terça-feira, 19 de abril de 2022

Paulo Marinho Jr. assumirá mandato de deputado na vaga do licenciado Josimar do Maranhãozinho; Cléber Verde é o novo coordenador da bancada

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) tirará licença de 120 dias e assumirá o suplente, o vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Jr. A informação foi confirmada por Paulinho ao jornalista John Cutrim.

Paulo Marinho Jr. entrou na última segunda-feira com uma licença sem vencimento do cargo de vice-prefeito de Caxias e está em Brasília para assumir o mandato de deputado federal nos próximos dias. 

Ainda sobre a Câmara Federal, o deputado federal Cleber Verde (Republicanos) foi eleito o novo coordenador da Bancada do Maranhão no Congresso Nacional.

Cleber foi eleito por aclamação pelos colegas. O subcoordenador será o deputado Rubens Jr.(PT). A bancada estava sendo comandada pelo deputado federal Pedro Lucas (União Brasil).

Blog do John Cutrim 

Praça Marechal Castelo Branco estará de cara nova após indicação do vereador Darlan 

Em breve, a Praça Marechal Castelo Branco, localizada no bairro Castelo Branco, estará de cara nova. O espaço passará por uma reforma geral, importante para o lazer e convivência social naquela comunidade. 

Vereador Darlan e o prefeito Fábio Gentil no espaço que será revitalizado
A obra de revitalização do espaço atende um requerimento (ver cópia abaixo) do vereador Darlan, que tem residencia fixa no bairro há mais de 45 anos, aprovado na sessão remota do dia 08 de fevereiro de 2021. A revitalização inclui a reforma da pavimentação (piso e calçadas novas), instalação de mobiliário urbano (bancos, mesas e lixeiras em madeira plástica) e iluminação. 

A Secretaria Municipal de Obras está dando suporte à empresa vencedora da licitação, auxiliando na limpeza, recolhimento de entulhos e galhos. 

PELA UNIDADE DO PT AUTÔNOMO, ORGÂNICO E LIVRE NO MARANHÃO

Os Partidos Políticos de esquerda se inserem no contexto do Estado Democrático de Direito e na busca por uma sociedade que dilua as estratificações sociais e hierarquias. Assim foi criado o Partido dos Trabalhadores, que desde seu princípio pautou suas lutas em torno da construção de um Brasil que pudesse diminuir as distâncias geográficas e as distâncias sociais.

O Movimento Petistas de Base é uma ação coletiva de filiadas e filiados do Partido dos Trabalhadores do Maranhão, que nasceu da necessidade de dar visibilidade aos anseios da militância petista nos mais diversos municípios do estado. O Movimento parte do princípio de que as decisões devem ser discutidas e dialogadas, e não decididas em gabinetes. O Movimento busca em primeiro lugar a unidade partidária, premissa para a continuidade e o fortalecimento do projeto popular-democrático iniciado em 2014, com a eleição de Flávio Dino para o Governo do Maranhão.

Este grupo tem pautado sua luta na busca de entendimento que valorize o PT pela sua importância no cenário nacional e local. Deste modo reafirmamos o interesse na manutenção da aliança histórica com o campo popular e democrático liderado pelo ex-governador Flávio Dino / PSB e pelo atual governador Carlos Brandão / PSB, por reconhecer seus compromissos com as lutas sociais. O Movimento tem plena consciência do protagonismo do nosso Partido, construído nas bases populares nestes últimos 42 anos. Queremos que todas as filiadas e todos os filiados tenham voz nas decisões dos destinos do Partido.

Lula e o governador Carlos Brandão precisarão de grande apoio para governar o Brasil e o Maranhão respectivamente, mas, é preciso ficar claro que o direito de opinar, de propor indicações são fundamentais na definição dos rumos deste Estado. Entendemos que é construindo juntos um Plano de Governo, que poderemos obter resultados eficazes no combate à pobreza e às desigualdades sociais ainda tão presentes.

Não há dúvidas que Lula representa neste momento um projeto de recomposição das forças políticas que podem levar o Brasil para patamares interrompidos com o golpe de 2016. Localmente queremos contribuir com o nosso modo petista de governar, junto com o governador Carlos Brandão. Queremos de forma respeitosa e qualificada apontar caminhos que poderão alterar positivamente os destinos do Maranhão.

Para tanto é necessário que a indicação do Vice-Governador seja um petista que tenha vivenciado a construção deste Partido, que tenha experimentado no cotidiano das lutas a filosofia e a ação política do PT, que seja reconhecido pela seu trabalho político, pela sua comunicação direta com as mais diversas comunidades, e pelas singularidades que denotam a prática petista.

Por isso é preciso que o Vice indicado pelo PT na chapa com o PSB venha da base e seja reconhecido como tal, sobretudo porque irá governar lado a lado com o governador eleito, gerenciando recursos para o avanço nas mudanças sociais que o Maranhão precisa, e que Lula reconhece como urgente e necessário para construir um Brasil republicano. Por esta razão colocamos o nome do Deputado José Inácio (PT), que neste momento representa o Partido em toda a sua magnitude e pluralidade.

Sigamos firmes na luta!

Movimento Petistas de Base.

Federação (PSOL e REDE): Enilton Rodrigues disputará o Governo do MA 

Na noite da segunda-feira (18), a direção nacional do PSOL confirmou a Federação com o partido REDE para as eleições deste ano e com duração de quatro anos.

A decisão foi comemorada pelo presidente do PSOL no Maranhão, Enilton Rodrigues. Segundo Enilton, já ficou acertado que na Federação caberá ao PSOL definir os rumos do processo eleitoral no Maranhão, com isso ele confirma sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão.

“Diretório nacional do PSOL ratificou decisão da executiva e federação com a REDE é confirmada neste 18 de abril. Agora vamos continuar avançando também com a unidade dos dois partidos aqui no Maranhão. PSOL já definiu sua tática eleitoral, tendo Enilton Rodrigues como pré-candidato a governador e Antônia Cariongo como pré-candidata ao senado. Segundo o estatuto da federação a Rede vai definir a tática eleitoral em dois estados (Espírito Santo e Amapá), os demais será o PSOL que definirá, no caso do Maranhão, o PSOL no Maranhão já definiu dia 5 de dezembro em conferência eleitoral”, afirmou Enilton Rodrigues.

A decisão acaba sendo mais uma derrota para a pré-campanha do senador Weverton Rocha (PDT), ao Governo do Maranhão, uma vez que o pedetista esperava ter o apoio da REDE para a disputa eleitoral de 2022.

É aguardar e conferir.

Blog do J Aragão 

Homenagem da Câmara Municipal de Caxias ao Dia do Índio 


A data é importante para lembrar os primeiros habitantes do nosso município, assim como de todo o país. Essa é uma homenagem a ampla diversidade de povos que tiveram papéis fundamentais na formação cultural e étnica da população brasileira.

São João do Sóter: Secretaria de Educação apresenta ações e projetos realizados no 1º trimestre/2022

Entrega da reforma e ampliação da UIM Mariano Campos é um dos destaques do setor 

A Secretaria Municipal de Educação de São João do Sóter fez um balanço das ações e projetos desenvolvidos durante o 1º trimestre do ano. Confira no vídeo abaixo um resumo de tudo que aconteceu.

"Sob evidente pressão presidencial", lamenta Carlos Lula anuncio do ministro da Saúde  

“A revogação do estado de emergência sanitária é apenas mais uma medida do @minsaude tomada sem diálogo prévio com a sociedade, na contramão da OMS e sob evidente pressão presidencial”, escreveu Carlos Lula na sua conta do Twitter, nesta segunda-feira (18).

O ex-presidente do Conass e ex-gestor da Saúde no Maranhão aponta o presidente Jair Bolsonaro como principal responsável pela pressão em cima do Ministério da Saúde, que anunciou o fim da Emergência em Saúde Pública provocada pela Covid-19, no domingo (17).

Para Carlos Lula, o presidente interferiu diretamente na decisão do órgão e tirou a oportunidade da sociedade brasileira participar da discussão.

“É a última pá de cal na tão falada coordenação interfederativa, que simplesmente inexistiu na pandemia. Estados e municípios assumiram o papel que caberia ao Ministério da Saúde. A cooperação virou conflito. O resultado todos sabemos: um desastre”, tuitou.