Lula defende eleição de Kamala Harris nos EUA
Na próxima terça-feira (05), os eleitores dos Estados Unidos vão as urnas para escolher seu novo presidente. A disputa se dá entre o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris.
Cada estado tem um número de delegados de acordo com a população, variando de três a 54. O candidato que conquista a maioria dos votos em um estado ganha todos os delegados daquele estado. Com isso, vence quem alcançar 270 dos 538 delegados.
A pesquisa aponta empate técnico entre os dois candidatos e a disputa segue indefinida.
Lula – Pela primeira vez, de maneira pública, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou apoio à candidata do Partido Democrata, Kamala Harris.
O petista disse que a vitória de Kamala é melhor para democracia e criticou a passagem de Trump pela presidência dos EUA.
“A Kamala ganhando as eleições é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia nos EUA. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio, uma coisa que era impensável de acontecer nos EUA, porque os EUA se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. Esse modelo ruiu”, afirmou Lula.