sexta-feira, 31 de maio de 2024

São João do Soter: morre aos 65 anos o ex-vereador Paraiba 


Vereador de São João do Sóter por um mandato. Integrante da 1ª legislatura do lesgislativo sotense. Aos 65 anos, faleceu ontem (30), o ex-vereador Cristovão Rolim (foto acima), mais conhecido como Paraiba. Ele estava internado no HUT (Hospital Universitário de Teresina). De acordo com um amigo proximo da família, a causa da morte do ex-parlamentar foi falencia multipla dos orgãos. O velório e o sepultamento ocorreram na cidade de Timon. 

Cristovão Rolim, o Paraiba, foi vereador da Câmara Municipal de São João do Sóter de 1997/2000. Ele partiu deixando esposa, quatro filhos e netos. 

Mais - Nas redes sociais o amigo e ex-colega de parlamento Andrade Peso-pesado prestou uma homegaem ao ex-vereador Paraiba. "#TBT Valeu Paraibão" (foto abaixo)..

Em tempo - Os nomes dos 09 vereadores que integraram a 1ª lesgislatura da Câmara Municipal de São João do Sóter: Andrade, Benival Rios, Clidenor Filho, Conceição Cutia, Cristovão Rolim (Paraiba), João Batista (in memoriam), Nonato de Deus, Quem-Quem e Zequinha. 

Ex-prefeito de Tuntum tem prestação de conta rejeitada pelo TCE 

O presidente da Câmara Municipal de Tuntum, Ivalto Bilio, fez a leitura na sessão da Casa, nesta sexta-feira (31), do Parecer do Tribunal de Contas do Estado  do Maranhão referente a prestação de contas do ex-prefeito Cleomar Tema do ano de 2008.

Conta, esta, desaprovada pelo TCE.

Durante a sessão ficou claro o apelo dos vereadores aliados do ex-prefeito para que o parecer do TCE seja revertido, porém para que isto aconteça 9 dos 13 vereadores terão que votar contra o parecer do Tribunal, coisa praticamente impossível, pois o ex-prefeito só tem 3 dos 13 vereadores.

A exato 32 anos o Tema conseguiu junto a Câmara deixar o ex-prefeito Hélio Araújo inelegível, o mesmo Tema em 2008 repetiu o feito e fez a Câmara deixar Pires Léda inelegível, porém hoje a situação está invertida e a Câmara deverá confirmar o parecer do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e deixar o ex-prefeito Tema inelegível.

Pagador de promessas carrega cruz de Pernambuco ao Maranhão 

Blog do Gilberto Leda

Um homem identificado como Pedro Guedes da Costa, saiu no último dia 12 de outubro de Caruaru no Pernambuco com destino ao Maranhão, para pagar uma promessa.

O destino foi o Santuário de Nossa Senhora do Rosário em São Luís no Maranhão. Apesar da idade, ele já percorreu diversos municípios e centenas de quilômetros.

Em janeiro, por exemplo, ele passou pela Paraíba.

Campanha Maio Laranja 2024 encerrou no Mirante da Balaiada, após mais de 50 ações realizadas em Caxias

O encerramento da Campanha Maio Laranja, de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Caxias, ocorreu no Mirante da Balaiada e na Rua das Sombrinhas, ambos os locais no Complexo Turístico Balaiada no Morro do Alecrim. A ação contou com a apresentação de dança e poesias desenvolvidos por assistidos dos equipamentos, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Ana Lucia Ximenes, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, destacou o objetivo da campanha. Hoje estamos encerrando a campanha Maio Laranja, onde o nosso objetivo maior foi conscientizar muitas pessoas sobre esse tipo de violência e nós conseguimos atingir muitas pessoas, esperando que cada um faça sua parte e abrace com a gente essa causa”, frisou.

De acordo com nosso balanço foram mais de 50 ações, em escolas, hospitais, nas ruas da cidade, sobre essa pauta que é de extrema importância falarmos. É um problema social que precisamos falar”, destacou Ana Livia, secretária Adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social.

Durante todo o mês de maio foram realizadas diversas ações de conscientizações sobre a temática da Campanha, em escolas, hospitais, e outros órgãos além de caminhadas e panfletagens nas ruas do município.

Maciane Pereira, coordenadora da Campanha Maio Laranja, fez um balanço das ações. Nós trabalhamos durante todo o mês de maio com diversas ações em escolas, em hospitais, instituições parceiras, empresas privadas e escolas privadas. Nossos técnicos fazendo intervenção de excelente qualidade, com palestras, roda de conversa, com intervenções para o público infantil. Então, sim, foi muito positiva as nossas ações e a gente deixou o nosso recado”, disse.


quinta-feira, 30 de maio de 2024

João Alberto confirma pré-candidatura a vereador em Bacabal, “para recomeçar minha vida política”

João Alberto quer recomeço 

O ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-vice-governador, ex-prefeito de Bacabal, ex-governador do Maranhão e ex-senador João Alberto (MDB) será mesmo candidato a vereador em Bacabal. Ele decidiu tirar a prova dos nove, depois de ter amargado uma derrota nessa disputa nas eleições de 2020.

O ex-senador foi candidato a vereador na última a eleição certo de que de que seria eleito, dadas as suas relações com Bacabal, que é sua principal base política e eleitoral e para onde dedicou grande parte dos seus esforços nos mandatos que exerceu – o aeroporto e o estádio de futebol, por exemplo, foram construídos quando foi governador.

O problema é que “jogou” seu nome certo de que seria eleito sem a necessidade de fazer campanha. Sua estratégia foi um fracasso retumbante, pois ele recebeu apenas 800 votos, insuficientes para sua eleição.

Homem determinado e sempre disposto a corrigir seus erros usando as lições que tira dos tombos, o ex-governador decidiu candidatar-se de novo a vereador de Bacabal. Agora com uma outra visão. Em 2020, ele justificou a candidatura como o encerramento da sua vida pública. Em 2024, vai para a disputa pela vereança com o ânimo de quem está recomeçando.

– Tem mais de 80 anos, mas com saúde e ânimo de 40 anos. Estou em pré-campanha e irei para a campanha com toda garra, porque quero me eleger vereador de Bacabal e recomeçar a minha vida política. Tenho saúde e disposição para isso – declarou o ex-governador, que não vê a hora de entrar no corpo a corpo com o eleitorado bacabalense, principalmente os eleitores mais jovens, que não conhecem os seus feitos pela cidade.

Um desafio e tanto.

Reoirter Tempo 

Maranhão tem o maior crescimento em alfabetização de crianças 

Resultados apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) referentes à alfabetização de crianças do segundo ano do Ensino Fundamental da rede pública demonstraram que o Maranhão saltou da 23ª posição, em 2019, para a 10ª colocação, em 2023, a maior variação de crescimento do país, superando a meta projetada para 2026. Entre os estados do Nordeste, figurou entre os três melhores desempenhos de alfabetização de crianças, atrás somente do Ceará e de Pernambuco. Os dados foram divulgados durante evento em Brasília, organizado pela Associação Bem Comum.

O governador do Maranhão Carlos Brandão ressaltou a importância dos dados para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas para a educação. “Sabemos dos nossos desafios na educação, mas vamos continuar trabalhando fortemente para continuar melhorando estes indicadores. Esse resultado é fruto da boa parceria entre o governo do Maranhão, governo federal e municípios maranhenses. O intuito é avançar cada vez mais e dar todo o apoio às prefeituras para que o trabalho seja desenvolvido com excelência”, concluiu Brandão.

Os resultados apresentados pelo MEC, que mostram o avanço na Educação maranhense, deixaram o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, otimista na busca por novas conquistas.

“Sinto-me honrado por fazer parte de um momento tão significativo para a nossa Educação. O avanço na alfabetização de crianças é fruto de um trabalho estratégico que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pelo governo do Estado, em parceria com as prefeituras e outras instituições. Os dados apresentados pelo MEC confirmam que as ações realizadas no estado estão produzindo resultados animadores. Reafirmamos o nosso compromisso com a alfabetização de todos, para que juntos possamos melhorar, cada vez mais, os nossos indicadores educacionais”, frisou Felipe Camarão.

Panorama da Alfabetização

Dados do Saeb 2019 (Aplicação Amostral) demostraram que apenas 33,1% dos estudantes participantes foram considerados alfabetizados. Com foco na melhoria dos indicadores educacionais, o governo do Maranhão deu início a uma série de ações, entre elas, a aplicação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama). A ferramenta utiliza testes cognitivos e questionário contextuais para o levantamento dos dados educacionais de aprendizagem a estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio das redes públicas estadual e municipal, em regime de colaboração.

A primeira edição da avaliação da alfabetização no Seama ocorreu em 2021, censitária, abrangendo todos os 217 municípios, com um total de 2.213 escolas participantes, envolvendo 42.433 estudantes (59% do previsto). Os resultados apontaram que 55% dos alunos tiveram aprendizado adequado/avançado (alfabetizado) e 45% com déficit de aprendizagem.

Em 2022, a segunda avaliação do Seama avaliou 216 municípios participantes, visto que Marajá do Sena não participou. Foram 2.300 escolas participantes dessa edição, envolvendo 59.456 estudantes (82% do previsto). Os resultados apontaram que 48% dos estudantes tiveram aprendizado adequado/avançado (alfabetizado) e 52% tiveram déficit de aprendizagem.

Na terceira Avaliação da Alfabetização (2023), participaram todos os 217 municípios do Maranhão. A avaliação contou com a participação de 2.152 escolas e 68.217 estudantes (90% do previsto). O resultado constatou que 58% dos estudantes obtiveram aprendizado adequado (Alfabetizado) e 42% estavam em déficit de aprendizagem.

Na avaliação de 2023, o território maranhense superou a meta de alfabetização proposta pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O esperado para 2026 era 54,8% e o Maranhão superou essa meta alcançando, em 2023, 58% de estudantes alfabetizados, nas redes municipais.

Foto: Divulgação

Governo do Maranhão sorteia 1.000 vagas para estágio remunerado 

O Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Trabalho (Setres), e Juventude (Seejuv), promoveu o sorteio de 1.000 vagas de estágio remunerado em órgãos do governo estadual, distribuídas em 40 cidades.

A iniciativa faz parte do Programa Trabalho Jovem, especificamente do Eixo Estágio Social. A lista completa dos sorteados está disponível no site www.trabalhojovem.ma.gov.br

O Programa Trabalho Jovem, lançado em 2021 e coordenado pela Seinc, é dividido em dois eixos principais: Auxílio Contratação e Estágio Social.

O Auxílio Contratação, gerido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), oferece um subsídio de R$ 1.000 mensais a empresas que contratem jovens com carteira assinada. É destinado a complementar o salário mínimo, e é pago por até sete meses, com um investimento de R$ 6 milhões previsto para 2024.

O Eixo Estágio Social, por sua vez, opera em duas vertentes. A primeira oferece estágios em órgãos públicos estaduais, com as vagas distribuídas por meio de sorteio e as cidades participantes sendo selecionadas conforme o número de estudantes cadastrados. Para 2024, serão oferecidas 1.000 vagas, com uma bolsa de R$ 550 e um auxílio transporte de R$ 50, totalizando R$ 600 mensais.

A segunda vertente do Eixo Estágio Social permite que empresas credenciadas recebam um auxílio de R$ 600 por jovem contratado. Os estagiários são selecionados a partir de um banco de dados de interessados inscritos no programa. Em 2024, 2.000 vagas serão disponibilizadas para estágios em empresas, com inscrições abertas até 2 de junho no site oficial do programa.

Para garantir a participação no sorteio das vagas públicas, os municípios necessitavam cadastrar pelo menos 70 estudantes interessados. Cidades em estado de emergência e aquelas pertencentes ao plano MAIS IDH também foram credenciadas. Ao longo do estágio, os jovens receberão cursos de formação, capacitação e fardamento, além de participarem de competições para premiar os melhores projetos desenvolvidos.

Para o governador Carlos Brandão, a abertura das vagas do Programa tem importante alcance social, oportunizando a inserção no mercado de trabalho e incentivando a admissão dos jovens pelas empresas, após o período de estágio.

“Ano passado, foram 2.500 jovens. Neste ano, já foram 3 mil, sendo que 1 mil destinado ao serviço público, e 2 mil à iniciativa privada. É um programa presente em 40 municípios. Eu fico muito satisfeito, porque não há empresa que se instale no Maranhão e gere uma quantidade de empregos de uma vez só como este programa. Ainda há a possibilidade de uma grande parte deles serem absorvidos pelo mercado de trabalho. Portanto, é um trabalho de grande alcance social”, pontuou Brandão.

Para o secretário de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Thiago Silva Prado, o estágio remunerado é um excelente caminho para que os jovens tenham mais ânimo e disposição para concluírem os estudos e , assim, ter voz e vez no mercado de trabalho maranhense.

“Por meio desse programa, se mostra a importância da inserção dos jovens no mercado de trabalho. O Trabalho Jovem é um programa que já está consolidado, e ao longo dos anos vem tomando espaço na área empresarial e na gestão pública. O sorteio das vagas e a concessão de bolsa mostram a sensibilidade do Governo do Maranhão em inserir os jovens nesse mercado cada vez mais competitivo”, afirmou secretário da Seejuv.

O investimento total no Programa Trabalho Jovem em 2024 é de R$ 19.710.790,90, contemplando ambos os eixos. As cidades credenciadas para o sorteio das vagas públicas são as seguintes: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Anapurus, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Brejo, Cajari, Cantanhede, Caxias, Chapadinha, Codó, Colinas, Conceição do Lago-Açu, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Lago da Pedra, Mirador, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar, São Luís, São Mateus do Maranhão, Serrano do Maranhão, Timbiras, Timon, Trizidela do Vale e Urbano Santos.

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Confira a programação da Feirinha da Gente deste domingo (02)

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, divulgou a programação deste domingo (02), da Feirinha da Gente.

As atrações já foram confirmadas: Cacuriá de dona Roxinha; Junina Filhos do Sertão; Junina Zé da Roça; Edizão Pé de Serra e banda Morena Forrozeira.

OPÇÕES DE COMPRAS
Uma variedade de produtos está à disposição dos caxienses e visitantes: café da manhã, comidas típicas, artesanato variado, produtos frescos da agricultura familiar, drinks, almoço, além da barraca da saúde, com atendimentos de profissionais das Unidades Básicas de Saúde. A Feirinha da Gente espera por você.

A Feirinha da Gente é promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e conta com o apoio de outros órgãos: Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assessoria de Comunicação (ASCOM), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Segurança Pública (Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Adjunta de Transportes e Urbanismo), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civis, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Associação dos Artesãos de Caxias.

Equatorial Maranhão celebra Dia Mundial da Energia Elétrica

Distribuidora reforça importância desse insumo básico para a vida moderna


A energia elétrica é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades modernas. É através desse insumo que são alimentados os aparelhos eletrônicos, equipamentos de iluminação, refrigeração e aquecimento; além de promover desenvolvimento com a produção industrial que tem na energia elétrica sua fonte principal. Em outras palavras a energia elétrica é o insumo básico da vida moderna em sociedade, garantindo conforto, segurança, entretenimento, trabalho e desenvolvimento.

Celebrando o Dia Mundial da Energia Elétrica em 29 de maio a Equatorial Maranhão, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em todo o Maranhão, destaca-se por seus avanços significativos na modernização da rede elétrica e na melhoria contínua dos serviços prestados. A empresa, que tem sido um pilar essencial para o desenvolvimento econômico e social da região, reafirma seu compromisso com a inovação e a eficiência energética, assim como tem investido forte em pesquisas e projetos em prol da transição energética com fontes mais sustentáveis.

A energia elétrica é o insumo vital que alimenta o progresso e a qualidade de vida no Maranhão. Desde indústrias a pequenas empresas, de serviços públicos a residências, a energia fornecida pela Equatorial Maranhão é a espinha dorsal que sustenta o crescimento do estado. Com uma rede elétrica abrangente e complexa, a empresa enfrenta o desafio diário de garantir a distribuição contínua e segura de energia para mais de 2,7 milhões de maranhenses.

“Em 20 anos, a Equatorial Maranhão tem realizado investimentos robustos em infraestrutura e tecnologia, visando a modernização da rede elétrica. Projetos de automação, instalação de novos equipamentos e atualização de sistemas de monitoramento são algumas das iniciativas que a empresa implementou para aumentar a confiabilidade e a eficiência do fornecimento de energia. Esses investimentos não apenas melhoram a qualidade do serviço, mas também aumentam a capacidade de resposta a situações emergenciais, minimizando interrupções e garantindo maior segurança para a população” resumiu Sérvio Túlio, presidente da Distribuidora. 

A gestão de melhorias contínuas adotada pela Equatorial Maranhão envolve uma abordagem multifacetada que inclui a capacitação de equipes técnicas, a adoção de práticas sustentáveis e o engajamento com a comunidade através de projetos sociais, esportivos e culturais relevantes; além de fortes investimentos em tecnologias de ponta em equipamentos e subestações. 

Mas o que há por trás de todo o conforto e desenvolvimento que a energia elétrica proporciona aos maranhenses são diversas equipes de engenheiros, eletricistas, técnicos e outros profissionais especializados, trabalhando incansavelmente em operações complexas, para manter o estado energizado, garantindo que cada quilômetro da rede elétrica esteja em pleno funcionamento; além de atuar de forma emergencial em manutenções em casos de sinistros na rede elétrica.

Além dos avanços tecnológicos, a Equatorial Maranhão tem implementado programas sociais que visam promover o uso consciente e eficiente da energia elétrica. A empresa realiza campanhas educativas e oferece suporte para que os consumidores possam adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia no que se refere ao consumo consciente de energia, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a redução de custos.

Neste Dia Mundial da Energia Elétrica, a Equatorial Maranhão celebra não apenas os progressos já alcançados, mas também os desafios futuros. A empresa continua dedicada à missão de fornecer energia de qualidade, impulsionando o desenvolvimento do Maranhão e assegurando que todos desfrutem do conforto e da segurança proporcionados pela energia elétrica. 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Maioria da bancada do Maranhão vota pela proibição a saidinhas 

A maioria dos integrantes da bancada federal do Maranhão pela rejeição do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à proibição das chamadas “saidinhas” de presos do regime semiaberto. Com a derrubada, serão retiradas da Lei de Execução Penal as possibilidades de saídas temporárias para visita à família e para participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social.

Votaram pela manutenção do veto apenas quatro deputados federais: Márcio Jerry (PCdoB), Rubens Júnior (PT), Fábio Macêdo (Podemos) e Hildo Rocha (MDB).

Já a senadora Ana Paula Lobato (PDT), além dos deputados Aluisio Mendes (Republicanos), Cléber Verde (MDB), Allan Garcês (PP), Dr. Benjamin (União), Remy Soares (PP), Duarte Júnior (PSB), Josivaldo JP (PSD), Márcio Honaiser (PDT), Marreca Filho (PRD), Pedro Lucas (União) e Pastor Gil (PL), votaram pela sua derrubada..

Três deputados estavam ausentes: Júnior Lourenço (PL), Josimar de Maranhãozinho e Detinha, todos do PL.

Não houve registro dos votos dos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD).

Fábio Gentil destaca dia histórico para Caxias com presença de Brandão para inaugurar obras e fortalecer parceria 

O prefeito Fábio Gentil destacou que essa segunda-feira, dia 27 de maio de 2024, foi um dia histórico para Caxias, que recebeu outra visita do governador Carlos Brandão para a inauguração de mais uma série de obras. Apontado por Carlos Brandão como o maior líder politico do leste do Maranhão. Fábio Gentil agradeceu ao governador pela entrega das benfeitorias e comemorou o fortalecimento da parceria firmada entre a sua gestão e a administração estadual.

O prefeito de Caxias exaltou a participação da deputada federal Amanda Gentil e da deputada estadual Daniella nos atos que marcaram a entrega das obras à população caxiense. Ele ressaltou que a presença expressiva de cidadãos de Caxias nas inaugurações reafirmou a união e o compromisso de todos com o progresso da cidade.

Agradeço ao governador por atender as nossas demandas e por esse dia tão especial. Vamos continuar seguindo firmes na construção de um futuro ainda melhor para todos”, assinalou Fábio Gentil.


terça-feira, 28 de maio de 2024

Congresso derruba vetos de Lula e volta a proibir 'saidinha' de presos 

O Congresso derrubou nesta terça-feira (28) vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à proposta que acaba com a saída temporária dos presos, a “saidinha”, em feriados e datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal.

A decisão dos parlamentares restringe ainda mais as saidinhas, porque também proíbe que os detentos deixem os presídios temporariamente para:

visitar a família;

praticar atividades que contribuam para o retorno do convívio social;

O benefício, portanto, será dado somente a quem for sair para estudar – seja ensino médio, superior, supletivo ou cursos profissionalizantes.

O detento tem direito de solicitar até cinco saídas de sete dias por ano ou de acordo com a duração do curso.

A iniciativa de restringir as saidinhas veio do Congresso, que aprovou projeto de autoria do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ).

Em abril, Lula vetou o texto na tentativa de permitir que o preso visite a família e participe de atividades para reinserção social. Agora, o parlamento reverteu a decisão.

Na Câmara, 314 deputados votaram pela derrubada e 126 pela manutenção do veto.

No Senado, 52 senadores votaram pela derrubada e 11 pela manutenção.

A saidinha beneficia aqueles que estão no regime semiaberto – que trabalham durante o dia em colônia agrícola ou industrial, ou que estudam.

Vale para o preso com bom comportamento, que tenha cumprido 1/6 da pena se for primário e 1/4 se reincidente.

O benefício não é concedido a detentos que cometeram crimes hediondos ou com grave ameaça e violência, como assassinato.

A proibição das saidinhas é um tema caro para a oposição ao governo Lula, principalmente neste ano em que haverá eleições municipais.

Parlamentares oposicionistas argumentam que os presos aproveitam o benefício para fugir da cadeia e praticar outros crimes.

A discussão no Congresso da proposta se arrasta desde 2013.

G1

Saiba quanto vão receber de Fundo Eleitoral e quem são os grandes, médios, pequenos e nanicos partidos políticos 


Faltando pouco menos de dois meses para convenções partidárias que vão apresentar os nomes que vão concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5 mil municípios em todo o país, os partidos políticos já começam a se organizar para a distribuição do fundo eleitoral que ajudará na campanha majoritária e proporcional. No Brasil, PL e a Federação PT/PCdoB/PV são os grandes partidos que vão ter boa parte desse dinheiro, outros 27 se distribuem entre cotas de médios, pequenos e nanicos.

No grupo dos grandes, hoje chamado de G-7 partidário estão PL, Federação PT/PCdoB/PV, União Brasil, PSD, MDB, PP e Republicanos. O grupo citado terá pré-candidaturas competitivas em quase todas as cidades maranhenses, mas o destaque fica pelo PSD que tentará a reeleição de Eduardo Braide em São Luís e Josilvaldo JP em Imperatriz, as duas maiores cidades do estado.

No grupo dos médios estão os seguintes partidos: Podemos, Federação PSDB/Cidadania, PDT, Federação PSOL/Rede e o PSB, o último é o partido do governador Carlos Brandão, que deve eleger um grande número de prefeitos, mas deve ter o protagonismo eleitoral.

No grupo dos pequenos estão Solidariedade, PRD, Avante e Novo. Estes partidos estão em uma ascendente com novos comandos, fusões realizadas e mudanças na sua forma de atuar politicamente. Destaque para o Novo, que entrará em disputas municipais nas quatro cidades da Ilha de São Luís e em Imperatriz, além de outros colégio eleitorais importantes.(Blog do Diego Emir) 

Gestão do Dr Zé Francisco faz Codó ficar impedido de receber repasse do FPM

Blog do Domingos Costa

A Prefeitura de Codó, sob a gestão do Dr Zé Francisco (PSD), está impedida de receber a terceira parcela de maio de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Consta no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) que a gestão municipal codoense possui débitos com a Receita Federal por conta de dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para desbloquear o repasse, o gestor público deve identificar o órgão que determinou o congelamento. Em seguida, deve conhecer o motivo e regularizar a situação.

Vale lembrar que a prefeitura de Codó não perde os recursos bloqueados de forma definitiva. Eles ficam apenas congelados enquanto as pendências não são regularizadas.

Os recursos do FPM fazem parte do dinheiro arrecadado pela União — através de impostos —, e são repassados a cada dez dias a todas as prefeituras do país. É importante ressaltar que, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a distribuição dos recursos é feita de acordo com o número de habitantes, conforme a Lei 5172/66 (Código Tributário Nacional) e o Decreto-Lei 1881/81.

Nesta quarta-feira (29), as prefeituras brasileiras partilham cerca de R$ 4,7 bilhões referentes à terceira parcela de maio de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Viva/Procon e novas obras são entregues em São João do Sóter 

O Governo do Maranhão realizou uma grande agenda no município de São João do Sóter durante esta segunda-feira (27). Com a presença do governador Carlos Brandão, a comitiva estadual entregou uma unidade do Viva/Procon, que possibilitará acesso a diversos serviços de cidadania; acompanhou o trabalho de assistência técnica e extensão rural (Ater) direcionado a mulheres do município; e vistoriaram obras em andamento.

De acordo com o governador Carlos Brandão, as ações realizadas em São João do Soter são uma marca da gestão municipalista realizada pelo Governo do Maranhão, que tem por base a parceria com os municípios para que as políticas públicas possam alcançar todas as regiões do estado.

“O Viva/Procon é um projeto de cidadania para garantir a entrega e regularização de documentos para a população; também participamos do Ater Mulher, programa desenvolvido em parceria com o presidente Lula para dar apoio às mulheres na agricultura familiar, e um investimento de R$ 4 mil por mulher. Além disso, temos obras em andamento como a requalificação da entrada da cidade”, observou Brandão.

Com a unidade do Viva/Procon a população de São João do Soter poderá ter acesso aos serviços de emissão da 1ª e 2ª via do RG, CPF, Carteira de Trabalho Digital, Cartão do SUS, antecedentes criminais, consultas e outros serviços digitais do Balcão do Cidadão e demais ações do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA).

A prefeita de São João do Soter, Joserlene Silva Bezerra de Araújo, conhecida como Josa Silva, destacou a importância das ações do governo estadual para o município.

“É uma alegria muito grande receber o governador Carlos Brandão aqui no município e que trouxe notícias maravilhosas incluindo a entrega desse serviço de grande importância que é a unidade do Viva/Procon, onde o povo terá a condição de tirar os seus documentos aqui mesmo, sem precisar se deslocar para outra cidade”, frisou a prefeita.

Durante a agenda no município, o governador Carlos Brandão também acompanhou o trabalho da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) com o programa Ater Mulher, desenvolvido em parceria com o Governo Federal e que leva ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) para promover a inserção das agricultoras no processo de desenvolvimento rural sustentável.

A comitiva do Governo do Maranhão também realizou uma visita ao hospital municipal reformado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). Na ocasião, o governador anunciou que a gestão estadual também realizará a climatização das salas da unidade para melhor acolhimento dos pacientes.

SECOM/MA 

Vídeo: vaquinha solidária para idoso construir casa 

Você pode ajudar com valor a partir de R$ 1,00 via Pix usando a chave: CPF 054 603 253 98 - Michael André Cardoso da Cunha Habdom

Morador da Vila Conquista, o idoso conhecido como Seu Tunga (foto acima), de 80 anos, sofreu um assalto e ficou sem o dinheiro que contraiu de um empréstimo consignado para concluir a construção de seu imóvel. A amiga Darcilene se uniu e criou uma vaquinha solidária para ajudar Seu Tunga comprar o material que falta para finalizar a construção da casa. 

Assista o vídeo abaixo: 

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Fábio Gentil e Gentil Neto são aclamados pela juventude em Caxias em agenda com o governador Carlos Brandão

O prefeito Fábio Gentil e o pré-candidato a prefeito Gentil Neto
foram alvos de manifestação efusiva de apoio da juventude em 
agenda com o governador Carlos Brandão em Caxias  

Caxias foi palco, nesta segunda-feira (27), de um evento memorável com a presença do governador Carlos Brandão, que atendeu ao pedido do prefeito Fábio Gentil e das deputadas Amanda Gentil e Daniella ao entregar várias obras pela cidade. O que realmente chamou a atenção foi a aclamação dos jovens caxienses ao prefeito e ao jovem pré-candidato a prefeito Gentil Neto.

Nos vídeos que circulam nas redes sociais, é evidente a ovação que ambos receberam, com os jovens a todo momento gritando seus nomes. O governador, ao presenciar o entusiasmo da juventude, ficou visivelmente emocionado.

Outro ponto que chamou a atenção foi a proximidade entre Carlos Brandão, Gentil Neto e Fábio Gentil. Durante toda a comitiva, o governador esteve acompanhado pela dupla, compartilhando o mesmo carro durante a caravana.

A ocasião também foi marcada por fotos oficiais que simbolizam o apoio incondicional de Carlos Brandão ao grupo Gentil. A forte parceria e a confiança demonstrada pelo governador reforçam ainda mais a união e o comprometimento em continuar o progresso de Caxias sob a liderança de Gentil Neto.

Justiça obriga prefeito de Afonso Cunha a reformar escola 

Em atendimento a pedido do Ministério Público do Maranhão formulado em Ação Civil Pública, a Justiça concedeu liminar para determinar que o Município de Afonso Cunha, administrado pelo prefeito Arquimedes Bacelar (foto acima), promova a interdição imediata seguida da realização de reforma e reparos no prédio da Unidade Escolar Municipal Ateneu Duque Bacelar.

A medida judicial prevê, ainda, que o Município providencie outro local para o funcionamento da escola até que os reparos sejam finalizados.

A Ação Civil Pública foi ajuizada pela promotora de justiça Elisete Pereira dos Santos, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Coelho Neto, de cuja comarca Afonso Cunha é termo judiciário.

Originada a partir de procedimento administrativo, a Ação destacou a situação de risco vivenciada pelos alunos do Ateneu Duque Bacelar em virtude das instalações físicas precárias, acúmulo de água decorrente das chuvas, dentre outros problemas estruturais.

De acordo com a Promotoria, toda essa situação é de conhecimento das Secretarias Municipais e da Prefeitura de Afonso Cunha, que, no entanto, “seguiu omissa quanto às provocações administrativas e judiciais sobre o caso”.

Para a promotora de justiça, a reforma e a reparação estrutural da escola têm o objetivo de regularizar todos os problemas de escoamento, calhas e nivelamento do imóvel e suas imediações, para permitir a dissipação das águas das chuvas de forma correta e segura, deixando o pátio da escola e arredores do prédio livres de poças e alagamentos. “Os reparos são necessários para garantir o adequado acesso, segurança e saúde aos alunos, professores e demais funcionários da escola”, justificou a representante do Ministério Público.

Dia do Trabalhador Rural: Equatorial Maranhão alerta para o Recadastramento dos Consumidores Rurais com atividade de Irrigação e Aquicultura

A revisão cadastral é obrigatória a fim de evitar o cancelamento do benefício tarifário rural


No último sábado, dia 25 de maio, o Brasil celebrou o Dia do Trabalhador Rural, uma ocasião especial para reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que são dedicados às atividades do agronegócio, profissionais indispensáveis para o desenvolvimento da economia. Em sintonia com a data, a Equatorial Maranhão aproveita a oportunidade para alertar todos os consumidores cadastrados na Tarifa Rural que exercem atividades de Irrigação e/ou Aquicultura sobre a importância de realizarem a Revisão Cadastral, para garantir a continuidade do seu desconto na conta de luz.

O processo de Revisão Cadastral do Benefício Tarifário Rural tem como objetivo validar a permanência dos consumidores em relação aos critérios estabelecidos para a concessão do benefício. E manter esse cadastro é muito simples. Basta o consumidor, que foi notificado através de mensagem na sua fatura de energia elétrica a partir do mês de maio/2024, com a seguinte mensagem: "Evite a perda do seu benefício tarifário. Procure a Equatorial Energia até 30/12/2024 e atualize seus dados"; procurar uma das Agências de Atendimento da Equatorial Maranhão ou posto credenciado de sua cidade, munido dos documentos necessários e garantir a atualização até 30 de dezembro de 2024.

A Revisão Cadastral acontecerá por ciclo e os consumidores serão avisados em etapas, conforme cronograma:

ANO 2024 – Todos os consumidores atendidos em média e alta tensão, cadastrados na classe rural que recebem benefícios tarifários por exercer atividade de irrigação e/ou aquicultura.

ANO 2025 – Metade dos consumidores atendidos em baixa tensão, cadastrados na classe rural que recebem benefícios tarifários por exercer atividade de irrigação e/ou aquicultura.

ANO 2026 – Restante dos consumidores atendidos em baixa tensão, que recebem benefícios tarifários por exercer atividade de irrigação e/ou aquicultura.

No Maranhão, há 176 produtores rurais que precisam atualizar seu cadastro no ano de 2024. "É fundamental que esses consumidores procurem nosso atendimento, apresentem a documentação necessária para efetuar a revisão antes do termino do prazo, a fim de evitar a perder do benefício, que garante desconto expressivos na conta de luz", pontua Diego Mendes, Executivo da área de Gestão e Operação de Cadastro da Equatorial Maranhão.

Você, trabalhador rural, que foi notificado, confira os documentos necessários para realizar o recadastramento:

Documento da propriedade em que conste o endereço: a) Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), ou b) Cadastro Ambiental Rural (CAR), ou c) Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), etc.

Documentos comprobatório da atividade - Licenciamento Ambiental; Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos ou Dispensa de Outorga;

Registro de Produtor Rural; - RG e CPF/CNPJ (no caso de pessoa jurídica cópia do cartão do CNPJ);

Registro ou Licença de Aquicultor, exceto para aquicultura com fins de subsistência.

ATENÇÃO!

O documento de licenciamento ambiental e a outorga de direito devem estar dentro do período de vigência, caso contrário, serão considerados inválidos, impedindo o consumidor de utilizá-los para o recadastramento. No caso de documentos com prazo de vigência expirado, o consumidor poderá utilizar o documento de autodeclaração (modelo ANEEL), disponível nas agências de atendimento, juntamente com a cópia do requerimento que comprove a solicitação junto aos órgãos competentes para validação dos documentos.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Policia recupera nove motos roubadas em aldeia indígena no MA 

A Polícia Civil do Maranhão conseguiu apreender três armas de fogo e recuperar nove motocicletas com restrições de roubo, furto e adulteração, durante operação realizada no sábado, 25, dentro de terras indígenas nas proximidades da região do Alto Brasil, em Grajaú.

Segundo o delegado Brito Júnior, titular da Delegacia de Polícia de Grajaú, a operação é fruto de várias investigações que apuram um suposto esquema de revenda de motocicletas roubadas ou furtadas dentro da área indígena.

Os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia para que sejam tomadas providências legais.(Blog do Gilberto Leda)

Apresentador Flávio Henrique, reafirma seu apoio à pré-candidatura de Alfredo do Sabiá 

Flavio Henrique e Alfredo do Sabiá 

O pré-candidato a vereador Alfredo do Sabiá, vem conquistando adesão à sua pré-campanha dia a dia, levando suas ideias, visitando famílias, amigos, e apoiadores.

Alfredo se  consolida e  fortalece o seu nome rumo a Câmara Municipal de Caxias; o pré-candidato  tem conquistado importantes apoios de vários segmentos.

O jornalista e apresentador Flávio Henrique que foi candidato a  vereador na campanha de 2020, decidiu não lançar seu nome para apoiar o amigo Alfredo do Sabiá.

"Sim, alguns pré-candidatos me procuraram buscando minha  parceria e apoio para o pleito deste ano, porém eu já conhecia o perfil do Alfredo pelo seu bom caráter, cumpridor de  seus compromissos, gerador de milhares de empregos, incentivador do esporte, e um cidadão  trabalhador que tem conduta ilibada " disse Flávio Henrique.

"Tenho milhares de amigos e companheiros de jornada de trabalho, confio no meu povo e eles sabem que podem confiar em mim, pois o meu desejo é fazer muito mais pela minha cidade. A chegada do  Flávio Henrique certamente vai somar muito para nossa caminhada" completou Alfredo.

Alfredo do Sabiá, teve expressiva votação em 2020 com 900 votos, e segue confiante em 2024. 



Daniella destaca avanço no serviço de hemodiálise em Presidente Dutra 

A deputada estadual Daniella (PSB) destacou, nesta semana na Assembleia Legislativa o avanço que o município de Presidente Dutra (distante aproximadamente 353 km de São Luís) que se tornou uma referência estadual no tratamento de hemodiálise. Segundo a parlamentar, o destaque deve-se pelo fato de o município contar, desde o ano de 2022, com um Centro de Hemodiálise que atende também outras 16 cidades da região central do Maranhão.

“Conseguimos a implantação, mas entendíamos que precisávamos ampliar o número de turnos. Conseguimos essa ampliação, o que vai diminuir ainda mais a distância da população para esse importante serviço. A região era grande, com o número muito alto de pacientes, e, mesmo com o Centro, muitos pacientes precisavam se deslocar quilômetros para obter esse serviço. Mas hoje, Presidente Dutra é referência em hemodiálise dentro do nosso estado do Maranhão”, destacou a deputada Daniella.

O Centro de Hemodiálise dispõe de recepção, arquivo, dois salões para sessão de diálise, reprocessamento de dialisadores, emergência e implantação de cateter, dois consultórios, isolamento de diálise e sala para equipe multiprofissional. Também disponibiliza exames laboratoriais e uma equipe de cinco médicos nefrologistas e nove profissionais multidisciplinares (serviço social, nutrição, psicologia e farmácia).

Ensino Superior

Ainda em seu discurso, a deputada Daniella comemorou o fato do campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) de Presidente Dutra passar a ofertar, a partir do próximo ano, o curso de Direito, contribuindo assim para ampliar o número de vagas no ensino superior naquela região.

“A nossa luta não para por aí. Estamos lutando por outros novos cursos, como o de Psicologia, Língua Inglesa e tantos outros. Da mesma forma que obtivemos êxito com o de Direito, eu tenho certeza que conseguiremos a ampliação de novos cursos para a nossa universidade”, frisou a parlamentar.

Foto: Divulgação