Ao lado do governador Brandão, ministro dos Transportes promete reconstruir que desabou entre TO e MA
O ministro do Transportes, Renan Filho, fez uma vistoria, nesta segunda-feira, 23,, na ponte na BR-226, entre os estados do Tocantins e do Maranhão, que desabou no último domingo, 22, e deixou pelo menos dois mortos, além de feridos.
Ele esteve acompanhado dos governadores do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos). Pelas redes sociais, o ministro afirmou que o governo irá reerguer o local.
“Vamos vistoriar a ponte sobre o Rio Tocantins que caiu ontem na BR-226/MA, apurar as responsabilidades sobre o ocorrido, tomar as medidas cabíveis para o momento e já começar os trabalhos para recuperar essa conexão importante entre os dois estados”, publicou.
Ainda no domingo, pouco depois do episódio, Renan Filho afirmou que será decretado estado de emergência. A área está isolada e é avaliada a possibilidade de instalação de uma ponte provisória do Exército. Equipes do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também foram enviadas ao local para avaliar os danos e definir as próximas etapas.
Também via redes sociais,o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre o acontecimento e lamentou a tragédia.
“Acompanho com muita atenção os desdobramentos da queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, entre os estados do Tocantins e Maranhão. O ministro Renan Filho está no local com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e autoridades nacionais e locais para prestar toda ajuda do governo federal na retomada do resgate das vítimas e apuração sobre o ocorrido. Meus sentimentos aos familiares das vítimas”, disse.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), cruzando o rio Tocantins na rodovia BR-226. O desabamento atingiu o vão central da ponte, que tem 533 metros de extensão.