terça-feira, 3 de setembro de 2024

Equatorial Maranhão alerta para os cuidados com a energia elétrica em áreas rurais

Trabalhadores do campo estão em 3° lugar no ranking de vítimas fatais por choques elétricos


Durante o último mês, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), promoveu a 18ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica, chamada “Agosto Vermelho”. Com o slogan “Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica”, a ação também contou com o apoio da Equatorial Maranhão, que reforçou práticas de segurança com energia ao longo do ano.

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), as áreas rurais e naturais ocupam o 3° lugar no ranking de acidentes com choque elétrico por local, em 2023. Ainda de acordo o levantamento, os trabalhadores rurais e agrícolas estão em 3° lugar no número de vítimas fatais por choques elétricos.
 
Pensando nisso, a Equatorial Maranhão destaca alguns cuidados que devem ser tomados, principalmente em áreas rurais:
 
Em caso de acidente com o trator envolvendo a rede elétrica, acione imediatamente a Equatorial Maranhão, na Central 116. O ideal é só descer do veículo depois que a rede estiver desligada;

Atenção ao passar com o trator ou colheitadeiras perto da rede elétrica porque, em caso de proximidade ou contato com a rede, uma descarga elétrica pode ser fatal. 

Torres, postes e os cabos de aço de estai do poste, demandam atenção para quem utiliza veículos e máquinas nas áreas de colheita. Fique sempre atento e mantenha uma distância segura;

Cuidado ao manobrar qualquer tipo de veículo ou equipamento com as hastes levantadas, ou quando bascular a caçamba do caminhão, mantenha sempre distância da rede, evite acidente;

Na irrigação, nunca direcione os jatos de água para a rede elétrica. 
 
Para o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, árvores em contato com a rede elétrica também oferece risco de acidentes em áreas rurais e comprometem o fornecimento de energia elétrica. “É importante adotar medidas de segurança para evitar que os galhos toquem a rede elétrica. Sempre busque profissional habilitado para realizar a poda, em casos de árvores em propriedades particulares. Não realize podas em dias de chuva, pois, além do risco envolvendo a eletricidade e até possíveis descargas atmosféricas, os ventos fortes podem causar a queda da árvore e fazer com que os galhos se aproximem da rede. Mantenha uma distância segura da rede elétrica durante a realização da atividade. Tome cuidado também para que os galhos cortados não caiam sobre a rede. Ao plantar novas árvores de grande porte, escolha locais distantes da rede elétrica. Esses cuidados são importantes, previnem acidentes e outros transtornos”, ressaltou o executivo.
 
A Equatorial Maranhão destaca ainda que está à disposição de todos os clientes em seus canais de atendimento e que, em casos de galhos caídos ou apoiados na rede elétrica, a Distribuidora deve ser acionada por meio do site www.equatorialenergia.com.br, com a Clara, no WhatsApp (98) 2055-0116, pela Central de Atendimento 116 ou ainda nos postos de atendimento presenciais.
 
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão.

Gentil Neto lança numero de WhatsApp para diálogo direto com o eleitor caxiense 

Gentil Neto divulgou em suas redes sociais o numero de
WhatsApp que criou para conversar diretamente com a 
população de Caxias 

O candidato a prefeito de Caxias Gentil Neto (PP) lançou mais uma novidade em sua campanha. Para se aproximar ainda mais da população e dialogar diretamente com os eleitores, o jovem líder político lançou o número de WhatsApp (99) 99107-1727.

Basta mandar um “Oi” para ficar por dentro de todas as novidades. O cidadão caxiense também pode enviar alguma sugestão para futuros projetos que poderão ser implementados pelo futuro prefeito.

Para saber mais, clique aqui.

Ao criar mais um canal de comunicação com a população, Gentil Neto reafirma sua disposição permanente de ouvir o povo, conhecer suas necessidades e propor soluções.

“Vamos, juntos, espalhar o 11 por toda a cidade de Caxias!”, conclama o candidato.

Policial do Piauí é morto durante operação contra fraude no Maranhão

Um policial civil identificado como Marcelo Soares da Costa, foi assassinado na manhã desta terça-feira (3) durante uma operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), no município Santa Luzia do Paruá, no Maranhão. Marcelo, que é policial do DRACO, foi morto pelo alvo da Operação Turismo Criminoso, identificado como Bruno Arcanjo.

A Operação, deflagrada na manhã desta terça contra um grupo de fraudes no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI), tinha o objetivo de cumprir cinco mandados de prisão temporária contra os alvos investigados. Dentre eles, estava Bruno Arcanjo, que recebeu a equipe policial a tiros, atingindo Marcelo Soares, que morreu no local.

O criminoso foi preso em flagrante por homicídio e teve a arama apreendida pelos agentes.

Em entrevista ao portal O DIA, o delegado Laércio Evangelista, coordenador do Draco, afirmou que o policial foi assassinado no momento em que a equipe cumpria mandado de prisão contra um homem identificado como Bruno Arcanjo. Ao chegarem à residência, o suspeito teria recebido a equipe a tiros. Um dos disparos atingiu o agente na região do tórax.

“A gente entrou na casa para dar cumprimento ao mandado de prisão e ele efetuou alguns disparos, que acabou atingindo o Marcelo. Imediatamente a gente prestou socorro e o levou ao hospital, mas ele acabou não resistindo”, informou o delegado.

A Operação Turismo Criminoso tinha como objetivo cumprir cinco mandados de prisão temporária contra investigados em um esquema de fraude no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Piauí.

A equipe do Draco ainda está no município de Santa Luzia do Paruá aguardando a chegada de um avião para fazer a remoção do corpo do policial e trazê-lo ao Piauí.

Em nota, a Polícia Civil do Piauí lamentou a morte do policial e destacou o trabalho de Marcelo Soares.

“A Polícia Civil vem manifestar profundo pesar pelo falecimento do Agente de Polícia Civil Marcelo Soares da Costa, 42 anos, durante cumprimento de mandado de prisão no Estado do Maranhão. Marcelo foi assassinado durante a ação policial, tendo recebido um disparo de arma de fogo no tórax.

Durante sua atuação policial mostrou talento, compromisso, e ingressou nas Operações Especiais, tendo sido em sua última lotação,membro do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, DRACO. Também atuou na formação policial na Academia de Polícia Civil, repassando seus conhecimentos.

A todos os policiais civis, em nome de toda a Instituição, o delegado-geral, Luccy Keiko Leal Paraíba deseja conforto aos amigos e familiares desse vocacionado policial civil, que tanto honrou o distintivo que o povo do Piauí lhe confiou.”

Com informações do Portal AZ 

Lacerda arrasta multidão em carreata da vitória pelas ruas de São João do Soter 

Uma multidão acompanhou a carreata da vitória de Lacerda (PSB) e Rose, candidato a prefeita e vice de São João do Sóter, na tarde/noite do ultimo domingo (1º) pelas ruas da cidade. 

Durante o percurso, que teve inicio no povoado Candeias, Lacerda juntamente com a vice Rose e a prefeita Josa Silva, foram recebidos com muito entusiasmo, carinho e emoção pela população da cidade.

A carreata contou com centenas de pessoas e mais de 100 veículos, em uma verdadeira festa popular, carregada de simbolismos, mostrando que a população de São João do Sóter quer continuar seguindo o caminho do desenvolvimento.  

“O que vivenciamos hoje aqui vai ficar na historia. Crianças, adultos, idosos, todos saindo de suas casas para nos recepcionar. Essa é a certeza de que as pessoas querem a continuidade e nós vamos continuar trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município”, afirmou a candidata a prefeita Lacerda.