quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Dez nomes, altamente competitivos, na disputa por vaga de Deputado Federal em 2026 

Blog do Domingos Costa

Nomes com muita envergadura política para disputa de vaga na Câmara Federal em 2026: Orleans, Douglas, Mariana, Remizinho, Paulo Marinho, Dudu, Erlânio, Gonçalo, Almeida e Neto.

Com o término do segundo turno das eleições municipais de 2024 é hora de avaliar o resultado das urnas e projetar a próxima disputa eleitoral, do ano de 2026. Das urnas surgiram novas lideranças eleitorais em todo o Maranhão, que terão grande poderio político na eleição vindoura.

Conforme a vontade popular em 2024, o Blog do Domingos Costa projeta dez nomes altamente competitivos para a disputa de cadeira na Câmara Federal em 2026. Vamos aos nomes:

1 – ORLEANS BRANDÃO

Orleans Brandão (MDB),  secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, filho do presidente estadual do MDB, Marcus Brandão e sobrinho do governador Carlos Brandão, o jovem que é considerado uma promessa da política maranhense, já disse publicamente que pretende disputar vaga na Câmara Federal em 2026. Contudo, o Blog do DC, projeta que existe a possiblidade dele ser candidato ao governo do Maranhão.

2 – DOUGLAS PINTO

Outro nome para deputado federal é do vereador mais votado da história de São Luís. O fenômeno eleitoral, Douglas Pinto (PSD), que saiu das eleições da capital maranhense com maiúsculos 16 mil votos. Esse desempenho em 2026  deve multiplicar por cinco, caso o parlamentar aceite o desafio de trocar a Câmara Municipal pela Federal em 2026. 

3 – MARIANA CARVALHO 

Embora derrotada no segundo turno das eleições de Imperatriz, a bolsonarista Mariana Carvalho (Republicanos) saiu grande da disputa na segunda maior cidade do Maranhão ao obter mais de 66 mil votos e, certamente, é um dos nomes mais competitivos para as eleições de 2026, caso seja novamente candidata à Câmara Federal. Obviamente, que Mariana deverá encontrar outro partido, vez que rompeu os laços com o presidente do Republicanos, Aluísio Mendes.

4 – REMI SOARES 

Com um resultado surpreendente nas urnas da cidade de Presidente Dutra, Remy Soares Filho (PP) por muito pouco não se tornou prefeito. Filho dos ex-prefeitos Irene de Oliveira Soares e Remy Alves Soares, o jovem médico obteve 46,42% do eleitorado, exatamente 12.326 votos, perdendo para o atual prefeito Raimundinho, que teve 14.213 votos (53,52%), diferença de apenas 1.887 votos. De forma que “Remyzinho” se torna um nome com muita musculatura para 2026 na disputa por vaga na Câmara Federal.

5 – PAULO MARINHO JÚNIOR 

Outro que saiu grande das eleições e projeta 2026 com muita expectativa é Paulo Marinho Júnior, do PL. Na disputa pela prefeitura de Caxias, o jovem por muito pouco não saiu vitorioso, obteve 42.787 votos (48,07%) contra 43.352 votos (48,70%) do candidato do prefeito, Gentil Neto; diferença de apenas 565 votos. Júnior deverá novamente disputar vaga na Câmara Federal na eleição vindoura. Contudo, Paulo Marinho precisa entender e, também, aceitar, que para ter mandato precisa sair das asas, e do partido, de Josimar Maranhãozinho.

6 – DUDU DINIZ

35.544 votos (37,30%), essa foi a votação de Dudu Diniz (PSB) como candidato a prefeito da terceira maior cidade do Maranhão. E é com esse poderio político que o vereador presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar deverá concorrer a uma vaga na Câmara Federal. O grande desafio é aglutinar as lideranças que o apoiaram nesse audacioso projeto.

7 – ERLÂNIO XAVIER 

Ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), o prefeito reeleito da cidade de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, do PDT, que conseguiu eleger o sobrinho na sua sucessão nestas eleições e, também, reelegeu o irmão na cidade vizinha de Bernardo do Mearim como prefeito, é um dos nomes grandes nessa disputa de cadeira na Câmara Federal em 2026. O pedetista, inclusive, está em campanha livre desde o inicio do ano. Resta saber, se Weverton Rocha tentará “podar” o projeto Erlânio até as Convenções para substituí-lo.

8 – DR HILTON GONÇALO

Prefeito reeleito da cidade de Santa Rita, o médico Hilton Gonçalo (Mobiliza) é um dos mais vitoriosos destas eleições no Maranhão. Além de eleger sucessor em sua terra, ele também conseguiu eleger o substituto da sua esposa na cidade de Bacabeira. Portanto, possui dois sobrinhos prefeitos. Fora isso, conseguiu eleger outros aliados no interior do Maranhão e fazer grupo político na cidade de Paço do Lumiar, onde também teve um sobrinho disputando a prefeitura. Gonçalo é um nome que vem com muita força para conquistar a vaga em 2026 no Congresso Nacional.

9 – ALMEIDA SOUSA 

Embora a esposa não tenha sido eleita prefeita da cidade de Santa Inês, onde obteve 19.611 votos (39,25%), Almeida Sousa (PL), saiu grande das eleições. Ele elegeu quem quis na sua cidade onde é reeleito: Igarapé do Meio e, também, reelegeu o irmão prefeito no município de Pio XII. Almeida ainda possui bases eleitorais em toda a sua região. E, caso aceite disputar cadeira na Câmara Federal, é outro nome altamente competitivo.

10 – NETO EVANGELISTA

Na eleição passada, Neto Evangelista (União Brasil) já tinha ameaçado disputar cadeira na Câmara Federal, mas foi desarticulado. Mas nas eleições de 2026 certamente esse será o foco do parlamentar, que já soma nada menos que 04 (quatro) de deputado estadual. Além de “luz própria” na política maranhense, Neto tem a sogra – Maura Jorge – prefeita reeleita de Lago da Pedra e ainda o sogro, ex-prefeito de Arari – Rui Filho. Fora isso, possui bases eleitorais espalhadas por todo o Maranhão e ainda conseguiu eleger a esposa, Thay, vereadora por São Luís nestas eleições com 5.667 votos.