Aneel define Bandeira Vermelha patamar II para o mês de outubro
Equatorial Maranhão alerta para o uso consciente de energia principalmente neste período
Desde 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é utilizado mensalmente para demonstrar os custos reais de geração de eletricidade. Cada cor, verde, amarela ou vermelha, é definida pela ANEEL, de acordo com as condições de geração de energia. Entenda como o sistema de bandeiras é representado:
Bandeira Verde: Significa que a conta de luz não sofre nenhum acréscimo.
Bandeira amarela: Significa que as condições de geração de energia estão menos favoráveis e a conta sofre acréscimo.
Bandeira vermelha patamar I: Quando acionada, ela implica em tarifas de maior valor, devido o maior custo de geração de energia naquele período.
Bandeira vermelha patamar II: Quando em vigor, a bandeira vermelha patamar II significa que as condições de geração da energia estão com custos ainda mais altos.
Com o custo adicional na fatura, é fundamental se manter atento ao uso consciente da energia elétrica. Por isso, a Equatorial Maranhão separou algumas dicas para garantir a economia nas contas de luz:
Evite ao máximo abrir e fechar a geladeira;
Observe periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;
Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
É importante que os aparelhos de ar-condicionado tenham a tecnologia inverter, mais econômica;
Tire os aparelhos que não estiverem em uso da tomada. Mesmo em stand-by eles consomem energia;
Acumule as roupas para lavar e passar de uma vez só, evitando o uso dos equipamentos diversas vezes;
Utilize aparelhos eletrodomésticos que apresentem o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, com a indicação "A", com maior economia.
Os clientes que se enquadram como baixa renda podem economizar ao receber até 65% de desconto na conta de energia, através do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que assegura esse benefício.
Para mais informações sobre as condições e o cadastro na Tarifa Social, os interessados podem acessar os canais oficiais da Equatorial Maranhão: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: http://www.equatorialenergia.com.br/; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Distribuidora e APP Equatorial
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão