sábado, 8 de junho de 2024

Deputado maranhense deve ser expulso do PL na próxima semana 

O deputado federal Junior Lourenço (PL-MA) deve ter a expulsão do partido confirmada na próxima semana após votar contra a cassação de André Janones (Avante-MG), acusado da prática de “rachadinha”, no Conselho de Ética da Câmara.

O parlamentar ainda será levado ao Conselho de Ética do PL, mas, segundo apurou a CNN, a situação é irreversível.

De acordo com interlocutores do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o fato de Junior Lourenço ter sido favorável a Janones foi considerado “inadmissível”.

O deputado do Avante é um duro adversário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Antes mesmo da decisão do PL, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) escreveu no X (antigo Twitter) que Junior Lourenço deverá deixar o partido.

“O deputado Júnior Lourenço, que votou pra livrar Janones da cassação, será expulso do PL” , escreveu.

A CNN entrou em contato com Júnior Lourenço e aguarda posicionamento.

A análise de um processo contra o deputado André Janones por suspeita de prática de “rachadinha” na quarta-feira (5) foi marcada por confusões, bate-bocas e empurrões entre deputados governistas e da oposição.

A ação acabou arquivada pelo colegiado, por 12 votos a 5.

Em cerimônia no Palácio dos Leões, José Sarney destaca feito do governador Carlos Brandão de ter pacificado a politica maranhnese 

O ex-presidente da República, ex-governador e ex-senador José Sarney participou de cerimônia, na noite dessa sexta-feira (7), que marcou a reabertura do Museu do Palácio dos Leões e a reinauguração da Galeria dos Ex-Governadores. Homenageado na solenidade, Sarney, do alto dos seus 94 anos de idade, arrancou aplausos dos presentes ao destacar o feito do governador Carlos Brandão de ter pacificado o Maranhão, em clara referência à harmonia política que hoje paira no estado.

Dizendo-se honrado, Sarney agradeceu a homenagem que recebeu, estendida a todos os outros ex-governadores, alguns presentes – os demais, já falecidos, foram representados por familiares. O ex-chefe da nação exaltou a importância do gesto de Brandão, que considerou uma demonstração de amor à história e a reverência àqueles que deram sua contribuição ao Maranhão.

Eu acredito, já com 94 anos, que ninguém ocupa o lugar de governador sem que tenha procurado dar o melhor de si nas funções que exerceu”, assinalou José Sarney, ao proferir breves palavras ao público que prestigiou a cerimônia.

Sarney elogiou Carlos Brandão pelo trabalho que vem realizando no exercício do mandato de governador e, principalmente, por ter restabelecido o ambiente de tranquilidade entre a classe política local. “O primeiro de todos os trabalhos foi ter pacificado o estado. Estado em clima de paz, de tranquilidade. Um clima que nós precisávamos”, ressaltou.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Blog do Daniel Matos