quinta-feira, 11 de abril de 2024

 Othon Maranhão deixa a CCL de Caxias e assume a Secretaria de Governo do município


Um dos melhores quadros do governo Fábio Gentil em Caxias, Othon Luiz Machado Maranhão será o novo secretário de Governo do Executivo Municipal.

Formado em Gestão Pública e pós-graduado em Licitações e Contratações Públicas, Othon Maranhão deixa a chefia da CCL - Comissão Central de Licitações, onde atuava nos últimos 6 anos, para ocupar a Secretaria de Governo do município.

Othon fez o anúncio na tarde desta quinta-feira, 11, pelas suas redes sociais.

“Após 6 anos, estou me despedindo da CCL para assumir um novo desafio como Secretário de Governo da Prefeitura de Caxias. Gostaria de expressar meu agradecimento ao prefeito Fábio Gentil pela confiança”, mencionou o novo secretário de Governo do município.

Tido como um dos melhores profissionais no setor de licitações no Estado, o profissionalismo de Othon em assuntos variados da administração o capacitaram para voos mais altos no governo Fábio Gentil, culminando com o convite para ser o titular da pasta de Governo, cargo que o transformará numa espécie de super-secretário, com atribuições em vários setores da atual gestão.

A mudança no governo Fábio Gentil é a mais importante já feita nos últimos meses e pode representar um salto de qualidade na administração. (Blog do Sabá) 

Carlos Brandão aponta meta do PSB para eleição deste ano no Maranhão 

O governador Carlos Brandão participou, nesta quinta-feira, em Brasília, de reunião da executiva nacional do seu partido, o PSB.

Na oportunidade, ao publicizar o evento nas redes sociais, o socialista cravou qual é a meta da legenda no que diz respeito ao pleito municipal deste ano no Maranhão.

“Oportuna reunião da Executiva Nacional do PSB, em Brasília, na qual debatemos pautas relevantes, em especial, as eleições municipais. Nosso partido vai crescer muito! Teremos 81 pré-candidatos a prefeito e 80 pré-candidatos a vice-prefeitos no Maranhão”, disse.

Brandão não fez referência ao pleito para o cargo de vereador (a).

Dia D de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado (13) em Caxias 

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (13), o Dia D de vacinação contra a gripe, no horário das 08h às 17h. Os caxienses estão convidados a se dirigirem à todas as Unidades Básicas de Saúde para se imunizarem. Além disso, haverá um ponto de vacinação no Rotary Clube, na Avenida Santos Dumont.

PÚBLICO ALVO
O público prioritário é o seguinte: crianças de 6 meses a 6 anos; gestantes e puérperas; idosos com 60 anos ou mais; povos indígenas e quilombolas; população em situação de rua; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; pessoas com deficiência permanente e doenças crônicas não transmissíveis; trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento e forças armadas.

DOCUMENTOS
No momento da vacinação é importante que as pessoas levem: Cartão do Sus e Caderneta de Vacinação.

Três deputados do MA votam para soltar assassino de Marielle Franco 

Nesta quarta-feira (11), a Câmara dos Deputados aprovou, por 277 votos a 129, a manutenção da prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). O parlamentar, que está preso desde o último dia 24, é acusado de mandar matar a vereadora do Rio Marielle Franco (PSOL) e o motorista dela, Anderson Gomes, em março de 2018.

Nessa votação, três, dos 18 deputados federais pertencentes ao Maranhão votaram contra a manutenção da prisão de Brazão. Os deputados Detinha (PL), Allan Garcês (PP) e Pastor Gil (PL) (foto acima). Este posicionamento gerou controvérsia e questionamentos por parte da população, especialmente considerando a gravidade das acusações contra o acusado.

Por outro lado, os deputados Josimar de Maranhãozinho (PL) e Aluísio Mendes (Republicanos) chamaram a atenção por sua ausência na votação. Esta falta de posicionamento também despertou críticas e levantou questões sobre a responsabilidade dos representantes em questões cruciais para o país.

Os outros 13 deputados federais do MA votaram a favor do parecer do relator Darci de Matos (PSD-SC), que determinou a manutenção da prisão de Brazão. 

MCMV Rural e Entidades projeta mais de 10 mil moradias no MA 

O presidente Lula anunciou ontem (10), em evento no Palácio do Planalto, a seleção de mais de 112 mil moradias pelo Minha Casa, Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades. Serão atendidas mais de 440 mil pessoas em áreas rurais e urbanas, de comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas, além de famílias organizadas por movimentos de luta por moradia.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou do anúncio e celebrou a notícia. “É o maior programa habitacional da nossa história e um dos maiores do mundo garantindo a tão sonhada casa própria para quem mais precisa. Isso só é possível porque o presidente Lula e o Minha Casa, Minha Vida voltaram. E o nosso querido estado do Maranhão está sendo bem atendido, com mais de 10 mil unidades habitacionais”, afirmou Juscelino Filho.

O presidente Lula enalteceu a parceria com os diversos atores envolvidos no programa. “Vocês estão fazendo a primeira colheita do primeiro grande lançamento do Minha Casa Minha Vida, porque a primeira fase foi reconstruir casa que estava abandonada. Nós tínhamos 87 mil casas para recuperar. Queremos trabalhar em parceria harmônica com prefeitos, governadores, deputados e com movimento social. O que a gente quer se importar é com a qualidade da casa, o espaço do aconchego familiar”, disse.

Os investimentos previstos são de R$ 11,6 bilhões. No MCMV Rural, foram selecionadas mais de 75 mil moradias, em 1.274 municípios. Já no MCMV Entidades, são 37 mil unidades, distribuídas entre 269 cidades em 22 estados brasileiros. A prioridade é para grupos mais vulneráveis, como mulheres chefes de família e moradores de locais de risco. O total de moradias anunciadas nesta quarta-feira supera em mais de 140% a meta inicialmente proposta.

O ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou uma das principais características da seleção. “Nos critérios sociais adotados, estamos reforçando o compromisso deste governo com a igualdade e a justiça social. Assim foram priorizadas aquelas moradias que beneficiam diretamente as famílias que são lideradas por mulheres, as comunidades tradicionais e áreas afetadas por doenças endêmicas", explicou.

Novo MCMV

Desde sua criação, em 2009, o Minha Casa, Minha Vida já entregou cerca de 7,7 milhões de unidades habitacionais em todo Brasil. Na Faixa 1, já foram mais de 1,6 milhão de moradias entregues. O programa foi retomado pelo governo federal no dia 14 de fevereiro de 2023 e aprovado pelo Congresso Nacional em 13 de junho, com melhores taxas e condições. O maior programa de habitação do Brasil tem como meta contratar 2 milhões de novas unidades até 2026.

Foto: Divulgação