Chapa 2 sob a liderança de Dr. Marcelo de Carvalho e Dra. Alba Lins leva Esperança para a Advocacia do Maranhão
Com uma campanha propositiva, trazendo verdades antes ocultas e unindo a Advocacia da Capital e Subseções, o Dr. Marcelo de Carvalho fez uma análise positiva dos 30 dias de campanha da OAB-MA.
“Foram 30 dias de campanha eleitoral. Quero primeiro agradecer a Deus, à minha família e a grande família da Chapa 2- composta por 108 homens e mulheres valorosos que estiveram conosco divulgando ideias, apresentando propostas e mostrando o desejo de renovação. Também, agradeço de coração a cada advogado e advogada que manifestou apoio e compartilhou o sonho de uma nova OAB.”, enfatizou.
A chapa 2 Renova OAB: Compromisso e União que tem como candidato a presidente, o advogado Marcelo de Carvalho, e a vice-presidente, a advogada Alba Lins uniu a advocacia maranhense em prol de um propósito: devolver a OAB-MA aos advogados e advogadas.
“Foram dias de encontros e reencontros, e amanhã, dia 18 de novembro, será o grande da Renovação na OAB-MA. O nosso papel estratégico na campanha foi de unir e levar as propostas da nossa chapa 2 para o Sul do Maranhão. Percorremos todas as subseções do Sul maranhense e os municípios vizinhos. E em respeito, a vocês criamos o compromisso de termos uma descentralização administrativa que permita que sejamos a voz do Sul do Maranhão.”, comentou a Dra. Alba Lins, advogada domiciliada em Balsas.
Subseções
A valorização da Advocacia das subseções é uma marca da Chapa 2, que traz em sua composição, inclusive nos cargos majoritários, advogados e advogadas de diversas regiões do Maranhão, em um exemplo prático de que a gestão da Chapa Renova OAB pretender ser cada vez mais Maranhão e menos São Luís.
O Maranhão é um estado de proporções continentais, mas a atual gestão da OAB-MA negligencia as subseções do interior. Com um orçamento anual de quase 25 milhões de reais, menos de 20% é destinado para apoio às subseções, segundo dados oficiais da prestação de contas da OAB, exercício 2023. Deixando as subseções sem autonomia financeira para que tragam dignidade aos advogados e advogadas dessas regiões.
“Chega de centralização de abandono! Nossa proposta é valorizar todas as subseções e garantir que cada advogado e advogada no Maranhão tenha suporte necessário para exercer sua profissão com respeito e dignidade. Afinal de contas, a anuidade paga na capital ou nas subseções é mesma.”, pontuou Marcelo de Carvalho, advogado que é natural do município de Vitorino Freire.
Compromissos
Os maiores compromissos da chapa 2 com a advocacia do Maranhão são o resgate da valorização da classe, independência e o fortalecimento institucional. Entre os compromissos firmados estão: possibilitar que o Maranhão tenha a menor anuidade da Federação, descontos progressivos na anuidade que iniciam em 70% para a Jovem Advocacia e a isenção da anuidade para a Advocacia Sênior.
“Reafirmo, ainda, os compromissos com a advocacia maranhense: a descentralização administrativa e orçamentária, a promoção da educação continua por meio da centralidade da ESA, e a implantação urgente da Diretoria de Compliance e Integridade.”, explicou Dr. Marcelo de Carvalho.
Independência e Função Social da OAB
“ Mais do que nunca, precisamos lembrar que a principal bandeira da OAB é a independência, a defesa do Estado Democrático de Direito e a proteção incondicional da Constituição.“, finalizou Marcelo e Carvalho.
As eleições da OAB-MA acontece na próxima segunda-feira, dia 18, em todas as 19 subseções do Maranhão. A votação será online e é obrigatória.