quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Famem avalia impacto do aumento populacional na distribuição do FPM no Maranhão 

No mês de agosto de 2024, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a população brasileira alcançou 212,6 milhões de habitantes, um aumento de 4,68% em relação ao final de 2023.

Essa atualização populacional é um dos principais parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para calcular os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além de servir como referência para diversos indicadores sociais e econômicos.

O impacto dos novos dados é significativo para a distribuição do FPM, o principal recurso destinado aos municípios brasileiros, que financia diversos serviços e projetos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, entre outras. No Maranhão, a atualização dos coeficientes populacionais resultou em ajustes importantes.

Marcelo Freitas, secretário executivo da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), explica que, ao contrário de outras regiões, o Maranhão não registrou quedas populacionais em seus municípios.

“A atualização dos coeficientes é fundamental para garantir uma distribuição justa dos recursos do FPM. Mesmo com as mudanças, o Maranhão conseguiu manter a maioria de seus municípios dentro dos coeficientes adequados, o que reflete positivamente na alocação de recursos”, afirma Marcelo Freitas.

O secretário detalha que, entre os 52 municípios maranhenses que sofreram redução no coeficiente do FPM devido ao censo de 2022, 15 conseguiram recuperar seus coeficientes em virtude do crescimento populacional. Além disso, três municípios – Balsas, Buriti e Chapadinha – viram um aumento no coeficiente.

Nesse contexto, a Famem desempenha um papel importante na supervisão dos recursos, para que seja feita de maneira adequada. “A Famem está atenta a essas mudanças e continua a trabalhar para assegurar que os recursos do FPM sejam distribuídos de forma justa e eficiente entre os municípios maranhenses, garantindo que todos recebam a quantidade de recursos devida para promover o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes”, concluiu o Marcelo Freitas. (Blog do Glaucio Ericeira) 

Saiba quem são os deputados do MA que pedem o impechmant de Alexandre de Moraes 

A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentará na próxima segunda-feira, 9, um pedido de impeachment contra do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O texto conta com o apoio de 147 congressistas, e a lista pode aumentar.

A maioria dos apoiadores da proposta é do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas, pelo Maranhão, nenhum liberal assinou o requerimento até agora.

Por ora, os dois únicos representantes do Maranhão na Câmara Federal que já subscreveram o documento são os deputados Allan Garcês (PP) e Aluisio Mendes (Republicanos).

Os nomes constam no site Votos de Deputados, que reúne as assinaturas a favor do processo. Qualquer cidadão pode ser autor de um requerimento de impeachment no Congresso.  …

Com informações do Poder 360

Candidata à reeleição, vereadora Irmã Nelzir tem candidatura deferida pela Justiça Eleitoral 

Nesta terça-feira, 3 de setembro, a Justiça Eleitoral deferiu o registro de candidatura da vereadora Irmã Nelzir (PP), candidata à reeleição para um novo mandato na Câmara Municipal de Caxias. 

Irmã Nelzir apresentou toda a documentação exigida pela legislação eleitoral e está apta para concorrer no dia 6 de outubro. A parlamentar evangélica vai em busca do seu 4º mandato consecutivo. Ela foi eleita em 2012, se reelegeu nos pleitos de 2016 e 2020. 

Mais - A eleição para prefeito e vereadores está marcado para 6 de outubro. Em cidades onde houver segundo turno, a eleição será realizada no dia 27 de outubro.