do ano passado Josimar participou do evento “Encontro de Prefeitos do PL”, no qual contou com uma significativa aglomeração de pessoas e presença de elementos padronizados.

Os conteúdos referentes ao encontro foram disponibilizados na rede social Instagram, inclusive com transmissão ao vivo, e contaram com interações virtuais que demonstram a ampliação e eficácia da propaganda eleitoral antecipada, tais como “Meu governador tamos juntos nessa campanha 22 Rumo a vitória!”, “Pode contar comigo”, “Vamos com tudo meu futuro governador”.

Já Lahesio Bonfim realizou diversas visitas a municípios maranhenses, como Itinga, Buriticupu, Carolina, Arame e Grajaú, que contaram com a utilização de carro de som, jingle e fogos de artifício. A divulgação de imagens e vídeos foram postadas nas redes sociais Instagram e Facebook.

Diante disso e, levando em conta a violação do art. 36 da Lei 9.504/97, que rege a propaganda eleitoral antecipada, o colegiado do TRE/MA decidiu que Josimar de Maranhãozinho e Lahesio Bonfim efetuem o pagamento de multa no valor de R$ 5 mil.

O MP Eleitoral propôs outra representação contra Josimar de Maranhãozinho pela participação no evento “Grande Encontro”, realizado na cidade de Itapecuru Mirim (MA) em novembro de 2021.

A decisão liminar, concedida na segunda-feira (4), determina que o deputado federal exclua de sua rede social Instagram as publicações que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada, em um prazo máximo de 24 horas.

Em caso de descumprimento, o responsável estará sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ 10 mil.

PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR MÁRIO ASSUNÇÃO BENEFICIA MAIS DE 600 FAMÍLIAS


O vereador Mário Assunção junto com o presidente da Câmara, Teódulo Aragão, recebeu no dia 08 de abril de 2022 o bispo da Diocese de Caxias Dom Sebastião Lima Duarte e o padre Ribamar para entrega do projeto de lei que libera área  para regularização do Residencial Nossa Senhora de Nazaré localizado no bairro Pirajá. Esse projeto de lei permite as pessoas carentes que não possuem moradia recebam o título do seu lote para iniciar a construção de suas residências. Lembrando que os contemplados devem ter passado pela equipe multiprofissional da igreja católica para evitar fraudes. Dessa forma a Câmara de Vereadores faz o seu papel de legislar em prol da população caxiense.


A comissão imobiliária da OAB se fez presente na entrega endossando a legalidade do projeto de lei e a importância da mesma se colocando, sempre a disposição, em acompanhar o trabalho da igreja católica na doação dos terrenos.

Assista o vídeo abaixo: 


Cuidados com energia elétrica no período chuvoso

Equatorial Maranhão dá dicas de segurança para evitar acidentes elétricos nesse período


Ao longo dos primeiros meses do ano, é comum que no Maranhão ocorram fortes chuvas e ventanias, colocando a população em alerta para os possíveis perigos causados pelas mudanças climáticas. Em todo o estado, as chuvas, inundações e alagamentos afetaram muitas pessoas, deixando centenas de famílias desabrigadas e vários municípios adotaram decretos de calamidade pública devido ao intenso período chuvoso. Em decorrência disso, há também maiores riscos de acidentes causados por choques elétricos, já que água e eletricidade não combinam. 

Sendo assim, o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Jeová Xavier, faz um alerta para a necessidade de redobrar os cuidados dentro e fora de casa. “As chuvas no estado esse ano estão sendo muito intensas e tem causado inúmeros impactos desastrosos, como desabamento de casas e até fatalidades. Quando se trata de energia, os riscos são grandes, mas podem ser reduzidos adotando medidas simples de segurança. Os cuidados devem ser tomados desde as instalações elétricas corretas dentro de casa, no manuseio de eletrodomésticos e também na direção de veículos quando a pista estiver molhada. Alguns acidentes podem acontecer por conta do desconhecimento acerca dos perigos do contato de água com energia, é preciso se manter atento. ”, pontuou Jeová. 

Além disso, o especialista traz outras dicas de segurança que devem ser aplicadas nesse período e podem diminuir a incidência de acidentes. Confira:

Em caso de chuvas com raios e trovões, imediatamente retire das tomadas os equipamentos como televisão, aparelho de som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Lembre-se, ao desligar esses aparelhos, use um calçado que possua o solado isolante (de borracha);

Ao primeiro sinal de alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;

Observe se há goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;

Não frequente locais como praias e campos de futebol caso existam previsões de chuvas; 

Se estiver na rua durante a chuva, fique longe de locais descampados, árvores e fiação elétrica. Busque se abrigar dentro de casa ou em um carro;

Já ao volante, os motoristas precisam ficar atentos e dirigir com cautela, pois essa é a melhor solução para prevenção de acidentes com postes de energia. Durante as chuvas, ligue os faróis, não corra e tenha bastante cuidado principalmente em estradas, pratique sempre a direção defensiva. Acidentes com postes além de causar graves danos a vida e aos veículos envolvidos, causam sérios transtornos nas áreas atingidas, como falta de energia; 

Se observar algum cabo ao solo, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento pelo número 116, e para o Corpo de Bombeiros no 192.

Nesse sentido, além dos cuidados diários, a Equatorial Maranhão tem intensificado suas atividades de manutenções, mesmo nos lugares de difícil acesso já atingidos pela água, a fim de garantir segurança, bem-estar e o fornecimento de energia com qualidade para todos os clientes. Além de atender inúmeras ocorrências emergenciais, com o objetivo de diminuir os riscos e a incidência de acidentes, estão sendo realizadas ações preventivas de manutenção, como podas da vegetação nas áreas de risco, obras de melhorias em postes e instalações de espaçadores nas fiações. 

Nos últimos meses, foram feitas diversas ações de melhoria em todo o estado. Em algumas obras, principalmente no interior maranhense, as ações aconteceram em parceria com o Corpo de Bombeiros para possibilitar o acesso as áreas remotas. O Maranhão é um estado com grande volume hidrográfico, o que aumenta as chances de alagamentos, por isso a atuação da companhia elétrica, principalmente em áreas próximas a rios, muitas vezes precisa ser feita de forma árdua e com auxílio de canoas e máquinas pesadas. Assim, todos os dias a Equatorial realiza o mapeamento de possíveis pontos de melhorias e ouve atentamente todas as demandas operacionais em seus canais de atendimento. 

Logo, durante o período chuvoso, também é essencial se manter vigilante aos possíveis danos nas redes elétricas. Caso veja uma situação atípica na rede elétrica que ofereça risco à população, informe a Equatorial Energia por meio do 116 ou pela Clara no WhatsApp (98) 2055 0116, detalhando o local com ponto de referência para facilitar a localização. Já em casos de acidentes com energia, acione também o Corpo de Bombeiros, pelo 193; chame uma ambulância, pelo 192. Dessa forma, seguindo as dicas e mantendo-se atento aos sinais de perigo, você preserva sua vida e de outras pessoas.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Vereadores apoiam gestão municipal reeleita para governar Caxias por quatro anos

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias (CMC), na manhã de quarta-feira, 6, dirigida pelo presidente do legislativo municipal, vereador Teódulo Aragão PP), foi marcada por pronunciamentos de parlamentares, tanto no pequeno quanto no grande expediente, envolvendo a live da noite do dia anterior na qual o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior (PL) declarou, nas redes sociais, o seu afastamento do grupo político liderado pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos).

O vice-prefeito revelou na live que não concorda mais com o modelo da administração e deu a entender que houve quebra de compromissos por parte do mandatário municipal por não deixar o cargo no último dia 02 de abril.  Em resposta ao posicionamento, nove edis concordaram que Paulo Marinho Jr. tinha o direito de se afastar do grupo, se não estava mais satisfeito, mas não poderia exigir que o prefeito deixasse o cargo para o qual foi reeleito para trabalhar quatro anos, com cerca de 80% dos votos válidos dos eleitores caxienses.

O presidente da CMC, que iniciou a sessão lembrando que a data era de comemoração pelo transcurso do Dia Mundial da Atividade Física e do Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, questões que já são priorizadas em Caxias, através da instalação e funcionamento de academias esportivas e, agora, de ciclovias, declarou que a decisão do vice-prefeito foi um gesto unilateral, que deve ser respeitado.

Vamos seguir em frente

Ele considerou que o fato não deverá interromper as ações do grupo político majoritário no poder, enfatizando que o trabalho da gestão municipal é excelente e que o objetivo de todos vai no sentido de Caxias continuar trilhando pelo melhor caminho. “E vamos seguir em frente, apoiando o trabalho que se iniciou desde 2017, mostrando que se é parceiro”, reforçou.

No entendimento de Teódulo Aragão, Caxias hoje faz parte do projeto de desenvolvimento instalado no Maranhão pelo ex-governador Flávio Dino (PSB), que agora passou a ser liderado pelo governador Carlos Brandão (PSB), de quem o prefeito Fábio Gentil é um aliado de primeira hora, desde que se concretizaram os termos da sucessão estadual para as próximas eleições de 2022.

“Quem não estiver afinado com esse pensamento, é melhor pedir para sair mesmo do nosso grupo político, porque estamos todos afinados em continuar com quem estiver disposto e dê demonstrações concretas de que quer ajudar nossa cidade e nosso povo. Todos sabem o porquê da saída dele do grupo. Mas só se espera que fique ou saia, porque ficando assim é muito feio”, pontuou, informando depois aos pares que o trabalho realizado pela Câmara Municipal e a Prefeitura de Caxias já se sobressai até mesmo fora dos limites do Maranhão.

Como prova disso, ele informou o recebimento de um ofício da Prefeitura de Aquiraz, cidade do interior do Ceará, próxima a Fortaleza, através do qual o prefeito Bruno Gonçalves solicitou à Casa o envio de cópia da lei que criou o ProUni Municipal de Caxias, bem como cópias das leis complementares que consolidaram a iniciativa que permite que estudantes caxienses de baixa renda possam estudar gratuitamente nas universidades privadas da cidade.

“Em Aquiraz, há interesse de implantação de um ProUni similar ao nosso, que é pioneiro e faz história no contexto dos municípios maranhenses e brasileiros”, assegurou, em seguida, colocando em destaque também o alcance do Programa Minha Casa é 10, investimento da prefeitura custeado com recursos próprios, também pioneiro no Maranhão, cujo primeiro sorteio de moradias, em favor de famílias sem residência própria, já aconteceu na semana que passou.

Reação ao rompimento

Reagindo à manifestação do vice-prefeito, os vereadores Cynthia Lucena (PP), Mário Assunção (Republicanos) e Ricardo Rodrigues (PT), fizeram pronunciamentos a respeito da live do vice-prefeito no pequeno expediente, reforçados mais tarde pelos colegas Professor Chiquinho (Republicanos), Júnior Barros (PMN) e Charles James (Solidariedade), fazendo uso da tribuna no grande expediente. Mário Assunção também ocupou a tribuna no grande expediente, mas para dizer dos progressos realizados na educação do município pela atual gestão.

Durante o pequeno expediente, os posicionamentos dos vereadores foram os seguintes:

Luís Lacerda  

Por mais uma vez o vereador enfatizou sobre a Avenida Senador Clodomir Cardoso para que se faça com urgência melhorias na via, como fizeram com a Avenida Senador Alexandre Costa. Isso após ouvir reclames de moradores, por ter muitos amigos na região. Segundo o parlamentar, os moradores da área já estão falando que a prefeitura, a Infraestrutura, estão olhando somente para bairro da elite, esquecendo dos bairros Cangalheiro e Volta Redonda.

Thyago Vilanova  

Comentou sobre o anúncio de Paulo Marinho Júnior de rompimento com o grupo do prefeito Fábio Gentil, observando que, sendo assim, que ele entregue também os cargos que são ocupados pelas pessoas de base dele. Esclareceu que veio do “Avante”, um partido da base do vice-prefeito, porém faz parte do grupo do atual prefeito, e aproveitou a oportunidade para reafirmar apoio ao gestor municipal, por trazer desenvolvimento para a cidade, e a seus candidatos nas eleições deste ano.

Mário Assunção  

Informou que o bispo Dom Sebastião e o padre Ribamar querem fazer uma visita de cortesia à Câmara Municipal nessa sexta-feira para agradecer aos vereadores pela aprovação do Projeto de Lei sobre loteamento social. Ratificou o pronunciamento do colega Thyago Vilanova quanto ao rompimento político de Paulo Marinho Júnior com Fábio Gentil, bem como a entrega dos cargos indicados por ele, dando como exemplo pessoal a sua situação de vereador antes ligado ao grupo Coutinho, que decidiu fazer parte do grupo do gestor municipal. Para ele, chegou o momento do prefeito fazer uma reforma administrativa.

Gentil Oliveira  

Citou a repercussão do rompimento do vice-prefeito e reafirmou o seu apoio ao prefeito Fábio Gentil, à deputada Daniella e à pré-candidata Amanda Gentil, por ver que o trabalho precisa continuar e a cidade não pode retroceder. Disse que o momento que a cidade mais precisou, da pandemia, muitos vereadores estavam com o prefeito na linha de frente e não viu o vice-prefeito ajudando. Ele respeita a decisão pessoal e particular de cada um. Citando a observação de um visitante, reivindicou à construtora que fez a nova Beira Rio a falta de uma tela de proteção em toda a extensão,para a segurança das crianças pequenas, face ao perigo de cairem no rio. Discordou do aparte do colega Luís Lacerda, quando este enfatizou os benefícios que estariam indo somente para a Avenida Senador Alexandre Costa, em detrimento da avenida Clodomir Cardoso, que também está precisando de manutenção, assim como os demais bairros da cidade. Oliveira também reivindicou operação tapa buraco na Rua do Fogo, e salientou que tem certeza que o prefeito vai atender seus pedidos.

Ricardo Rodrigues 

Comentou também sobre o pronunciamento do vice-prefeito Paulo Marinho Júnior, que a partir de agora segue seu caminho político, respeitando a escolha, ao mesmo tempo que reforçou as posições dos colegas em relação a entrega dos cargos indicados junto com o rompimento. Como participante da formação do grupo que ajudou a eleger o prefeito Fábio Gentil, o vereador afirmou que sabe o que foi firmado entre eles, e, na reeleição, em nenhum momento havia compromisso de afastamento do gestor municipal para o seu vice assumir a prefeitura, e sim de apoio ao vice-prefeito na campanha de 2018, inclusive casado aos votos do saudoso deputado Zé Gentil, e assim foi feito. Falou do esforço do prefeito na busca de políticas públicas para desenvolver ainda mais o município, a exemplo de investimentos que estão sendo feitos e parcerias consolidadas. Aproveitou para reafirmar o seu compromisso com Fábio Gentil.

Cynthia Lucena 

Sobre a fala do colega Luís Lacerda, relatou que esteve recentemente na Avenida Senador Clodormir Cardoso, inclusive com o vereador Torneirinho e a prefeitura, através da Secretaria de Obras e o secretário Zé Miguel, para olhar o recapeamento asfáltico próximo ao Marília Eventos. Informou que já fizeram a limpeza da avenida para começar os trabalhos. Discordou de que o bairro Cangalheiro não tenha recebido benefício, dando como exemplo atual a reforma da Praça do Zuza, pedindo para que observem mais o que a prefeitura vem fazendo por toda a cidade. Reforçou a fala dos colegas quanto ao pronunciamento do vice-prefeito Paulinho, dizendo do respeito por ele e sua mãe e deixando a mensagem de que se está insatisfeito deve sair mesmo do grupo e entregar os cargos, que serve para qualquer outra pessoa, inclusive algum vereador. Declarou que continua firme com o prefeito Fábio Gentil e as pré-candidatas Daniella e Amanda Gentil.

Elogios às obras turísticas, esclarecimento sobre as funções executivas e legislativas e denúncia de protesto estudantil

Primeiro a usar a tribuna do grande expediente, o vereador Professor Chiquinho, afastado da CMC por 15 dias para tratar a saúde, iniciou dizendo da sua satisfação de retornar aos trabalhos parlamentares, após realizar exames que atestaram sua saúde em ordem. Como não pode comparecer à inauguração da nova avenida Beira-Rio, enfatizou que tinha a satisfação de parabenizar o ex-secretário de Estado de Turismo Catulé Júnior, porque o Maranhão perdeu um grande secretário, pelo feito da importante obra em Caxias, além dos investimentos que protagonizou na vizinha cidade de São João do Sóter (Balneário Cícero Rocha), e também na vizinha Aldeias Altas, viabilizando o Mirante daquela cidade.

E, ressaltou: “O ex-secretário Catulé Júnior, com toda certeza, pavimentou seu caminho para conseguir uma vaga de deputado estadual por Caxias nas próximas eleições, pois mostrou a competência de um caxiense nato no cargo; um cara inteligente que redimensionou o turismo em todo o Estado, administrando uma pasta que quando assumiu tinha orçamento de cinco milhões de reais por ano, mas entregando-a com investimentos de mais de 45 milhões de reais por ano. Foi como disse o governador Flávio Dino: a gente investe naquilo que dá certo”.

Assim como Flávio Dino, hoje o governador Carlos Brandão enfatiza que antes só se falava em turismo no Maranhão onde tinha praia, quando na verdade o panorama se expandiu para todo o Estado, com a gestão de Catulé Júnior .

Professor Chiquinho também abordou no seu pronunciamento a problemática que envolve a função do Poder Executivo e a função do Poder Legislativo no contexto das comunidades. Segundo ele, nenhum parlamentar, seja vereador, deputado ou senador, pode chamar para si a responsabilidade de realizar obras nas cidades. Quando muito, eles indicam, apontam necessidades, mas a função de executar as obras cabe aos prefeitos, aos governadores.

Ilustrando o caso, ele citou caso recente que ocorreu em Aldeias Altas, quando o prefeito Kedson Lima, a quem parabenizou pelo gesto e a coragem, embargou uma obra de asfaltamento no município, porque ela estava sendo conduzida por um deputado estadual e um deputado federal votados na região, sem qualquer convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aldeias Altas, e muito menos haverem comunicado ao prefeito.

“O prefeito Kedson agiu certo, porque acima de tudo houve também desrespeito à sua cidade. Tudo que vem para ser aplicado em uma cidade deve passar pela anuência do executivo municipal, haver uma parceria, coisa que não foi observada aqui em Caxias quando o deputado Adelmo Soares (PSB) mobilizou a comunidade do bairro Cohab para entregar a Praça da Família, sem ao menos convidar as autoridades do município”.

Professor Chiquinho lembrou que assim que soube que iria sair a nova avenida Beira-Rio e ouviu rumores de que a Piscina do Ponte também fazia parte desses novos investimentos turísticos em Caxias, cuidou de contratar um arquiteto, preparar um projeto e levá-lo até São Luís. Seu intento, no entanto, não obteve sucesso, mas ficou satisfeito quando soube de um deputado que conseguira o benefício, fazendo questão de cumprimentá-lo, porque este é o trabalho de um parlamentar. “Agora, se a obra vai ser executada, certamente virá de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Caxias”, frisou.

O vereador recebeu apartes dos vereadores Luís Lacerda e Teódulo Aragão. Lacerda para relembrar o pedido de um serviço de drenagem na avenida Clodomir Cardoso, que já conta com o apoio dos colegas Cynthia Lucena e Torneirinho; enquanto Teódulo Aragão, para salientar que conhece o prefeito Kedson Lima e sabe que ele só poderia ter agido de forma destemida para  enfrentar o problema, já que é uma autoridade e faz questão que o tratem com o devido respeito e hierarquia.

“Afinal” – frisou Teódulo -, “não custava nada o deputado avisar, comunicar a prefeitura a participar, mesmo que o mandatário não faça parte do seu apoio político. E eu quero aqui deixar um lembrete: já que o prefeito Kedson não quer os dois quilômetros de asfalto, que ele mande para Caxias através de ofício, por que aqui nós estamos precisando, a fim de que o deputado, que aqui foi vereador, traga para a cidade dele, onde ele construiu sua vida política, ao invés de entregar essas emendas para outras cidades, traga para nós, porque aqui a gente recebe e fica muito feliz ”.

Professor Chiquinho, entretanto, informou que o Governo do Estado já entrou em contato com o prefeito de Aldeias Altas, pondo fim ao estremecimento. Depois,  agradeceu a atenção do prefeito Fábio Gentil a suas solicitações e a tudo o que já foi feito no município, chamando a atenção da Secretaria de Infraestrutura para um problema na avenida leste-oeste do bairro São Pedro, onde uma bueira e o asfaltamento estão quebrados por causa das últimas chuvas, prejudicando o tráfego de pessoas e de veículos na área.

O vereador também destacou em seu discurso os problemas que estão passando os alunos da escola de ensino médio Thales Ribeiro Gonçalves, que, indignados com o início da  reforma do seu colégio no começo do período letivo, o primeiro, após dois anos de paralisação por causa da pandemia, saíram às ruas de Caxias e se concentraram portando faixas e gritando palavras de ordem diante da Unidade Regional da Secretaria de Estado da Educação (URE), clamando para que lhes seja providenciado um lugar apropriado para assistirem aula.

“Como professor que sou, faço a pergunta: por que, passando dois anos sem aula, só agora a reforma da escola no início das aulas? Aí o deputado chega no ano da eleição e diz que conseguiu o recurso para reformar a escola agora, quando poderia ter viabilizado o benefício bem antes. Eu parabenizo esses alunos pela coragem, e podem ter certeza que minha voz não vai ficar calada diante uma situação injustificável como essa e os alunos já anunciam disposição para procurarem o ministério público”, protestou.

O presidente do legislativo, aparteando novamente o colega, demonstrou sensibilidade diante do caso dos alunos do Thales Ribeiro Gonçalves, e disse que a CMC irá constituir uma comissão de parlamentares para investigar a situação e inclusive solicitar o apoio da prefeitura, no sentido de ceder acomodações para os esses alunos estudarem, enquanto o prédio da escola estadual estiver em reforma.

Professor Chiquinho falou também a respeito do projeto do novo Plano Diretor do Município, que segundo ele já está muito atrasado, razão porque estão acontecendo emendas aleatórias ao mesmo, como é o caso do projeto de lei aprovado no início da semana pelo vereador Mário Assunção.

“Temos que revitalizá-lo, porque se continuarmos fazendo emendas, ele vai ficar como tecido de calça velha, sempre rasgando, daí porque é necessário providenciar um novo, de imediato, já que muita documentação do município precisa levar em conta seu plano diretor”, justificou.

Sobre o rompimento do vice-prefeito Paulo Marinho Júnior , ele pontuou que ele estava rompendo com o executivo e tomando conta da sua vida política, conforme informou nas redes sociais. E disse: “O que eu tenho a dizer ao nobre vice-prefeito é que siga o seu caminho. Nós estivemos junto no grupo político, e eu desejo realmente que, como jovem, que ele siga o seu caminho político, de cabeça erguida, porque o mandato que é dado, tanto para o vereador, como é dado ao prefeito, ao vice-prefeito,  é dado pelo povo e por Deus, e nós estamos com prefeito Fábio Gentil. Que ele tenha uma boa sorte”, concluiu.

Minha Casa é 10 atesta que a gestão também tem compromisso com os mais necessitados

Fazendo uso da tribuna, o vereador Júnior Barros engrossou o coro de vozes em apoio ao governo, que, na sua avaliação, está trabalhando bem pelo município, e o prefeito mostra muita sensibilidade diante dos problemas vivenciados pela população, principalmente a de menor poder aquisitivo. Para o vereador, quem não estiver satisfeito com o trabalho do grupo deve mesmo sair, porque não soma nada ficar criticando, apontando erros, sem contribuir com nada.

Barros falou sobre o Programa Minha Casa é 10, cujo primeiro sorteio de moradias construídas com recursos próprios da prefeitura aconteceu na semana passada. “Fiquei emocionado ao assistir uma senhora de poucas posses se manifestar com muita alegria por conseguir a sua casa própria. O programa é um trabalho histórico, honesto, que jamais foi feito em outras gestões, proporcionando dignidade às famílias caxienses.

O parlamentar depois descreveu a implantação do programa passo a passo, e informou que o primeiro sorteio também serviu para desmentir quem insiste em diminuí-lo, inclusive colocando percalços e suspeitas, através de denúncias de servir a abuso político em período eleitoral.

“Quando foram feitas as inscrições, em setembro de 2019, os adversários correram para embargar o programa no ministério público, alegando tratar-se de um projeto eleitoreiro. Mas o momento, na época, era somente para captar inscrições, fazer triagem, pois na prefeitura todos tinham consciência de que o programa não poderia ser executado em período eleitoral, ao contrário do que está acontecendo agora”, explicou, argumentando que a presença da pandemia foi outro agravante que postergou a implementação do Minha Casa é 10.

Júnior Barros foi aparteado pela vereadora Ângela Machado, que elogiou a sua exposição, assim como o trabalho que vem sendo feito em Caxias pelo prefeito Fábio Gentil. Confirmando que, mesmo discordando de alguma coisa, segue firme no grupo político ao qual se considera um quadro de primeira hora, ela, mesmo lamentando a decisão tomada pelo vice-prefeito Paulo Marinho Júnior, a quem lembrou como figura importante na formação da aliança que libertou Caxias, ressaltou que seu desligamento ocorreu por opção própria e que, portanto, deve ser respeitada.

Retomando a palavra, Barros salientou que o Minha Casa é 10 mostra, enfim, o comprometimento também do gestor municipal com sua população. E finalizou renovando seu apoio à reeleição da deputada estadual Daniella, à  Amanda Gentil, na eleição para deputada federal, ao ex-governador Flávio Dino, para o Senador Federal, e ao governador Carlos Brandão, que concorrerá à reeleição na próxima sucessão estadual.

Trabalho conjunto e com união

Expondo suas ideias no grande expediente, o vereador Charles James foi outro orador que teceu elogios e agradecimentos ao prefeito Fábio Gentil, em razão das muitas obras que ele vem fazendo no município, assim como atendendo muitas de suas reivindicações, tanto para a cidade como para os povoados da sua área de atuação. Como no povoado Cabeceira dos Cavalos, por exemplo, prestes a inaugurar as reformas do posto de saúde e da escola da comunidade.

O vereador não escondeu que iniciou o seu mandato na casa participando da oposição. Contudo, ponderando a respeito da proposta que lhe foi feita pelo prefeito para trabalharem juntos pelo município, disse que aceitou o convite, mesmo que aqui e acolá, assistindo alguma coisa errada, venha a se posicionar de forma contrária. Para ele, há necessidade de que haja trabalho conjunto e união na política caxiense, a seu ver o processo mais adequado e conveniente para a cidade se desenvolver, como esperam as pessoas que foram às urnas nas últimas eleições e, com certeza, estarão também nas próximas deste ano.

James ressaltou, a respeito do desligamento voluntário do vice-prefeito Paulo Marinho Júnior, cidadão que admira, ao grupo de Fábio Gentil,  que ocorreu um gesto por opção própria.

Para ele, “às vezes é melhor sair do grupo, do que ficar dizendo que o grupo é ruim. Assim fiz, quando me desliguei do grupo Coutinho. Fui até à deputada Dra. Cleide, pessoa da minha predileção, expliquei-lhe minhas razões e saí do grupo de cabeça erguida”, justificou.

Investimentos do município são muito bons, inclusive na educação

Usando a tribuna na última sessão, o vereador Mário Assunção falou das condições excelentes que o município desfruta atualmente no cenário estadual, em razão do empenho e da dedicação da gestão municipal em todas as esferas de atuação.

Segundo o vereador, uma das áreas mais proeminentes, sem dúvida, é a educação do município, graças aos investimentos que estão sendo proporcionados pelo prefeito Fábio Gentil e a secretária Ana Célia Damasceno. As novas escolas da zona rural, transporte para os alunos, a distribuição da merenda escolar e de fardamento, e, mais importante, o compromisso de erradicar as escolas rurais denominadas “João de Barro”, substituindo-as por unidades modernas, confortáveis, equipadas e construídas em alvenaria, são a prova maior de que a atual gestão realmente está preocupada com os estudantes da rede municipal.

Tendo em mãos uma cópia do ofício da Prefeitura de Aquiraz, no Ceará, que chegou à CMC solicitando cópia da legislação que homologou o ProUni Municipal de Caxias, para certamente fazer a mesma coisa naquela destacada e histórica cidade-balneário, o vereador explicou que o pedido representava o acerto da gestão municipal em realmente dar oportunidade aos alunos da rede pública a também participarem gratuitamente das universidades privadas da cidade.

Salientando que o ProUni de Caxias é um feito histórico do qual tem orgulho de ter colaborado em sua legislação, Mário Assunção revelou a sua satisfação em dizer que o programa já alcança hoje mais de 50 alunos da rede pública frequentando as universidades privadas de Caxias.

O vereador discorreu também sobre o projeto de lei que aprovou na última segunda-feira, 04, pelo qual foram desmembrados 17 hectares de uma área de proteção ambiental não regulamentada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Ele esclareceu, a título de excluir dúvidas, que a área em questão não faz parte da APA do Inhamun, mas se trata de um terreno situado em área contígua, em seu lado mais oeste, ao norte da Br-316, onde está contida a nascente do riacho Sanharó.

Por ser de propriedade da Igreja Católica, e já estar invadida por alguns posseiros, Assunção disse que a Diocese de Caxias quer lotear o terreno, permitindo a implantação do Conjunto Residencial Nossa Senhora de Nazaré para famílias que ainda não tem moradia própria em Caxias.

“A regularização da área, alterando-se um artigo do atual Plano Diretor que é de 2006, permitirá que a área invadida e desmatada possa ser titularizada pela prefeitura e venha a dispor de escola pública, praças, ruas calçadas e água encanada nas futuras casas”, ressaltou.

O vereador Mário Assunção lamentou que blogueiros que não frequentam a casa, ou assistam às sessões da CMC, estejam postando notícias dissociadas dos verdadeiros fatos que cercam a matéria por ele apresentada e já aprovada na sessão de segunda-feira passada.

Para ele, “são pessoas que não buscam informações e publicam matérias errôneas e agressivas; e essas pessoas, para fazer diferente, deveriam se candidatar a vereador, ser eleitas, para chegarem ao parlamento”.

Considerações finais

Em suas considerações finais, ouvindo a alteração proposta por Assunção ao Plano Diretor do Município, o presidente Teódulo Aragão informou que já está em andamento na Casa estudos para uma revisão do mesmo, posto que já se mostra desatualizado em face ao crescimento da cidade, desde que foi aprovado e entrou em regulamentação há cerca de 16 anos.

Como o vereador Luís Lacerda reiterou, mais uma vez, providências para drenagem de um trecho da avenida Clodomir Cardoso, no bairro Cangalheiro, que, em face a alagamento e buracos, está prejudicando a trafegabilidade de pessoas e de veículos próximo de onde se inicia a avenida Edson Lobão, o presidente informou-lhe que o caso já está sendo acompanhado pelos vereadores Cynthia Lucena e Torneirinho, os quais acompanharam técnicos da SINFRA que foram vistoriar o local. Segundo Teódulo Aragão, um dos moradores chegou a ceder parte do seu terreno para que o serviço de drenagem seja efetuado o mais rapidamente possível.

Ordem do dia

Com a participação dos vereadores Teódulo Aragão, Professor Chiquinho, Durval Júnior (Republicanos), Mário Assunção, Darlan Almeida (PL).Cynthia Lucena, Thyago Vilanova (Avante), Ricardo Rodrigues, Charlas James, Luís Lacerda (PCdoB), Júnior Barros, e Daniel Barros (PDT) e Ângela Machado (PTC), de forma remota, foram votados e aprovados os seguintes requerimentos dirigidos ao prefeito municipal na ordem do dia da sessão:

Daniel Barros – Aprovou dois requerimentos, solicitando que seja feito a pavimentação asfáltica e a implantação da iluminação pública de led na Rua 21 de Abril, no bairro Vila Alecrim; e também a implantação da iluminação pública de led, interligação da bueira para escoamento da água e o calçamento de concreto intertravado na continuação da Rua Parnásio, próximo à Creche Aluízio Lobo, no Bairro Ponte;

Vereadora Cynthia Lucena – Aprovou dois requerimentos. O primeiro, pleiteando que a Secretaria Municipal de Infraestrutura proceda operação tapa-buracos no bairro Galeana, recuperando as seguintes vias urbanas: Rua Esplanada da Estação e Rua e Travessa da Palmeirinha. E, o segundo, que a SINFRA proceda com a construção de muro e calçada no Cemitério dos Caldeirões, localizado à Rua do Matadouro, no Bairro Seriema, realizando ao mesmo tempo serviço de capina e limpeza na área;

Vereador Darlan Almeida – Aprovou dois requerimentos, solicitando, no primeiro, a pavimentação da Travessa da Bandeira, no Bairro Bacuri, com blocos intertravados; e, no segundo, a recuperação de alguns pontos de luminárias em alguns postes nos seguintes povoados do 1º Distrito: Bom Jardim, Boa Hora, Floresta, Esperança, Buenos Aires, Sambaíba, Poraquê, São Manoel, Rosário e Jabuti;

Vereador Gentil Oliveira – Aprovou requerimento,  reivindicando a reforma da Praça da Liberdade, com academia ao ar livre, na Rua da Liberdade, no centro de Caxias;

Vereador Thyago Vilanova –  Aprovou dois requerimentos, solicitando, no primeiro, a reforma e ampliação da UIM Marly Sarney Costa, localizada na Rua Nova, no Bairro Itapecuruzinho. E, no segundo, a recuperação da cabeceira da ponte, localizada na Rua Nova, no Bairro Itapcuruzinho operação tapa-buracos na Rua e na Travessa São José, localizadas por trás da SINFRA, no Bairro Fazendinha;

Vereadora Ângela Machado – Aprovou dois requerimentos, solicitando, no primeiro, a limpeza e revitalização da Quadra e Praça do Bloco F, no bairro Vila Paraíso; e, no segundo, a perfuração de um poço artesiano no Povoado Canoa; e

Vereador Professor Chiquinho – Aprovou dois requerimentos, solicitando, no primeiro, que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) realize a pavimentação asfáltica da Rua Costa Sobrinho, no Bairro Volta Redonda; e, no segundo, que a SINFRA realize a pavimentação asfáltica da Rua Vespasiano Ramos, da Rua do Fio e da Travessa São Judas Tadeu, no Bairro Ponte.

Expediente do dia

Os parlamentares protocolaram dez (10) proposições no expediente da sessão, sendo oito requerimentos dirigidos ao prefeito municipal, e dois projetos de lei,                                                                                                                                a fim de serem apreciados e votados na próxima sessão, da seguinte forma:

Vereador Professor Chiquinho – Encaminhou dois requerimentos. No primeiro, solicita que a Secretaria Municipal de Infraestrutura realize a recuperação asfáltica da Rua São José e da Rua São Francisco, no Bairro Bacuri; e, no segundo, a recuperação asfáltica da Rua Salvador Barbosa, no Bairro Mutirão;

Vereador Daniel Barros Encaminhou dois requerimentos. No primeiro, solicitou que seja feito a implantação da iluminação pública de led no Povoado Buenos Aires; e, no segundo, que seja feito a interligação da Rua do Mangueirão, na Vila Alecrim, com a Vila Pôr do Sol, no Bairro Cangalheiro;

Vereador Charles James Encaminhou dois (02) requerimentos. O primeiro, pleiteando a recuperação asfáltica da Rua 9 de novembro (Beco do Painho), no Bairro Pequizeiro; e, no segundo, a pavimentação asfáltica e a troca de lâmpadas quentes por lâmpadas de led da Rua Bom Jesus, no Bairro Bela Vista;

Vereador Júnior Barros Encaminhou dois requerimentos, solicitando, no primeiro, a implantação de piso intertravado na Rua Deputado José Resende e nas Travessas 1ª Travessa e 2ª Travessa José Resende, no Bairro Planalto Caxias; e, no segundo, a reforma da UIM João Santino Torres, situada no Povoado Cabeceira ade São Pedro;

Projeto de Lei do Vereador Daniel Barros – “Dispõe sobre a Autorização do Poder Executivo para criar, em parcerias privadas, pontos de apoio para os motoboys e ciclistas que realizam entregas por aplicativo ou outros meios na Cidade de Caxias/MA”; e

Projeto de Lei do Vereador Júnior Barros – “Reconhece de Utilidade Pública a Associação Mulheres da Terra (AMT) e dá outras providências.(Ascom/CMC)

Prefeitura de Caxias realiza poda de arvores que ficam nas proximidades das câmeras de segurança 

A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio das Secretarias de Infraestrutura e de Segurança, está realizando a poda de árvores que ficam nas proximidades das câmeras de segurança, nos pontos de maior movimentação de veículos e pessoas de Caxias.

O trabalho é importante, pois visa preservar a visibilidade dos profissionais da segurança que monitoram as câmeras do videomonitoramento, que estão atentos à prevenção das infrações de trânsito ou criminais, dando suporte as demais forças de segurança.

O Centro Integrado de Monitoramento, Comando e Controle de Caxias, faz parte da Secretaria Municipal de Segurança e tem o suporte da Guarda Municipal.(Ascom/PMC)