Disputa em Matões reunirá forças politicas poderosas
Ferdinando Coutinho e Rubens Pereira: confronto politico
anunciado em Matões
A guerra sucessória será dura nos 217 municípios maranhenses, disso ninguém tem dúvida. Mas em alguns deles, o confronto envolverá forças bem mais poderosas do que nos demais, como será o caso de São Luís, Pinheiro, Tuntum, entre outros. Mas a disputa pela Prefeitura da pequena Matões, vizinha de Caxias, com 33 mil habitantes, reunirá forças poderosas em confronto.
Ali, de um lado, o prefeito já reeleito Ferdinando Coutinho (PDT), com o apoio da deputada estadual Cláudia Coutinho (PDT) e do ainda forte Grupo Coutinho, cuja base está em Caxias, mas se reflete na região, já escolheu o candidato a prefeito e a vice-prefeito. Quer como sucessor Nonato Medeiros, o Nonatinho, que integra o secretariado, e como vice dele a vereadora Cristiane Pinheiro. Do outro lado está o Grupo Pereira, comandado pelo ex-prefeito Rubens Pereira, o atual e influente secretário estadual de Articulação Política, que tem o reforço do deputado federal Rubens Jr. (PT). E no centro da disputa, o candidato derrotado por Ferdinando Coutinho em 2020, que pode entrar na disputa ou pender para qualquer um dos lados.
Para turbinar seu candidato, o prefeito Ferdinando Coutinho tem o apoio do senador Weverton Rocha (PDT), que tem interesse especial no desfecho daquele confronto. Já o candidato dos Pereira, que poderá ser o próprio Rubens Pereira, o Rubão, poderá contar com o aval do grupo ligado ao ministro Flávio Dino, a começar pela senadora Ana Paula Lobato (PSB). A deputada federal Amanda Gentil (Republicanos) e o seu colega André Fufuca (PP) também entrarão na guerra, ainda que não esteja definido do lado de quem.
O fato é que, por conta do peso político e das ligações dos seus líderes e candidatos, a corrida sucessória em Matões será uma das mais acirradas de 2024. (Coluna Repórter Tempo)