sexta-feira, 2 de junho de 2023

Maranhão cada vez mais alinhado às nuances do governo Lula 

O Maranhão está entre os nove estados da região Nordeste com as bancadas estaduais mais governistas na Câmara Federal, ocupando a terceira posição entre os estados que mais votam de acordo com o governo do presidente Lula (PT) na Casa, atrás apenas do Piauí e Bahia.

Na média, os deputados nordestinos votaram em 76% das vezes alinhados ao Palácio do Planalto. Depois do Nordeste vêm Norte (66%), Sudeste (65%), Centro-Oeste (60%) e Sul (59%). 

As bancadas que menos votaram conforme a orientação do governo Lula foram as do Distrito Federal (52%), de Santa Catarina (44%) e de Mato Grosso (40%). As três unidades federativas são governadas por opositores de Lula.

Com informações do Congresso em Foco

Deputados do PL do Maranhão podem ser punidos por votação a favor do Governo Lula 

Os deputados federais Josimar de Maranhãozinho, Pastor Gil, Detinha e Júnior Lourenço, todos do PL do Maranhão, podem ser punidos pela direção nacional do partido por terem votado a favor, na última quinta-feira, da Medida Provisória nº 1154/2023 que estabeleceu a estrutura dos ministérios definidos no governo Lula. 

A direção nacional da sigla, pressionada por parlamentares bolsonaristas, se movimenta no sentido de aplicar penalizações em todos os deputados liberais que contrariam o posicionamento da legenda em relação à matéria, de acordo com reportagem divulgada pelo Valor Econômico nesta sexta-feira.

A nacional do PL, segundo a matéria, suspenderá por três meses estes parlamentares de suas funções na Câmara.

Neste período, por exemplo, não poderão participar de atividades das Comissões Temáticas da Casa.

Além dos quatro parlamentares, votaram a favor da MP outros onze deputados do Maranhão.

Se ausentaram apenas Amanda Gentil, Pedro Lucas Fernandes e Roseana Sarney.

Abertura dos Jogos Escolares Sotenses acontece no dia 12 de junho 

No dia 12 de junho, na cidade de São João do Sóter, acontecerá a abertura da 12ª Edição dos Jogos Escolares Sotenses. As diversas modalidades esportivas serão disputadas entre os dias 12 e 16 de junho. 

Os Jogos Escolares Sotenses, conhecidos como JES’s, são organizados pela Prefeitura Municipal de São João do Sóter, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer.

Durante os Jogos Escolares Sotenses, os jovens atletas competirão em diversas modalidades esportivas, como futsal, vôlei de praia, queimado, dama e xadrez. A expectativa é que a comunidade de São João do Sóter compareça em apoio aos estudantes atletas.

A população é convidada a comparecer e prestigiar a abertura dos Jogos Escolares Sotenses. O objetivo principal é promover a inclusão e a igualdade por meio do esporte, valorizando o talento e o esforço dos jovens atletas de São João do Sóter. 

Confira mais detalhes AQUI

Programa de Controle e Combate a Hanseníase acompanha 77 pessoas em tratamento da doença em Caxias  

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Cohab, no Bairro Nova Caxias (MA), em parceria com estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Caxias (MA), realizou palestra e orientação sobre Hanseníase para usuários da unidade, na ultima terça-feira (30).

A ação abordou os sintomas e sinais da doença, formas de prevenção, além de dados sobre a hanseníase no Maranhão. Em Caxias, 77 pessoas fazem o tratamento da doença, sendo 31 casos diagnosticados em 2023.

O coordenador do Programa de Controle e Combate a Hanseníase, Cícero Rodrigues, falou sobre o objetivo da ação.Iniciamos na UBS Cohab, mas com intuito de irmos a outras unidades para avaliar contatos de pessoas que estão portando a hanseníase. Sempre estamos buscamos as pessoas que convivem com os portadores da doença, pois se alguém está doente é porque contraiu de outra pessoa, e se não buscarmos essa fonte ela vai continuar doente, podendo fazer transmissão para outros“, ressaltou.

Levamos essas pessoas para a Unidade Básica de Saúde para tentar a cura desses pacientes, já que a não adesão do tratamento leva a resistência da patologia ressaltou Carlos André, acadêmico de enfermagem.

A enfermeira da UBS Cohab, Aline Almeida, destacou o trabalho da unidade no tratamento da doença. Nós temos 3 pessoas fazendo tratamento de hanseníase, levando em consideração que nós solicitamos da comunidade que nos busquem ao menor sinal de lesão na pele, macha ou falta de sensibilidade. Temos profissionais capacitados para atender diuturnamente, pois essa unidade funciona manhã, tarde e noite, e chamamos a comunidade. Sabemos que essas 3 pessoas adquiriram hanseníase de outras pessoas que nós não conhecemos, pois é uma doença infectocontagiosa. É muito importante esse trabalho que está sendo feito, no sentido de levar informação para comunidade, mostrar quais são os sintomas e ofertar os serviços para a população”, finalizou.

Ascom/PMC