quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Homem se passa por fiel e furta mulher que rezava na Igreja de São Benedito 

Fieis em momento de oração na Igreja S Benedito (foto arquivo)

Na tarde desta quinta-feira (02), uma mulher, enquanto rezava dentro da Igreja São Benedito no horário da missa, teve o celular furtado por um homem que passou por fiel. 

Segundo informações de um leitor do Blog, o caso ocorreu no momento em que a mulher se ajoelhou para fazer a oração.  

A vitima ao perceber que foi furtada, usando o celular de um fiel, acionou o filho, relatou a situação pela qual tinha passado e solicitou ao mesmo que fosse busca-la na igreja. 

Câmeras de segurança interna e externa da igreja estão funcionando normalmente e através das imagens o suspeito poderá ser identificado. 

Segundo as pessoas que assistiam a missa, o meliante agiu com uma rapidez impressionaste e o que ocorreu hoje dentro da igreja São Benedito serve de alerta aos fieis de outras igrejas para terem mais cuidado, tanto faz ser católica ou evangélica. 

Em Caxias, Fazenda da Esperança recebe bônus na conta de energia do projeto E+ Reciclagem, da Equatorial Maranhão

O projeto E+ Reciclagem, da Equatorial Maranhão, realizou a entrega de bônus de desconto na conta de energia para a Fazenda da Esperança, de Caxias. A contribuição é fruto da doação de mais de 15 toneladas de resíduos recicláveis entregue pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia – SEMECT para o projeto de reciclagem da Distribuidora. A ação gerou o valor de R$ 4.710 reais que será abatido nas faturas de energia da instituição no decorrer do ano.

“De acordo com a média de consumo da Fazenda da Esperança, com esse desconto, será possível zerar as faturas de janeiro a junho de 2023. Além de proporcionar uma destinação correta para os resíduos colaborando com a preservação do meio ambiente, ajudar instituições como essa faz parte dos ideais defendidos pela Equatorial Maranhão por meio do projeto E+ Reciclagem”, ressalta Silvia Vasconcelos, Analista Comercial da Distribuidora.

Todos também podem aderir à reciclagem do lixo e obter ou doar o desconto na conta de energia. Em Caxias, o posto de reciclagem fica localizado no II Batalhão da Rua Aarão Reis, bairro Morro do Alecrim. Os resíduos podem ser trocados de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h, e aos sábados, no horário das 8h às 12h.

Veja abaixo a lista de materiais recebidos:

Resíduo Orgânico: Óleo de cozinha;

Papel em geral: livros, revistas, encartes, jornal, papelão, etc;

Plástico: pet, plástico duro (embalagens de cosméticos, por exemplo), plástico filme, PVC, canos e forros, etc;

Material Eletrônico: celulares, placas eletrônicas, televisor, aparelho de som e computador (exceto pilhas e baterias);

Metal: aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo (baterias de carro, por exemplo);

Embalagens Tetra pak (caixinhas de leite, ervilha, creme de leite, extrato de tomate, etc).

O projeto E+ Reciclagem, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Energia (PEE/ANEEL), atua no Maranhão promovendo ações voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva, conscientização e a preservação ambiental. No estado, são 17 pontos de coleta, sendo 7 postos fixos em São Luís, 1 em Timon, 1 em Caxias e 3 em Imperatriz. Outros 5 postos itinerantes (móveis) funcionam em São Luís em parceria com associações em bairros distintos. Consulte os endereços e funcionamento em www.equatorialenergia.com.br ou direto pelo link https://ma.equatorialenergia.com.br/locais-de-coleta/.

Assessoria de imprensa da Equatorial Maranhão

Deputada Daniella é reeleita procuradora da Mulher da Assembleia 

Após a solenidade de posse dos deputados eleitos e a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã de quarta-feira (1º), os parlamentares reelegeram a deputada Daniella (PSB), por unanimidade, ao cargo de procuradora da Mulher da Assembleia para o biênio 2023/2024.

Daniella agradeceu o apoio dos colegas de plenário pela sua recondução ao cargo. “Agradeço a oportunidade de continuar com o nosso projeto político na defesas das pautas em favor das mulheres, bem como a todos os maranhenses que confiaram seu voto em mim para que eu pudesse estar aqui hoje, em especial ao povo de Caxias e da minha cidade natal, Presidente Dutra”, disse a parlamentar.

Segundo ela, a Procuradoria da Mulher da Assembleia desempenha uma importante missão. “Mulheres ocupam este espaço para fortalecer os debates e ações que visam garantir nossos direitos. Manteremos sempre o bom diálogo com as instituições parceiras e na elaboração de projetos para o combate ao feminicídio e a todos os tipos de violência contra a mulher”, ressaltou.

Bancada feminina

Além do Parlamento Estadual ser presidido agora por uma mulher pela primeira vez na história da Casa, a atual legislatura marca o início do mandato da maior bancada feminina já eleita no Maranhão. Serão 12 deputadas que assumirão a partir desta quarta-feira – a legislatura passada contava com dez deputadas.

Além de Daniella, compõem a bancada feminina do Legislativo maranhense as deputadas Iracema Vale (PSB), Solange Almeida (PL), Ana do Gás (PCdoB), Andreia Rezende (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Abigail (PL), Dra. Vivianne (PDT), Edna Silva (Patriotas), Fabiana Vilar (PL), Janaína Ramos (Republicanos) e Mical Damasceno (PSD).

Para Daniella, o aumento significativo da representatividade feminina é uma grande conquista das mulheres. “Um novo recorde da participação feminina no Legislativo estadual foi alcançado. Agora, as mulheres começam a ter uma participação mais forte no cenário político maranhense, o que é motivo de muito orgulho e esperança”, enfatizou.

Sobre a Procuradoria

A Procuradoria da Mulher é um órgão da Casa Legislativa que objetiva zelar pela defesa dos direitos das mulheres, receber, examinar e encaminhar às instituições competentes as denúncias de violência e discriminação contra a mulher, além de promover audiências públicas e pesquisas.

O órgão também atua com foco na participação política da mulher e tem o papel de opinar e auxiliar nos projetos que estão tramitando nas Comissões da Casa, avaliando aqueles que tratem, no mérito, de direito relativo à mulher ou à família. O órgão também deve participar de discussões sobre a criação de políticas públicas voltadas para as mulheres do Maranhão.


Blog do Diego Emir 

Notas rápidas 

Duas representantes 


A posse dos deputados estaduais e federais nas casa legislativas de todos os estados e na Câmara Federal tem um significado especial para Caxias. O município tem duas representantes, as deputadas Daniella (PSB), que representa o grupo do prefeito Fábio Gentil (Republicanos), e Cláudia Coutinho (PDT), casada com o prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho (PDT), mas representa o grupo Coutinho na Princesa do Sertão. 

Importância politica 

A ex-secretaria de Governo da Prefeitura de Caxias, Amanda Gentil, tomou posse na manhã de ontem (1º) para o seu primeiro mandato como deputada federal. O ato tem uma importância politica maior para Caxias, que após 21 anos volta a ter representatividade na Câmara dos Deputadoslegitimamente eleita. 

Descontentes 


É grande o descontentamento da maioria dos vereadores da Câmara de Caxias com o presidente da Casa, vereador Ricardo Rodrigues (PT). O assessor de um dos descontentes, que pediu sigilo da identidade, disse que seu chefe vai usar a tribuna quando retornar do recesso parlamentar e escancarar, inclusive revelar entre outras coisas que ele (Ricardo Rodrigues) está no cargo de chefe do Legislativo foi uma imposição do prefeito Fábio Gentil. 

Despedida 


A deputada estadual Dra Cleide Coutinho se despediu da Assembleia Legislativa do MA. Ela não disputou a reeleição e deixou a Casa depois de três mandatos (2006/2010, 2010/2014 e 2018/2022). Vale ressaltar que à agora ex-deputada e o saudoso Humberto Coutinho, que foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1990, juntos somam 8 mandatos consecutivos. Foram mais de 30 anos de vida publica, muito trabalho e muitas realizações ao longo de todo esse período

Morre a jornalista Gloria Maria, icone da TV   G1

A jornalista Glória Maria (foto) morreu no Rio nesta quinta-feira (2). “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, informou a TV Globo, em nota.

“Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente”, prossegue o texto.

“Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio.

Nunca antes o Maranhão teve tantas deputadas estaduais...

Blog do Domingos Costa

No total, são 12 mulheres que formam a bancada feminina nesta legislatura, e representam 29% dos 42 assentos do Parlamento Estadual  

Bancada feminina é a maior da Alema em 188 anos de história
da Casa 

A Assembleia Legislativa do Maranhão conta agora com a maior bancada feminina em 188 anos de história, com 12 deputadas estaduais empossadas, nesta quarta-feira (1º), para a 20ª Legislatura. Também será a primeira vez que a Casa será presidida por uma mulher, a deputada Iracema Vale (PSB), eleita pelos seus pares para comandar o Parlamento Estadual no biênio 2023-2024.

Nesta legislatura, as mulheres representam quase 29% dos 42 assentos do Parlamento Estadual, percentual, inclusive, maior que o da Câmara Federal, que é de 17,7%, e do Senado, com 12,3%.

Além do comando da Presidência com Iracema Vale, a bancada feminina também é composta pelas deputadas Fabiana Vilar (PL), eleita 3ª vice-presidente; Andreia Martins Rezende (PSB), eleita 4ª vice-presidente; Daniella (PSB), que será a procuradora da Mulher da Casa; além de Solange Almeida (PL); Mical Damasceno (PSD); Dra. Vivianne (PDT); Abigail (PL); Edna Silva (Patriota); Janaína Ramos (Republicanos); Claudia Coutinho (PDT); e Ana do Gás (PCdoB).