quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Meteorologistas apontam período de chuvas abaixo do normal no Maranhão 

Um prognóstico climático divulgado pelo Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Estadual do Maranhão (Nugeo/Uema) apontou que, até o fim do corrente ano, o Maranhão deve enfrentar um período de chuvas abaixo do normal, influenciado pelo fenômeno meteorológico El Niño, responsável por elevar a média de temperaturas em diversas regiões do planeta.

Neste sentido, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), vem realizando constantes atividades e trocas de informações com o Laboratório de Meteorologia (LabMet/Nugeo/Uema), e desde o início do ano de 2023 já contemplou em seu planejamento anual ações específicas, considerando a ocorrência prevista do fenômeno El Niño, que se configurou partir de junho de 2023.

De acordo com o levantamento climático, que é feito há cerca de 20 anos pelo Nugeo/Uema, em outubro deve chover pouco no litoral do Maranhão, já que ainda é um mês do período seco em todo o estado.

Em novembro, o norte do estado deve continuar com chuvas escassas, enquanto o sul deve começar a ver o tempo mudar, recebendo entre 100 e 200mm de pluviosidade.

“Infelizmente, a previsão climática para os próximos meses não é favorável. Nosso estado está enfrentando chuvas abaixo do normal e há uma perspectiva de agravamento das secas devido ao fenômeno do El Niño”, explicou o meteorologista da Uema, Hallan Cerqueira.

Cerqueira observou que esse prognóstico pode auxiliar especialistas e autoridades a pensarem em estratégias para amenizar os impactos negativos na agricultura, por exemplo.

Segundo a meteorologia, o mês de dezembro marca o início da temporada de chuvas no norte do Maranhão, com episódios chuvosos localizados e nebulosidade. No sul do estado, as chuvas se intensificam, chegando de 200 mm até 250 mm.

O diagnóstico climático da Uema também explica que outubro, novembro e dezembro são marcados pelo momento de transição para o período chuvoso no estado.

No entanto, com o fortalecimento do fenômeno El Niño nas últimas semanas, são grandes as chances de que essa mudança seja caracterizada por chuvas escassas, altas temperaturas do ar e baixa umidade no Maranhão.

Vereadora Ângela Machado tece criticas ao secretário Léo Barata


A vereadora Ângela Machado, no pequeno expediente da sessão da CMC na segunda-feira (09), fez diversas reclamações ao modo de perseguidor como o secretário de Cultura, Esporte, Juventude e Patrimônio Histórico Léo Barata (foto acima) vem conduzindo a pasta. Ela relatou que o ex-vereador e atual secretário de Cultura, utilizando uma denuncia fake news, afastou de forma truculenta a coordenadora da Feira Gastronômica, Francisca das Chagas, carinhosamente chamada de Chaguinha. 

"Resolvi comprar a briga com o secretário Léo Barata, pois a pagina fake news, que não tem cara e nenhuma identificação, lançou que a coordenadora agredia as pessoas. No dia após a postagem fake, ele (Léo Barata) chamou a coordenadora da Feira Gastrônica e simplesmente à afastou do cargo", disse Ângela Machado, acrescentando que o afastamento da coordenadora é questão politica, pois Léo Barata, assim como Ângela Machado vai buscar a reeleição, vai tentar voltar a Câmara Municipal de Caxias em 2024. 

98% dos expositores que atuam na Feira Gastronômica gravaram vídeos e áudios (assista abaixo) e desmentiram a fake news do secretário Léo Barata. e defendendo o trabalho da coordenadora Chaguinha. 

Mais - Ainda na sua fala no pequeno expediente a vereadora Ângela Machado disse que vai conversar com o prefeito Fábio Gentil e solicitar do chefe do Executivo o desmembramento do Esporte da Secretária de Cultura, Juventude e Patrimônio Histórico.

É aguardar e conferir. 





Veja o que funciona em Caxias no feriado de Nossa Senhora Aparecida 

Por conta do feriado do dia de Nossa Senhora Aparecida nesta quinta-feira (12), órgãos públicos, comércios e shoppings centers terão o funcionamento alterado. 

Comércio

O Sindicato dos Lojistas de Caxias (Sindilojas) informa que o comércio lojista do município tem autorização para funcionar nesta quinta (12), feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Na decisão firmada entre o comércio e os sindicatos patronal e o laboral, podem funcionar nesse dia, das 8h às 13h, enquanto as lojas de Shopping Centers podem abrir as portas das 10h às 22h.

Agências bancárias

As agências bancárias permanecerão fechadas no dia 12 de outubro, de acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA). Com isso, os vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências foram prorrogados para o primeiro dia útil após a data.

Para ter acesso aos serviços, a população pode ter acesso aos terminais de autoatendimento e pelos aplicativos de celular e internet.

Órgãos estaduais

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) informa que, conforme o Decreto nº 38.007, de 22 de novembro de 2022, o dia 12 de outubro é considerado feriado nacional, não havendo, portanto, expediente regular nas repartições públicas do Estado. Serviços essenciais à população seguem mantidos.

Órgãos municipais 

A Prefeitura Municipal informou que também é considerado feriado, não havendo, expediente nas repartições públicas de Caxias. (Franciane Araújo)